10 Jogos Indie a Ter em Conta em 2021


Ano novo, novos jogos! E, como não podia deixar de ser, perspetiva-se um ano de 2021 rico em jogos de produtores independentes. Nas últimas gerações, é para este mercado que temos olhado em busca de experiências refrescantes, mais contidas ou com ideias inovadoras no que à jogabilidade diz respeito. É, portanto, com entusiasmo que esperamos por ver que jogos indie nos encantarão nos próximos 12 meses. Muitos estarão certamente por anunciar, mas temos já uma promissora amostra do que nos espera, dos quais destacamos os seguintes 10 jogos:
 
1. Disco Elysium: The Final Cut (ZA/UM)
 
Sim, comecemos a nossa lista com uma pequena batota: a versão original de Disco Elysium já se encontra disponível para PC, tendo sido lançado em 2019. Mas tendo em conta que por aqui nos focamos mais em jogos de consola, é com enorme expectativa que esperamos pela versão definitiva deste aclamado RPG de mundo aberto. No papel de um detetive, temos de ir interagindo com o mundo à nossa volta, tomando várias decisões que influenciaram a narrativa e o nosso próprio desenvolvimento.
 
Este jogo que ficou na memória por dar uma liberdade sem precedentes, com personagens e diálogos memoráveis, apresentará aqui ainda mais conteúdo e novos desempenhos de vozes para todas as personagens. Se já era um jogo pelo qual os utilizadores de consolas ansiavam, estas melhorias tornam esta uma oferta ainda mais apetecível. Disco Elysium: The Final Cut chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, PC e Google Stadia em março de 2021, chegando mais tarde no ano à Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.


2. Little Nightmares 2 (Tarsier Studios)
 
De seguida, temos uma aguardada sequela de um jogo sombrio – Little Nightmares 2. Tratando-se de uma continuação direta do antecessor, neste jogo vemos o regresso de Six, a protagonista da gabardina amarela que conseguiu escapar dos seus monstruosos captores. Mas Six regressa como uma personagem controlada pelo jogo, com o protagonismo a ser dado a Mono, um pequeno rapaz com um saco de papel na cabeça.
 
Juntos, os protagonistas terão de mergulhar num novo ambiente sombrio e opressor, desta feita a metrópole de Pale City, enquanto escapam aos seus habitantes deformados e decadentes. Prometendo mais e maiores puzzles para resolver e novos locais arrepiantes para explorar, é natural o entusiasmo que se sente em regressar a este mundo. Little Nightmares 2 chega à PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC no dia 11 de fevereiro de 2021, chegando também à PlayStation 5 e Xbox Series X|S mais tarde no ano. De notar que um demo do jogo se encontra atualmente disponível.

 
3. Cyber Shadow (Mechanical Head Studios)
 
Chegamos a um jogo que está em desenvolvimento há vários anos, e o primeiro título da nossa lista a ser lançado – Cyber Shadow. Trata-se de um jogo de ação e plataformas em 2D com uma belíssima direção artística pixelizada a fazer lembrar os tempos dos jogos em 8 bits. Este jogo coloca-nos na pele de Shadow, um ninja ciborgue com a missão de salvar a cidade de Mekacity das formas de vida sintéticas que a têm invadido.
 
Para tal, teremos de correr, saltar e utilizar várias das nossas capacidades ninja para combater ferozes inimigos e bosses, fazendo lembrar os clássicos Ninja Gaiden ou, mais recentemente, o fantástico The Messenger. São comparações de peso, mas que nos fazem querer que o dia 26 de janeiro chegue mais depressa, data na qual Cyber Shadow chega à PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.


4. Shadow Warrior 3 (Flying Wild Hog)
 
Os amantes de jogos de ação na primeira pessoa que não desesperem, o mercado indie também tem algo para vocês. Falamos de Shadow Warriors 3, o frenético jogo onde nos voltaremos a colocar na pele de Lo Wang, um assassino que manuseia uma katana e diversas armas de fogo para combater seres sobrenaturais. Desta vez, o alvo principal será um dragão antigo que escapou da sua prisão eterna e ameaça o mundo.
 
Quem conhece esta série já saberá o que esperar: ação veloz que mistura combate violento com navegação ágil, inimigos ferozes, cenários que misturam elementos de antiguidade asiática com aspetos da modernidade, e, claro, um sentido de humor a roçar o absurdo para aligeirar o tom da experiência. Shadow Warriors 3 chegará este ano a PC, em data ainda por anunciar.


5. It Takes Two (Hazelight)
 
Agora, algo para os que preferem partilhar com alguém a sua experiência de jogo. It Takes Two é o próximo jogo cooperativo da mesma equipa que produziu o fantástico A Way Out. Em vez de uma fuga da cadeia, desta vez os jogadores são colocados no papel de Cody ou Mary, um casal que se vê transformado num par de bonecos até conseguirem resolver os problemas da sua relação.
 
Os jogadores terão de trabalhar em conjunto para ultrapassar vários desafios e viver uma aventura que promete ser simultaneamente bem-humorada e comovente acerca da vivência de uma relação e dos desafios com que se pode deparar quando se está a partilhar a vida com alguém. It Takes Two chega até nós no dia 26 de março, sendo lançado para a PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

 
6. The Pedestrian (Skookum Arts)
 
Olhemos agora para um título que nos desafiará a capacidade de resolução de problemas. Trata-se de The Pedestrian, um jogo de puzzles em 2D onde controlaremos um pequeno boneco que atravessa vários sinais indicadores. O nosso objetivo será resolver vários quebra-cabeças que envolvem ir reposicionando vários tipos de sinais de modo a conseguir interligá-los e permitir ao nosso boneco atingir a sua meta.
 
Parece simples? À primeira vista sim, mas este género de jogos consegue sempre elevar o nível de desafio e causar algumas surpresas pelo caminho, e estamos curiosos para ver o que este título tem para nos oferecer. The Pedestrian chega à PlayStation 4 e PlayStation 5 no início deste ano, estando já disponível para PC.


7. Braid: Anniversary Edition (Number None)
 
A seguir, vamos ao regresso de um título que se pode destacar como um dos que impulsionou o "boom" do mercado de jogos independentes. Sim, Braid: Anniversary Edition e a versão remasterizada do já clássico jogo de plataformas e puzzles em 2D, no qual controlamos Tim, um homem em busca de uma princesa alegadamente raptada. Pelo caminho, teremos de resolver vários puzzles, correr saltar e derrotar alguns inimigos, utilizando a nossa habilidade para reverter o tempo e algumas das nossas ações.
 
Nesta versão remasterizada, os gráficos foram retrabalhados e visivelmente melhorados, nova música foi produzida e adicionada à existente, e vamos poder aceder a comentários dos produtores do jogo. De resto, será uma oportunidade de jogadores experimentarem ou reviverem esta aventura icónica, quando Braid: Anniversary Edition chegar à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, no primeiro trimestre de 2021.


8. Olija (Skeleton Crew Studio)
 
Vamos a mais um jogo de ação em 2D com uma direção artística pixelizada. Desta vez, é de Olija que falamos, jogo no qual assumimos o papel de Faraday, um homem preso no misterioso país de Terraphage após um naufrágio. O seu objetivo será regressar à sua terra natal, tendo, para tal, de explorar este país, resgatar outros náufragos e perceber quem é Olija, uma enigmática mulher com quem parecer ter alguma ligação.
 
Pelo caminho, Faraday terá de utilizar o seu arpão lendário para combater criaturas e interagir com os ambientes inspirados em lendas marinheiras. Com a promessa de um enredo interessante com personagens curiosas, não nos falta vontade para ver o que Olija tem para nos oferecer. Este jogo chegará à PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC no dia 28 de janeiro de 2021.


9. Oddworld: Soulstorm (Oddworld Inhabitants)
 
E que tal uma sequela de um jogo clássico? Sim, falamos de Oddworld: Soulstorm, um jogo de plataformas que se apresenta como a continuação de Oddworld: New ‘n’ Tasty!, ou seja, do reboot desta série lançado em 2014. Neste título, regressamos à pele de Abe, um ser de uma raça alienígena conhecida como Mudokon, depois deste escapar e salvar os seus compatriotas da malvada companhia que os escravizava.
 
A jogabilidade aqui parece apresentar-se semelhante à do antecessor, com Abe a ter de navegar ambientes em 2.5D de modo a evitar armadilhas e salvar companheiros novamente escravizados. Uma novidade parece ser a introdução de um sistema de construção de utensílios e armas, o que deverá acrescentar alguma variedade à experiência. Oddworld: Soulstorm chegará nesta primavera à PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.


10. Pecaminosa (Cereal Games)
 
Por fim, vamos fazer algo que muito raramente conseguimos fazer, e dar destaque a uma produção portuguesa. Sim, trata-se de Pecaminosa, um promissor jogo policial que se propõe a misturar mecânicas de RPGs de ação, uma direção artística pixelizada estilizada e uma atmosfera a fazer lembrar cinema noir. No papel de um detetive desgraçado, teremos de resolver o estranho caso relacionado com o fantasma de um falecido mafioso que pretende redimir-se dos seus pecados e ir para o céu.
 
A narrativa passar-se-á numa cidade decadente onde o pecado e o vício reinam, cheio de recantos para descobrir e minijogos nos quais participar. Este título promete uma boa personalização do aspeto e do equipamento da nossa personagem, bem como um sistema de progressão à base da distribuição de pontos de experiência por quatro parâmetros diferentes que afetarão a nossa experiência.
 
Depois de uma campanha bem-sucedida na plataforma Indiegogo, a pequena equipa de produção dos Açores lançará Pecaminosa na PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC no primeiro trimestre deste ano.

 
Artigo por: Filipe Castro Mesquita
10 Jogos Indie a Ter em Conta em 2021 10 Jogos Indie a Ter em Conta em 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 16, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.