Pontuações das análises

As análises do GameForces reflectem sobretudo a experiência e opinião de quem avaliou o jogo, pelo que todas as análises serão assinadas. Foi estabelecido por unanimidade o seguinte critério global:

1: Um jogo abominável; um insulto para os jogadores. Um produto sem qualquer elemento digno de enaltecimento ou passível de redenção, que deveria ter perecido após a sua concepção inicial e cuja apreciação foi uma encetada masoquista. Um enorme desperdício de bytes. Abominável. 

1.5 a 2: Uma obra sem evidente brio, que não deveria ter saído das mãos do criador no estado em que foi avaliada. Sofrível. 

2.5 a 3: Uma experiência que, mesmo partindo de uma ideia minimamente aceitável ou notória, não conseguiu executá-la com qualquer grau de sucesso. Muito mau. 

3.5 a 4: Um jogo que não se recomenda de todo, apesar de conter algumas ideias interessantes. Com um pouco mais de tempo e maturação poderíamos estar perante algo de interessante. Assim, apresenta valor só em conceito. Mau.

4.5 a 5: Um título do qual apenas os fãs mais acérrimos conseguirão tirar algum proveito. Fora esse minúsculo nicho de jogadores, poucos mais acharão motivos de interesse aqui, apesar de - tecnicamente- estarmos perante algo no limiar do entretenimento. Mediano 

5.5 a 6: Uma experiência razoável e que não passa disso. Tecnicamente competente, com alguns momentos ou atributos de entretenimento. Razoável. 

6.5 a 7: Um bom jogo, não obstante algumas falhas tanto de criatividade como de concepção. Uma obra que conseguirá ser desfrutada pela maioria, mas que peca por trazer pouco de novo ao mundo. Bom. 

7.5 a 8: Um título com muito boas ideias, ainda que contenha algumas (pequenas) falhas na sua execução, potencialmente ignoráveis. Ainda assim, um jogo que vale a pena jogar e, decerto, proporcionará boas horas de diversão. Muito bom. 

8.5 a 9: Uma lição em design de jogos, um trabalho fantástico com ideias únicas que qualquer jogador consegue identificar e admirar. Fãs de qualquer género estarão em acordo sobre a elevada qualidade do jogo. Excelente. 

9.5 a 10: Uma obra-prima excecional que representa o epítome da indústria de videojogos no momento da avaliação. Não sendo necessariamente perfeita, é uma experiência inequivocamente sublime. É um marco na história dos videojogos, e memorável em todos os sentidos da palavra. Obra-prima.

Em circunstâncias excepcionais, os redatores podem optar por não incluir uma pontuação nas suas análises. A título de exemplo, esta omissão pode acontecer por o autor da análise considerar que nenhuma pontuação representaria adequadamente o complexo balanço entre os aspectos positivos e negativos do jogo e que nenhuma das descrições que acima elencamos se encaixaria no título em questão.

A integração com os selos de qualidade do OpenCritic considera o seguinte intervalo:

Weak: Notas até 3.0;
Fair: Notas entre 3.5 e 5.5;
Strong: Notas entre 6.0 e 8.5;
Mighty: Notas entre 9.0 e 10.

Actualizado a 30 de Abril de 2024
A equipa do GameForces



Pontuações das análises Pontuações das análises Reviewed by Vítor Carvalho on maio 01, 2020 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.