The Game Awards 2020 – Todos Anúncios e Novidades

Este tem sido um ano… estranho. Por um lado, temos lidado com uma crise pandémica como nunca tinha sido vista pela atual população humana, e com todos os constrangimentos e dor que daí advêm. Por outro, é impossível olhar para a oferta de novos jogos (e de consolas, não nos esqueçamos) sem considerar 2020 um dos mais fortes desta tão apaixonante indústria.

 
Assim, é com o mesmo entusiasmo que olhamos para os Game Awards deste ano. Não só porque é imprevisível perceber os vencedores de muitas das categorias, mas também porque é deste evento anual que costumam ser feitas várias revelações – de recordar, por exemplo, que foi neste evento que em 2019 a Microsoft mostrou as primeiras imagens da Xbox Series X.
 
Este artigo tem, portanto, a missão de reunir todos os anúncios e todas as novidades reveladas durante os Game Awards 2020 de forma estruturada e exaustiva, mas simples e acessível. Vejamos que surpresas este evento organizado e produzido por Geoff Keighley nos mostrou nesta madrugada.


O Pré-Show
 
O palco começa por ser dado à sempre bem-disposta Devolver Digital, com um sketch a parodiar tudo o que são cerimónias de entrega de prémios. No sketch, são referidos vários jogos que a produtora tem alinhados para 2021, focando-se em Loop Hero. Trata-se de um jogo com um estilo visual retro que parece misturar elementos de aventura com estratégia à base de cartas. Parece ser mais uma oferta diferente do habitual, algo ao que esta produtora, ironicamente, nos acostumou. Loop Hero chegará em 2021, não tendo sido indicadas quaisquer plataformas para as quais estará disponível.
 
O jogo seguinte foi Tchia (Awaceb), um jogo de aventura no que parece ser um mundo aberto. Numa misteriosa ilha exótica recheada de cores vívidas e vibrantes, a titular Tchia parece partir numa aventura onde terá de utilizar poderes únicos de possessão para interagir com a ilha e com vários elementos nela contidos. Tchia chegará para a Steam e para a Stadia, sem uma data indicada.
 
Sea of Solitude: Director’s Cut (Jo-Mei Games) foi o anúncio seguinte, com a produtora a indicar que este foi bastante retrabalhado, apresentando, por exemplo, novos cenários, novas falas e um novo argumento. Esta nova versão deste jogo de aventura com uma narrativa pessoal onde a protagonista enfrenta demónios interiores e exteriores, chega exclusivamente à Nintendo Switch a 4 de março de 2021.


Shady Part of Me (Focus Home) foi o novo jogo anunciado de seguida. Trata-se de um jogo de aventura e plataformas, onde acompanhamos uma rapariga e a sua sombra, tendo de atravessar vários cenários atmosféricos tanto em 2D como em 3D, resolvendo interessantes puzzles enquanto vivenciamos uma narrativa pessoal e introspetiva. O jogo estará já disponível para a PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam.

De seguida, tivemos um curto trailer que mostrou um pouco da jogabilidade de NieR Replicant (Square Enix). Não muito de novo foi mostrado, sendo possível ver o inconfundível estilo de jogabilidade que assenta na ação e hack ‘n slash com elementos bullet hell. O jogo chegará à PS4, Xbox One e Steam no dia 23 de abril de 2021.
 
Para terminar o Pré-Show, tivemos o anúncio de Century: Age of Ashes (Playwing LTD), um jogo competitivo online que coloca jogadores em combates de 6 contra 6. Parece ter inspirações no clássico Panzer Dragoon, com os jogadores a dispararem uns contra os outros a partir de um dragão que montam. O jogo chega a várias plataformas de PC em fevereiro de 2021, com um beta a decorrer agora.


O Evento Principal
 
O primeiro grande anúncio da porção principal do evento foi a chegada de Sephiroth, o icónico vilão de Final Fantasy VII ao crescente elenco de Super Smash Bros. Ultimate (Nintendo). O trailer mostra a novas personagens a utilizar vários ataques e habilidades que lhe são icónicas, e será certamente uma chegada que agradará os fãs de um dos maiores jogos de lutas de sempre, chegada essa agendada ainda para dezembro deste ano.
 
A seguir, tivemos o anúncio de um novíssimo Perfect Dark (The Initiative), que vê o regresso da protagonista Joanna Dark, desta vez num mundo futurista e constantemente afetado por catástrofes. Este novo shooter na primeira pessoa recebeu aqui apenas um trailer cinemático, sem qualquer jogabilidade ou período de lançamento previsto. Também não foram anunciadas plataformas, mas espera-se que seja um exclusivo Microsoft, chegando a PC e às consolas Xbox.
 
O próximo jogo, Back 4 Blood (Turtle Rock), é o próximo jogo do aclamado estúdio responsável pelos jogos Left 4 Dead. O trailer cinemático e a jogabilidade mostrada dão a entender que este novo projeto aproveita a excelente base desses jogos, expandindo na variedade de armas, de zombies monstruosos e até na personalidade de cada personagem jogável. Este jogo será lançado para a PS5, PS4, Xbox Series X|S e na Steam no dia 22 de junho de 2021.
 
Scavengers (Midwinter), um free-to-play que colocará os seus jogadores num ambiente aberto e no qual se pode participar em combates contra monstruosos inimigos NPCs ou contra outros jogadores. O trailer mostra um pouco da ação que se pode esperar, e anuncia que o beta fechado em PC começou neste momento. Nenhuma data de lançamento final foi anunciada, nem em que plataformas poderemos esperar encontrar o jogo para além de no PC.


Um jogo totalmente novo foi anunciado de seguida: The Calisto Protocol (Striking Distance). Um trailer cinemático mostra um homem numa prisão espacial a acordar e ver-se atacado por uma entidade monstruosa, no que parece ter sido uma experiência macabra. A primeira impressão é de que se trata de um sucessor de Dead Space, ideia reforçada por a equipa de produção ser constituída por membros que trabalharam nessa série. Foi ainda indicado que se trata de uma experiência a solo focada na narrativa, e que chegará em 2022.
 
Depois temos Open Roads (Fullbright) um jogo colorido e com uma direção artística animada, na qual partimos numa aventura no papel de uma adolescente que vai em busca de respostas a um mistério deixado pela sua falecida avó, parecendo conter uma narrativa bastante pessoal para a personagem. Nenhuma plataforma ou data de lançamento foi anunciada nesta altura.
 
O aclamado e premiado Disco Elysium Final Cut (ZA/UM) foi anunciado para a PlayStation 5 e para a PlayStation 4. Esta nova versão incluirá mais conteúdo do que o anterior, aprofundando o que se pode conhecer dos locais visitados e suas populações. Passará também a ter novas missões e desempenhos de voz para todas as personagens. Esta versão deste fenomenal RPG chega em março de 2021, e os jogadores que já tenham a versão base para o PC terão direito a esta versão melhorada sem qualquer custo adicional.
 
Dragon Age (Bioware) seguiu-se, mostrando meramente um curto trailer cinemático da próxima entrada neste famoso franchise de RPGs de fantasia. Foi a primeira vez que imagens foram mostradas, e no trailer pode ouvir-se o narrador a indicar que o jogador será uma personagem desconhecida, não fazendo parte de qualquer profecia e com a indicação de que a história será muito nossa. Claro que nada disto é uma evidência concreta, mas o tipo de linguagem aqui utilizado sugere que os rumores que apontam este como mais um projeto baseado em serviços poderão ter algum crédito. No entanto, ainda é cedo para dizer, uma vez que nenhuma janela de lançamento foi sequer sugerida neste trailer.


Endless Dungeon (SEGA) é um novo jogo de ação tática com elementos rogue-like. Quando a nossa nave espacial fica à deriva, teremos de juntar uma equipa para explorar mortíferos corredores, encontrar preciosos cristais e sobreviver a terríveis monstros. O trailer mostra uma jogabilidade feroz e animada com uma visão isométrica dos acontecimentos. O jogo está a caminho de todas as consolas e da Steam, não tendo ainda nenhuma data de lançamento indicada.
 
A seguir, fomos brindados com o belíssimo trailer para o MMORPG de fantasia Crimson Desert (Pearl Abyss). Visualmente, tudo o que foi mostrado impressionou, desde os detalhes ambientais, os efeitos luminosos e de partículas, as animações faciais ou de combate, e a vivacidade do mundo aberto. Prometendo uma cativante narrativa a solo passada num mundo repleto de outros jogadores, será interessante ver como esta experiência se apresentará quando chegar no inverno de 2021.
 
Depois temos Season (Scavangers Studio), que se apresenta como um jogo visualmente colorido e vívido, e com uma narrativa potencialmente forte. Depois dos seus avós viverem um milénio e os seus pais terem um século de via, uma rapariga parte à descoberta do mundo, uma vez que em apenas uma curta temporada para viver. Nenhuma data de lançamento foi sugerida, mas sabe-se que o jogo está a caminho da PlayStation 5.
 
Após isto, temos um trailer para Ark II (Studio Wildcard), a surpreendente sequela do aclamado jogo de ação e sobrevivência. No trailer cinemático, vemos Vin Diesel no papel de um chefe tribal a combater contra seres monstruosos e dinossauros, antes de encontrar uma caverna repleta de artefactos de tecnologia avançada. Com este trailer, ficamos com a impressão que esta sequela poderá apostar numa narrativa mais estruturada que no primeiro jogo, embora ainda seja demasiado cedo para ter certezas.
 
Ghosts ‘N Goblins Resurrection (Capcom) é o reboot do clássico jogo de ação e plataformas originalmente lançado para a NES. Com uma direção artística totalmente retrabalhada mas bastante apelativa e vibrante, este título parece manter o nível de desafio que caracterizava o original. Este jogo chega exclusivamente à Nintendo Switch no dia 25 de fevereiro de 2021.
 

Returnal (Housemarque) novo trailer do jogo de ação na terceira pessoa com elementos de terror psicológico e de ficção científica. Vemos mais algumas sequências de ação onde a protagonista enfrenta várias criaturas e situações de bullet hell. Uma data concreta foi anunciada para a saída deste jogo exclusivamente para a PlayStation 5 – 19 de março de 2021.
 
Monster Hunter Rise (Capcom) foi o jogo que se seguiu, e tivemos direito a ver mais imagens de algumas das cinemáticas do jogo bem como de alguma jogabilidade, sobretudo de confrontos com alguns dos monstros que poderemos caçar quando este jogo chegar à Nintendo Switch no dia 26 de março de 2021. Um demo para janeiro de 2021 foi também anunciado.
 
Road 96 (Digixart) é um jogo de aventura no qual nos fazemos à estrada e vamos pedindo boleia aos estanhos com os quais nos vamos cruzando. À medida que se conhecem personagens, vamos tomando decisões que as poderão influenciar ou até ao mundo que nos rodeia, sendo que este jogo promete uma narrativa envolvente e em constante desenvolvimento, e com milhares de caminhos diferentes para o fim. Este jogo chega à Steam em 2021.
 
It Takes Two (Hazelight) é um bem-humorado jogo de aventura cooperativo, no qual um casal se vê transformado num par de bonecos até conseguirem reparar a sua relação. Pelo caminho, os dois jogadores terão de trabalhar em conjunto para resolver puzzles, ultrapassar secções de plataformas ou combater ameaças. Este curioso jogo chega às consolas PlayStation e Xbox, bem como ao PC, no dia 26 de março de 2021.


Evil West (Flying Wild Hog) é um jogo de ação na terceira pessoa no qual se assume o papel de um fora da lei do velho oeste enquanto se combate contra hordas de seres demoníacos. O trailer foi meramente cinemático, mas dá a entender que se terá um variado e criativo leque de armas ao nosso dispor para se participar em sessões de combates intensos.
 
Depois temos Among Us (Innersloth), um dos grandes premiados da noite, que mostrou um pouco do seu novo mapa: a aeronave. Esta é baseada num outro jogo da produtora (Henry Stickmin), e para além de acrescentar novíssimas tarefas para cumprir e novas animações, dará aos jogadores a hipótese de escolher em que zona geral do mapa irão surgir quando uma reunião termina, o que certamente trará ainda mais diversão caótica às sessões de jogo. Este novo mapa chega no início de 2021.
 
Humankind (SEGA) é um jogo de estratégia onde o jogador poderá influenciar e manipular a evolução da raça humana, e a sua história, desde os primórdios da humanidade. Com um profundo sistema de criação civilizacional com várias culturas históricas ao nosso dispor e mecânicas de batalhas por turnos, parece haver a possibilidade de criar toda uma nova história da humanidade, quando Humankind chegar ao PC e à Stadia no dia 22 de abril de 2021.
 
Ruined King: A League of Legends Story (Airship Syndicate) foi um dos últimos jogos mostrados, recebendo um trailer inicialmente animado, mas que acabou por mostrar alguma da jogabilidade deste título. Nesta, fica a ideia de que o jogo assentará no género dungeon crawler RPG, enquanto apresenta um sistema de combate por turnos. Este jogo chega a todas as plataformas em 2021.
 
Para terminar a noite, foi mostrado um curtíssimo trailer para o próximo jogo Mass Effect (Bioware). Nada de grande relevo foi detalhado, até porque o projeto está ainda nas suas fases iniciais, embora fique a impressão de que este novo jogo possa ser uma sequela direta da trilogia original, uma vez que uma personagem desenterra uma peça de armadura com o emblema N7. Naturalmente, nenhuma data de lançamento foi ainda avançada.


Outros Anúncios Curtos Ou Com Pouca Informação Nova:
  • Hood: Outlaws & Legends (Focus Home): acesso antecipado para o dia 7 de maio de 2021 para quem pré encomendar o jogo para a PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One ou PC;
  • Warhammer 40,000: Darktide (Fatshark): primeiro vislumbre de algumas classes de personagens e das suas armas/habilidades, está a caminho da Xbox e Steam;
  • Overcooked! All You Can Eat (Team17): foi anunciado que o chef sueco dos Marretas será uma nova personagem jogável deste aclamado título de cooperação, estando já disponível para download;
  • Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo): curtíssimo trailer mostra mais alguns dos níveis presentes nesta versão melhorada para a Nintendo Switch;
  • Warframe (Digital Extremes): novo pacote de conteúdo adicional que incluirá várias armas presentes na série Unreal Tournament está a caminho deste aclamado free-to-play;
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (Activision): curto trailer cinemático a introduzir oficialmente o início da Temporada 1 do jogo, que começa a 16 de dezembro;
  • Fall Guys (Mediatonic): apresentou sobretudo alguns fatos da temática de inverno da Season 3, não mostrando novos jogos nem indicando o início da mesma;
  • Outriders (Square Enix): trailer cinemático que essencialmente confirmou a data de lançamento para 2 de fevereiro de 2021;
  • Elite Dangrous: Odyssey (Frontier Developments): expansão que permitirá aos jogadores saírem das suas naves para explorar e combater a pé pela primeira vez neste universo, chegando à PS4, Xbox One e PC em 2021;
  • F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch (TiGames): mais um curto trailer jogabilidade e elementos narrativos, acrescentando muito pouco ao que já se sabia e tinha visto antes do jogo;
  • Microsoft Flight Simulator (Microsoft): curto trailer totalmente capturado a partir da Xbox Series X, anunciando esta versão do jogo para o verão de 2021;


  • Evil Dead The Game (Saber): jogo baseado nos aclamados filmes, mostrou pouco mas pareceu ser mais um shooter cooperativo de zombies, sai para a PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC em 2021;
  • Super Meat Boy Forever (Team Meat): novo trailer animado e com bocados de jogabilidade, anuncia que jogo chega exclusivamente à Epic Games Store no dia 23 de dezembro;
  • The Elder Scrolls Online: Gates of Oblivion (Bethesda): nova expansão que adaptará partes do território da quarta entrada na série principal, chega em 2021;
  • Oddworld Soulstorm (Oddworld Inhabitants): novo trailer que pouco acrescenta ao que já se tinha visto do jogo, chega à PS4, PS5 e Epic Games Store na primavera de 2021;
  • Scarlett Nexus (Bandai Namco): novo trailer que mostra mais algumas cenas, mas nada de propriamente novo para além da janela de lançamento do verão de 2021;
  • Fortnite (Epic Games): anúncio da chegada de Master Chief (Halo), de Daryl Dixon e Michonne (The Walking Dead) e de um novo mapa;
  • Rocket League (Psyonix): anúncio da chegada da segunda temporada desde que o jogo se tornou free-to-play;
  • Medal of Honor: Above and Beyond (EA): novo jogo para Occulus anunciado num curto trailer, estando atualmente disponível para o sistema de VR;
  • GTA Online: The Cayo Perico Heist (Rockstar Games): trailer para o novo assalto que chega ao modo online de GTA no dia 15 de dezembro.
 
Os Vencedores dos Prémios
  • Jogo do Ano: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor Direção: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor Narrativa: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor Direção Artística: Ghost of Tsushima (Sucker Punch)
  • Melhor Banda Sonora e Música: Final Fantasy VII Remake (Square Enix)
  • Melhor Design Áudio: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor Desempenho: Laura Bailey (Abby em The Last of Us Part II)
  • Jogos Pelo Impacto: Tell Me Why (Dontnod)
  • Melhor Jogo Contínuo: No Man’s Sky (Hello Games)
  • Melhor Indie: Hades (Supergiant)
  • Melhor Jogo Móvel: Among Us (Innersloth)
  • Melhor Apoio da Comunidade: Fall Guys (Mediatonic)
  • Melhor VR/AR: Half-Life Alyx (Valve)
  • Inovação em Acessibilidade: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor Ação: Hades (Supergiant)
  • Melhor Ação/Aventura: The Last of Us Part II (Naughty Dog)
  • Melhor RPG: Final Fantasy VII Remake (Square Enix)
  • Melhor Jogo de Lutas: Mortal Kombat 11 Ultimate (Netherealms)
  • Melhor Jogo Familiar: Animal Crossing: New Horizons (Nintendo)
  • Melhor Simulador/Estratégia: Microsoft Flight Simulator (Microsoft)
  • Melhor Jogo de Desporto/Corridas: Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (Activision)
  • Melhor Multijogador: Among Us (InnerSloth)
  • Criador de Conteúdo do Ano: Valkyrae
  • Melhor Estreia: Phasmophobia (Kinetic Games)
  • Melhor Atleta de Esports: Showmaker
  • Melhor Treinador de Esports: Zonic
  • Melhor Evento de Esports: League of Legends World Championship 2020
  • Melhor Jogo de Esports: League of Legends (Riot Games)
  • Melhor Anfitrião de Esports: Sjocks
  • Melhor Equipa de Esports: G2 Esports
  • Jogo Mais Antecipado: Elden Ring (FromSoftware)

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
The Game Awards 2020 – Todos Anúncios e Novidades The Game Awards 2020 – Todos Anúncios e Novidades Reviewed by Filipe Castro Mesquita on dezembro 11, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.