Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2022

Bem, o ano passado chegou e foi num ápice, não foi? Depois de um 2021 repleto de adiamentos e no qual a quantidade talvez tenha superado a qualidade, achamos que é justo assumir que estamos todos a olhar para este ano de 2022 cheios de entusiasmo com o que nos espera. Mas sempre a fazer contas à vida também, porque se em quantidade este ano vai igualar (ou até ultrapassar) os lançamentos sonantes de 2021, parece que em qualidade 2022 se pode afirmar como um dos mais memoráveis para qualquer fã de videojogos - com particular destaque para os da PlayStation ou da Nintendo.

Assim, compilamos aqui tudo o que sabemos sobre 20 dos mais cativantes jogos que sabemos estarem a caminho das nossas mãos nos próximos 12 meses. Tentamos encontrar um bom equilíbrio entre jogos exclusivos, multiplataformas e indies para agradar a todos os gostos e para que cada leitor possa encontrar aqui algo para si. Mas os mais atentos repararão em algumas ausências sonantes, e a explicação é simples: são jogos que abordámos em vários artigos do ano passado e que foram adiados para este ano. É, por exemplo, o caso de Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7, Gotham Knights, Dying Light 2 ou Shadow Warrior 3. Se estiverem à procura de alguns desses jogos, poderão clicar nos seus nomes e ver o que já escrevemos sobre os mesmos.


Agora, sem mais demoras e sem uma ordem particular, eis a nossa lista de 20 grandes lançamentos para 2022:

1. God of War: Ragnarök

Produtora: Santa Monica Studio
Editora: PlayStation Studios
Data de Lançamento: 2022

God of War para a PS4 veio revolucionar a série, apresentando novas mecânicas de combate e de exploração, uma narrativa mais madura e cativante,  e um novo género completamente diferente dos anteriores (que apresentavam mecânicas Hack’n Slash). Apesar do arriscado grande “salto” entre géneros, esta excelente experiência conquistou os fãs e foi considerada o “Game of the Year” de 2018, no evento The Game Awards.

God of War: Ragnarök surge alguns anos após os acontecimentos do título anterior e promete trazer um combate melhorado repleto de novas mecânicas, novas personagens, inimigos e um novo mundo por explorar. God of War: Ragnarök está previsto para este ano de 2022, porém sem data certa de lançamento, para PlayStation 4 e PlayStation 5.


2. Elden Ring

Produtora: From Software
Editora: Bandai Namco
Data de Lançamento: 25.02.2022

Depois de produzir vários dos jogos modernos mais influentes, e de transformar um género de nicho num autêntico fenómeno mundial, a From Software vai finalmente lançar Elden Ring em 2022. Este tão aguardado RPG de ação promete pegar em todas as lições aprendidas com Demon's Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice e elevar toda a experiência com a apresentação de um expansivo mundo aberto, um sistema de combate ainda mais gratificante, e uma história com o dedo do aclamado autor George R. R. Martin.

Depois de vários anos em desenvolvimento, a expectativa é muito elevada, e depois de um período de testes beta bastante positivo, a confiança no novo jogo de Hidetaka Miyazaki está em altas. Elden Ring chega à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC no dia 25 de fevereiro deste ano.


3. Pokémon Legends: Arceus 

Produtora: Game Freak
Editora: Nintendo
Data de Lançamento: 28.01.2022

Pokémon continua a ser tão popular como sempre, mesmo depois de lançamentos tão controversos como Sword/Shield ou desinspirados como Brilliant Diamond/Shining Pearl. Mas Pokémon Legends: Arceus pode ser a lufada de ar fresco que esta série tanto precisa. Com uma narrativa que decorrerá no passado longínquo, ao ponto de não haver ainda a harmonia entre humanos e monstros à qual nos habituámos, este jogo promete uma narrativa mais envolvente e uma jogabilidade bastante mais imersiva, com um mundo composto por grandes secções completamente abertas e interações mais naturalistas entre a nossa personagem e os vários Pokémon com os quais nos deparamos.

Não será exatamente a experiência totalmente de mundo aberto pela qual muitos clamam, mas dá a impressão de ser uma quebra abrupta (mas bem-vinda) da fórmula já estabelecida e tão repetida. Por isso mesmo, mal podemos esperar para abraçar este novo RPG de ação no dia 28 de janeiro deste ano, data na qual Pokémon Legends: Arceus chegará exclusivamente à Nintendo Switch.


4. Hogwarts Legacy

Produtora: Avalanche Software
Editora: Warner Bros. Interactive
Data de Lançamento: 2022

Hogwarts Legacy trata-se de um RPG de ação e aventura passado no universo da saga Harry Potter, cerca de um século antes dos acontecimentos que deixaram tantos de nós colados aos livros e aos filmes. Este é um jogo muito aguardado pelos fãs das obras de J. K. Rowling e das adaptações das mesmas, desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment.

Será este o jogo que os fãs do mundo mágico sonharam? Hogwarts Legacy está previsto para este ano de 2022, porém, sem data certa de lançamento, para PC, Xbox Series S|X, PlayStation 4 e PlayStation 5.


5. Strangers of Paradise: Final Fantasy Origin

Produtora: Team Ninja & Koei Tecmo
Editora: Square Enix
Data de Lançamento: 18.03.2022

Temos que admitir que ninguém estava à espera deste jogo e que foi uma surpresa para todos quando este nos foi apresentado na última E3. Apesar de ter no título o nome da famosa saga Final Fantasy, este título parece ter uma jogabilidade baseada em mecânicas bastante únicas e diferentes do que já vimos em títulos anteriores. 

Nesta aventura somos levados para os primórdios da série, onde iremos combater como membros dos "Warriors of Light" e acabar com o Chaos, vilão do primeiro Final Fantasy. Quanto ao gameplay, este mistura as mecânicas de RPG já conhecidas nos outros títulos e mistura-as com um combate e exploração que mistura a velocidade dos Hack n' Slash com a dificuldade dos Souls-Like. Fica então a dúvida se estamos a ver um remake do primeiro título da série ou novos acontecimentos com algo a acrescentar acrescentar à história, para tal teremos de aguardar até ao seu lançamento para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S|X, Xbox One e PC, o que acontecerá no dia 18 de março deste ano.


6. Kirby and the Forgotten Land

Produtora: HAL Laboratory
Editora: Nintendo
Data de Lançamento: 25.03.2022

Kirby é mais uma das séries icónicas da Nintendo, mas que, ao contrário de outras como Super Mario, The Legend of Zelda ou até Metroid, nunca transitou para uma jogabilidade tridimensional. Ora, em 2022, isso mudará com Kirby and the Forgotten Land. Neste novo jogo produzido pela HAL Laboratory, controlaremos a adorável (mas poderosa) bola cor de rosa com os seus poderes de absorção e cópia de habilidades numa nova terra animada, colorida e vibrante e apresentada a três dimensões.

Acerca da narrativa em concreto sabe-se muito pouco, mas o único trailer lançado até agora dá a entender que se tratará de uma aventura empolgante e refrescante, tanto para fãs de Kirby como para fãs de jogos de plataformas em 3D. Não se sabe ainda qual a data concreta do lançamento, mas sabemos que Kirby and the Forgotten Land chegará à Nintendo Switch no dia 25 de março de 2022.


7. Sifu 

Produtora: Sloclap
Editora: Sloclap
Data de Lançamento: 08.02.2022

Sifu trata-se de um jogo beat 'em up a solo no qual acompanhamos a vida do nosso protagonista e o seu crescimento e envelhecimento à medida que perdemos em combate. Este curioso jogo apresentará um sistema de combate bastante bem trabalhado com diversas animações, será exigente para os jogadores desenvolverem estratégias para derrotar os inimigos e terá uma arte gráfica sombria contudo muito bem apresentada, repleta de vida e com senários todos diferenciados.

Sifu promete ser um jogo que revolucionará o género e sem dúvida é um título a não perder este ano, o mesmo será lançado no dia 8 de fevereiro para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.


8. Suicide Squad: Kill the Justice League

Produtora: RockSteady
Editora: Warner Bros. Interactive
Data de Lançamento: 2022

A RockSteady Studios é conhecida por nos trazer inúmeros títulos de peso dentro do universo DC Comics, como os tão conhecidos títulos da série Batman Arkham. Vários anos depois, este estúdio quis pegar no outro lado da moeda, pelo que em Suicide Squad: Kill the Justice League traz-nos uma aventura multijogador com diversos vilões do mesmo universo. Harley Quinn, Deadshot, King Shark e Captain Boomerang unem forças para combater contra uma raça alienígena que invadiu o mundo e apoderou-se dos diversos heróis. Ou seja, vai ser uma aventura contra "vilões" complicados. 

As mecânicas apresentadas parecem assemelhar-se muito ao que nos foi apresentado no jogo Marvel's Avengers (da Square Enix), contudo bastante aprimorado com um combate mais fluído, mais opções de movimento e uns gráficos lindos com bastantes explosões à mistura. O jogo está previsto para este ano de 2022 sem data de lançamento anunciada para PC, Xbox Series S|X e PlayStation 5.


9. Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp

Produtora: WayForward
Editora: Nintendo
Data de Lançamento: Primavera de 2022

Eis um jogo que os fãs do velhinho Game Boy Advance reconhecerão. Quando se queria uma experiência de estratégia animada numa consola portátil no início dos anos 2000, era para Advance Wars que nos virávamos. Depois de uma base de fãs pedir o regresso desta icónica série, a Nintendo fará finalmente essa vontade com este conjunto de remakes dos dois primeiros (e melhores) jogos. Nestes, poderemos controlar exércitos para enfrentar organizações criminosas pelo ar, pela terra e pelo mar, prestando sempre atenção às habilidades dos nossos operadores, às condições atmosféricas, e vários outros detalhes.

Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp foi um jogo inicialmente previsto para o ano passado, mas que agora chegará em 2022. Quando exatamente ainda não se sabe, estando a chegada (exclusivamente para a Nintendo Switch) deste tão aguardado jogo de estratégia apontada para a primavera deste ano.


10. Forspoken

Produtora: Luminous Productions
Editora: Square Enix
Data de Lançamento: 25.05.2022

Com a chegada de toda uma nova geração de consolas, espera-se sempre novos jogos e novas séries. É verdade que o output de novas propriedades intelectuais tem sido algo lento (o grande destaque acaba mesmo por ser Returnal), mas em 2022 finalmente veremos mais uma oferta totalmente original com Forspoken. Trata-se de um RPG de ação onde acompanharemos a aventura de Frey, uma jovem de Nova Iorque transportada para terra de Athia. Na sua busca por um caminho de volta a casa, Frey terá de usar as suas novas habilidades mágicas para enfrentar criaturas monstruosas e derrotar um grupo vilão conhecido como Tantas.

Tudo o que vimos deste novo jogo até agora dá a entender que se trata de uma oferta com um expansivo e belíssimo mundo para explorar, mecânicas de combate frenéticas e um sistema de navegação divertido. Mas para ver se corresponde às elevadas expectativas que conseguiu estabelecer teremos de esperar até ao dia 25 de maio deste ano, altura na qual Forspoken chegará à PlayStation 5 e PC.


11. Saints Row

Produtora: Volition
Editora: Deep Silver
Data de Lançamento: 23.08.2022

Após alguns fracassos e más decisões no seguimento da série Saints Row, a Deep Silver decide dar uma lavagem à série e lançar um novo título na forma de Reboot. Nesta nova aventura teremos uma cidade completamente diferente da que nos foi apresentado nos outros títulos, juntamente com uma história e personagens completamente novas, contudo a possibilidade de criarmos o nosso protagonista continua bem presente neste novo jogo.

Os criadores prometem a mesma diversão e adrenalina que sempre trouxeram nos títulos anteriores, porém as mudanças de visual, estilo de cidade e o desaparecimento de personagens clássicas e muito adoradas pelos fãs podem prejudicar em parte a receção deste lançamento. Vamos aguardar até o próximo dia 23 de agosto deste ano, data na qual o novo Saints Row chega para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC.


12. Mario + Rabbids: Sparks of Hope

Produtora: Ubisoft
Editora: Ubisoft
Data de Lançamento: 2022

Se há duas séries que há uns anos ninguém esperava que se cruzassem, eram as de Super Mario e as de Rabbids. No entanto, ambas as mascotes uniram-se num inusitado jogo de estratégia por turnos que se destacou não só pela sua qualidade, mas pelo equilíbrio conseguido entre acessibilidade para novatos e desafio para veteranos no género. Agora, em 2022, a Ubisoft vai tentar recapturar esta magia com novas personagens como Rabbid Rosalina, níveis menos lineares e novos poderes para utilizar em combate.

Portanto, não é de espantar que as expectativas estejam altas para esta sequela, sobretudo para aqueles de nós que demos uma oportunidade e, consequentemente, ficamos agradavelmente surpreendidos com o primeiro título. Mario + Rabbids: Sparks of Hope chega exclusivamente à Nintendo Switch no decorrer de 2022, ainda em data a anunciar.


13. Oxenfree II: Lost Signals

Produtora: Night School Studio
Editora: MWM Interactive
Data de Lançamento: 2022

Em 2021, a produtora Night School aliou-se à MWM Interactive para anunciar Oxenfree II: Lost Signals, que será lançada para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5 em 2022. De acordo com o anúncio, a sequela decorre cinco anos após o título anterior, com uma nova personagem. Neste título assumimos o papel de Riley, uma investigadora ambiental, que está de regresso à sua cidade natal, Camena, para investigar estranhas transmissões de rádio.

Muito à semelhança do título anterior, Lost Signals é uma aventura gráfica jogada a partir de uma perspetiva 2.5D e com uma jogabilidade construída em torno da mecânica de "andar e falar". Portanto, os diálogos ocorrem em balões que surgem à medida que vamos controlando livremente a personagem. Adicionalmente, a protagonista terá a possibilidade de interromper ou dialogar livremente com os outros personagens.


14. Sonic Frontiers

Produtora: Sonic Team
Editora: SEGA
Data de Lançamento: 2022

Depois de em 2021 termos recebido uma remasterização de Sonic Colours, o nosso ouriço azul favorito regressa este ano com uma aventura completamente nova e numa experiência única. Apesar de só nos ter sido um pequeno trailer onde apresentava os gráficos e alguns espaços abertos, o que tudo indica que o jogo seja de mundo aberto, dando também a entender que este será um título com uma ambientação bastante bem trabalhada.

Sonic Frontiers promete inimigos gigantes, um mundo aberto lindo e bastante bem trabalhado, e uma história única e diferente do que nos foi mostrado em títulos anteriores. Este título será lançado para Xbox Series S|X, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC no decorrer deste ano, muito provavelmente mais para o final.


15. Splatoon 3

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de Lançamento: 2022

Quando a Nintendo nos mostrou a sua versão de um shooter competitivo online em 2015, não podemos negar que ficamos todos enamorados com Splatoon. Quando a sua sequela chegou à Switch em 2017, e finalmente alcançou toda a audiência que a série merecia, ficámos todos extasiados. Portanto, qual será o adjetivo que utilizaremos para assinalar Splatoon 3? Apenas o tempo o dirá, mas com a promessa de novos e apelativos ambientes, novas armas, novas opções de personalização dos nossos Inklings e Octolings, e todo um novo modo de história para acompanhar os modos competitivos online, temos de admitir que mal podemos esperar pelo novo jogo.

Splatoon 3 promete, então, ser maior e melhor que os já aclamados jogos que o antecedem, e esperamos que volte a ser uma experiência colorida, animada e cativante. Infelizmente, ainda não sabemos a data exata em que o jogo chegará, mas sabemos que ficará disponível exclusivamente na Nintendo Switch no decorrer de 2022.


16. A Plague Tale: Requiem

Produtora: Asobo Studio
Editora: Focus Home Interactive
Data de Lançamento: 2022

A Plague Tale: Innocence é um título de sobrevivência que decorre em França no século XIV. Ao assumir o controlo de Amicia, uma filha de um grande cavaleiro, é difícil de imaginar a aventura e tumultos emocionais que vamos acabar por experienciar ao ajudar a encontrar uma cura para o seu irmão mais pequeno, Hugo. Tudo isto enquanto temos de fugir da inquisição e combater pragas enormes de ratos que nos devoram vivos se nos apanharem.

Não é somente quando chegamos ao final do primeiro título que nos apercebemos estar perante uma odisseia ainda maior que virá a desenvolver-se em lançamentos futuros. Em A Plague Tale: Requiem prosseguimos com as aventuras dos irmãos De Rune. Desta vez com as personagens ligeiramente mais adultas, contando com cenários ricamente aprestados e procurando manter a mesma jogabilidade. E é por tudo isto que estamos entusiasmados com a chegada desta sequela à PlayStation 5, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC no decorrer deste ano.


17. Trek to Yomi

ProdutoraFlying Wild Hog
Editora. Devolver Digital
Data de Lançamento: 2022

Trek to Yomi trata-se de um jogo de ação e aventura com elementos de combate Beat 'em up com uma temática Oriental, mais especificamente na altura dos samurais. Com a imagem sempre a preto e branco, e cenários violentos repletos de incêndios e destruição estes fazem este título fazer-se parecer com alguns filmes do de Kurosawa no início do século passado.

Para além disso o jogo contém animações de violência, decapitação e, para variar, grandes quantidades de sangue. Trek to Yumi é sem dúvida um título obrigatório para quem gosta destas temáticas mais orientais e procura um bom jogo de ação. Trek to Yomi ainda não tem data definida, mas irá ser lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC.


18. Bayonetta 3

Produtora: Platinum Games
Editora: nintendo
Data de Lançamento: 2022

Bayonetta é uma série com um aparecimento esporádico, mas repleto de qualidade. Com o original a chegar em 2009 (e remasterizado em 2020), e com uma sequela lançada em 2014 (e relançada em 2018), esta série com uma jogabilidade muito semelhante à dos jogos Devil May Cry (outra série agora renascida) regressará agora em 2022. Numa nova aventura original, o regresso da carismática Bayonetta promete mais uma história frenética e louca, e lutas estilosas contra seres angélicos e entidades demoníacas.

Com novas habilidades, novos inimigos e até a possibilidade de controlar as enormes evocações de Bayonetta em batalhas contra criaturas gigantes, este jogo da Platinum Games promete ser mais uma entrada de qualidade pela qual valeu a pena esperar tanto. Bayonetta 3 chegará exclusivamente à Nintendo Switch em 2022, numa data específica ainda a anunciar.


19. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

ProdutoraTribute Games
Editora: DotEmu
Data de Lançamento: 2022

Quem se lembra do famoso Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time? Esse foi sem dúvida um dos jogos que mais revolucionou o género beat 'em up nos anos 90. Assim sendo, a Tribute Games decidiu voltar às origens e lançar um novo título no mesmo género que tanto revolucionou, desta vez melhorado para as novas gerações, com mais cores, mais fluído, a possibilidade de jogar em multiplayer até 4 jogadores, um modo de história que os produtores prometem ser "RADICAL" e mecânicas de combate muito evoluídas em relação aos títulos dos anos 90 e 80.

Será este o regresso das nossas tartarugas ninja favoritas para as aventuras pixelizadas? Mal podemos esperar por esta nova aventura, porém teremos de esperar até o seu lançamento que ainda não tem uma data definida. O jogo estará disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.


20. Sequela de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de Lançamento: 2022

E terminamos a nossa lista com uma das sequelas mais aguardadas de que temos memória. The Legend of Zelda: Breath of the Wild revolucionou uma série de jogos estabelecida, trocando a estrutura e linearidade dos clássicos por um mundo aberto imersivo, desenhado para que nos percamos nele em minuciosa exploração e em combates com possibilidades numerosas. Com uma longevidade imensa e um grau de liberdade sem precedentes concedido aos jogadores, associados a esta massiva versão de Hyrule recheadíssima de segredos para desenterrar e de histórias para viver, este título lançado em 2017 tornou-se um dos jogos mais aclamados de sempre. Como tal, não é de estranhar que tantos de nós anseiem pela sequela. 

Na verdade, pouco sabemos sobre este novo jogo, visto que apenas tivemos um vislumbre deste num curto trailer na mais recente E3 - tanto que nem conhecemos o seu título oficial. Com a Nintendo a confirmar que a sequela de Breath of the Wild chegará em 2022, não podíamos deixar de o referir, mesmo que tenhamos algumas reservas quanto à sua chegada no decorrer deste ano. Mas estamos todos a fazer figas para que este exclusivo da Nintendo Switch chegue mesmo em 2022, e nos deixe tão encantados como ficamos há 5 anos.



Artigo redigido por: Carlos Cabrita e Filipe Castro Mesquita
Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2022 Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2022 Reviewed by Carlos Cabrita on janeiro 08, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.