Notícias PlayStation da Semana – 21 Jul. 2021

Série PES Passa a Chamar-se Apenas eFootball, Será Free-to-Play e Chegará Neste Outono à PS4 e PS5 (via pushsquare.com)
 
A grande concorrência da sempre bem-sucedida série de jogos FIFA, Pro Evolution Soccer (ou simplesmente PES) será totalmente revolucionada este ano. O franchise passar-se-á a chamar eFootball, e adotará um modelo atualizável de free-to-play, chegando já neste outono à PlayStation 4 e PlayStation 5.

Esta mudança radical aplicar-se-á a vários aspetos do jogo. Para começar eFoobtall apenas estará disponível digitalmente para todas as plataformas nas quais será lançado, não estando, pelo menos para já, previsto qualquer lançamento físico. Depois, o jogo não será lançado com todas as suas funcionalidades e modos planeados, mas irá antes introduzi-los faseadamente ao longo dos meses, ficando em aberto a possibilidade de alguns destes modos se apresentarem como DLCs compráveis.

Tanto quanto sabemos para já, o jogo será lançado com a possibilidade de "jogar localmente com alguns clubes de renome", como o FC Barcelona, Bayern Munique, Juventus ou Manchester United. Ainda no lançamento, será possível participar em jogos de uma geração para a outra - ou seja, jogadores na PS4 e na PS5 poderão enfrentar-se em encontros com eFootball. Também sabemos já que o motor de jogo será totalmente diferente do das últimas entradas de PES, com este título a deixar para trás o motor FOX (utilizado, por exemplo, em Metal Gear Solid V: Phantom Pain), para adotar uma versão personalizada do motor Unreal 4. Como esta mudança será sentida na jogabilidade ainda está para ser confirmado.

Um pouco depois do lançamento do jogo, serão introduzidas ligas online, um modo de construção de equipas, um sistema de "match pass" (que deverá ser semelhante a passes de temporadas já implementados noutros títulos que adotaram este sistema de serviço a longo prazo), e o cross-play será estendido para permitir que jogadores em qualquer consola PlayStation consigam jogar contra adversários em consolas Xbox ou na Steam. Por fim, durante o inverno esta funcionalidade será ainda mais ampliada para incluir jogadores em sistemas Android e iOS, será possível usar um comando para jogar eFootball em dispositivos móveis e um novo modo de torneios eSports começará.

De resto, sabemos também que este será um título de entrada única, com atualizações gratuitas a serem fornecidas no início de cada temporada de futebol ao invés de ter que se investir num novo título todos os anos. Espera-se que estas atualizações incluam as mudanças dos plantéis das equipas em cada mercado de transferências e que introduzam os novos equipamentos de cada clube, mas estes são detalhes ainda por confirmar. Também o número de clubes com os quais poderemos jogar ainda não foi confirmando. Até agora, sabemos que 9 equipas estarão presentes com certeza, não sabendo se será necessário ir pagando mais para podermos desbloquear mais das nossas equipas favoritas.

Esta é, de facto, uma mudança bastante vincada face ao que a Konami vinha fazendo até aqui, e apenas poderemos especular se este modelo será finalmente capaz de competir com o da série FIFA. Com muitas questões ainda no ar, mas com a promessa de mais detalhes para breve, teremos de esperar para ver o que o futuro reserva para este projeto. Entretanto, eFootball chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no início do outono de 2021.


Resident Evil RE:Verse Oficialmente Adiado Para 2022 (via twitter.com)
 
A Capcom anunciou que a experiência multijogador que será oferecida aos jogadores que tenham adquirido Resident Evil Village foi oficialmente adiada. Assim, Resident Evil RE:Verse já não chegará em julho deste ano, mas antes algures no ano de 2022.
 
O anúncio chega através de uma publicação na conta oficial de Resident Evil na rede social Twitter. “O lançamento de Resident Evil RE:Verse, previamente anunciado para julho de 2021, será adiado para 2022, de modo a que a equipa continue a trabalhar em oferecer uma experiência de jogo suave. Partilharemos mais detalhes do lançamento mais tarde. Obrigado pela paciência e compreensão,” pode ler-se na primeira mensagem publicada pela conta oficial do franchise de jogos de terror.
 
Numa mensagem subsequente, a Capcom deixou uma sugestão aos jogadores que tenham já adquirido o mais recente jogo do franchise. “Para os jogadores que tenham comprado uma edição física de Resident Evil Village, recomendamos que guardem bem o código de download de Resident Evil RE:Verse incluído na mesma, ou adicionem-no já à vossa conta de modo a estarem prontos a jogar assim que este for lançado no próximo ano.”
 
Assim, um dos títulos que serviria para celebrar o 25º aniversário deste aclamado franchise de jogos de terror e sobrevivência, já não chegará este ano. Resident Evil RE:Verse é uma experiência multijogador onde 4 a 6 jogadores assumirão o papel de algumas das suas personagens preferidas deste franchise e enfrentar-se-ão em batalhas que prometem ser intensas.
 
Agora, Resident Evil RE:Verse apenas chegará em 2022, numa data mais concreta ainda a definir. Entretanto, Resident Evil Village foi lançado para a PlayStation 4 e PlayStation 5 este ano. Os restantes jogos da série principal, desde Resident Evil 0 até Resident Evil VII: Biohazard estão atualmente disponíveis para a PS4 e jogáveis na PS5, alguns na sua forma original, outros como remakes e ainda alguns como remasterizações.
 

Ubisoft Anuncia Shooter Free-to-Play Tom Clancy’s XDefiant (via youtube.com)
 
A Ubisoft apresentou um novo título multijogador gratuito chamado Tom Clancy’s XDefiant. Trata-se de um shooter na primeira pessoa competitivo com um travo de sistema de classes com habilidades distintas.
 
O jogo foi apresentado pelo diretor criativo Jason Schroeder e pelo produtor executivo Mark Rubin, no canal oficial da Ubisoft no Youtube. Schroeder e Rubin indicaram que XDefiant será um jogo que misturará mecânicas de shooting realistas com um sistema de fações que apresentarão oportunidades de jogabilidades e dinâmicas de equipa bastante distintas. Estas fações serão inspiradas noutras propriedades intelectuais de Tom Clancy e obrigarão os jogadores a jogar estrategicamente de modo a tirar vantagem das suas habilidades únicas para alcançar a vitória.
 
As imagens deste título em ação mostram mecânicas de disparo, à primeira vista, bastante bem conseguidas e um ritmo de jogo bastante elevado, algo que foi indicado como sendo a grande prioridade para este projeto. Foi também prometido que o jogo irá continuar a receber bastante conteúdo ao longo do tempo, expandido as possibilidades de jogabilidade com cada nova adição.
 
Tom Clancy’s XDefiant chegará algures no futuro à PlayStation 4 e PlayStation 5, e os jogadores que estejam interessados poderão registar-se já no site oficial do jogo, de modo a serem os primeiros a experimentar este novo jogo e para poderem fornecer feedback aos produtores em como a experiência poderá ser melhorada no futuro.
 

Nova Atualização de Dirt 5 Para a PS5 Introduz Novas Funcionalidades Exclusivas da Consola e do DualSense (via blog.playstation.com)
 
O mais recente jogo da aclamada série de simuladores de corrida de rali, Dirt 5, recebeu recentemente uma atualização para a PlayStation 5. O mais relevante é que esta atualização vem cumprir uma promessa feita previamente feita pelos produtores, implementando uma série de funcionalidades da nova consola da Sony para ampliar toda a experiência.
 
O anúncio foi levado a cabo por Chris Groves, gestor social e comunitário da Codemasters, no blog oficial da PlayStation. “Enquanto o lançamento foi já lá bem atrás, em novembro do ano passado, temos estado prego a fundo desde então a suportar os jogadores com conteúdos, atualizações gratuitas, adições pedidas pela comunidade e muito mais,” começa a publicação de Groves, antes de dar início aos detalhes da mais recente atualização que chegou nesta semana.
 
Para além de adicionar “novos carros, novas pistas e novas maneiras de jogar,” foram várias as implementações de funcionalidades exclusivas da PlayStation 5, nessa versão do jogo. Começando pelas funcionalidades do DualSense, Groves indica que esta atualização acrescenta uma “total implementação háptica e dos gatilhos adaptativos do DualSense.” Estas implementações “ajudarão os condutores a tomar as melhores decisões e a manter o controlo do carro, já que Dirt 5 envia uma enorme quantidade de informação para o DualSense e para as pontas dos vossos dedos,” exemplificando com as diferenças de tração nas várias superfícies ou na resistência do gatilho do travão.
 
Outro grande destaque desta atualização vai para a implementação das funcionalidades de áudio 3D. “Ouçam o rugido dos outros carros a correr à vossa volta graças ao alcance dinâmico do nosso áudio, e ouçam o volume das colunas e dos espetadores à beira da pista a aumentar e diminuir à medida que passam por eles. A nossa atenção ao detalhe com o áudio de Dirt 5, juntamente com o suporte de áudio 3D, criam um espaço sonoro que eleva a experiência geral para outro patamar,” afirma Groves.
 
Assim, um dos mais aclamados novos jogos de corrida, e talvez o mais aclamado de toda esta série, acaba de ficar melhor para os jogadores que possam usufruir desta experiência numa PS5. Dirt 5 está atualmente disponível para PlayStation 5, e igualmente para a PlayStation 4, depois de ter sido lançado em novembro de 2020.
 

Temporada 5 de Fall Guys Chegou, e Com Temáticas Alusivas à Selva (via pushquare.com)
 
O jogo que há cerca de um ano nos apanhou de surpresa pela sua jogabilidade divertidamente charmosa, Fall Guys, continua a crescer. Desta feita, o jogo de plataformas competitivo online viu chegar a sua 5ª Temporada, e com esta várias novidades.
 
Com uma temática alusiva à selva, e a aventuras que decorrem em selvas, esta Temporada chega sob a forma de uma atualização gratuita e acrescenta uma série de novos níveis e outros modos de jogo. Começando pelos níveis, são 6 os novos minijogos nos quais poderemos participar na caça pelas tão cobiçadas coroas, cada qual parece injetar uma boa dose de criatividade na experiência. Para além de um novo nível de percurso de obstáculos, temos níveis que envolvem sobreviver a coloridos rinocerontes mecânicos, e até um novo nível final onde teremos de ser os primeiros a chegar e a agarrar a coroa, mas onde os caminhos até à mesma estará constantemente a mudar.
 
Para além destes novos níveis, esta nova temporada adiciona eventos com tempos limitados, que incluem desafios específicos que poderão dar aos jogadores que os concluam recompensas especiais. Novos fatos também serão adicionados ao jogo, e poderão ser rotativamente encontrados na loja e adquiridos com pontos ou com coroas ganhas. Por fim, a chegada desta nova temporada prometeu ainda implementar algumas melhorias e solucionar alguns bugs e problemas, embora a produtora Mediatonic não tenha entrado em detalhe acerca de quais as melhorias implementadas.
 
Assim, a Temporada 5 de Fall Guys já se encontra disponível para descarregar e jogar. De recordar que o jogo foi lançado em agosto de 2020, e simultaneamente oferecido nesse mês aos subscritores PS Plus. Embora tenha perdido algum fulgor depois desse lançamento estrondoso, esta continua a ser uma experiência divertida e recomendável, sobretudo quando partilhada com amigos.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Blue Fire [PS4] (Robi Studios) é um jogo de ação e plataformas em 3D no qual assumimos o papel de um pequeno aventureiro que terá de atravessar um reino desolado de modo a desvendar os estranhos segredos que nesse se escondem. Fazendo lembrar grandes sucessos como, por exemplo, Hollow Knight, este título apresenta um tom sombrio, um sistema de combate exigente, desafios de plataformas que requerem mestria nos nossos movimentos e uma série de colecionáveis e novas habilidades para encontrar e desbloquear. Os fãs de uma boa aventura em 3D terão aqui uma oferta já bastante bem recebida noutras plataformas, e que promete satisfazer os fãs da PlayStation.
 
Cris Tales [PS4 & PS5] (Modus Games) é o que se pode chamar de uma autêntica carta de amor a JRPGs clássicos. No papel de uma maga do tempo chamada Crisbell, teremos de explorar um belíssimo mundo desenhado à mão de modo a podermos enfrentar uma imperatriz que ameaça fazer uma catástrofe cair sobre o mundo. Com uma mecânica de jogo que nos permite manipular o tempo à nossa volta e à volta dos nossos inimigos durante os combates por turnos, um memorável elenco de personagens e uma das direções artísticas mais visualmente apelativas dos últimos tempos, este jogo tem tudo para agradar aos fãs de RPGs e de JRPGs em simultâneo.
 
Orcs Must Die! 3 [PS4] (Robot Entertainment) é o novíssimo jogo de estratégia e de defesa de torres desta aclamada e animada série. Com os jogadores a serem colocados perante alguns dos maiores exércitos inimigos que esta série já conseguiu, terão de usar um enorme arsenal de armas e armadilhas para impedirem as legiões de orcs de triunfar. Com uma nova narrativa, mecânicas de jogo aperfeiçoadas, novos cenários de guerra para enfrentar e resolver, um maior leque de opções ao nosso dispor que aprofundam a componente estratégia da experiência, e com a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação com um amigo, os fãs desta série ou deste subgénero de jogos parecem ter aqui uma oferta interessante.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 21 Jul. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 21 Jul. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on julho 21, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.