Os Melhores Jogos do Ano 2021

O ano de 2021 foi, muito à semelhança do anterior, um bastante atípico. Com diversas alterações a nível social e económico, grandes foram os impactos na indústria. Particularizando ao ramo dos videojogos, contamos com alguns lançamentos interessantes que denotam uma clara fase de transição entre, não somente, gerações de consolas, como também de metodologias de trabalho.

A seguir, o leitor encontrará o jogo mais marcante de 2021 para cada um dos membros da equipa GameForces, em jeito de celebração e de agradecimento a esta indústria que todos adoramos e que tanto no entretém!


It Takes Two

Produtora: Hazelight Studios
Publicadora: Electronic Arts
Plataforma: PlayStation 4

Os jogos em co-op obrigatório tornaram-se bastante populares após o lançamento de A Way Out, outro jogo da mesma produtora, porém este não conseguiu apresentar a mesma qualidade tanto narrativa como de jogabilidade que It Takes Two apresentou.

Diversos são os aspectos de louvar. Desde a sua história única, a sua jogabilidade inovadora que exige bastante da cooperação entre os dois jogadores, a possibilidade de jogar com amigos (mesmo sem esses terem o jogo), os belissimos gráficos, a enorme variedade de puzzles e ambientes, tudo isso fez a minha escolha de jogo do ano bastante simples e rápida!

Carlos Cabrita



Tales of Arise

Produtora: Hazelight Studios
Publicadora: Bandai Namco
Plataforma: PlayStation 4 & 5

Confesso que estava altamente indeciso entre Nier: Replicant ver.1.22474487139... e Tales of Arise. Por um lado tinha uma das experiencias emocionalmente mais marcantes deste ano, por outro um título que conseguiu finalmente dar um rumo a umas das minhas séries preferidas. Eventualmente e pelo motivo de inovação acabei por escolher Tales of Arise.

Tales of Arise destaca-se primordialmente como uma clara evolução da formula da série, mas sem esquecer as suas origens. Os seus pilares permanecem inalterados, mas existe uma clara evolução em diversos campos. Destaco principalmente os cenários mais profundos e o grafismo que respira novidade! A jogabilidade mais intuitiva, associada a uma IA bastante competente, também permite disfrutar de uma experiência que enaltece a interiorização do enredo e personagens deste mundo.

O futuro é brilhante e Tales of Arise, poderá muito bem ser o título que elevará esta franquia aos patamares mais elevados do mercado dos vídeo jogos, numa merecida posição de maior destaque e reconhecimento!

Carlos Silva



Returnal

Produtora: HouseMarque
Publicadora: Sony
Plataforma: PlayStation 5

A primeira vez têm sempre um impacto em nós. Seja na vida amorosa, nas conquistas profissionais ou mesmo no vasto mundo dos videojogos. Para mim, que só consegui agarrar uma PS5 a meio do ano, o primeiro jogo que decidi mergulhar na nova geração foi o Returnal. E que emoção! A diferença de passagem de um PS4 para a nova consola da Sony foi algo que me deixou boquiaberto e Returnal veio acentuar praticamente todas as características da mesma.

Com o excelente uso do novo comando DualSense, recorrendo aos seus gatilhos adaptativos e o som que imergia do comando, aliado á componente gráfica praticamente estável de 60 fotogramas por segundo, o hardware da consola deixou-me satisfeitíssimo com a compra. Esta vertente aliada à fantástica história com todas as tramas e plotwists existentes mergulhados num mundo obscuro e pesado, com dinâmicas complexas e bem estruturadas, fez de Returnal um título excelente.

Contudo, por muito impressionante que tenha sido o impacto com as vertentes técnicas da nova geração, o que me fez decidir torná-lo no meu Game Of The Year foi mesmo o espectro de emoções que me fez passar. Num jogo onde não há savepoints, não consigo contabilizar o número de vezes que após morrer simplesmente desliguei a consola e fiquei refilei com os meus botões descarregando a minha frustração. Isto levou-me exactamente ao lado oposto de quando conquistamos um boss e depois de dezenas (ou centenas!!!) de tentativas, ao terminamos a história de Returnal o sentimento de conquista e felicidade é extremamente gratificante e incomparável. Por este motivo esta é a minha escolha do jogo do ano.

Filipe Martins



Ratchet & Clank: Drift Apart

Produtora: Insomniac Games
Publicadora: Sony
Plataforma: PlayStation 5

Este foi um ano recheado de jogos, mas sem um grande e evidente destaque para o qual se pode facilmente apontar como o melhor. Portanto, tive que me lembrar daquele jogo que mais me impressionou este ano, e o único candidato foi Ratchet & Clank: Rift Apart. O regresso deste icónico duo, numa nova história e com um elenco expandido fez quase tudo bem. As novas personagens são muito bem introduzidas e desenvolvidas, a jogabilidade volta a ser um delicioso misto de plataformas em 3D com shooting na terceira pessoa que apenas posso descrever como frenético e ridiculamente divertido.

Mas nada disto é propriamente uma grande novidade para esta já clássica série. E é por isso que são os aspetos mais técnicos que destacam este título na minha mente. Todos os mundos e personagens parecem diretamente retiradas de um qualquer filme de animação da Pixar, a utilização de cores e luzes é brilhante, e o facto deste ser um jogos da PlayStation 5 faz com que tudo isto seja incrivelmente memorável. A utilização dos gatilhos adaptativos para variar entre modos de disparo, a possibilidade de viajarmos instantaneamente entre mundos, e o modo como tudo isto foi incluído no design narrativo e design geral do jogo é simplesmente sublime.

Portanto, os meus parabéns e, sobretudo, o meu agradecimento à incrível produtora que é a Insomniac Games. Foi esta que conseguiu exibir como a nova geração pode fornecer experiências completamente diferentes, e mal posso esperar para ver como irão elevar ainda mais a fasquia durante a atual geração de consolas.

Filipe Castro Mesquita



Metroid Dread

ProdutoraNintendo
Publicadora: Nintendo
Plataforma: Switch

MetroidVanias há muitos, mas nenhum é...Metroid! As séries da Nintendo, em particular as aventuras de Samus Aran, sempre tiveram um lugar especial no meu coração. Por este motivo para mim é fácil escolher o meu jogo do ano: Metroid Dread.

Metroid Dread contínua igual a si próprio, conseguindo apresentar uma jogabilidade e reformulação gráfica dentro daquilo que esperava de um título 2D desta série, uma dificuldade no ponto durante toda a experiência e, claro, sem esquecer as suas bases. Estes factores, associados a um longo espaço temporal desde a última entrada 2D na série, ajudou a catapultar para o top este ultimo lançamento.

Ainda que dentro do género não apresente uma evolução significativa das mecânicas já melhor implementadas em outros títulos, a percepção final com que fiquei foi que a Nintendo decidiu entregar aos fãs exactamente aquilo que pretendiam, sem arriscar muito. Para mim é claro que foi objectivada uma solidificação da experiencia e mecânicas da série, mas que no final vão de encontro com aquilo que pretendia de um título Metroid.

Sérgio Dias



Bowser's Fury

ProdutoraNintendo
Publicadora: Nintendo
Plataforma: Switch

Para eu sequer ter coragem de propor uma "expansão" para a posição de Jogo do Ano, é necessário que esta seja algo de outro mundo. E inquestionavelmente, esta pequena experiência adicional incluída com Super Mario 3D World para a Switch é um fenomenal passo em frente para uma das séries mais prestigiadas do meio.

As carradas de inimigos e plataformas de 3D World e as suas intuitivas mecânicas são todas colocadas num novo contexto, numa experiência aberta e viciante que é um prazer de jogar, e rejogar, e rejogar. É uma expansão ambiciosa e inesperada da filosofia de Odyssey e uma ode à infinita imaginação que originou os níveis de 3D World.

Tiago Sá







Os Melhores Jogos do Ano 2021 Os Melhores Jogos do Ano 2021 Reviewed by Carlos Silva on dezembro 27, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.