Os Melhores Jogos Gratuitos na PlayStation



Uma das melhores características do mundo dos videojogos é a sua polivalência, no que a experiencias diz respeito. Acreditamos poder afirmar, sem grandes objecções, que existe algo para cada jogador. Contudo, nem todos tem a mesma possibilidade financeira e convenhamos que ocasionalmente recaímos na espiral “Tenho tanto para escolher, mas não me parece que exista algo de jeito”.

Neste artigo, vamos apresentar um conjunto de 12 jogos grátis (denominados Free-to-Play), que não somente encaixam na carteira de qualquer um, como já tem provas dadas da sua qualidade e diversão. Procuramos principalmente uma lista equilibrada com uma mistura dos géneros disponíveis. Pelo que, se não virem “aquele” shooter, ou "aquele" Battle Royale, que tanto gostam, não se admirem…há imensos!

Salientamos, contudo, que estes títulos permanecem gratuitos graças às compras ingame que todos eles possuem. Alguns, inclusive, tem politicas bastante agressivas que recomendamos aos nossos leitores a devida precaução quer sejam para os próprios ou crianças que os joguem.


1. Fortnite

Fortnite dispensa de introduções. Creio que até as nossas avós conhecem o jogo! Quer seja pelas danças, quer pelo grafismo, toda a gente já ouviu falar nele. O shooter com mecânicas de Battle Royale encontra-se mais popular que nunca, com uma constante evolução de mapas, personagens e mecânicas. Efectivamente a Epic, produtora do jogo, tem conseguido manter o interesse no seu título fresco recorrendo a uma inteligente estratégia de associação com a cultura Pop mais da moda no momento.

Ainda assim, as mecânicas base permanecem as mesmas. Considerando uma jogabilidade bem intuitiva, o jogador é colocado numa ilha com outros 99 jogadores, com o objectivo de ser o último sobrevivente. Para isso deve coleccionar equipamento, materiais e itens que o ajudem a eliminar todos os restantes.




2. Apex Legends

Para arrumar de vez com o género “Battle Royale”, vamos já apresentar uma outra recomendação. Ainda que existam inúmeros outros, decidimos escolher Apex Legends.

Apex Legends, anunciado em Fevereiro de 2019 tornou-se rapidamente um fenómeno de popularidade dentro do género. Desenvolvido pela Respawn, responsável pelos títulos da serie Titanfall, aposta num jogo em equipa e com uma forte interacção entre jogadores. Existem diversas classes de personagens, cada uma com as suas habilidades e características distintas. A grande variação deste título face aos demais passa pela interacção entre jogadores da mesma equipa, que quase torna obsoleta a necessidade de ingame chat. O jogadores tem a possibilidade de recuperar elementos abatidos e solicitar apoio aéreo aos seus colegas.




3. Genshin Impact

No que se refere a MMORPG, existem algumas opções bastante viáveis. A mais mediática e que conta com uma base de jogadores enorme é Genshin Impact. Neste título podem contar com uma mundo gigantesco, com inúmeras actividades para realizar e uma história envolvente que consegue capturar o jogador horas a fio.

Os seus visuais e algumas mecânicas rapidamente evocam inspirações em Zelda Breath of the Wild, contudo a sua comparação fica estritamente por aqui. As suas outras mecânicas, conceitos de exploração e evolução são completamente diferentes.

Os jogadores poderão contar com um título que a editora actualiza frequentemente com cada vez mais conteúdos e mais áreas para explorar. Actualmente a sua história e mundo ainda estão em crescimento (nem todas as regiões estão disponíveis), mas já a sua área de exploração é gigantesca e a quantidade de conteúdo abismal. É natural que um iniciante se sinta sobre lotado com tanto, mas se insistirem poderão vivenciar uma experiencia fantástica sem gastar um cêntimo.




4. WarFrame

WarFrame está disponível desde os primeiros tempos da PlayStation 4 e permanece como um dos melhores títulos Free-to-Play ainda hoje. Este shooter futurista coloca-nos na pele de um ninja espacial que controla o seu próprio robot, com distintas habilidades e diversos ataques disponíveis. O jogador poderá, não só juntar-se a amigos para experimentar as missões da história do jogo, como também competir online.

O título está constantemente a receber novas personagens, missões e muito outro conteúdo, tornando-o uma opção óptima para jogadores que apreciem shooter/looters em cenários futuristas e espaciais de topo. Poderá ser difícil para um iniciado, devido à quantidade enorme de conteúdo criada ao longo dos anos, mas valerá bem a pena!




5. Destiny 2

Ainda no que se refere a shooters/looters, deixamos também a recomendação de um dos títulos mais falados na última geração. O jogo da Bungie, Destiny 2, oferece uma das melhores experiencias de FPS no mercado e completamente gratuita!

O jogador deverá criar uma personagem, incrementando as suas características, equipamento e armas, para após poder participar em jogos contra outros jogadores ou em raids cooperativos com o resto da comunidade. É uma diversão excelente que, em parceria com amigos, pode ser uma experiencia bastante agradável.




6. Dauntless

Se são fãs de Monster Hunter e o orçamento é curto, então esta é a opção para vocês! Ainda que com mecânicas mais simples, continua a ser uma óptima opção gratuita para o jogador que gosta de batalhas intermináveis com os mais diversos monstros.

Para além deste modo habitual, o jogador pode ainda experimentar o Escalation, uma série de cinco batalhas crescentes em dificuldade que ajudam a provar as nossas habilidades enquanto caçador. Adicionalmente, existem provas semanais com diferentes modificadores que ajudam a dar uma nova vida aos encontros standard e providenciam recompensas únicas.




7. Brawlhalla

Gostam de Super Smash Bros. e não tem uma consola Nintendo ou dinheiro para investir? Então Brawlhalla é a resposta para vocês! Este frenético jogo de lutas/plataformas considera uma atractiva arte desenhada à mão, que em parceira com uma jogabilidade bastante sólida, entrega ao jogador uma experiencia muito interessante.

O título suporta, gratuitamente, não somente jogos online, como um modo cooperativo local. Salientamos, contudo que nem todos as personagens estão disponíveis gratuitamente, onde os disponíveis são escolhidos numa base rotatória. Para melhorar, o jogo conta com cross play, pelo que podem entrar com batalhas com conhecidos de outras plataformas (PC, Nintendo Switch ou Xbox).




8. Super Bomberman R Online

Cremos que Bomberman dispensa apresentações, certo? Se por ventura são fãs do género, esta versão gratuita permite jogarem online contra outros jogadores, numa versão reformulada do original. Apontando para as mecânicas dos battle royale, aqui teremos não somente uma área com quatro jogadores, mas diversas com diversos jogadores. Após um tempo fixo, os jogadores sobreviventes devem fugir para a próxima área que não seja eliminada.

A jogabilidade continua bastante frenética e igual a si própria, com as novas mecânicas a introduzirem uma refrescante novidade que é capaz de captar o jogador facilmente. Ainda assim, nem tudo é rosas e o emparelhamento de jogadores numa partida demora o seu tempo.




9. Rocket League

Rocket League mistura três das coisas preferidas dos jogadores: Futebol, Carros e Destruição! Basicamente é jogar futebol, com carros e com diversos “perigos” à mistura.

Os jogadores controlam um carro, para acertar numa bola (muito maior do que os carros) em direcção à baliza da outra equipa e marcar golo, de uma forma que lembra o futebol de salão e com elementos que lembram um derby de demolição.

As partidas geralmente duram cinco minutos, com uma prorrogação de morte súbita se a partida estiver empatada nesse ponto. Estas podem ainda ser jogadas um contra um e até quatro contra quatro jogadores, bem como em modo de partidas casuais e classificadas.




10. Dead or alive 6: Core Fighters

Dead or Alive 6: Core Fighters permite-nos experimentar um dos maiores jogos de luta que existem. Não, não se trata de uma demo, mas sim uma versão free to play mesmo! Embora o jogador esteja restrito a um conjunto de personagens (que rodam em uma base regular), ainda será possível jogar a maior parte dos modos deste frenético título de luta, como por exemplo o modo de treino, batalhas online e parte do modo de história.




11.Genesis

É difícil encontrar um título MOBA (multiplayer online battle arena) competente nas consolas, mas Genesis procura ser o melhor no género na PlayStation. O jogador pode escolher um dos 28 heróis para levar para uma batalha 5v5, em mapas temáticos de ficção científica e com elementos que mudam dinamicamente.

O jogo tem vindo a crescer com o tempo, mantendo o interesse da comunidade. A inclusão do modo PVE significa que poderemos despender tempo a competir ou simplesmente relaxar lutando contra oponentes controlado pela IA (quer seja sozinho ou com amigos). A produtora está também muito aberta a discutir mudanças de equilíbrio, o que significa que poderemos mudar o jogo para melhor se realmente quiserem se envolver.




12. eFootball PES2021

Por fim e sim, sabemos ser uma escolha algo controversa, recomendamos o artista previamente conhecido como “Pro Evolution Soccer”. Certamente que o título perdeu qualidade perante as versões anteriores, mas no que se refere a títulos de desporto, nomeadamente futebol, este revela-se uma das melhores opções gratuitas na PlayStation.

Ainda assim, depois dos entraves durante o seu lançamento, a Konami tem vindo a aprimorar o jogo, por isso não deixem de lhe dar uma hipótese se forem fãs do género. O jogo em si mantem todos os modos da sua versão “original”, sendo possível os jogadores desafiarem outros jogadores, com somente a única limitação sendo a equipas que em disponíveis para escolher.




Efectivamente muitos outros jogos ficaram de fora desta lista, que procurou apresentar um título de dos géneros mais populares. Para a vossa rápida referência, deixamos mais algumas recomendações que poderão pesquisar na PlayStation Store:
  • Luta: Fantasy Strike; Dissidia Final Fantasy NT Free Edition.
  • Shooter Competitivos: Rogue Company; Paladins.
  • Battle Royale: Spellbreak; HyperScape; Cuisine Royale; Call of Duty: WarZone.
  • MOBA: Smite.
  • MMORPG: DC Universe Online.

Quando chega a altura de escolher qual o título a jogar, uma das melhores maneiras de ter uma ideia da experiência proposta pelo jogo é simplesmente verificar o género que se insere. Principalmente para que tenham uma ideia concreta do que cada género considera e se está dentro das vossas expectativas e interesses. Por isso e sendo gratuitos, não deixamos de recomendar que experimentem por vós próprios.

Salientamos que alguns jogos oferecem tudo o que têm a oferecer desde o início, com a perspectiva que o jogador goste o suficiente daquilo que entregam para gastar algum dinheiro de verdade com eles. Outros são versões reduzidas de produtos pagos, o que pode resultar em conteúdo bloqueado. A dica mais importante, que deixamos é: não gastem tempo e dinheiro se não for divertido. O objectivo é aproveitarem uma experiencia “low cost” e que se por ventura acharem que compensa gastar algum, que o seja feito objectivando o vosso próprio divertimento.
Os Melhores Jogos Gratuitos na PlayStation Os Melhores Jogos Gratuitos na PlayStation Reviewed by Carlos Silva on janeiro 12, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.