Análise | Hogwarts Legacy – Esta Vida de Feiticeiro Está a Dar Cabo de Mim!



Nota Editorial

No Gameforces acreditamos na liberdade de escolha e qualquer tipo de afirmação sexual. Por mais peculiar que seja, considerando a conjuntura actual, sentimos a necessidade de iniciar uma análise com esta afirmação. Não por ser uma tendência da sociedade, mas por sabermos que existem leitores nossos que poderão não concordar com este lançamento e gostaríamos de expor a nossa posição a esses.

Conseguir distinguir o trabalho realizado, da qualidade do trabalhador nem sempre é uma actividade de fácil execução. A história está repleta de personalidades “duvidosas”, cuja obra serviu para engrandecer o património da humanidade. Acreditamos que a discussão relativa às convicções da autora J.K. Rowling deve ser levantada, mas não podemos em plenitude de espírito aceitar o movimento de boicote que existe em relação ao lançamento de Hogwarts Legacy. Não somente pelo conteúdo da obra ser distinto e oposto das convicções da autora (como poderão confirmar se o experimentarem), como também trata-se de um produto que envolveu centenas de pessoas, cujas famílias dependem do seu trabalho para viver.

Consequentemente, a análise não contemplará este tema e será, como sempre, um relato da experiência subjectiva que o redactor teve com o título jogado.



Todos os "Potter Heads", devem estar por esta altura completamente absorvidos com um dos últimos títulos a chegar ao mercado, mas se vocês estão indecisos sobre Hogwarts Legacy, não deixem de ler esta análise! Sim, o principal conceito com que ficamos ao jogar este jogo é que estamos perante uma experiência em tudo vocacionada para os fãs, mas...não só. É um jogo que por mérito próprio consegue afirmar-se como um competente action-RPG. Mas vamos por partes...


Primeiro é necessário deixar bem claro que em Hogwarts Legacy não há Harry Potter, por isso deixem de dizer que é o melhor "Jogo do Harry Potter" que jogaram até hoje! Não, Hogwarts Legacy é muitíssimo mais que isso. É uma experiência, quase completa, do mundo onde "a criança que sobreviveu" viveu as suas aventuras. A atenção ao detalhe é eximia, onde cada canto, cada casa, cada personagem não jogável (vulgo NPC) é cuidadosamente trabalhada. Passear pelos corredores de Hogwarts, visitar Hogsmead ou explorar a Floresta Negra são somente alguns dos "mimos" que poderemos experimentar neste jogo.

Confesso que não sou grande fã da franquia. Li os livros todos quando saiu "As Relíquias da Morte" e vi os filme na sua altura. Alias, somente antes de arrancar com este jogo é que vi a trilogia das aventuras de Newt Scammander. Não obstante, confesso que fiquei completamente rendido a Hogwarts Legacy, pela sua profundidade de caracterização de todo o setting ambiente e enredo. Algo está muito bem feito, quando te perdes por horas a fio no mundo do jogo a fazer as mais diversas actividades e só depois te lembras que é melhor passares um bocado de história, para escrever uma análise a tempo e horas!


Falando em história. Como indiquei, aqui não seguimos as aventuras de Harry Potter. Seguiremos sim as aventuras de um ilustre desconhecido que teremos a possibilidade de personalizar a nosso gosto e definir o seu nome. O enredo segue os eventos iniciais do jogo, onde após uma visita a Gringots, teremos de lidar com uma conspiração que envolve um tipo arcaico de energia, que somente nós conseguimos visualizar e controlar. A história é minimamente cativante, mas a verdade é que não é propriamente importante para o global do que a experiência pretende transmitir ao jogador: Viver um ano em Hogwarts. Sim, esse é o sentimento que temos à medida que as horas passam e as diversas estações do ano vão surgindo e desaparecendo. 

Ainda que a aventura principal não seja propriamente reformulante, as secundárias estão bastante bem construídas, apresentado eventos significativos e que nos fazem verdadeiramente ter interesse na sua execução. Estas aventuras são uma óptima forma de aprofundar a personalidade, não somente da nossa personagem, como também de diversas outras secundárias. Mais que isso, ajuda a ter um entendimento melhor sobre cada casa dentro de Hogwarts. 


Toda esta ambientação não seria de todo coesa, se não existisse uma componente gráfica minimamente competente. Neste aspecto Hogwarts Legacy apresenta uma experiência verdadeiramente bela, ainda que com diversos bugs gráficos. Diversas foram as ocasiões em que atravessamos paredes, NPCs estavam em lugares que não deviam em loop "frenético" ou pior... certas áreas não carregam completamente. Sim, ainda que estejamos perante um jogo belíssimo, existem diversos problemas gráficos que mancham a experiência. A título de exemplo, num missão / puzzle que envolvia empurrar cubos, e depois de 30 frustrantes minutos, decidi consultar um guia online para descobrir a solução... somente para descobrir, ao invés, que a sala não era nada do que devia de ser. Depois de um load do último auto-save, a sala carregou devidamente e lá consegui finalizar o puzzle.

Os problemas não acabam por aqui. diversos crashes da consola foram notados durante as acções de Fast-Travel. No global foram uma mão cheia de situações que notamos. Situações estas que poderão muito bem serem rectificadas por futuras actualização e não podemos em toda a verdade afirmar que deterioram (muito) do que a experiência consegue nos transmitir. Em termos de prestação gráfica salientamos a consistência, da taxa de fotogramas por segundo, somente notando ocasionalmente uma ligeira quebra durante as secções de combate mais frenéticas.


Sim, o combate está bastante bem implementado e a mistura de possibilidades no que se refere à conjugação das diversas magias é bastante gratificante. Ao começo poderá ser um pouco confuso, misturar diversas paletes de ataques mágicos na mesma sequência de ataques, mas eventualmente conseguirão fazê-lo como verdadeiros "Merlins". Para isso ajudam as diversas possibilidades de melhoria que poderemos definir, com o evoluir da nossa personagem e que também se encontram disponíveis para personalizar conforme as nossas preferências.

Ainda no que se refere à componente audio-visual, nomeadamente a sua banda e efeitos sonoros podemos confirmar que a magia que ouvimos nos filmes permanece intacta. Em particular os efeitos sonoros estão bastante bem conseguidos, facilitando não somente a imersão do jogador, como também  a resolução de algumas aventuras, chamando a atenção a detalhes que de outra forma passariam-nos despercebidos.


Por fim, resta-nos abordar um ultimo tópico: Quidditch. Para mim, algumas das partes mais interessantes e conceitos melhores introduzidos pelos livros e (em parte) os filmes é o deporto favorito de todos os feiticeiros: Quidditch. Em Hogwarts Legacy não podemos afirmar que o deporto ficou esquecido, pois é referenciado em inúmeras ocasiões, contudo ficamos desiludidos com a ausência de possibilidade de o...desfrutar. Enquanto o jogo apresenta inúmeras actividades extra curriculares que podemos usufruir, como por exemplo a criação de animais, arranjar a nossa sala da necessidade ou diversos outros mini-jogos, é com pesar que confirmamos não ser possível desfrutar de um partida de Quidditch. A navegação com a vassoura não é propriamente intuitiva e necessitaria de ser ajustada, mas acreditamos ser possível adicionar esta possibilidade. Uma verdadeira oportunidade de melhoria, naquilo que poderia ser o derradeiro jogo deste mundo de feiticeiros



Conclusões
Hogwarts Legacy consegue transportar-nos para um mundo mágico de feiticeiros, castelos, criaturas mágicas e muita aventura. Neste jogo conseguirão sentir verdadeiramente o que seria passar um ano em Hogwarts, visitando alguns dos seus lugares mais icónicos. Quer seja, ou não, um fã das aventuras de Harry Potter ou Newt Scammader, com certeza ficaram encantados com aquilo que o jogo apresenta.



O Melhor:
  • Envolvência de toda a experiência, capaz de nos prender horas a fio neste mundo;
  • Qualidade das missões secundárias;
  • Grafismo e qualidade gráfica verdadeiramente cativantes.

O Pior:
  • Diversos bugs gráficos e crashes que devem ser corrigidos assim que possível;
  • Ausência de Quiddtich.



Pontuação do GameForces – 8.5/10



Título: Hogwarts Legacy
Desenvolvedora: Avalanche Software
Publicadora: Warner Bros. Interactive Entertainment
Ano: 2023




Análise | Hogwarts Legacy – Esta Vida de Feiticeiro Está a Dar Cabo de Mim! Análise | Hogwarts Legacy – Esta Vida de Feiticeiro Está a Dar Cabo de Mim! Reviewed by Carlos Silva on março 01, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.