[Análise] Two Point Hospital [PS4]




Ainda que os jogos de estratégia militar sempre tenham sido populares , foi na década de 90 que o boom de simuladores da indústria civil surgiram. Em destaque sobressaíram as series “SIM” (Sim City, Sim Farm, Sim Ant, The Sims, etc.), Tycoon (Transport Tycoon, Pizza Tycoon) e Theme ( Theme park, Theme Hospital, etc.). Deveras que muitos outros bons títulos foram lançados, mas foram principalmente estas três grandes séries que conseguiram destacar-se e afirmar-se enquanto os melhores no género. 

Two Point Hopital foi desenvolvido por alguns dos produtores de Theme Hospital, incluindo Mark Webley e Gary Carr (Ex-Bullfrof), sendo notória a influência do agora clássico título neste novo lançamento. 

Efectivamente a jogabilidade caracteriza-se por ser quase uma cópia exacta desse título, actualizada com novas doenças, salas de tratamento e uma caracterização mais desenvolvida no que toca às qualidades dos nossos funcionários e respectivas formações. Resumidamente, assumimos o papel de um administrador de uma rede de hospitais, cujas obrigações passam por definir a construção e aprestamento de cada hospital, gerir a equipa de funcionários (assim como a sua formação), cumprir com as necessidades dos pacientes e superar os desafios impostos ao longo do tempo (por exemplo, tratar de epidemias ou acidentes de aviação).



Ter um bom conhecimento do processo de diagnóstico e tratamento de doentes, é um dos aspectos fundamentais que teremos de interiorizar para poder criar um Hospital de sucesso e atractivo para mais pessoas, pois os diversos indicadores de qualidade (taxas de óbitos, de tratamento eficaz, tempos de espera, etc.) serão essenciais para a sua projecção de mercado e captação de novos clientes.Para isso será necessário saber quais as salas e equipamentos que teremos de adquirir para o nosso hospital, com vista a promover um serviço rápido, eficaz e com custos optimizados.

De igual forma é essencial reconhecer quais os melhores profissionais e como cada característica destes influencia a sua performance durante o dia de trabalho. Exemplificando, certos médicos terão certas especialidades e designá-los a outras funções irá resultar em situações difíceis, que reduzem o nível de contentamento generalizado dos pacientes e por consequência a qualidade do Hospital.



De facto o nível de qualidade, atractividade ou prestígio do Hospital é um elemento essencial a dominar e optimizar, pois é a característica que mais vai influenciar a evolução dos desafios e facilidade (ou não) em cumpri-los. Com a concretização dos vários desafios vamos sendo presenteados com pontos denominados “Kudosh”, que servem para desbloquear novos itens para serem colocados nos corredores e salas do Hospital. Adicionalmente, os jogadores terão ainda a possibilidade de pesquisar por novas salas de tratamento ou de máquinas melhores às já existentes.

Two Point Hospital também apresenta novidades face ao seu antecessor espiritual, nomeadamente com a introdução de estrelas de classificação (que fornecem ao hospital novos estatutos e debloquear itens), níveis de hospital ou nível de prestígio (já previamente mencionado). Para o jogador avançar de nível (entenda-se, adicionar um hospital ao seu grupo de saúde) deve pelo menos construir um hospital de 1 estrela, Contudo é possível continuar a completar objectivos para ganhar 2 ou 3 estrelas e desbloquear novos itens e bónus. De facto é possível, mesmo seguindo para um nível seguinte, voltar ao hospital anterior para continuar a ampliá-lo.




Graficamente o título está bastante agradável, assim como o nível de pormenores dos diferentes elementos do Hospital, desde os doentes a serem tratados, até á definição da carpete e papel de parede, existem imensos detalhes para personalizar a experiência. A banda sonora é competente e remete frequentemente para o conceito de música ambiente que ajuda a interiorizar a experiência. 

Por falar em experiência, um dos aspectos mais agradáveis que ajuda a envolver todas as vertentes observadas passa pela componente cómica do título. Desde as doenças existentes, passando pelos tratamentos, eventos que ocorrem no hospital, sistema de alta voz ou o locutor de rádio onde está a passar a música, a comédia é uma constante que ajuda a relaxar durante as longas sessões de gestão de salas, trabalhadores ou pacientes.



A adaptação para a Playstation 4 está bastante bem conseguida, sendo intuitivo o controlo dos diversos componentes estratégicos da gestão do hospital. Contudo notamos uma dificuldade em conseguir ter um controlo mais refinado do posicionamento dos vários itens nos corredores e salas do hospital, falhando ocasionalmente o local pretendido (o que levava a sair do ecrã de selecção para ir para o de edição e escolher reposicionar o elemento). Realmente o controlo através de um rato seria uma mais valia, mas que não podemos considerar que seja um factor que impeça apreciar este título devidamente.




Resumo

Na generalidade, quem jogou Theme Hospital vai sentir-se imediatamente em casa. De facto, a curva de aprendizagem é quase nula, pois todas as mecânicas são idênticas, o que permite o jogador começar de imediato a divertir-se a aproveitar a experiência.

Estamos efectivamente perante uma experiência que procura de uma forma cativante simular a gestão de um Hospital, ainda que diversas regras de saúde da vida real não sejam seguidas! Mas o que importa é que a simulação em si tem um bom nível de profundidade, com vários indicadores e inúmeras variáveis a definir os resultados das nossas acções. 

Existe um factor nostalgia pesado, e a Two Point aproveitou bastante bem este efeito. Se por ventura gostaram do original ou nunca experimentaram, é certamente uma experiência obrigatória. 



O Melhor:
  • Jogabilidade muito similar a Theme Hopital, facilitando a entrada no título;
  • Simulação profunda e abrangente de um ambiente hospitalar;
  • Factor cómico do título muito divertido.

O Pior:
  • A sensibilidade de controlo com o analógico do comando não é a mais adequada para o tipo de jogo.


Pontuação do GameForces – 8,5/10



Título: Two Point Hospital
Desenvolvedora: Two Point Studios
Publicadora: Sega Europe
Ano: 2020

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela Sega Europe.

Autor da Análise: Carlos Silva


[Análise] Two Point Hospital [PS4] [Análise] Two Point Hospital [PS4] Reviewed by Carlos Silva on março 09, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.