Todas as Novidades do State of Play de Agosto de 2020

Depois de eventos dedicados aos últimos grandes exclusivos da PlayStation 4, e de uma longa apresentação focada na PlayStation 5, a Sony procedeu hoje a mais uma State of Play. Desta feita, e apesar de estarmos cada vez mais próximos do lançamento da nova consola da Sony, este evento foi sobretudo dedicado a jogos que ainda serão lançados para a consola da atual geração, com uma espreitadela ou outra a títulos que já sabemos estarem a ser desenvolvidos para a PS5. No final de contas, foram cerca de 40 minutos de novidades sobre jogos, nenhum dos quais a ser produzido pelos estúdios PlayStation. Passamos então a apresentar um resumo compreensivo de tudo o que foi mostrado na mais recente edição da State of Play.

O primeiro jogo a ser mostrado foi Crash 4: It’s About Time, a sequela direta de Crash 3: Warped e o primeiro jogo original desta série em mais de uma década. Foi mostrada bastante da jogabilidade deste título, que nos é apresentada como retendo o essencial dos clássicos ao mesmo tempo que introduz novas mecânicas. Pudemos ver essas novas mecânicas em ação, com as imagens a mostrarem Crash a correr nas paredes, a baloiçar em cordas, ou a deslizar em corrimões e outros ferros com esse formato. Crash poderá ainda colocar diferentes máscaras que lhe proporcionarão outras habilidades, como inverter a gravidade, reduzir a velocidade do tempo, ou fazer aparecer ou desaparecer objetos e plataformas.

Mas as novidades não ficam por aqui. Em Crash 4, teremos outras personagens jogáveis para além do protagonista titular, com a sua irmã Coco a poder ser utilizada para conquistar todos os níveis que o jogo oferece. Poderemos também encarnar o vilão Neo Cortex e o antagonista reformado Dingodile, cada qual terá as suas próprias capacidades e distintos elementos de jogabilidade. Para acrescentar valor de rejogabilidade, Crash 4 terá um Inverted Mode, onde cada nível apresentará uma perspetiva diferente e ainda um de vários novos estilos artísticos distintos. Por fim, será possível caracterizar os nossos protagonistas através de vários itens de personalização, que serão totalmente desbloqueáveis através do jogo, ficando a promessa de não haver qualquer forma de microtransações. Crash 4: It’s About Time chegará à PlayStation 4 no dia 2 de outubro de 2020.

Depois de Crash Bandicoot, a apresentação passou a mostrar mais um pouco de Hitman III, jogo previamente anunciado no evento “Future of Gaming”. A grande revelação relacionada com este título prendeu-se com o anúncio de que toda a trilogia mais recente que acompanham o implacável Agente 47 ficará disponível para o periférico de realidade virtual da PlayStation. O curto trailer mostrou-nos um pouco do que esperar, acompanhando o protagonista na primeira pessoa à medida que este seguiu e se preparou para estrangular um alvo. O mostrado foi muito pouco, mas a possibilidade de reviver as missões de toda a trilogia Hitman na PSVR parece bastante apelativa. Hitman III será lançado para a PlayStation 5 em janeiro de 2021, ficando pouco claro que a compatibilidade com a PSVR ficará disponível para toda a trilogia aquando o lançamento deste capítulo conclusivo.

De duas entradas em séries bem conhecidas, passamos para o primeiro título indie da noite. O jogo revelado a seguir foi Braid: Anniversary Edition, uma remasterização do aclamado jogo de plataformas e aventura lançado em 2008. Esta nova versão apresentará gráficos renovados, com todos os cenários, modelos, objetos e personagens a serem redesenhados de raiz, com o objetivo de dar mais vida ao jogo e, sobretudo, de dar a cada nível uma personalidade mais própria. Naturalmente, as animações também estão a ser trabalhadas para se apresentarem mais fluídas e apelativas, com a vertente sonora a receber também algumas melhorias. Por fim, esta versão incluirá vários áudios com comentários da equipa de desenvolvimento, o que apelará aos mais entusiastas de design de jogos. Braid: Anniversary Edition chegará à PlayStation 4 em 2021.

The Pathless foi o jogo que se seguiu, tendo apresentado bastante dos seus elementos narrativos e de jogabilidade. Este é um jogo de ação e aventura que decorrerá numa ilha totalmente explorável em 3D. O nosso protagonista é um caçador que tem uma águia como companheira, e o seu objetivo será devolver a este mundo aberto a sua luz, repelindo a escuridão e vários espíritos monstruosos que o contaminam. Para tal, teremos de explorar a ilha, tanto pelo chão como pelo ar, de modo a encontrar segredos nela escondidos e resolver diversos puzzles para restaurar vários obeliscos. Teremos também de enfrentar os ditos espíritos, tendo de ser furtivos até ao momento em que restauramos mais uma parte da ilha. A partir desse momento, poderemos perseguir e combater estes monstros, através do nosso arco e flecha. A utilização desta arma será mais baseada no posicionamento e em timing ao invés dos usuais sistemas de mira, o que permitirá disparar eficazmente enquanto nos movimentamos e desempenhamos acrobacias. The Pathless chegará à PlayStation 5 no final deste ano.

O próximo jogo indie a ser apresentado foi Spelunky 2, a sequela do aclamado jogo de exploração e plataformas lançado em 2008. Enquanto demonstrava bastante jogabilidade, foi anunciado que este título permitirá jogar online com outros jogadores, aumentando o leque de opções multijogador. Esta sequela incluirá novos itens e várias novas personagens, algumas que se revelarão aliados e outras que nos perturbarão a exploração das várias cavernas. O objetivo do ponto de vista do design deste jogo foi proporcionar experiências ainda mais variadas a cada jogador, permitindo que cada um viva a história e a jogabilidade de formas bastante distintas e únicas. Também o funcionamento das lojas foi alargado, de modo a tornar estas instâncias mais dinâmicas e variadas. Spelunky 2 chegará à PlayStation 4 no dia 15 de setembro de 2020.

A seguir, vimos um curto trailer de Genshin Impact, um RPG de ação em mundo aberto que parece ter uma direção artística inspirada em The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Não vimos jogabilidade propriamente dita, mas antes pequenas montagens de várias personagens a utilizar diferentes armas e habilidades para combater criaturas monstruosas ou para navegar pelo mundo. Embora pareça estar demasiado próximo do jogo que o inspira, este jogo apresenta uma vertente gráfica bastante bela, e os fãs daqueles jogos de aventura da Nintendo poderão encontrar aqui uma proposta interessante quando Genshin Impact chegar à PlayStation 4 no outono deste ano.

Aeon Must Die é o jogo que se segue nesta apresentação. Este título assenta no género beat ‘em up em 2D e apresenta uma direção artística colorida e com animações bastante nítidas. O combate parece ser explosivo e impactante, com a utilização da cor durante os ataques a merecer algum destaque. Quanto à história, apenas sabemos que o titular Aeon é um imperador de uma armada imparável que procura vingança depois de ser traído e deixado às portas da morte. Aeon Must Die chegará à PlayStation 4 em 2021.

Do jogo seguinte, muito pouco foi possível discernir. ANNO: Mutationem apresentou-se através de um curto trailer no qual vimos a nossa personagem jogável a navegar um mundo sombrio com elementos cyberpunk tanto em 3D como em 2D. Com um estilo gráfico pixelizado, parecemos estar perante um jogo de ação e aventura onde teremos de utilizar espadas e armas de fogo para combater seres robóticos e outras criaturas monstruosas. Estes momentos de combate parecem apresentar animações coloridas e apelativas. ANNO: Mutationem chegará à PlayStation 4 em dezembro de 2020.

Depois da sua revelação no evento “Future of Gaming”, voltamos a ser brindados com mais um trailer de Bugsnax. Este bizarro jogo colocar-nos-á no papel de um jornalista enviado a uma misteriosa ilha de modo a investigar os estranhos seres que a habitam, por se tratarem de misturas de insetos com vários tipos de comida. Este trailer dá a entender que este jogo assentará no género de aventura na primeira pessoa, onde teremos de ir recolhendo informação acerca da vida desta ilha através da realização de atividades e do cumprimento de pequenos objetivos. Para tal, parece que teremos de utilizar várias ferramentas para interagir com as criaturas que são o nosso alvo de investigação. Bugsnax chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no final de 2020.

Regressando à PSVR, o próximo título apresenta-nos uma aventura numa galáxia bem distante. Vader Immortal: A Star Wars VR Series colocar-nos-á na pele de um traficante a operar perto de Mustafar, um planeta ardente onde se encontra o temido Darth Vader. Num ambiente de realidade virtual, teremos de desenvolver poderes da Força e aprender a manusear sabres de luz de modo a combater vários inimigos e, claro, enfrentar o Jedi caído. Este jogo chegará à PlayStation VR no dia 25 de agosto de 2020.

A seguir tivemos um novo trailer curto, desta vez para a segunda grande expansão de Control: AWE. Esta expansão far-nos-á regressar à pele de Jesse Faden, acompanhando a sua exploração de mais uma secção escondida do Bureau. Os jogadores terão de lidar com novos objetos paranormais e enfrentar novos inimigos, incluindo uma monstruosa criatura que habita este novo setor. Control: AWE, a segunda expansão deste jogo de ação na terceira pessoa, chegará no dia 27 de agosto deste ano.

Auto Chess foi o jogo que se seguiu. Vagamente baseado no jogo clássico que lhe dá nome, as peças foram trocadas por criaturas animadas, e as regras tradicionais do jogo de tabuleiro parecem ter sido postas de lado, com os jogadores a parecerem ter à sua disposição um leque de estranhas habilidades. A primeira impressão é de que estamos perante um jogo de estratégia competitivo algo confuso, com o trailer a não conseguir transmitir claramente as regras e com a interface de utilizador a apresentar-se excessivamente “ruidosa”. É daqueles jogos que apenas se conseguirá entender através da experimentação, algo que será possível quando Auto Chess chegar à PlayStation 4 no dia 31 de outubro.

The Pedestrian é um curioso jogo de puzzles, no qual teremos de controlar uma figura igual às que encontramos em vários placas com sinais. Neste sentido, o objetivo será controlar esta figura e ajudá-la a navegar até à saída de cada nível através da manipulação da colocação de várias placas e da ligação entre as portas que cada uma dessas placas contém. A direção artística parece ser extremamente eficaz, variando entre o minimalismo das placas à complexidade mais vívida do mundo à volta das mesmas. Os fãs de jogos de puzzles quererão manter The Pedestrian debaixo de olho. Este jogo chegará à PlayStation 4 em janeiro de 2021.

A seguir temos o anúncio de um novo jogo, intitulado Hood: Outlaws & Legends. Este parece adaptar as lendas de Robin Hood a um jogo de competição entre equipas. Duas equipas de jogadores terão de trabalhar em conjunto para executar um roubo perfeito em ambientes patrulhados por NPCs violentos. Deste modo, cada jogador terá de usar as capacidades únicas da sua personagem para roubar um tesouro, preferencialmente através da furtividade. Hood: Outlaws & Legends chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 em 2021.

O penúltimo título apresentado neste evento é Temtem, um jogo de coleção e domesticação de criaturas que assenta no género de RPG online. Assim, os jogadores terão de entrar num mundo de fantasia dinâmico povoado por diversos outros utilizadores, tendo como objetivo domesticar todos os monstros que lá habitam. Pode partir-se nesta aventura com amigos, caracterizar a nossa personagem a e ainda participar em combates onde colocamos as criaturas a enfrentarem-se duas de cada vez. Temtem chega à PlayStation 5 em 2021.

Para terminar esta State of Play, tivemos direito a um olhar mais profundo sobre Godfall, o primeiro jogo exclusivo anunciado para a PlayStation 5. Nesta apresentação, pudemos ver um pouco mais da narrativa, da navegação e do combate neste looter slasher. Quanto à história, passamos a saber que entraremos num mundo com quatro reinos distintos, cada qual baseado num dos elementos básicos: água, fogo, terra e ar. O objetivo será conquistar os desafios impostos em cada um dos reinos de modo a chegarmos ao topo do mundo para enfrentar um deus. Isto poderá ser realizado tanto a solo como em cooperação com outros jogadores, com todo o loot a ser adquirido através da jogabilidade em sem qualquer forma de microtransações.

O combate foi o aspeto mais aprofundado e demonstrado através de imagens da jogabilidade. Os jogadores terão ao seu dispor cinco classes de armas (espadas curtas, espadas longas, lâminas duplas, martelos e varas), que poderão ser utilizadas em conjunto com um escudo para desempenhar ataques leves, ataques pesados, deflexões e várias habilidades. A demonstração incidiu sobretudo sobre as espadas curtas e as lâminas duplas, exemplificando que cada classe terá as suas forças e fraquezas no que toca a alcance, combinações, velocidade e capacidades específicas. O sistema de batalha parece ser bastante semelhante ao encontrado na série Dark Souls, e a escolha de armas terá de ser ajustada a cada situação consoante o número e o tamanho dos inimigos que teremos pela frente. Os fãs dessa série certamente olharão com intriga para Godfall, que chegará à PlayStation 5 no final deste ano, possivelmente como título de lançamento da nova consola..

Artigo por: Filipe Castro Mesquita


Todas as Novidades do State of Play de Agosto de 2020 Todas as Novidades do State of Play de Agosto de 2020 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on agosto 07, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.