Notícias PlayStation da Semana – 26 Fev. 2022

Sony Dá-nos o Primeiro Olhar Profundo Sobre o Design da PSVR2 (via blog.playstation.com & Last Lap)
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) deu-nos um primeiro vislumbre mais profundo sobre o design do seu periférico de realidade virtual de nova geração, o PlayStation VR2, bem como o seu conjunto de comandos, o PS VR2 Sense. Este vislumbre chega-nos através de uma publicação no blog oficial da PlayStation, com a assinatura de Hideaki Nishino, vice-presidente sénior.

A publicação indica-nos que o headset PS VR2 e os seus comandos Sense assumirão uma forma circular que remete para a visão de 360 graus que se pretende que os jogadores sintam ao entrar num mundo da realidade virtual. Este headset foi inspirado no visual dos produtos PS5 e, por isso, conta com um design arredondado semelhante às extremidades, por exemplo, do DualSense. Foi adiantado também que este design tenta ter em conta aspetos ergonómicos e de conforto para utilizadores com vários tamanhos de cabeça, tendo sido realizados testes extensivos neste sentido.


Quanto a funcionalidades, foi revelado que a PS VR2 apresentará algumas familiares, nomeadamente o ajuste da área de alcance para mais perto ou mais longe do rosto, bem como a colocação do cabo dos auscultadores estéreo. Em relação a novidades, este novo headset conta com a opção de ajustar as lentes de forma a otimizar a visão, e apresentar-se-á mais fino e mais leve que o periférico PS VR original. Por fim, os padrões com os símbolos associados à PlayStation que decoram a PS5 e o DualSense servirão também de decoração deste periférico, e o mesmo incluirá um sistema de ventilação integrado que deverá, por exemplo, reduzir o embaciar das lentes caso se esteja a jogar algo mais ativo, como Beat Saber.
 
Assim, ficamos a conhecer melhor o design e a estética do periférico de nova geração de realidade virtual da PlayStation. Ainda não há uma data de lançamento para a PlayStation VR2, nem para um dos seus jogos já confirmados, Horizon: Call of the Mountain.
 

PlayStation App Passará a Permitir Partilhar Capturas de Imagens da PS5 (via youtube.com)

As funcionalidades da PlayStation App têm sido expandidas desde a chegada da mesma, e a SIE parece empenhada em continuar a melhorar a mesma. A próxima grande funcionalidade que esta app móvel ganhará será a de aceder e partilhar capturas conseguidas a partir a PlayStation 5.
 
Através de um curto vídeo publicado no seu canal de YouTube oficial, a PlayStation detalhou as novas funcionalidades que estão a chegar à PlayStation App. Em breve, será possível visualizar na app imagens e vídeos capturados numa PS5, bastando para tal ativar essa funcionalidade. Para o fazer, os jogadores terão de ir às suas consolas PlayStation 5 e entrar em definições, selecionar capturas e ligar o auto carregamento. Depois disso, será possível ver as capturas de imagem e de vídeo mais recentes na app, e até selecionar algumas destas para guardar no telemóvel.
 
Haverá, contudo, algumas limitações impostas a esta funcionalidade. Primeiro, as imagens e os clipes de vídeo apenas ficarão disponíveis para visualizar e selecionar na PlayStation App durante 14 dias. Após esse tempo, todas as capturas serão apagadas da aplicação. Depois, quanto aos vídeos, apenas clipes até 3 minutos de duração aparecerão na app, e qualquer clipe de duração superior não poderá ser visto na mesma.

Convém reiterar que esta funcionalidade ainda não está disponível na Europa, começando a ser implementada na América e chegando faseadamente a outros territórios mundiais. Ficaremos atentos à data da chegada desta funcionalidade, e trataremos de cobrir a mesma quando estiver disponível em Portugal.       
 

Street Fighter 6 e Coleção de Jogos de Arcada Anunciados Pela Capcom (via youtube.com)

Depois de alguns dias de pequenos teasers, a Capcom anunciou esta semana a próxima entrada no seu aclamado franchise de jogos de lutas, Street Fighter 6. Adicionalmente, a mesma editora anunciou também Capcom Fighting Collection, que incluirá 10 jogos de arcada clássicos e que chegará à PS4 em junho deste ano.

Começando pelo peso mais pesado, a materialização de Street Fighter 6 foi feita através de um curto vídeo publicado pela Capcom no seu canal em inglês no YouTube.  Em cerca de 40 segundo, vemos um Ryu barbudo e sisudo a ser confrontado por um jovem e energético Luke. Este teaser mostra ambos os lutadores com proporções exageradas, mas também mais detalhadas, dando a entender que será também assim a direção artística do jogo. De resto, nada mais foi adiantado, com a descrição do vídeo a prometer mais novidades para este verão.


Adicionalmente, a Capcom anunciou uma coletânea de clássicos de arcada, simplesmente chamada Capcom Fighting Collection. Esta coleção incluirá um total de 10 jogos de luta, alguns dos quais chegarão pela primeira vez ao ocidente. Os 10 títulos incluídos nesta coleção são os seguintes:
  • Darkstalkers: The Night Warriors
  • Night Warriors: Darkstalkers’ Revenge
  • Vampire Savior: The Lord of Vampire
  • Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge
  • Vampire Savior 2: The Lord of Vampire
  • Red Earth
  • Cyberbots: Fullmetal Madness
  • Super Gem Fighter Mini Mix
  • Super Puzzle Fighter II Turbo
  • Hyper Street Fighter II

Um trailer compreensivo desta coletânea foi publicado no canal oficial da PlayStation no YouTube, mostrando um pouco da ação que poderemos esperar encontrar em cada um dos 10 jogos. Para além de todos estes títulos, o conjunto incluirá ainda muito conteúdo extra, como galerias de arte oficiais dos jogos, documentos de design das personagens, uma galeria de áudio, e uma série de novas funcionalidades, como modos de treino, a possibilidade de gravar a meio dos jogos, e vários modos de jogo online para todos os títulos.
 
Assim, ficamos a conhecer os próximos projetos de jogos de luta da aclamada produtora e editora Capcom. Enquanto não há qualquer indicação da janela de lançamento para Street Fighter 6, sabemos já que Capcom Fighting Collection chegará à PlayStation 4 no dia 24 de junho deste ano.
 

Soul Hackers 2 Anunciado, Chegará à PS4 e PS5 em Agosto (via youtube.com)
 
A aclamada produtora Atlus, responsável pelo desenvolvimento de JRPGs adorados como Shin Megami Tensei ou Persona, anunciou um novo jogo. Este chama-se Soul Hackers 2, e chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 26 de agosto de 2022.
 
Num trailer lançado no canal de YouTube oficial da SEGA Europe, percebemos que a história irá acompanhar dois seres sobrenaturais chamados Ringo e Figue. Estes seres serão figuras centrais no conflito entre duas fações de evocadores de demónios, conflito esse que ameaça pôr fim à humanidade. Este título será um JRPG com um sistema de combate por turnos que apresenta vários elementos comuns à série Shin Megami Tensei, e que incluirá ainda elementos de exploração e interação social tal como vemos em jogos Persona.
 
No final deste trailer, que mostra sequências cinemáticas e vários momentos da colorida e animada jogabilidade, ficamos a saber que Soul Hackers 2 chegará 25 anos depois do seu antecessor, Devil Summoner: Soul Hackers, originalmente lançado para a SEGA Saturn e para a primeira PlayStation em 1997, e mais tarde remasterizado para a Nintendo 3DS em 2013. Soul Hackers 2 será lançado tanto na PS4 como na PS5 no dia 26 de agosto deste ano.
 

Anunciados os Jogos PS Plus Para Março de 2022 (via blog.playstation.com)
 
Com mais um mês a chegar ao fim, chegou a hora de sabermos qual será o alinhamento de jogos que irão compor a oferta da PS Plus para março de 2022. Desta vez, os jogadores com uma subscrição PS Plus ativa poderão começar a descarregar estes 4 títulos já a partir do próximo dia 1 de março:
 
Ghostrunner [PS5] (One More Level) é o jogo de ação e plataformas jogado na perspetiva da primeira pessoa. No papel de um ser cibernético conhecido como Jack, teremos de atravessar um mundo com inspirações cyberpunk de modo a travar uma perigosa entidade que ameaça o que resta da humanidade. Misturando elementos de combate corpo a corpo impactante, com um sistema de navegação à base de parkour, esta é uma experiência exigente, mas gratificante, que agradará a qualquer fã de jogos de ação que recaiam nestas temáticas e géneros.
 
Ark: Survival Evolved [PS4] (Studio Wildcard) é um aclamado jogo de sobrevivência na primeira pessoa. No papel de uma pessoa que acordou despida, com fome e com frio no meio de uma ilha chamada Ark, o nosso objetivo será caçar, recolher recursos, fabricar itens e desenvolvermo-nos de modo a sobreviver aos elementos, a dinossauros e a outros perigos que se pode enfrentar. Com uma grande variedade de sistemas de desenvolvimento e de construção, um fascinante e robusto mundo para explorar e conhecer, e uma impressionante variedade de atividades para realizar, os fãs de exigentes jogos de sobrevivência poderão retirar deste título inúmeras horas de diversão.
 
Team Sonic Racing [PS4] (SEGA) é um jogo de corridas estilo arcada onde os jogadores podem colocar várias personagens do universo de Sonic the Hedgehog à frente de um volante. Com um sistema diferenciado de corridas por equipas, onde o desempenho de cada elemento conta para a pontuação final, os jogadores podem participar tanto em eventos online como offline. Com corridas a ritmos elevados, várias personagens com habilidades únicas, e várias modificações para desbloquear e aplicar aos nossos veículos, este jogo elevou o nível de jogos de corrida de Sonic, e pode ser uma oferta interessante para fãs do género ou desta amada mascote.
 
Ghost of Tsushima: Legends [PS4 & PS5] (Sucker Punch) é o modo de jogo online do aclamado título de ação em mundo aberto e exclusivo PlayStation, Ghost of Tsushima. Assumindo o papel de uma das incríveis facetas do Fantasma que salvou a ilha de Tsushima, teremos de ir colaborando com outros jogadores de modo a cumprir uma série de objetivos variados enquanto enfrentamos ameaças mitológicas e sobrenaturais. Com vários modos de jogo, entre os quais uma narrativa cooperativa, modos de sobrevivência ou confrontos mais competitivos, Legends foi uma adição fantástica ao jogo base, e é agora um jogo que qualquer fã da PlayStation e de jogos online quererá experimentar.
 
De recordar que até segunda-feira, dia 28 de fevereiro, ainda será possível descarregar os jogos Planet Coaster: console Edition para a PlayStation 5, bem como UFC 4 e Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep – A Wonderlands One-Shot Adventure para a PlayStation 4, ou adicionar estes títulos às bibliotecas de jogos.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Elden Ring [PS4 & PS5] (FromSoftware) é o tão aguardado RPG de ação que promete ser o culminar de todas as lições aprendidas com os aclamados jogos Souls, Bloodborne e Sekiro. Passado num amplo e meticulosamente desenhado mundo aberto recheado de vastos campos, castelos e masmorras para explorar, assumimos o papel de um Maculado e teremos de participar numa narrativa cativante e de proporções épicas em busca dos fragmentos do Elden Ring, de modo a restaurá-lo. Com uma história projetada pelo aclamado autor George R. R. Martin, mecânicas de navegação e combate aprimoradas e que se mantêm brutalmente desafiantes e gratificantes, e uma enorme variedade de personalização do nosso avatar e de opções de combate para utilizar, estamos perante um sério candidato a melhor jogo do ano que qualquer fã deste género terá de experimentar.
 
GRID Legends [PS4 & PS5] (Codemasters) é um jogo de arcada de corrida automóvel. Ostentando um novo modo de história, juntamente com o regresso do modo de carreira, este título promete oferecer aos jogadores muito conteúdo narrativo no qual mergulhar, enquanto aprimora a jogabilidade entusiasmante de corridas que tem destacado esta série. Com uma grande variedade de veículos por onde escolher, novas localizações de corrida, a possibilidade de participar em eventos juntamente com outros 21 jogadores em simultâneo e um profundo modo de criador de corridas, este jogo promete ser uma das mais impactantes experiências de corrida até à data.

Monark [PS4 & PS5] (Furyu) é um JRPG produzido por uma equipa com experiência de trabalho em aclamadas séries como Shin Megami Tensei. Quando a nossa academia fica mergulhada num nevoeiro que provoca loucura, caber-nos-á viajar entre o mundo real e o Outro Mundo de modo a combater os demónios responsáveis e salvar todos os nossos colegas. Com um sistema de combate tático onde temos de ir gerindo o risco/recompensa, uma louca e cativante narrativa, e várias atividades para explorar e através das quais podemos aprofundar vários aspetos da nossa personagem, os amantes de JRPGs podem ter aqui uma oferta inovadora e atraente.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 26 Fev. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 26 Fev. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on fevereiro 26, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.