[Análise] Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story [3DS]


Em 2017, assistimos ao lançamento de Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser's Minions para a Nintendo 3DS, uma versão actualizada do jogo que começou a franquia Mario & Luigi na Gameboy Advance, com visuais e áudio renovados, ajustes à jogabilidade e uma nova campanha, com o seu estilo de jogo próprio. Agora, chegou a vez de Bowser's Inside Story receber o mesmo tratamento, na forma de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.'s Journey. Fica, no entanto, a dúvida: será que remake é uma melhoria substancial em relação à versão original, que foi lançada na Nintendo DS, predecessora imediata da Nintendo 3DS?
Tal como ocorreu com a conversão de Superstar Saga há 2 anos, Bowser's Inside Story vê a sua apresentação audiovisual actualizada para os padrões dos restantes jogos Mario & Luigi na Nintendo 3DS, bem como a sua jogabilidade ligeiramente retocada. Esta actualização, embora bem executada, não constitui um salto enorme em relação à versão original, que envelheceu bem e mantém um charme próprio que o relançamento não se pode gabar de possuir, ao reutilizar um estilo visual presente em 3 jogos previamente ao presente.
A história e a escrita, por seu lado, mantêm-se inalteradas, tendo hoje o mesmo encanto que possuíam há 10 anos atrás. A todo o momento, o jogador desloca-se a uma multiplicidade de locais ricos e variados, que são palco das mais divertidas situações. Apesar das diversas personagens darem o seu valioso contributo à narrativa, há que destacar que a posição central de Bowser e Fawful na narrativa é aproveitada de modo exímio, contribuindo em grande medida para o excelente humor do jogo. É, no entanto, levemente decepcionante que não tenha sido aproveitada esta oportunidade para traduzir o jogo para português: após o trabalho excelente da equipa com jogos como Paper Mario Colour Splash e Mario & Luigi: Dream Team Bros., pergunto-me como é que teria sido abordado o diálogo deste jogo.
A jogabilidade mantém-se igualmente aliciante: o sistema de combate por turnos, associado a "mini-jogos" nos momentos de ataque/defesa leva a um maior envolvimento nas batalhas. Ao mesmo tempo, quer a variedade de padrões de ataque dos adversários quer a constante introdução de novos Special Attacks impede que se instale nas batalhas um sentimento de monotonia. A exploração pelas várias localizações é igualmente satisfatória, sendo normalmente cada região um puzzle centrado numa determinada mecânica. É, portanto, natural que a Nintendo tenha optado por apenas realizar pequenas modificações ao sistema, como a adição da possibilidade de fazer fast-forward às cutscenes ou de fazer os Mario Bros. saltarem em simultâneo com Y.
Mas o jogo não consiste apenas em pinceladas ao original da Nintendo DS: tal como o nome do remake indica, está também incluída uma história completamente nova, focada nas aventuras de Bowser Jr., em paralelo com a ação principal. Esta nova campanha resgata a estrutura e sistema de combate do modo Minion Quest: The Search for Bowser de Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser's Minions: ou seja, uma sucessão de batalhas separadas por cutscenes. Nestes combates, as tropas escolhidas pelo jogador antes da batalha lutarão automaticamente, numa experiência que só não é totalmente hands-off graças à existência de comandos e de ataques especiais que exigem a participação do jogador para provocar dano máximo. Assim, é fundamental a preparação prévia, que se centra na escolha e posicionamento dos aliados a empregar.
Embora este modo seja uma agradável distracção da história principal, este acaba por ser uma leve desilusão: ao longo das várias horas de jogo que Bowser Jr.’s Journey me ocupou, foram escassas as novidades introduzidas numa fórmula que já de si implica pouco envolvimento do jogador, e a história, apesar de ter uma escrita competente, é demasiado simples e previsível.

Resumo
Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.'s Journey realiza exactamente aquilo a que se propõe, mas não vai além do esperado. É uma óptima forma de experimentar um dos melhores jogos da Nintendo DS para quem ainda não teve oportunidade de o fazer; contudo, não apresenta a quem já o fizera um verdadeiro motivo para adquirir este remake.


O melhor
  • Excelente narrativa e escrita;
  • Sistema de combate sólido e estimulante;
  • Pequenos ajustes para melhorar a experiência;
  • Uma campanha totalmente nova...

O Pior
  • ...simples, repetitiva, e demasiado hands-off;
  • Sem português de Portugal.

Pontuação do GameForces - 8/10


Tiago Sá
[Análise] Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story [3DS] [Análise] Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story [3DS] Reviewed by Vítor Carvalho on julho 30, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.