Nintendo Switch 2 - Perguntas e Respostas

Mesmo sendo conceptualmente e funcionalmente similar à sua predecessora, a Nintendo Switch 2 não deixa de assinalar o começo de uma nova geração, introduzindo novas funcionalidades, despedindo-se de algumas antigas, e trazendo uma avalanche de dúvidas e acessos de curiosidade que só podem ser esclarecidos com a consola na mão.

Após duas semanas de testes com a nossa Nintendo Switch 2 e de um olhar especialmente atento a relatos de utilizadores e às contas oficiais da Nintendo, sentimo-nos confiantes para esclarecer muitas das questões que possam ter, das mais básicas às mais picuinhas. Notem que, em alguns casos, as respostas serão extrapoladas a partir de evidência anedótica - por isso, nestes casos, vincaremos com clareza o substrato dos testes que alimentaram as nossas conclusões.

Se alguma das vossas dúvidas tiver ficado por esclarecer, não hesitem em expô-la nos comentários da publicação ou nas nossas contas no Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky ou Threads. Assim que pudermos, integraremos a sua resposta neste artigo e notificar-vos-emos da sua adição.


Índice



Jogos

Posso jogar todos os meus jogos da Nintendo Switch 1 na Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

Sim, com algumas excepções. A Nintendo promoveu a retrocompatibilidade da Nintendo Switch 2 desde o primeiro momento, pelo que podem inserir os vossos cartões físicos de jogo e transferir os vossos jogos digitais da Nintendo Switch 1 diretamente na nova consola, do mesmo modo que o fariam na predecessora. Mais de 95% dos jogos da Nintendo Switch podem ser experienciados na Nintendo Switch 2 e, dos restantes, apenas 6 aplicativos são categoricamente incompatíveis:

  • Nintendo Labo Toy-Con 04: VR Kit
  • Niconico
  • ABEMA
  • Hulu
  • Crunchyroll
  • InkyPen

Existem também jogos que, sendo jogáveis na Nintendo Switch 2, requerem os Joy-Con da consola anterior para uma parte ou para a totalidade da experiência. Notem que nem o jogo nem o sistema operativo vos alertarão desta limitação, conforme verificamos ao experimentar os minijogos com controlos por sensor infravermelhos de WarioWare: Move It! com os Joy-Con 2. Segue a lista abaixo:

  • Ring Fit Adventure
    • Os Joy-Con 2 não podem ser encaixados no Ring-Con incluído com Ring Fit Adventure, mas podes jogar este título na Nintendo Switch 2 ao encaixar os Joy-Con da Nintendo Switch no Ring-Con.
  • Nintendo Labo Toy-Con 01: Kit sortido e Nintendo Labo Toy-Con 03: Kit de veículos
    • Embora o Joy-Con da Nintendo Switch possa ser utilizado com os acessórios Toy-Con incluídos, a consola Nintendo Switch 2 não pode ser colocada no suporte para o ecrã incluído com este título, na Cana de pesca, Mota, Piano ou Casa, pelo que a experiência de jogo será diferente da original.
  • Nintendo Labo Toy-Con 02: Kit robô
    • Os Joy-Con 2 não podem ser encaixados no acessório Toy-Con robô, mas no caso de teres um Joy-Con da Nintendo Switch podes jogar este título na Nintendo Switch 2.
  • 1-2-SwitchGame Builder GarageWarioWare: Move It! e Dr Kawashima's Brain Training for Nintendo Switch
    • Os comandos Joy-Con 2 não incluem uma câmara de infravermelhos, ao contrário do comando Joy-Con direito da Nintendo Switch, pelo que só é possível jogar modos/funcionalidades que a utilizem se ligares um Joy-Con direito da Nintendo Switch.
  • Nintendo Switch Sports
    • Não é possível encaixar os comandos Joy-Con 2 na correia para a perna, pelo que só é possível jogar futebol no modo Duelo com um Joy-Con da Nintendo Switch.
  • Everybody 1-2-Switch!
    • O volume do som emitido pela vibração do Joy-Con 2 foi reduzido em comparação com os comandos Joy-Con da Nintendo Switch, pelo que poderá ser mais difícil encontrar os Joy-Con 2 no minijogo Joy-Con Hide & Seek

Por fim, há jogos com problemas de compatibilidade que ora impedem o progresso na experiência ora impedem a sua abertura. No seu website, a Nintendo mantém uma lista dos jogos com estes problemas e uma lista dos jogos cujos problemas de abertura a Nintendo já resolveu ou planeia resolver.

Concluindo, desde que não constem dos títulos elencados nesta secção, os vossos jogos da Nintendo Switch 1 podem ser usados na Nintendo Switch 2 sem limitações.


Como posso usufruir das versões melhoradas dos meus jogos Nintendo Switch na Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

Existem três vias pelas quais os jogos da Nintendo Switch podem ser melhorados na Nintendo Switch 2:

  • Através da aquisição de um Pack de melhoria: com um upgrade pago adquirido na Nintendo eShop, podes melhorar certos títulos para a versão Nintendo Switch 2 Edition ao adquirir o pack de melhoria. As melhorias variam consoante o jogo e podem incluir novos conteúdos/funcionalidades e aprimoramentos visuais. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e, futuramente, Super Mario Party Jamboree, Kirby and the Forgotten Land, Metroid Prime 4: Beyond e Pokémon Legends: Z-A possuirão Packs de melhoria. Poderão encontrar nas lojas de retalho edições físicas dos jogos da Nintendo com os seus Packs de melhoria incluídos, que podem ser utilizados tanto na Nintendo Switch 1 como na Nintendo Switch 2 (conforme evidenciado pelas versões físicas dos jogos de Zelda em mundo aberto). 
  • Por retrocompatibilidade pura: há jogos que, mesmo sem atualizações ou Packs de melhoria, oferecem uma melhor experiência na Nintendo Switch 2. Mario & Luigi: Brothership, Hyrule Warriors: Age of Calamity, Bayonetta 3, The Wonderful 101: Remastered e muitos, mas muitos mais títulos apresentam quedas atrozes da taxa de fotogramas na Nintendo Switch 1; contudo, na sua sucessora, a sua performance é substancialmente mais suave e próxima do alvo de framerate definido pelos desenvolvedores.


Acessórios

Posso usar os comandos da Nintendo Switch 1 na Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

No seu website oficial, a Nintendo explica a compatibilidade dos acessórios oficiais da Nintendo Switch melhor do que nós o conseguiríamos fazer. Em suma, todos os comandos oficiais da Nintendo Switch podem ser usados na sua sucessora, ainda que possam precisar de uma Nintendo Switch original ou de um acessório de carregamento para recarregar os Joy Con e os comandos da Nintendo Entertainment System (NES). Mas será que esta compatibilidade tem alguma ressalva, e será que se estende a acessórios de outras empresas?

Testamos uma série de comandos da Nintendo Switch na Nintendo Switch 2, incluindo comandos da Nintendo e comandos de empresas terceiras, nomeadamente:

  • Nintendo Switch Joy-Con;
  • Nintendo Switch Pro Controller;
  • Comandos da Nintendo Entertainment System (NES) para a Nintendo Switch;
  • Comandos da Super Nintendo Entertainment System (SNES) para a Nintendo Switch;
  • Comandos de GameCube (através de Mayflash GameCube Controller Adapter);
  • GameSir Galileo G8 Plus;
  • GameSir Cyclone 2;
  • Gulikit Kingkong 2 / Pro;
  • 8bitdo Wireless USB Adapter (com os comandos Wii U Pro Controller e DualSense);
  • 8bitdo Ultimate Controller (Bluetooth);
  • 8bitdo GBros.;
  • Hori Split Pad Pro com suporte USB.

À exceção do 8bitdo GBros., todos os comandos que testamos foram reconhecidos pela consola e podem ser utilizados tanto em jogos Nintendo Switch retrocompatíveis, como jogos Nintendo Switch 2 completamente novos. 

Relatos de utilizadores independentes também confirmam a compatibilidade de:

  • 8bitdo Arcade Stick 

Enquanto os comandos da Nintendo, Gulikit e da GameSir foram sincronizados com a consola sem quaisquer passos extra, os comandos/adaptadores da 8bitdo e Mayflash precisaram de uma atualização de firmware, fácil e intuitiva de realizar em computadores Windows.

De momento, nem os comandos oficiais da Nintendo Switch 1 nem os comandos de terceiros acordam a Nintendo Switch 2 do modo de descanso. Contudo, desenvolvedoras como a Gulikit já demonstraram estar a trabalhar nesta vertente e a implementar esta função nos seus acessórios, presumivelmente na forma de atualizações de software.

Portanto, sim, uma porção dos comandos não oficiais para a Nintendo Switch podem ser usados na Nintendo Switch 2; no entanto, deverão informar-se de antemão quanto à compatibilidade do vosso comando de interesse antes de o adquirirem.

 

Posso utilizar os gatilhos analógicos dos meus comandos originais da Nintendo GameCube na Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

Sim. Os nossos comandos da GameCube, conectados através do adaptador USB Mayflash GameCube Controller Adapter, são representados pelo ícone do Pro Controller na interface da consola; contudo, dentro de aplicações compatíveis como Super Smash Bros. Ultimate, Super Mario 3D All-Stars e Nintendo GameCube - Nintendo Classics, estes serão reconhecidos como comandos da GameCube e as suas propriedades distintivas (triggers analógicos) poderão ser devidamente aproveitadas.

Embora não tenhamos testado o adaptador dos comandos da Nintendo GameCube para a Wii U lançado pela Nintendo, o site oficial da companhia declara que o mesmo é compatível com a aplicação Nintendo GameCube - Nintendo Classics, sendo presumível que o seu funcionamento será sobreponível ao produto da Mayflash.


Posso usar a Nintendo Switch 2 na base (dock) da Nintendo Switch 1 (e viceversa)? (voltar ao topo)

Se tentarem satisfazer esta dúvida por vocês mesmos, ficar-se-ão pela tentativa falhada: uma vez que as ranhuras na porção inferior da Nintendo Switch 1 e 2 estão em posições diferentes, não serão capazes de encaixar as consolas na base uma da outra.


Posso utilizar os Joy-Con 2 na Nintendo Switch 1? (voltar ao topo)

Esta dúvida nasce puramente de uma curiosidade saloia. Previsivelmente, os Joy-Con 2 não podem ser utilizados na Nintendo Switch 1.


O HD Rumble dos Joy Con/Pro Controller da Nintendo Switch 1 é compatível com os jogos da Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

Na nossa experiência com Mario Kart World, sim. O feedback vibratório proporcionado pelo Pro Controller da Nintendo Switch 1 é similar ao efeito HD Rumble 2 dos Joy Con 2 no jogo de corridas.


Posso usar uma câmara USB / USB-C não oficial na Nintendo Switch 2? (voltar ao topo)

No seu site oficial, a Nintendo afirma que "poderemos conseguir utilizar uma câmara USB-C que já tenhas". No entanto, é deixada a ressalva de que nem todas as câmaras funcionarão como desejado e que, antes de utilizar a câmara com as funcionalidades GameChat e CameraPlay, o jogador pode verificar facilmente a compatibilidade através da funcionalidade "Testar a câmara USB" nas definições da consola Nintendo Switch 2.

Infelizmente, a nossa equipa ainda não teve oportunidade de experimentar nenhuma câmara na Nintendo Switch 2; contudo, a confiar nos relatos de jogadores independentes, várias das webcams disponíveis no mercado podem ser utilizadas harmoniosamente na consola da Nintendo. Os exemplos citados incluem tanto câmaras USB como USB-C e destes destacamos:

  • HP 4310
  • Logitech C920
  • Logitech C922
  • Logitech Brio 100
  • Logitech StreamCam
  • Microsoft LifeCam HD-3000
  • Microsoft LifeCam Studio
  • Razer Kiyo

Estas e muitas outras opções integram uma thread no Reddit com uma lista exaustiva de câmaras compatíveis e incompatíveis com a Nintendo Switch 2, que aconselhamos vivamente a consultarem aquando do planeamento da vossa compra.

No entanto, a mera compatibilidade não é uma garantia de uma experiência de qualidade, pelo que devem ter como linha de base as especificações das câmaras promovidas pela Nintendo. A câmara oficial da Nintendo Switch 2 é capaz de gravar a uma resolução de 1080p com um ângulo de visualização de 110º. Por seu lado, a Câmara Planta Piranha lançada pela Hori com a licença oficial (e, portanto, com selo de aprovação) da Nintendo é capaz de capturar vídeo a 640 por 480 píxeis com um ângulo de visualização de 85º.


Posso usar o microSD da Nintendo Switch 1 na Nintendo Switch 2? O que acontece se eu inserir o meu microSD da consola antiga na sua sucessora? (voltar ao topo)


Desde o primeiro momento, a Nintendo vincou que a Nintendo Switch 2 é unicamente compatível com cartões microSD Express. Consequentemente, os cartões microSD básicos que estávamos habituados a usar na predecessora não poderão ser usados na nova consola.

Por isso, quando inserimos o nosso microSD da Nintendo Switch 1 na sua sucessora, apenas acalentávamos a esperança de poder migrar alguns dados. De facto, esta ação permite-nos somente copiar as nossas capturas de ecrã e clipes para a nova consola.


Funcionalidades de sistema

Como funciona o GameShare? (voltar ao topo)

Uma das grandes novidades introduzidas pela Nintendo Switch 2 corresponde ao GameShare: com a nova consola, poderão compartilhar jogos compatíveis com qualquer pessoa que tenha uma consola Nintendo Switch 2 ou Nintendo Switch. Dessa forma, todos podem jogar o jogo, mesmo que apenas um participante o tenha comprado. Esta funcionalidade apenas pode ser usada em aplicações compatíveis e, dentro dos jogos publicados pela Nintendo, só 51 Worldwide GamesBig Brain Academy: Brain VS. Brain Captain Toad: Treasure TrackerSuper Mario 3D World + Bowser's Fury Super Mario Odyssey a incluem. 

Apenas dispondo de uma consola Nintendo Switch 2, a nossa equipa apenas pôde testar o GameShare entre esta consola e o hardware legado. Conforme verificamos em Super Mario 3D World + Bowser's Fury e 51 Worldwide Games, mesmo quando a imagem exibida difere entre as duas consolas da sessão, o processamento do jogo ocorre totalmente na Nintendo Switch 2, enquanto as consolas Nintendo Switch receberão o som e imagem da jogatina por streaming.

Isso significa, por um lado, que a abertura de uma sessão será praticamente instantânea e que não será necessário enviar dados de jogo entre as consolas (ao contrário do que acontecia com a funcionalidade Download Play na Nintendo DS e Nintendo 3DS). Em contrapartida, a imagem nas consolas convidadas será sujeita a uma resolução dinâmica que, mesmo nas melhores condições de jogo, é inferior à resolução de apresentação na consola anfitriã (como podem constatar na imagem comparativa abaixo). Ainda assim, a nossa experiência no GameShare com a Nintendo Switch não foi condicionada por quaisquer quebras de imagem e a latência acrescida nos controlos, embora presente, é diminuta e não mitigou a nossa interação com i.e. desafios de platforming de precisão. 


A duração máxima e qualidade dos clipes guardados foram melhoradas? (voltar ao topo)

A resposta é não sim, respetivamente. Tal como na Nintendo Switch 1, os clipes guardados não vão além dos 30 segundos de duração, mas agora são gravados a 1080p30FPS e não a 720p30FPS.


Posso restringir o acesso dos meus filhos ao GameChat? (voltar ao topo)

Com o GameChat, os jogadores da Nintendo Switch 2 podem conversar diretamente com outros jogadores em todo o mundo; porém, através da sua implementação, é difícil uma criança aceder à funcionalidade sem o aval dos seus pais, uma vez que, para poderem utilizar o GameChat, precisarão de verificar o vosso número de telefone e associá-lo à vossa Conta Nintendo.

Mesmo que já tenham efetuado esta configuração inicial, os jogadores apenas poderão iniciar sessões de GameChat com amigos registados na sua conta da Nintendo Switch 2 e, se tiverem os controlos parentais da Nintendo Switch ativados, será necessário introduzir o seu pin sempre que quiserem iniciar uma conversa por vídeo/voz. Ademais, com a aplicação Switch (controlos parentais) para Android e iOS, podem decidir quais os amigos aprovados para o GameChat e restringir os títulos que a criança pode ver de acordo com a sua classificação etária, no modo partilha de ecrã.

Vale a pena recordar que existem jogos (como Fortnite e Rocket League) com funcionalidades de voice chat independentes do GameChat, que devem ser geridas e supervisionadas separadamente - seja pelos controlos parentais oferecidos dentro do jogo visado, seja através do menu "Funcionalidades restringidas" da aplicação Switch (controlos parentais) para Android e iOS.


Migração e articulação entre consolas

Que dados pessoais posso migrar entre as consolas? Posso transferir os meus dados e contas sem os apagar da máquina original? (voltar ao topo)

Na configuração inicial da Nintendo Switch 2, ser-vos-á apresentada a opção de transferir os vossos dados a partir da vossa Nintendo Switch 1. Neste processo, todas as vossas contas de utilizador, definições (incluindo redes guardadas) e dados de gravação de jogos serão transferidos para a nova consola. Nenhuma desta informação será apagada da consola original, à exceção de dois tipos de dados específicos: os utilizadores da Nintendo Switch 1 sem uma Conta Nintendo associada e os dados de gravação de jogos incompatíveis com sincronização pela nuvem (como os de versões demo, de EA FC 25, de Animal Crossing: New Horizons, Splatoon 2 e dos títulos Pokémon da série principal).

Após esta transferência inicial, os vossos jogos da Nintendo Switch serão transferidos na Nintendo Switch 2 através da internet.


Se eu jogar a versão Nintendo Switch 2 de um jogo, posso continuar a jogá-lo numa Nintendo Switch 1 com os mesmos dados de gravação? (voltar ao topo)

Sim. Após instalarmos as versões Nintendo Switch 2 de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e desenterrarmos uns quantos Koroks, ficamos positivamente surpreendidos quando regressamos à Nintendo Switch Lite e o nosso progresso recém-alcançado tinha sido sincronizado através da nuvem (funcionalidade dependente de Nintendo Switch Online).

Porém, o segundo ficheiro de gravação (exclusivo da Nintendo Switch 2) não é apresentado na consola da geração passada. Por isso, supomos que os dados de gravação poderão ser transferidos livremente entre as duas versões dos jogos, com exceção dos dados respeitantes a funcionalidades/conteúdos exclusivos das edições melhoradas.


Um jogo Nintendo Switch 2 Edition pode ser experienciado em multiplayer com jogadores da versão Nintendo Switch 1 (sem GameShare)? (voltar ao topo)

Por enquanto, não sabemos, dado que não dispomos de um jogo Nintendo Switch 2 Edition com funcionalidades multiplayer para proceder a este teste. Regressem a este artigo no final de julho, altura em que já teremos esclarecido esta questão com recurso a Super Mario Party Jamboree + Jamboree TV.


Posso utilizar os meus jogos digitais em mais do que uma consola? (voltar ao topo)

Sim. Podem usufruir da vossa biblioteca digital em duas consolas Nintendo Switch / Nintendo Switch 2 (uma de cada vez), sem restrições, graças ao sistema de Cartões de Jogo Virtual. Portanto, para cada aplicação individual, é possível escolher em qual sistema o queremos jogar e, tal como se fosse um jogo físico, basta remover o cartão de jogo virtual de uma consola e carregá-lo na outra através do Menu HOME. Após um cartão de jogo virtual ser carregado numa consola, não só o poderão jogar sem uma ligação à Internet como poderão iniciá-lo com qualquer conta de utilizador na consola.

Se tiverem mais do que duas consolas Nintendo Switch / Nintendo Switch 2, poderão desfrutar dos vossos títulos nos sistemas supranumerários com o sistema de licenças online (que existe como complemento e não como substituição dos Cartões de jogo virtuais). Porém, este método é notavelmente restritivo: só poderão iniciar os jogos com a conta de utilizador que os adquiriu e, sempre que abrirem o jogo, precisarão de estar online para efetuar uma breve autorização.

Caso não consigam abrir um jogo através da sua licença online, confirmem que a utilização deste sistema está ativada. Para isso, deverão entrar na página do utilizador que adquiriu o(s) jogos a partir do Menu HOME da consola, aceder a Definições de utilizador -> Definições das licenças online e ativar Utilizar licenças online.


Dúvidas frequentes - Primeiro uso da consola

A minha Nintendo Switch 2 tem uma película instalada. Posso removê-la ou trocá-la? (voltar ao topo)

Segundo o panfleto de informações importantes incluído na caixa da consola, o ecrã da unidade portátil está revestido por uma película concebida para evitar que os fragmentos do ecrã se dispersem em caso de dano. A Nintendo adverte os jogadores a não removerem esta película.

Caso pretendam instalar uma nova película para proteger a vossa consola de riscos e quedas, devem colocá-la por cima da película instalada de raiz. Na nossa experiência com a consola, a utilização de uma película de vidro temperado sobre o ecrã não diminui a sensibilidade do ecrã de toque.


Tenho o Nintendo Switch Online + Pack de expansão mas continuo com a versão normal de The Legend of Zelda: Breath of the Wild / The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom em vez da Nintendo Switch 2 Edition. (voltar ao topo)

O download do Pack de melhoria dos jogos não é automático, mesmo estando estes incluídos no Nintendo Switch Online + Pack de expansão. Para poderem usufruir dele, deverão visitar a Nintendo eShop com uma conta subscrita ao serviço, abrir a página do Pack de expansão desejado e carregar no botão "Descarregar" que surge no cabeçalho.


No ecrã de calibração de HDR para a televisão, nunca alcanço o ponto em que o padrão à esquerda é visível e o padrão à direita não é. (voltar ao topo)

Este problema é comum e manifestou-se na nossa configuração da consola. Até a Nintendo o corrigi podem desativar a funcionalidade HDR ou, seguindo o consenso da comunidade, diminuir o brilho até que o padrão à esquerda esteja no ponto mais escuro possível.


Existe alguma configuração opcional recomendada que deva fazer para melhorar a minha experiência com a consola? (voltar ao topo)

Após a configuração inicial, recomendamos que alterem dois parâmetros nas definições da Nintendo Switch 2:

  • Em Definições da Consola -> Consola, poderão optar por "Interromper o carregamento por volta dos 90%". Se o fizerem, a consola deixará de carregar quando a bateria alcançar cerca de 90% de carga para otimizar a sua vida útil. Embora, no imediato, esta definição se traduza em menos autonomia por carga, a longo prazo beneficiar-vos-á ao mitigar a perda de capacidade que a bateria sofrerá ao longo dos anos.
  • Em Definições da Consola -> Ecrã, aconselhamos que alterem a definição Saída HDR de "Sempre ativada" para "Aplicações compatíveis". Deste modo, evitarão que a consola simule um efeito falso de HDR que altere artificialmente a calibração de cores dos jogos e que entre em conflito com a sua direção visual.


Quanto tempo dura a bateria da consola após uma carga completa? (voltar ao topo)

Segundo as estimativas oficiais da Nintendo, uma carga completa da Nintendo Switch 2 deverá render duas horas a seis horas e meia de jogo, consoante o jogo ou aplicação e as funções em utilização.

Com a luminosidade no máximo e Wi-Fi ligado, uma carga completa rende-nos aproximadamente 2h15m de jogo em Mario Kart World e em The Legend of Zelda: Breath of the Wild - Nintendo Switch 2 Edition. Em títulos progressivamente menos exigentes, como Deltarune, conseguimos aproximarmo-nos mais das 6h30m prometidas pela Nintendo; no entanto, por não termos tido oportunidade de descarregar completamente a bateria numa só sessão deste jogo e por a consola naturalmente descarregar em modo de repouso, optamos por não partilhar números concretos.

Nintendo Switch 2 - Perguntas e Respostas Nintendo Switch 2 - Perguntas e Respostas Reviewed by Tiago Sá on junho 17, 2025 Rating: 5

Post Comments

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.