Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 6

Cá está: o fim do Passe de pistas adicionais e, em termos de conteúdo, o fim de Mario Kart 8 Deluxe. Os últimos dois anos foram preenchidos com alegria e mesmo alguma desilusão, a cada vaga de pistas que era lançada – tendo os trailers de anúncio de cada Parte da DLC sido estranhamente capazes de evocar o misto de emoções que sentimos ao controlo dos karts e motas!

No meio de um conjunto de pistas marcado pela inconsistência, há uma verdade absoluta: o trabalho de remasterização colocado nas 48 pistas da DLC era melhor a cada onda de conteúdos, tanto ao nível da qualidade gráfica como da preservação das mecânicas diferenciadoras de cada trajeto. Assim, a Parte 6 era algo que ansiava: a última vaga de conteúdos de Mario Kart 8 Deluxe seria o culminar deste trajeto de crescimento, e seria também a oportunidade da Nintendo se despedir em grande de um dos seus jogos mais vendidos e apreciados de sempre.

Sem mais demoras, vamos pela última vez olhar para as novas pistas da DLC e determinar se fazem jus às nossas expectativas!


 


Giro por Roma (Rome Avanti) – Mario Kart Tour

A Nintendo soube bem como ordenar as pistas citadinas para esta DLC. Os nossos sentimentos de fadiga por estas pistas de Tour foram sendo mitigados por a Nintendo ter guardado os melhores destes trajetos para o fim, como temos verificado com Volta a Vancouver, Cenas de Atenas e Vertigem em Singapura. 

Giro por Roma é mais um dos destaques positivos deste repertório de trajetos. A conciliação da histórica arquitetura romana com uma atmosfera noturna proporciona-nos uma das paisagens mais refrescantes do repertório Tour inteiro, e a incorporação de locais icónicos como a Piazza del Campidoglio no trajeto nada deixa a desejar - especialmente no que toca ao coliseu, que escalamos na primeira volta e cuja arena (cheia de Chain Chomps) atravessamos na terceira. 

Curiosamente, com Rome Avanti a Nintendo fez uma atualização a um dos inimigos Mario: os Rocky Wrenches. Com uma anatomia diferente (e mais evidente no focinho), uma tonalidade mais escura e óculos redesenhados, estas toupeiras possuem um novo design mais reminiscente do que possuíam em Super Mario Bros. 3 e que as afasta morfologicamente dos Monty Moles.


Montanha DK (DK Mountain) – Mario Kart: Double Dash!!

As adições de Mario Kart: Double Dash!! ao Passe de pistas adicionais são poucas, mas boas. Montanha DK é um dos trajetos favoritos da comunidade de Double Dash!!, principalmente pelo sentimento de aventura que permeia a maior parte da pista. Descer uma montanha íngreme recheada de curvas e pedregulhos em queda livre pode ser bastante desafiante, especialmente quando a dita montanha fica preenchida por bananas, carapaças e outros itens que nos obrigam a fazer microajustes pitagóricos para conseguirmos sair ilesos de uma curva sem nos despenharmos no abismo.

Infelizmente, o apelo da pista perde-se em mim e, se tivesse de apontar um motivo, acusaria a sua temática. O vulcão que vemos no pano de fundo da pista pode ter um aspeto rezingão, mas o resto da localização não tem nenhuma característica memorável. Até a associação da pista com DK apenas segue a tradição dogmática de associar o macaco à selva, como se ele não tivesse explorado outros ambientes (como fábricas) que pudessem ser revisitados em pistas Mario Kart. Ainda alimento a esperança de ver os desenvolvedores de Mario Kart a capitalizar o excelente trabalho da Rare e da Retro Studios com Donkey Kong - por agora, tenho de me contentar com a flauta que foi adicionada à música da pista em Mario Kart 8 Deluxe e que me recorda a banda sonora de Donkey Kong Country: Tropical Freeze.

Também não ajuda nada que, em Double Dash!!, exista uma pista tematicamente comparável a DK Mountain, mas para mim infinitamente superior: Dino Dino Jungle. O seu percurso é mais interessante e variado, e ainda mais envolvente se torna com troncos para fazer truques, geysers para evitar e um dinossauro gigante com quem não nos queremos meter!


Circuito da Daisy (Daisy Circuit) – Mario Kart Wii

Contando as pistas base de Mario Kart 8 Deluxe e as das Partes 1 a 5 do Passe de pistas adicionais, o jogo mais recente da série já contava com 9 pistas das 16 originais de Mario Kart Wii. Não estou a queixar-me: Mario Kart Wii teve uma das melhores seleções de trajetos inéditos da série inteira; porém, se é para manter a luz da ribalta no sexto jogo da série, convém que seja com as suas pistas mais especiais. 

Daisy Circuit é o oposto de especial. O seu trajeto é banal, isento de obstáculos, curvas ou gimmicks para o diferenciarem. A mais-valia deste mapa reside fora da jogabilidade, consistindo na sua atmosfera pacífica: com uma música tranquílissima para os padrões da série e um encantador enquadramento numa cidade à beira-mar a atravessar um belíssimo pôr-do-sol, Daisy Circuit é sereno como poucas pistas são.

... Porém, a quota de "pistas serenas" já tinha sido suprida por Daisy Cruiser, e não esconderei que teria preferido assistir ao regresso de Bowser's Castle ou Toad Circuit para ficar um passo mais perto de nunca mais precisar de pegar no meu disco de Mario Kart Wii.

 

Ruínas Piranha Planta (Piranha Plant Cove) – Original

Mesmo não superando Mansão Ninja ou Ilha do Yoshi, Ruínas Piranha Planta é uma ótima demonstração da qualidade que as pistas originais de Tour podem atingir, quando os desenvolvedores não estão determinados a apenas desenhar ovais. 

A temática de ruínas subaquáticas dedicadas a Petey Piranha é inédita à série e encaixa perfeitamente nas nossas expectativas para o universo Mario, e o circuito nunca deixa de ser empolgante com as constantes subidas, descidas, curvas e contracurvas e alguns inimigos "novos", como as enguias que nos atacam diretamente.

 



Passeio por Madrid (Madrid Drive) – Mario Kart Tour

Passeio por Madrid é o caso raro em que uma pista citadina de Tour ambientada numa cidade "tradicional" não se torna repetitiva. O segredo para o sucesso que mapas como Velocidade em Tóquio e Visita a Nova Iorque ficam a milhas de alcançar é a variedade: nesta versão de Madrid, nunca estamos a fazer a mesma coisa durante muito tempo.

Os segmentos puros de estrada são curtos e sempre espaçados com uma pequena área distinta, como a Plaza Mayor (agora habitada por uma Wiggler em vez dos Thwomps da versão original), o estádio Santiago Barnabéu com Goombas gigantes a treinar passes, ou o Museu Prado com Piranha Plants no lugar de alguns quadros... Todos estes locais, que noutros mapas citadinos são relegados a decorações de fundo, são totalmente integrados no trajeto que atravessamos, e o resultado dificilmente poderia ter sido melhor! 


Glaciar da Rosalina (Rosalina's Ice World) – Mario Kart 7

Se tivesse de resumir o que penso de Glaciar da Rosalina em Mario Kart 8 Deluxe em três palavras, diria "desilusão ao quadrado".

Primeiramente, pela conceção da pista há 12 anos: Super Mario Galaxy foi um dos maiores gestos de confiança que a Nintendo concretizou com a sua mascote. Num dos melhores jogos de todos os tempos, a equipa de desenvolvedores demonstrou que, mesmo após décadas, os platformers Mario ainda tinham um potencial infindo, e que a Nintendo era mais do que capaz de o explorar. Seja na refinada jogabilidade base, na inventividade do level design, na grandeza da banda sonora ou mesmo na melancolia da exploração espacial e da história da Rosalina, Super Mario Galaxy é a prova de que Mario podia ser "Mais".

Esta ambição e ambientação sem igual tinham tudo para originar uma pista de Mario Kart fascinante. Porém, Glaciar da Rosalina dá à personagem chave de Galaxy... um planeta gelado e inóspito. Pelo menos, dá para ver o Comet Observatory no céu, em rotação! ... Isso tem de contar para algo, não?... É que mesmo ignorando a mina de potencial desperdiçado, Glaciar da Rosalina é um mapa decente mas que conduzimos em autopiloto, em que a diversidade do trajeto advém da consistência do gelo em que derrapamos ou em que podemos tocar com a língua. 

Este nível de desilusão é exponenciado por esta pista ter sido escolhida para terminar as inclusões de Mario Kart 7 no Passe de pistas adicionais. Podem ter adicionado halfpipes que renovam a travessia de uma das secções mais lineares da pista e realizado uma melhoria gráfica substancial, mas há sempre um teto inultrapassável na ambição da remasterização dos mapas de jogos anteriores. Excetuando Estrada Arco-Íris, todos os trajetos originários da 3DS que foram escolhidos para integrar esta DLC são no máximo bonzinhos, e Glaciar Rosalina apenas entrou no jogo para não ficar separado dos seus amigos singelos. 

 

Castelo do Bowser 3 (Bowser Castle 3) – Super Mario Kart

Tal como Terra Nevada deu uma lapada seca em Jardim Celeste e mostrou como se reconstrói uma pista de GBA em Mario Kart 8, Castelo do Bowser 3 encheu Circuito do Mario 3 de porrada com a sua nova versão para Mario Kart 8 Deluxe.

Mesmo sem floreados, a arquitetura simples deste Castelo do Bowser em nada destoa da fidelidade gráfica das pistas do jogo base, e o brilho da lava à nossa volta torna a localização vibrante sem precisar de exagerar na saturação das texturas. E quando falo da lava à nossa volta, quero dizer que a lava está mesmo sempre à nossa volta! Este mapa desafia-vos a atravessar passagens estreitas sobre um mar de lava sem fim à vista, e a saltar no ângulo certo para não caírem ao oceano ardente. A mesma exigência em habilidade é-vos exigida se quiserem deslocar-se pelas rotas ideais sobre pilares ou se quiserem ganhar um pequeno bónus de velocidade ao saltar sobre Thwomps. 

 Castelo do Bowser 3 é uma pista fantástica que roça o topo de dificuldade em Mario Kart 8 Deluxe e desafia-nos a superarmo-nos com cada uma das suas rotas opcionais otimizadas. Com visuais de topo, um trajeto desafiante e repleto de objetivos opcionais e uma versão orquestrada épica da música original (que funciona também como um remake do tema do Final Boss de Super Mario World), esta é a melhor pista remasterizada de SNES na série inteira!


Estrada Arco-Íris (Rainbow Road) – Mario Kart Wii

Quem diria, a DLC terminou com uma Estrada Arco-Íris. E ainda mais inacreditável, terminou com a Estrada Arco-Íris do querido Mario Kart Wii, em vez de uma das de jogos como Mario Kart DS e Mario Kart: Double Dash!! que foram menos apaparicados nesta DLC.

Um final previsível não é necessariamente mau; mais vale um final previsível e satisfatório do que um que não faz sentido nenhum, e não só  a Estrada Arco-Íris de Mario Kart Wii é uma das melhores da série, maa a sua nova versão é também a pista remake mais laudável do Passe de pistas adicionais. 

Mecanicamente, o circuito não foi simplificado em nenhuma vertente e, graficamente, a estrada é mais bonita do que nunca, sendo que nenhum dos seus pequenos chamativos detalhes foi descurado. Sim, todos os saltos e lançamentos de "canhão" envolvem-nos em efeitos celestiais deslumbrantes e, ainda mais surpreendente, o nosso veículo e personagem continuam a incinerar-se como um meteoro quando caímos do cenário! 

Se o Passe de pistas adicionais trilhou um caminho de melhoria a cada pista remasterizada, Estrada Arco-Íris de Mario Kart Wii é a meta desta escalada: um tributo melindroso a uma das pistas mais detalhadas e envolvidas de nostalgia da série inteira.

 


Com o número de personagens da Parte 6, a Nintendo pregou-nos uma pequena partidinha. Pensavam que iam ser só duas personagens a acompanhar a última onda de conteúdos? Errado! Com uma pequena magia e polimento no ecrã de seleção de personagens, a Nintendo arranjou espacinhos para nos entregar 4 novas personagens: Diddy Kong, Funky Kong, Pauline e Peachette.

Os Kongs vieram finalmente recuperar os seus lugares no roster de personagens que tinham abandonado após Mario Kart Wii e, se não há nada de novo a dizer sobre as suas aparições em Mario Kart 8 Deluxe, a sua inclusão ajuda a aproximar a gama de personagens do jogo de corridas da idílica.

Agora, com Pauline e Peachette, temos muito mais a dizer! Se desconsiderarmos Tour, este é o jogo de estreia das duas personagens como corredoras. No seu salto para Mario Kart 8 Deluxe, as duas personagens ganharam novos trajes, que envergam quando conduzem motas - à semelhança de outras personagens femininas do jogo, como Peach, Daisy e Rosalina. Além disso, há um detalhe curioso na implementação de Peachette: sabiam que, se Toadette estiver presente numa corrida, Peachette não aparecerá como CPU? Uma vez que Peachette é uma forma de transformação da Toadette (introduzida em New Super Mario Bros. U com a Super Crown), os desenvolvedores empregaram esta restrição para respeitar a santidade e profundidade do worldbuilding Mario.

E ainda não é tudo: para além das novas personagens, a Nintendo adicionou dezoito fatos para Mii ao título, todos eles presentes na imagem acima. Para além de vos permitirem personalizar a vossa personagem, cada um deles inclui um conjunto de animações diferente!




Chegamos ao fim da nossa cobertura do Passe de pistas adicionais... ou não! Brevemente, publicaremos uma análise derrareira desta DLC, em que olharemos para os conteúdos extra de Mario Kart 8 Deluxe como um todo e analisamo-los como um pacote único! Até esse dia chegar, boas corridas!

Nota: Este artigo foi realizado com base na versão digital dos conteúdos adicionais para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Autor do Artigo: Tiago Sá

Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 6 Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 6 Reviewed by Tiago Sá on janeiro 16, 2024 Rating: 5

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