Notícias PlayStation da Semana – 16 Jul. 2022

Sony Apresenta Programa PlayStation Stars (via blog.playstation.com)

A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou esta semana um novo programa de fidelização para todos os utilizadores da PlayStation, chamado PlayStation Stars. O programa chegará ainda este ano, e a adesão ao mesmo será totalmente gratuita, e permitirá aos jogadores completar campanhas, arrecadar pontos e obter recompensas várias.

Este anúncio chega-nos através de uma publicação no blog oficial da PlayStation, com a assinatura de Grace Chen, vice-presidente de publicidade em rede, lealdade e mercadoria licenciada. “Hoje, tenho o prazer de revelar o PlayStation Stars, um programa de fidelização totalmente novo que vos celebra a vocês, jogadores, que estão nesta jornada connosco,” começa Chen.

Ao longo da publicação, Chen vai especificando algumas das atividades que os jogadores inscritos poderão realizar para arrecadar recompensas. “O nosso «check-in mensal» requere simplesmente que joguem qualquer título para receber uma recompensa, enquanto outras campanhas irão requerer que ganhem torneios, adquiram troféus específicos, ou até que sejam o primeiro jogador a conseguir a platina de um grande jogo no vosso fuso horário.”

Chen explica depois que todos os membros da PlayStation Stars terão a oportunidade de ganhar pontos de fidelização, sendo que os mesmos poderão depois ser redimidos num catálogo que poderá incluir carregamentos de carteira PSN e produtos selecionados na PlayStation Store (PS Store). Adicionalmente, os jogadores que adiram a este programa e que tenham uma subscrição PS Plus ativa receberão automaticamente pontos em compras que façam na PS Store.

No âmbito deste programa, a PlayStation introduzirá ainda novas recompensas chamada “colecionáveis digitais.” Chen explica que estes serão representações digitais de vários franchises e grandes séries da PlayStation, apresentando-se sob a forma de, por exemplo, figuras de personagens icónicas. “Haverá sempre um novo colecionável para obter, um colecionável ultra raro para conseguir, ou algo surpreendente para colecionar por diversão,” remata Grace Chen.

Fica assim apresentada uma nova iniciativa que poderá vir a oferecer recompensas várias aos jogadores da PlayStation que se inscrevam. A PlayStation Stars deverá chegar ainda este ano, e a inscrição no mesmo será gratuita.


Anunciada Primeira Atualização da PS Plus Extra e Premium (via blog.playstation.com)

A SIE anunciou esta semana a primeira grande atualização das bibliotecas de jogos da PS Plus Extra e da PS Plus Premium, correspondente ao mês de julho de 2022. No total serão 18 os jogos a chegar às bibliotecas dos níveis mais altos deste serviço, e todos eles passarão a estar disponíveis a partir do dia 19 de julho.

Destes 18 jogos, 16 chegarão à biblioteca de jogos da PS Plus Extra, sendo eles:

Stray [PS4 e PS5] (BlueTwelve Studio), é um jogo de aventura na terceira pessoa no qual jogaremos como um gato perdido numa cidade futurista e sombria. Na pele deste gato, teremos de explorar a cidade e desvendar um mistério ancestral, enquanto interagimos com o ambiente como apenas um gato consegue e nos escapamos a criaturas e droides hostis. Os fãs de experiências únicas como apenas o mercado indie consegue oferecer parecem ter aqui uma oferta entusiasmante.

Final Fantasy VII Remake [PS4] (Square Enix), é a primeira parte da trilogia de jogos que recria e reconta a fantástica história de Cloud, Aerith, Barret, e várias outras personagens icónicas contra a corrupta megacorporação Shinra e o maléfico Sephiroth. Com um misto de jogabilidade em tempo real e elementos de estratégia, este JRPG é uma experiência obrigatória para qualquer jogador com interesse no universo Final Fantasy, por muito ligeiro que seja.

Final Fantasy VII Remake Intergrade [PS5] (Square Enix), é a versão PlayStation 5 do aclamado remake lançado em 2020. Para além de várias melhorias técnicas, nomeadamente no desempenho e na qualidade de imagem, esta versão deste aclamado JRPG inclui tanto a primeira parte da nova história de Cloud e companhia, como a expansão Episode INTERmission, que acompanha a aventura de Yuffie e da sua infiltração de Midgar em busca da derradeira materia. Esta é uma oferta que os jogadores da PlayStation 5 quererão aproveitar.

Marvel's Avengers [PS4 e PS5] (Crystal Dynamics), é um jogo de ação e aventura na terceira pessoa, que acompanha a dissolução e a reunião do grupo de super-heróis mais famoso do mundo, com Ms. Marvel no centro da narrativa. Com um crescente elenco de personagens jogáveis, cada qual com as suas habilidades e poderes específicos, e com várias campanhas adicionais gratuitamente disponibilizadas, os fãs da Marvel e de jogos cooperativos poderão encontrar aqui algo para eles.

Assassin's Creed: The Ezio Collection [PS4] (Ubisoft), é a trilogia remasterizada dos aclamados jogos de ação e aventura que acompanham o desenvolvimento de Ezio Auditore enquanto membro da ordem dos assassinos, bem como os seus conflitos com os tirânicos templários. Incluindo três clássicos e alguns dos jogos mais aclamados da série Assassin’s Creed, esta é uma oferta valiosa para os fãs destes jogos que misturam história e ficção científica.

Assassin's Creed IV: Black Flag [PS4] (Ubisoft), é o aclamado jogos de ação e aventura passado na era dourada da pirataria. Na pele de Edward Kenway, familiar de alguns dos protagonistas de Assassin’s Creed III, teremos de partir em busca do lendário observatório que tanto os assassinos como os templários querem encontrar. Expandindo a jogabilidade de navegação em mar aberto e apresentando uma narrativa menos ortodoxa que o habitual, esta é uma das mais aclamadas entradas desta duradoura série.

Assassin's Creed: Freedom Cry [PS4] (Ubisoft), é a versão a solo do DLC de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Na pele de Adéwalé, primeiro marinheiro de Edward Kenway, teremos de impedir um artefacto de cair nas mãos erradas e ajudar escravos e outras populações oprimidas a escapar da servitude forçada. Mantendo a jogabilidade do seu jogo base, e expandindo a exploração da realidade do mundo da época imediatamente após a era dourada dos piratas, esta é mais uma experiência de qualidade deste franchise.

Assassin's Creed: Rogue Remastered [PS4] (Ubisoft), é um jogo de ação e aventura, e a conclusão da saga da família Kenway. Na pele de Shay Cormac, um assassino que renegou a sua ordem para se juntar aos templários após testemunhar o terramoto de 1755, teremos de nos juntar a Haytham Kenway para ir eliminando a atividade dos assassinos no território americano e partir em busca de um artefacto antigo. Mantendo a jogabilidade de Assassin’s Creed IV:Black Flag, este título apresenta uma narrativa única dentro desta histórica série.

Assassin’s Creed: Unity [PS4] (Ubisoft), foi o primeiro jogo de ação e aventura desta adorada série a ser desenhado de raiz para a geração da PS4. Neste, acompanhamos a aventura de Arno Dorian durante a revolução francesa, ajudando-o na sua luta contra uma fação extremista dos Templários e na sua demanda para salvar a sua amada Elise. Introduzindo a possibilidade de jogar cooperativamente com outros jogadores, e tendo ultrapassado a miríade de problemas técnicos que prejudicaram o jogo aquando da sua chegada, esta é agora uma entrada de qualidade neste franchise.

Saints Row IV: Re-Elected [PS4] (Volition), é a remasterização da mais recente nova entrada desta aclamada série de jogos de ação em mundo aberto. Depois de salvar o mundo do holocausto nuclear, o líder do gangue mais popular do mundo, os Thisrd Street Saints, torna-se presidente do Estados Unidos, e tem de enfrentar uma nova ameaça alienígena. Mantendo o humor absurdo de Saints Row: The Third, este jogo apresenta uma jogabilidade reforçada com superpoderes, permitindo a experiência ainda mais louca e destrutiva deste franchise até à data.

Saints Row: Gat Out of Hell [PS4] (Volition), é uma expansão de Saints Row IV lançada como jogo a solo. Na pele do sempre violento Johnny Gat ou da genial Kenzie Kensington, teremos de usar superpoderes infernais para resgatar o Chefe dos Saints das garras de Satanás. Introduzindo novos poderes opara utilizar, enquanto mantém uma jogabilidade de ação na terceira pessoa em mundo aberto do jogo base, este título que serve de epílogo de Saints Row IV é uma experiência obrigatória para qualquer fã desta série.

Spirit of the North: Enhanced Edition [PS5] (Infuse Studio), é um jogo de aventura em 3D jogado na perspetiva da terceira pessoa. No papel de uma raposa, teremos de atravessar diversas paisagens islandesas e mergulhar em algumas áreas de folclore nórdico. Os fãs de jogos mais descontraídos e com narrativas envolventes poderão ter aqui uma oferta a ter em conta.

Ice Age: Scrat's Nutty Adventure [PS4] (Outright Games), é um jogo de plataformas em 3D que segue as aventuras do adorado esquilo pré-histórico Scrat. De modo a reaver a sua preciosa noz preferida, Scrat terá de atravessar o mundo da Idade do Gelo em busca de artefactos lendários. Os fãs do género, bem como desta aclamada série de filmes de animação, tem aqui uma oferta engraçada para todas as idades.

Jumanji: The Video Game [PS4] (Outright Games), é um jogo de ação e aventura baseado nos filmes lançados recentemente deste franchise. Com as personagens dos filmes aqui jogáveis, com o sentido de humor dos filmes e a possibilidade de jogar a solo ou cooperativamente, os fãs deste franchise podem ter aqui algumas horas de diversão.

Paw Patrol on a Roll! [PS4] (Outright Games), é um jogo de ação e aventura em 3D baseado na série animada infantil Patrulha Pata. Com todos os 8 cães que constituem a Patrulha Pata aqui jogáveis, teremos de usar as habilidades únicas de cada cão para cumprir 16 missões de salvamento. Esta pode ser uma oferta mais interessante para jogar em família com filhos e jogadores mais pequenos.

ReadySet Heroes [PS4] (Robot Entertainment), é um dungeon crawler multijogador com níveis gerados aleatoriamente. Com 4 jogadores a competir a solo ou com duas equipas de dois jogadores, teremos de atravessar várias masmorras e ir evoluindo a nossa personagem e o seu equipamento de modo a emergirmos vitoriosos. Os fãs de alguma competição podem ter aqui algo que entretenha durante um bom bocado.

Quanto aos jogos a ser acrescentados à biblioteca de clássicos da PS Plus Premium, estes serão dois:

No Heroes Allowed! [PSP] (Acquire), é um jogo de puzzles em 2D com um estilo visual pixelizados, no qual os jogadores terão de ir contruindo labirintos de modo a proteger um mestre do mal dos aventureiros heroicos. Com um bom sentido de humor e a possibilidade de jogar cooperativamente, esta pequena pérola perdida no tempo pode ser do agrado de alguns jogadores.

LocoRoco Midnight Carnival [PSP] (SIE Japan Studio), é um animado jogo de plataformas que serve de spin-off do aclamado LocoRoco 2. Com uma jogabilidade semelhante ao resto da série, mas com a adição de mecânicas de “boing” que permitem maiores saltos e saltitar de paredes, este clássico será certamente apelativo aos fãs deste franchise.



Aquisição da Haven Studio e da Bungie Oficialmente Concluídas (via twitter.com, gamesindustry.biz, twitter.com e twitter.com)

A SIE anunciou a conclusão de duas aquisições de estúdios durante esta semana. Primeiro, foi anunciada a conclusão da aquisição da Haven Studio, nova produtora encabeçada por Jade Raymond, e depois a da Bungie, produtora responsável pelo enorme êxito que tem sido Destiny 2.

A finalização do negócio que vê a PlayStation adquirir a recém-formada Haven Studio foi anunciada através da conta oficial da gigante japonesa na rede social Twitter. “É oficial! O acordo para adquirir a Haven foi fechado. Bem-vindos à família de Estúdios PlayStation, Haven Studio!”

Numa entrevista posterior à gamesindustry.biz, a líder da Haven, Jade Raymond, aponta a experiência que esta nova produtora tem com a tecnologia cloud como um dos fatores que levaram a PlayStation a uma aquisição tão rápida de um estúdio fundado apenas em 2021. Isto sugere que Rayomnd e a sua equipa poderão ser uma peça fundamental para a PlayStation desenvolver a sua própria tecnologia cloud e explorar potenciais vertentes de negócio através da mesma.

Também a aquisição da Bungie, a aclamada produtora responsável pela criação da série Halo e, mais recentemente, da série Destiny, foi oficializada através de uma publicação no Twitter. Na página da PlayStation pode ler-se: “O acordo para adquirir a Bungie foi fechado. Agora podemos dizer oficialmente… Bem-vindos à família PlayStation, Bungie!” A própria produtora também reagiu à notícia na sua conta oficial no Twitter: “Estamos orgulhosos por nos juntarmos oficialmente à incrível equipa da PlayStation, estamos entusiasmados com o futuro da nossa companhia, e estamos inspirados em juntar jogadores de todo o mundo de modo a formarmos amizades e memórias duradouras.”

Assim, chegamos ao final desta semana com a confirmação de mais duas aquisições, previamente anunciadas já este ano. A família de Estúdios PlayStation passa então a contar com 21 produtoras no seu alinhamento.


The Last of Us Part I Atinge Fase de Gold (via twitter.com)

Foi esta semana anunciado que o novo remake do aclamadíssimo primeiro jogo da série The Last of Us atingiu a sua fase “gold.” The Last of Us Part I chegará exclusivamente à PlayStation 5 no dia 2 de setembro deste ano.

Este anúncio chega-nos através de uma publicação na conta oficial da Naughty Dog, produtora responsável pelo jogo e por todo o franchise, na rede social Twitter. “Estamos entusiasmados por anunciar que The Last of Us Part I chegou a gold! Parabéns aos Dogs e aos nossos parceiros da PlayStation que contribuíram com a sua paixão e os seus talentos no desenvolvimento do mundo de The Last of Us!”

A fase “gold” significa que o processo de produção de um jogo chegou ao fim, estando agora o mesmo pronto para ser colocado nas bases de dados das lojas digitais nas quais será vendido (neste caso, e numa primeira fase, será apenas a PS Store) e em discos Blu-ray. The Last of Us Part I recontará a história do original lançado para a PS3 em 2013, na qual acompanharemos a primeira aventura de Joel e Ellie num mundo devastado por uma pandemia causada por um fungo parasítico.

The Last of Us Part I chegará exclusivamente à PlayStation 5 no dia 2 de setembro de 2022. Foi também anunciado que o jogo chegará eventualmente para PC, em data ainda por anunciar.


Lançamento Marcante Desta Semana

Escape Academy [PS4] (Coin Crew Games) é um jogo de quebra-cabeças jogado na perspetiva da primeira pessoa. Na pele de um novo aluno de uma escola especializada em ensinar como escapar de escape rooms, teremos de resolver todos os desafios que o currículo colocará perante nós ao longo de um ano letivo inteiro. Com dezenas de salas recheadas de inteligentes puzzles, a possibilidade de jogar tanto a solo como em cooperação local e online com outros, um elenco de personagens animadas, uma direção artística colorida e uma banda sonora que fica no ouvido, este é um forte candidato a melhor jogo independente do ano, que jogadores com vários gostos quererão experimentar.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 16 Jul. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 16 Jul. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on julho 16, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.