[Análise] Namco Museum Archives - Vol 1 [NSW]



Namco Museum Archices Vol 1 é mais uma das dezenas ou mais de coleções que foram saindo ao longo dos anos de emblemáticos e clássicos jogos da Namco, onde inclusive já existe uma para a Nintendo Switch chamando-se apenas "Namco Museum". Namco e a Nintendo na decada de 80 eram como os melhores amigos, passe-se a metáfora, por isso o fruto de uma grande amizade trouxe excelentes resultados como uma série de grandes títulos que fizeram parte da infância de muitos jogadores. 

Esta colecção conta com alguns aspectos técnicos interessantes, tais como a possibilidade de adaptar a imagem em 3 modos diferentes (4:3, 4:3 zoomed e widescreen que ocupa todo o ecrã), alterar a imagem do background ou adicionar scanlines para um aspecto mais retro. Temos ainda a possibilidade de gravar em qualquer ponto do jogo e uma função de regressar atrás até qualquer momento já ultrapassado, possibilidades que tanto ajudam na progressão dos jogos como os tornam menos monótonos. No início de cada jogo temos uma espécie de mini trailer e um mapa dos controlos do jogo. No geral todos eles estão bem emulados através do M2, um emulador já bem conhecido e usado noutras colecções da Namco. Iremos agora falar um pouco de cada um. 



Galaxian 
Um grande rival do Space Invaders, lançado em 1984 Mas com pormenores próprios e ligeiramente mais difícil. O jogador assume o controlo de uma nave, com a missão de destruir os invasores alienígenas que são enviados em ondas/grupos, que vão descendo o ecrã lentamente. Galaxian foi um doas primeiros sucessos da Namco e ainda hoje uma verdadeiro vicio para muitos! 





Xevius 
Lançado também em 1984 é um dos primeiros Shmups onde controlamos uma pequena nave que dispara tiros e bombas para alvos terrestres e no fim de cada nível o tradicional Boss. Com um lançamento primeiro nas arcadas e posteriormente em diferentes plataformas caseiras, foi um sucesso comercial, ditando muitas das regras actuais para os jogos do género. 

O jogo conta com 16 niveis, cobertas de inimigos aéreos e terrestres que teremos de abater e esquivar dos seus ataques. O jogo à medida que vai avançando torna-se mais difícil, sendo que no final da ultima área retornamos à primeira, com dificuldades acrescidas. 



Mappy 


Mappy é um jogo bem engraçado estilo “gato e rato" onde somos um rato e para passar o nivel temos de apanhar todos os queijos enquanto fugimos dos inimigos. Os níveis, caracterizados por mansões, contem 6 niveis, onde podes saltar através de um trampolim. O objectivo passa principalmente por conseguir sempre eludir o gato, sendo que quando se toca nele, durante o salto de trampolim, não perdemos nenhuma vida. 



Dig Dug 
Em 1982 Namco lança este jogo de escavação onde o herói usa um arpão para derrotar os inimigos. Tem ainda a particularidade de a música acompanhar os movimentos do personagem. O jogo conta com diversos tipos de terrenos e outras particularidades para diversificar a jogabilidade. Com o avançar do tempo, os inimigos vão ficando mais rápidos e agressivos, aumentando significativamente a dificuldade do jogo. 



The Tower of Druaga 
Criado pelo mesmo produtor de Xevious, segue a inspiração de jogos clássicos como “Wizardry” ou “Dungeons & Drangons”, misturado com a jogabilidade de Pac-man. Neste jogo controlamos um cavaleiro em vários labirintos cheios de inimigos e chaves para ir subindo os vários andares da torre. Cada andar, encontra-se cheio de inimigos que necessitamos de derrotar com a nossa espada, para poder prosseguir sem grandes dificuldades. Contudo, cada andar tem um tempo limite, sendo que quando este tempo acabar, duas esferas são lançadas em perseguição ao nosso personagem, no sentido de acabar o nível o mais rápido possível. 


Sky Kid 
Este shmup conta com um registo mais infantil. Controlamos um avião na horizontal numa música bem alegre enquanto destruímos aviões ou tanques, no fim tem a particularidade de termos de aterrar a baioneta num local específico. Contando com diversas referências às batalhas aéreas da Primeira Grande Guerra, podemos contar com uma jogabilidade e temática mais descontraída. 


Dragon Spirit: The New Legend 

Este é um dos jogos mais interessantes nesta colecção, trata-se de um Shmup onde controlámos um dragão que cospe bolas de fogo para derrotar os inimigos, mas a sua particularidade esta na primeira vez que chega a território europeu com esta coleção. Uma sequela exclusiva da NES, lançada em 1989, do Dragon Spirit que na altura só saiu no Japão e na América. Algumas das diferenças para com esse título passam por movimentos mais agressivos do dragão (mais repentinos), transformações mais destrutivas e no grafismo do dragão. 


Dragon Buster 
Este também desperta algum interesse, já teve o seu lançamento em algumas colecções anteriores mas foi originalmente lançado exclusivamente no Japão. 

Nesta aventura em 2D através de várias masmorras controlamos o guerreiro Clovis que tem de derrotar vários inimigos e Bosses para salvar uma princesa. Trata-se fundamentalmente de um jogo de plataformas onde o herói possui diversos percursos para chegar ao fim. Com cinco tipos de níveis diferentes, conta também com uma saudável variabilidade de inimigos. 

Splatterhouse: Wanpaku Graffiti 

O último de um trio de exclusivos do território Japonês e exclusivo da NES Famicom. É uma paródia ao primeiro título da série grotesca Splatterhouse num registo mais cômico e cartoonesco. Neste título, podem contar com uma experiencia mais do estilo de plataformas, onde á medida que vamos derrotando adversários vamos aumentado a vida da nossa personagem. 


Pac-Man & Pac-Man Championship Edition 
Juntamente com o clássico Pac-Man que dispensa apresentações recebemos o Pac-Man Championship Edition que saiu originalmente em 2007 e trata-se de um remake que foi adaptado aos 8 Bit para os fãs apreciarem como seria o aspecto dele na NES. Apesar dos 8 Bit toda a adrenalina e música electrizante mantêm-se como o original. 


Conclusão 
Apesar de recebermos uns bons 11 títulos uma colecção destas merecia um pouco mais. A sua equivalente Japonesa incluí uma prateleira virtual onde podemos coleccionar as caixas dos jogos e figuras. Incluí ainda um manual colorido de todos os jogos da colecção. Todos estes extras que acreditamos ser obrigatórios nestas versões Europeias. 

Trata-se principalmente de uma colecção vocacionada para fãs da Namco e da NES, pois serão estes os grandes apreciadores destes títulos que valem todos pelo que eles são individualmente. Podem ainda apreciar um exclusivo na Europa e um título completamente novo produzido especialmente para esta colecção. 

O melhor: 
  • Bom conjunto de títulos da Namco 
  • Boa emulação 
  • Alguns títulos menos raros na Europa e um exclusivo
O pior: 
  • Fraca apresentação para um museu 
  • Falta de extras como a versão Japonesa 
  • Podia ser tudo num único volume 

Pontuação do GameForces – 6.0/10 

Título: Namco Museum Archices - Vol 1 
Desenvolvedora: B.B. Studio 
Publicadora: Bandai Namco 
Ano: 2020 

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Bandai Namco. 

Artigo por: Sérgio Dias






[Análise] Namco Museum Archives - Vol 1 [NSW] [Análise] Namco Museum Archives - Vol 1 [NSW] Reviewed by Carlos Silva on julho 06, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.