[Análise] Pokkén Tournament DX [NSW]




Durante esta semana foi possível experimentar de forma gratuita, para os subscritores do serviço online da Nintendo, este título que junta vários personagens dos tão conhecidos Pokémon, colocando-os frente a frente em combates no melhor estilo de Tekken. Produzido pela Bandai Namco e publicado pela Nintendo este é um título lançado originalmente para a consola Wii U em Março de 2016, tendo sido portado para a gigante portátil em 2017. 

Apresentando-se com um estilo muito único no género onde se encontra introduzido, transmite uma ágil experiência ao melhor estilo árcade, onde as lutas decorrem num “campo” circular com os personagens a moverem-se e executar os ataques em toda a plenitude do espaço disponível e em tempo real. Este modelo de jogabilidade é significativamente diferente do tradicional observado na série Pokemon, que contempla combates por turnos.





A definir as mecânicas destas mesmas batalhas temos a hipótese de alternar entre dois modos de combate: o Field Phase e o Duel Phase. O primeiro é o modo de luta tradicional com movimentação livre e onde é possível realizar ataques de longa distância. Já o modo Duel Phase é acedido ao aproximarmo-nos do nosso adversário, onde após vários ataques corpo-a-corpo entramos numa perspetiva mais estilo 2D. Ainda um pouco dentro deste assunto, no decorrer das lutas denota-se que, entre o leque de “lutadores” disponiveis, alguns Pokémon têm vantagens dependendo da Phase em que estejam a lutar. 

Complementarmente ao modo tradicional, existem vários modos de jogo que podem ser experimentados, tais como as batalhas online, local play (que pode ser jogado em multiplayer numa mesma consola), os desafios diários (que se caracterizam por um conjunto de desafios nos quais podemos ganhar pontos de experiência e nível para o nosso Pokémon) ou o modo história. Este último denomina-se Ferrum League, onde iremos defrontar mais alguns dos Pokémon disponíveis no leque deste mesmo jogo à medida que vai sendo desenrolada a história e a nossa personagem percorre as diversas ligas de competição. 

Por fim, esta nova versão apresenta também um novo modo conhecido como Team Battle. Este modo é apresentado ao jogador como um esquema de equipas de 3 jogadores, ao estilo King Of Fighters, onde o jogador escolherá 3 personagens que serão colocadas em jogo conforme a anterior vá sendo derrotada. 





Em termos de história, a mesma é-nos apresentada no seguimento das batalhas que são realizadas durante a Ferrum League, onde nos é apresentado um personagem misterioso, que tem sob o seu controlo um estranho Mewtwo preto. Nós somos desafiados a batalhar este peculiar Pokémon pela primeira vez após terminarmos o nosso primeiro torneio, que é um dos modos de jogo que nos é apresentado na Ferrum League. 

Ao falarmos deste título é claro que não podermos deixar de falar da sua jogabilidade e estilo de movimentação, sendo este um estilo muito próprio dento do género de jogos em que se encontra inserido. Adicionalmente, constatamos ao jogarmos que existem muitas semelhanças com os mais famosos títulos deste mesmo género, como por exemplo Street Fighter e Tekken. Ainda dentro deste assunto, foi possível verificar que em termos de aprendizagem o jogo é bastante intuitivo. Conforme ocorre em títulos como os mencionados anteriormente, em Pokken não é necessário um grande nível de conhecimento ou difíceis combinações de teclas. Isto faz com que inclusive o jogador mais inexperiente consiga facilmente executar um ataque devastador ao oponente apresentado. 

 



Nesta versão para a gigante portátil, é vísivel uma certa melhoria em termos de grafismo, ainda que apresentando uma resolução máxima de apenas 720p quando ligada á dock. Este aspecto torna-se um pouco de desilusão para muitos fãs e para mim próprio, denotando alguma falta de optimização gráfica. Apesar de alguns aspetos negativos, o jogo tem na sua vasta maioria um grafismo e uma banda sonora imersivos e cativantes. 

Para além da resolução, um outro factor importante que na minha opinião pode vir a deixar alguns jogadores aborrecidos. Falo neste sentido na IA, que apesar de bastante interativa em combate (pois o Pokémon adversário lança vários ataques), pode tornar-se um tanto repetitiva. Em consequência,  o jogador consegue em certas alturas do combate adivinhar qual vai ser o próximo movimento que a IA vai executar.

Em termos de configurações de jogo, as mesmas são bastante simples e básicas. Como qualquer fã de jogos de Pokémon clássicos está habituado, encontramos aqui mecânicas semelhantes em termos de customização de personagem, com a possibilidade de comprar itens ou inclusive títulos para personalizar o nosso personagem um pouco mais a gosto. 

Portanto, ficamos com a sensação de que Pokkén Tournament não será de todo uma desilusão e que, mesmo para os fãs de Pokémon que não sejam adeptos deste estilo de jogo, o jogo se revelará viciante e desafiante. Em termos de história a mesma é um pouco simples e sem grandes desenvolvimentos pois como acontece em outros jogos deste mesmo género não é extremamente complexa ou elaborada. 

No que se refere ao modo online, temos também todo um conjunto de batalhas que pode ser experimentado deste o inicio do próprio jogo, sem ser necessário passar qualquer tipo de tutorial. A situação é bastante idêntica ao modo single player, em que o jogo comporta-se perfeitamente e inclusive não verificamos qualquer tipo de dificuldade em aceder a batalhas ou problemas de ligação aos servidores do jogo.







Salientamos para finalizar a existência na Nintendo eShop de um pack de expansão que adiciona dois novos Pokémon e 4 suportes (leque de Pokémon que podem ser escolhidos para dar suporte ao nosso lutador, cada Pokémon tem duas opções pré-selecionadas) e alguns novos itens para podermos personalizar o nosso personagem. 


Conclusão:  

Para os amantes de títulos de luta como o conhecido Tekken, Pokkén Tournament DX é um excelente jogo e irá entregar uma excelente experiência e diversão. 

Com um bom balanceamento entre grafismo e performance, este é um excelente título que proporcionará umas boas horas de diversão e entretenimento. 




O melhor:
  • Excelente jogabilidade e fusão do mundo de Pokémon com estilo de luta 3D;
  • Variado leque de personagens que podem ser selecionadas;

O pior:
  •  Pequenas falhas gráficas que podem não ser do apreço dos mais selectivos;
  • IA repetitiva ao jogar contra o computador;

Pontuação do GameForces – 8.5/10



Título: Pokkén Tournamente DX 
Desenvolvedora: Bandai Namco 
Publicadora: Nintendo 
Ano: 2016/2017

  
Artigo por: Bruno Ferreira


[Análise] Pokkén Tournament DX [NSW] [Análise] Pokkén Tournament DX [NSW] Reviewed by Bruno Ferreira on agosto 06, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.