10 Jogos PlayStation a Ter em Conta em 2021


Finalmente chegou um ano novo, que todos esperamos que seja bastante melhor que o que passou. No entanto, ao nível da indústria dos videojogos, esperamos que 2021 seja tão bom ou melhor! Isto porque enquanto o mundo esteve todo a “arder”, a PlayStation conseguiu dar aos jogadores muita qualidade e ajudou muitos a suportar melhor o que foi um 2020 terrível. Assim, vamos aqui dar relevo a 10 jogos a caminho da PlayStation já confirmados a ter em conta neste novo ano.

Trata-se de jogos que serão exclusivos PlayStation no que ao mercado de consolas diz respeito, podendo tratar-se de títulos que cheguem também a lojas digitais para PC, ou a outras consolas mais tarde (exclusivos temporários). Vejamos então o que sabemos que a Sony terá este novo ano para nos entreter!
 
1. Horizon Forbidden West (Guerrilla Games)
 
Sim, comecemos pelo grandalhão, pelo exclusivo PlayStation mais antecipado do ano – Horizon Forbidden West. Neste regresso à pele da fenomenal protagonista Aloy, voltaremos a ser colocados perante um belo e expansivo mundo aberto repleto de seres robóticos para enfrentar e teremos um novo evento potencialmente cataclísmico para impedir. Mantendo a jogabilidade que assenta no género de RPG de ação, este jogo promete novos perigos, novas personagens cativantes e mais uma história empolgante.
 
Com tudo isto, e depois da fenomenal estreia deste franchise na PlayStation 4, não há como não nos sentirmos entusiasmados pela possibilidade de regressar a este fascinante e memorável mundo pós-apocalíptico. Horizon Forbidden West chega este ano à PlayStation 5 e à PlayStation 4, com a data de lançamento específica ainda por anunciar.

 
2. Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games)
 
Foi um dos primeiros exclusivos PlayStation 5 a mostrar jogabilidade, e com essa pequena amostra todos ficámos entusiasmados. Ratchet & Clank: Rift Apart será o novíssimo jogo desta aclamada série de plataformas e ação em 3D. Retendo o fundamental da jogabilidade à base de combate com armas absurdas, seremos levados numa aventura que atravessa diversas realidades, tirando total partido das capacidades da PS5 para viagens interdimensionais instantâneas.
 
Na sequência do excelente reboot em 2016, com tanta promessa com as novas funcionalidades e uma apresentação visual tecnicamente impressionante, parece que estamos perante mais uma oferta a manter debaixo de olho deste tão amado duo. Ratchet & Clank: Rift Apart chegará exclusivamente à PlayStation 5 na primeira metade de 2021.


3. Gran Turismo 7 (Polyphony Digital)
 
Um dos maiores simuladores de corridas estará de regresso também este ano. Sim, a próxima entrada da aclamada e icónica série Gran Turismo deverá atingir a meta de ser lançado para a PlayStation 5 em 2021. Os fãs destes jogos já devem saber com o que contar: uma vertente visual extremamente detalhada e realista, dezenas de pistas do mundo real para conquistar, centenas ou milhares de carros para pilotar e um sem número de eventos offline e online nos quais competir.
 
Parece mais do mesmo? À primeira vista até poderá parecer, mas se há algo em que se pode apostar é numa experiência de corridas sem igual, sobretudo com a promessa de uma integração profunda das capacidades da nova consola da Sony bem como das funcionalidades do DualSense. Gran Turismo 7 tem este ano como período de lançamento, não havendo ainda uma data de chegada específica.


4. Returnal (Housemarque)
 
Chegamos a um dos primeiros jogos desta lista com uma data de lançamento fixa, e trata-se de Returnal, um shooter na terceira pessoa que integra elementos de terror psicológico. Neste título, encarnaremos Selene, uma exploradora espacial que se despenha num misterioso e aterrador planeta. Ao acordar, apercebe-se estar presa neste planeta, bem como num infernal loop temporal, vendo-se morrer e ressuscitar vezes sem conta.
 
Este jogo propõe-se a oferecer uma experiência intensa que mistura diversos géneros. Para além dos referidos, tentará implementar mecânicas de progresso e exploração baseadas em jogos rogue-like e combates com elementos bullet hell, demarcando esta oferta da Housemarque como uma das mais curiosas para este ano. Returnal chega exclusivamente à PlayStation 5 no dia 19 de março de 2021.


5. Destruction AllStars (Lucid Games)
 
Vamos agora para o primeiro grande exclusivo PlayStation do ano, e um jogo que já sabemos será oferecido via o serviço PlayStation Plus quando chegar: Destruction AllStars. Trata-se de uma oferta onde os jogadores poderão participar em eventos de combate com veículos, escolhendo uma de 16 personagens cada qual com um veículo específico com habilidades únicas.
 
Será, portanto, uma experiência focada na competição entre jogadores, havendo sido feita ainda a promessa de atualizações regulares que acrescentem conteúdo e novos modos de jogo ao longo do tempo. Mesmo para o jogador que prefira experiências a solo, valerá a pena espreitar Destruction AllStars, quando chegar à PlayStation 5 no dia 2 de fevereiro de 2021, sendo gratuito para os subscritores PS Plus.

 
6. Deathloop (Arkane Studios)
 
O próximo jogo dos aclamados produtores da série Dishonored será um exclusivo temporário PlayStation 5 – falamos de Deathloop. Este título colocar-nos-á na pele de Colt, um assassino profissional preso numa ilha remota onde terá de passar de presa a predador e eliminar todos os nomes na sua lista para poder escapar. Mas a tarefa não será simples, uma vez que a ilha está repleta de perigos, entre os quais uma assassina rival que nos persegue, e cada morte reiniciará o ciclo desta caça.
 
Toda a ação decorrerá na primeira pessoa, envolverá várias armas e poderes sobrenaturais, e parece que irá requerer algum pensamento estratégico para tornar cada ciclo mais eficaz que o anterior. Este jogo promete também tirar bastante partido das funcionalidades específicas do DualSense, aumentando a antecipação pelo mesmo. Deathloop chega à PlayStation 5 no dia 21 de maio de 2021.


7. Ghostwire: Tokyo (Tango Gameworks)
 
De seguida temos mais um exclusivo temporário de uma produtora com um output notável na geração anterior. Ghostwire: Tokyo apresenta-se como um título de ação e aventura jogado na primeira pessoa, aparentando incluir alguns elementos e temáticas de terror surreal. Quando os habitantes de Tóquio desaparecem misteriosamente, caberá à nossa personagem chegar ao fundo da questão e combater os espíritos que agora dominam a cidade.
 
Até à data, muito pouco foi mostrado acerca da jogabilidade, sabendo apenas que teremos aos nosso dispor uma espécie de arte marcial e algumas magias para utilizar no combate contra os inimigos que vão surgindo no nosso caminho. De todo o modo, parece ser um jogo com um ambiente pesado e sinistro, inspirando muita curiosidade acerca do seu mundo e enredo. Ghostwire: Tokyo chegará à PlayStation 5 em outubro deste ano, sendo mais um exclusivo temporário da nova consola da Sony.


8. Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab)
 
Chegamos a um título em produção por uma equipa mais pequena, mas que se apresenta bastante promissor. Trata-se de Kena: Bridge of Spirits, um jogo de ação e aventura na terceira pessoa, no qual acompanharemos a aventura da titular Kena, uma jovem que ajuda a guiar almas entre o mundo físico e o dos espíritos. Pelo caminho, a protagonista terá de enfrentar inimigos decadentes e ajudar a reviver o mundo que a rodeia.
 
Este título chamou a atenção dos jogadores sobretudo devido à sua vertente visual extremamente apelativa e charmosa, fazendo lembrar filmes de animação da Pixar. Ainda sem uma data específica, o lançamento de Kena: Bridge of Spirits foi apontado para o próximo mês de março, sendo mais um exclusivo temporário das consolas da Sony - a PlayStation 4 e a PlayStation 5.


9. Guilty Gear Strive (Arc System Works)
 
Agora, vamos a um títulos para os amantes de jogos de luta precisos em 2D. Trata-se de Guilty Gear Strive, o próximo jogo deste já aclamado e animado franchise dos mesmos produtores que nos trouxeram o fenomenal Dragon Ball FighterZ. Como seria de esperar, será um título com modos offline e online, que levará os jogadores a participar em combates que prometem ser intensos e onde a capacidade de ligar combinações será extremamente importante.
 
Algo que distingue este de outros jogos de lutas é a sua direção artística vibrante e colorida, bem como as animações explosivas e deslumbrantes – e este título parece querer manter essa tradição. Com um leque de personagens distintos para utilizar que será aumentado ao longo do tempo, Guilty Gear Strive chega à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 9 de abril deste ano.

 
10. Solar Ash (Heart Machine)
 
E terminamos com mais um promissor jogo de um pequeno (mas já adorado) estúdio. Trata-se de Solar Ash, o novo jogo dos criadores do aclamado Hyper Light Drifter. Tal como no jogo anterior, os jogadores serão colocados perante um mundo altamente estilizado e visualmente riquíssimo, que utiliza animações vibrantes e apresenta cores bastante vívidas. Trata-se de um jogo de ação e aventura passado num mundo surreal recheado de mistério.
 
Muito pouco foi mostrado da jogabilidade deste título, com os produtores a indicarem apenas que a navegação será feita em velocidades elevadas e que se poderá encontrar, e combater, outras personagens cativantes. Com tão pouco, é difícil transmitir por palavras o que torna Solar Ash tão promissor - as imagens do jogo fazem um melhor trabalho -, mas o certo é que estamos bastante curiosos com o que este jogo nos poderá oferecer quando chegar como exclusivo temporário à PlayStation 5 em junho de 2021.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
10 Jogos PlayStation a Ter em Conta em 2021 10 Jogos PlayStation a Ter em Conta em 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 11, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.