[Análise] New Super Mario Bros. U Deluxe [NSW]



New Super Mario Bros. U Deluxe é a mais recente conversão para a Nintendo Switch dos títulos da Wii U aos quais a Nintendo quis dar uma segunda oportunidade de brilhar, num pacote que inclui o jogo base e seu DLC, New Super Luigi U, resultando num conjunto de 164 níveis. Esta versão tem como maior novidade a inclusão de Toadette, que apresenta vários atributos como melhor controlo em água e em plataformas congeladas e a capacidade de, ao tocar numa Super Crown, se converter em Peachette, um híbrido entre a Toadette e a Peach capaz de planar e realizar um segundo salto no ar.


Quem já jogou um New Super Mario Bros. no passado sabe aquilo com que pode contar: dezenas de níveis excelentes, cada um construído em torno de um conceito específico, seja um inimigo ou estilo de plataforma. Cada um destes níveis é divertido de se atravessar independentemente do estilo do jogador, tendo sido desenhado meticulosamente para agradar quer a quem goste de atravessar os cenários rapidamente, quer àqueles que gostam de explorar todos os recantos. No entanto, se a estrutura dos níveis neste jogo é a melhor dos títulos "New", é necessário apontar o dedo à geral falta de inovação do jogo: não só são poucas as adições em termos de inimigos e mecânicas, mas o jogo também reutiliza a maior parte das músicas, temáticas e modelos de New Super Mario Bros. Wii.


Nesta conversão para a Nintendo Switch, foram feitas várias alterações para tornar o jogo mais acessível: para além da Toadette, o jogador pode agora usar Nabbit, que não sofre danos de inimigos na aventura principal, e agora o botão de salto normal pode ser usado também para dar um giro no ar, função essa que estava reservada ao ZL, ZR e controlos por movimento na versão original. Em contrapartida, esta última alteração pode afectar a precisão de movimentos dos jogadores mais experientes. É possível desactivar esta função, mas como a Nintendo inexplicavelmente optou por colocar esta opção num combo de botões ao invés de uma opção nos menus, muitos jogadores não saberão que tal é possível. Também é questionável que o Toad Azul tenha deixado de ser uma personagem individual, o que significa que em multi-jogador de 4 jogadores, um dos participantes se veja forçado a utilizar Toadette ou Nabbit (personagens mais fáceis), independentemente da sua vontade.



Posto isto, mesmo os veteranos podem encontrar no jogo uma experiência recompensante: para além da dificuldade acrescida dos níveis de New Super Luigi U, existem 3 Moedas-Estrela escondidas em cada nível das duas campanhas, e é possível encontrar, aparte do Modo História, um conjunto de Desafios, que envolvem tarefas como terminar níveis num limite estrito de tempo, saltar em inimigos sem tocar no chão até conseguir ganhar um número específico de vidas e apanhar todas as moedas em determinadas áreas, que colocam verdadeiramente à prova as habilidades do jogador.



Contudo, para quem já jogou a versão original na Wii U, não há conteúdo novo que justifique a compra. Teria sido aconselhável incluir, por exemplo, novos conjuntos de desafios baseados nos níveis de New Super Luigi U ou desenhados para as características específicas da Toadette ou Peachette e Nabbit. Mesmo assim, continua a ser uma opção válida para quem não teve oportunidade de jogar New Super Luigi U e para aqueles que simplesmente querem desfrutar deste repertório de níveis em qualquer lugar, com multi-jogador prático e cómodo, graças à natureza da consola.

Resumo
New Super Mario Bros. U Deluxe é a oportunidade ideal para experimentar um excelente platformer da era Wii U, com a qualidade que se espera de um jogo Mario tradicional. A quantidade de conteúdo desta versão é digna de nota, embora seja uma pena a inexistência de novidades que validem o investimento neste título por quem já teve oportunidade de o jogar no passado.

O melhor

  • Quantidade razoável de conteúdo
  • Jogabilidade divertida, quer a solo quer com amigos
  • Maior acessibilidade para os jogadores mais inexperientes

O Pior

  • Falta de originalidade
  • Reduzido apelo para quem adquiriu o original

Pontuação do GameForces - 8.0/10

Tiago Sá
[Análise] New Super Mario Bros. U Deluxe [NSW] [Análise] New Super Mario Bros. U Deluxe [NSW] Reviewed by Vítor Carvalho on março 28, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.