Prata da Casa #15 - Um Virar de Página

Alentejo: The Tinto & The Ugly - Já Disponível

No dia 25 de outubro, a equipa da Loading Studios lançou Alentejo: The Tinto & The Ugly na plataforma itch.io. Esta sequência de Alentejo: Tinto's Law traz o próximo capítulo das peripécias de Gildo, Dolores e Pepe contra o Barão Tinto, embrulhada num RPG open world de ação e aventura que evolui a série com uma direção artística mais sofisticada, expansões da jogabilidade (na forma de novos upgrades de armas e estilos de confronto) e novos locais a visitar, entre outras novidades.

Visando a Game Boy como plataforma de jogo, Alentejo: The Tinto & The Ugly não só está disponível numa versão para navegador e ROM para emuladores que pode ser experienciada comodamente em dispositivos modernos (como smartphones, tablets e computadores), mas também será lançado numa edição física com um cartucho funcional para a consola retro da Nintendo, já disponível para pré-aquisição. Se quiserem conhecer as várias versões do jogo, aconselhamos que releiam a última edição do Prata da Casa ou que consultem a página do título na itch.io.

Segundo Pedro Moreira Dias do Salão de Jogos, The Tinto & The Ugly revelou-se uma das experiências indie mais carismáticas do panorama português, ostentando um notável equilíbrio entre sátira, nostalgia e inovação e a capacidade de transformar as limitações impostas pelo hardware da Game Boy numa força criativa. De igual forma, Hugo Campos de Squared Potato distinguiu o humor acutilante dos diálogos e o avanço em relação ao predecessor na jogabilidade e na sonoplastia, que fazem desta sequência a evolução natural de Alentejo: Tinto's Law.

Caso ainda não tenham experimentado as campanhas assinadas por Vasco Oliveira, Ivan Barroso, Daniel Penão e Marta Vaz (entre outros desenvolvedores), a Loading Studios dá-vos uma oportunidade única e limitada de o fazer. Por ocasião do Dia de Todos-Os-Santos, podem adquirir "Pão por Deus Edition", uma edição limitada e em pacote das versões digitais de Alentejo: Tinto’s Law e Alentejo: The Tinto & The Ugly a um preço especialmente docinho! Por apenas 3,49€, terão acesso a ambos os jogos e a várias ofertas e brindes, mas não empurrem a compra com a barriga: este pacote apenas estará disponível até às 18:00 do dia 4 de Novembro.

No entanto, quem já tem Alentejo: Tinto's Law nas mãos também pode saltar saltar para a sequência por um preço reduzido: até à mesma data, Alentejo: The Tinto & The Ugly pode ser adquirido por 2,24€ (desconto de 25% em relação ao preço base de 2,99€).




Beneath - Já Disponível

No dia 27 de outubro, Beneath foi finalmente lançado. Esta aventura FPS atmosférica, estratégica e tenebrosa já pode ser adquirida para PC, PlayStation e Xbox por 19,99€; no entanto, se adquirirem o jogo na Steam ou Xbox Store até 10 de novembro, poderão beneficiar de um desconto introdutório de 15% (3.00€).

Para quem ainda não o conhece, Beneath é um FPS de sobrevivência inspirado em Lovecraft, criado pelos irmãos Bruno e Ricardo Cesteiro como materialização da sua paixão de longa data por jogos de terror e shooters. Na pele do mergulhador experiente Noah Quinn, ver-se-ão aprisionados num centro de investigação subaquático, sob a ameaça de um mal antigo sinistro. Assim, nesta campanha com mais de 10 horas de duração, tentarão salvar a vossa filha desaparecida enquanto lutam contra soldados implacáveis e monstruosidades grotescas ao estilo de Lovecraft com provisões e munições limitadas e resistem às investidas de abominações Eldritch que deterioram a vossa sanidade mental. 

Stan Rezaee de 8bitdigi afirmou Beneath como uma experiência que os fãs de jogos de terror e de Lovercraft apreciarão, sendo capaz de estabelecer uma atmosfera tensa e repleta de suspense ao mesmo tempo que testa as habilidades do jogador (distanciando-se de outros jogos lovecraftian atuais, que se contentam em ser walking simulators). Não obstante, a performance do jogo é problemática, as mecânicas de survival horror e FPS entram em conflito entre si, como se a experiência quisesse conciliar o inconciliável, e existem alguns problemas de pacing na evolução e payoff dos seus elementos de terror. Por seu lado, o redator de CrossWatch que analisou a história da Camel101 louvou a atmosfera claustrofóbica de Beneath, erigida através de ótima sonoplastia e iluminação, considerou a jogabilidade base decente, e laudou os desenvolvedores pelo trabalho incrível na criação de um mundo amplo e vibrante. Ao mesmo tempo, apresentou críticas ao nível do AI dos inimigos, da intuitividade do sistema de upgrades e de algumas escolhas de design que prejudicam a imersão e diversão na experiência e adianta que, se estas situações forem abordadas em atualizações futuras, Beneath pode tornar-se nalgo genuinamente especial.



Hell Maiden - Demo Disponível

A AstralShift participou na mais recente Steam Next Fest com uma demo de Hell Maiden, o seu próximo título. Conforme noticiamos previamente, Hell Maiden combina mecânicas de construção de baralho com o combate contra hordas de demónios: após ver-se de novo no inferno e privada das suas memórias, Dante precisará de colecionar, organizar e fundir uma miríade de cartas para construír mãos vencedoras e dizimar legiões de demónios de modo a reconquistar os 9 Círculos do Inferno. Do mesmo modo, os visuais da aventura revisitarão o estilo nostálgico dos animes dos anos 2000 com um toque moderno e expressivo, englobando cenários pintados à mão, animações 2D deslumbrantes e dinâmicas e ataques supremos visualmente impactantes.

A versão de teste deste RPG está disponível em sete linguagens (incluindo inglês e português do Brasil) e nela poderão explorar Limbo, o primeiro ciclo do inferno. Assim, poderão não só conhecer a premissa narrativa desta campanha (com novos diálogos a cada run que jogarem), mas também enfrentar hordas de inimigos demoníacos com recurso a 9 Weapon Cards e 17 Mod Cards. Se conseguirem resgatar a primeira poetisa do Limbo, desbloquearão 3 Weapon Cards e 8 Mod Cards adicionais para personalizarem o vosso estilo de combate.

Se experimentarem esta demo, a equipa de desenvolvedores de Olhão convida-vos a partilhar o vosso feedback no fórum de discussões Steam ou no servidor Discord da AstralShift, para que possa melhorar o jogo antes do lançamento em early access - de momento, ainda não conhecemos quando tal acontecerá.



ARC SEED - Data de Lançamento na PlayStation 5 Revelada 

A versão para a PlayStation 5 de ARC SEED já recebeu uma data de lançamento concreta. O SRPG com elementos de jogos de cartas da Massive Galaxy Studios chegará à consola da Sony a 13 de novembro, e pode ser adicionado à vossa lista de desejos na PlayStation Store

Recordamos que a versão completa de ARC SEED encontra-se disponível na Steam desde 17 de setembro por 14.99€ e que o jogo tem recebido atualizações regulares com novos conteúdos, ajustes de qualidade de vida e correções de erros.



Little Goody Two Shoes - Edição Física Anunciada

Através do Twitter, a AstralShift anunciou que Little Goody Two Shoes receberá uma edição física para a Nintendo Switch e PlayStation 5. Esta incluirá artigos físicos exclusivos e será distribuída em parceria com a Limited Run Games.

De momento, desconhecem-se os conteúdos desta versão e as datas de lançamento e início de reservas.



Indie X PT - Edição de 2025 Realizada

A edição de 2025 de Indie X, um evento realizado anualmente com o intuito de destacar e galardoar os melhores jogos indies, já foi realizada. Como é habitual, o Indie X foi conduzido em duas fases: nos dias 17, 20, 21, 22 e 23 de outubro, foram apresentados os 50 indies finalistas do evento, através de uma livestream no canal Twitch da RTP Arena e, a encerrar o último dia do showcase, teve lugar a cerimónia de entrega de prémios, em que foram eleitos os melhores jogos indie do ano numa panóplia de categorias.

Abaixo, podem conhecer os finalistas e os vencedores (distinguidos a negrito) do evento:

> Best Portuguese Game

  • Panthalassa (Meia Calça)
  • Employee 925 (Eiras)
  • Eternity (Firedrake Games)
  • HYPERxFANTASY (Onyxprism)
  • Mirai #167 (Orangenap Studio)

> Games for a Better World

  • A Heavy Morning (SAF Interactive)
  • A Week in the Life of Asocial Giraffe (Quail Button)
  • Bangkok Story: A Tray Dog (Shameful Guys Development)
  • I Write Games Not Tragedies (Studio Wife & Cornmandog)
  • Psychotic Bathtub (Natsha)
  • The Quiet Things (Silver Script Games)
  • Velvet 89 (Charles Games)

> Best Art Direction

  • Unboxing Mr Coo (Nacho Rodriguez)
  • Rebounder (ThirtyThree Games)
  • The Darkest Files (The Darkest Files)
  • MONOWAVE (Studio BBB)
  • Vale's Echo (Hollow Beak Games)

> Most Fun to Play

  • Royal Revolt Survivors (Team Warriors)
  • Cosmic Race: Galactic Showdown (Psypher Interactive)
  • RhythMania (Garoa Studios)
  • Star Birds (Toukana Interactive)
  • Flick Shot Rogues (Butter By The Fish)

> Most Innovative Game

  • Xenopurge (Traptics)
  • DOLOS: Your Best Future (Playing Paradigms)
  • Deck of Haunts (Mantis Games)
  • Monsters are Coming! Rock & Road (Ludogram)
  • Enter the Chronosphere (Effort Star Games)

> Best of the Show

  • The Séance of Blake Manor (Spooky Doorway)
  • Unboxing Mr Coo (Nacho Rodriguez)
  • Glasshouse (Flat28)
  • Rebounder (ThirtyThree Games)
  • The Darkest Files (Paintbucket Games)

Se tiverem curiosidade em explorar esta seleção curada de jogos indie, podem encontrar uma promoção especial na Steam dedicada ao Indie X, que agrega os finalistas do evento e oferece descontos em vários dos títulos nomeados nesta e noutras edições.



Um Até Já

E pronto: era uma vez o Prata da Casa. Tal como previamente anunciado, esta é a última edição num formato mensal desta rubrica. Foi com prazer que, durante mais de um ano, procuramos, sintetizamos e partilhamos entusiasticamente convosco as mais recentes novidades do mercado de videojogos português. Porém, por impedimentos de naturezas várias, não nos é viável manter este compromisso ao longo dos meses que se avizinham.

Contudo, este ponto final, parágrafo não se resume a uma imposição de gestão de tempo. É, também, uma admissão de derrota. Um artigo que sobranceiramente prometia olhar sob cada pedra e escavar todos os promontórios suspeitos para oferecer um levantamento definitivo dos indies fecundados em Portugal continuadamente deixou vários projetos escorregar por entre os dedos. Só no último mês, não estamos a falar de um, mas de dois lançamentos portugueses que se alojaram humilhantemente no ponto cego da minha retina: HYPERxFANTASY e Employee 925. E o mais tenebroso desta noção: São dois... que eu saiba. Não é justo convidar os nossos leitores a acompanhar os nossos artigos como os be-all and end-all do tema e, com isso, adensar a penumbra sobre os indies omissos.

Vexame à parte, assumo a derrota de bom grado. Na realidade, esta vindica a motivação basilar do Prata da Casa: há imensos desenvolvedores e jogos a germinar em Portugal, e nem tu nem eu temos a verdadeira noção da sua dimensão. O mercado de videojogos português desfila num emaranhado de arteríolas rubras, a quem ninguém tomou verdadeiramente o pulso. É premente a realização de um trabalho continuado, esmerado e exaustivo que exponha com profissionalismo e alcance as obras lapidadas em território nacional, num contexto especialmente agreste que junta as arduidades inerentes ao desenvolvimento e marketing de indies aos constrangimentos paradigmáticos da realidade portuguesa.

Deixo por isso a garantia: o nosso entusiasmo não se desvaneceu, e este livro não se fechou. Estamos, aliás, no 7º Aniversário do GameForces, um momento oportuno para refletirmos o futuro da nossa cobertura. Somos uma equipa multidisciplinar que, pelo meio da azáfama irrefreável do quotidiano, se refugia diletantemente no papel e caneta por fugazes momentos. Entre a priorização da inerentemente prioritária vida pessoal e profissional e os contornos que objetivamos para o GameForces, temos uma relação atribulada e conflituosa com timings e auto-imposições que restrinjam a qualidade e o prazer que advém da nossa escrita. Um dia, regressaremos com um novo formato do Prata da Casa: um que esperamos que seja primoroso, diferenciado e irreplicado. Possivelmente, desceremos ao nível dos títulos individuais para podermos tomar as rédeas ao escopo dos textos e não só documentar a realidade, mas também acrescentar-lhe um ponto. Mas isso já sou eu a colocar o carro à frente dos bois; sabe Deus quando o próximo número do Prata da Casa será contado. Afinal, os supraditos constrangimentos de agenda que abateram uma máquina bem oleada não são os maiores mecenas da reinvenção.

Até lá, não cedam à inércia. Escrutinem a base de dados DeVuego PT. Acompanhem as várias equipas de desenvolvedores que vos demos a conhecer. E sigam as plataformas portuguesas que continuam a destacar os jogos portugueses, como o Game Dev Lisbon (como entidade e como podcast parceiro do Glitch Gamecast), o Indie X (via RTP Arena), o Artesanato da Diversão. Da minha parte, resta um passa-bem, e um vemo-nos por aí.

Tiago Sá

Prata da Casa #15 - Um Virar de Página Prata da Casa #15 - Um Virar de Página Reviewed by Tiago Sá on outubro 31, 2025 Rating: 5

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