[Análise] Namco Museum Archives - Vol 2 [NSW]



Não ficando satisfeita com uma coleção de clássicos das arcadas e NES/Famicon, a Namco decidiu lançar o segundo volume. Na verdade poderia vir tudo incluído num jogo mas decidiram dividir. Neste Volume 2 temos praticamente sequelas dos grandes hits do primeiro volume como Pac Man, Galaxian ou Dig Dug.

Nos aspectos técnicos mantêm-se tudo igual, todos eles emulados através do M2 já usado anteriormente. Encontram-se presentes os 3 modos de imagem diferentes (4:3, 4:3 zoomed e Widscreen que ocupa todo o ecrã) alterar imagens do background ou as scanlines retro. O gravar e retroceder também estão presentes, tais como os mini trailers e os mapas dos controlos. No que toca ao som a emulação é excelente com óptimos toques 8 Bit que são uma delícia para os ouvidos.

Mas se os bons aspectos estão presentes os maus do Volume 1 também, para uma coleção com museu no nome falta conteúdo extra, ainda pior quando a versão Japonesa tem os manuais e uma estante digital para colecionar os jogos. Mesmo a seleção geral dos 22 títulos poderia estar tudo numa só coleção e ser um verdadeiro must have para os coleccionadores da era dourada das arcadas. Iremos então falar um pouco de cada título individualmente:

 

Battle City

Este é um jogo de tanques numa visão aérea é um exclusivo da Famicom, que grande parte dos jogadores de longa data lembrar-se-ão das suas versões alternativas ou ports para outras plataformas. Desta vez vemos a versão original fazer a sua estreia oficial no ocidente. O objectivo do jogo é destruir outros tanques enquanto defendemos a nossa base em mapas estilo labirintos.




Pac-Land

Antes de aparecerem os grandes títulos sonantes de plataformas, Pac-Man estreou-se nesse ramo nas arcadas e posteriormente numa versão para a Famicom com esta sequela. Também uma versão original com estreia no ocidente este jogo fica um pouco aquém do que se espera. Os controlos estão todos trocados, onde movemos o personagem com os botões A e B e saltamos com o D-Pad, muito confuso para os dias de hoje.


Dig Dug II

Tal como Pac-Land, Dig Dug II também é uma sequela com ligeiras diferenças. Aqui deixamos os túneis subterrâneos e vamos para uma espécie de ilha onde temos de explodir com penhascos e montanhas para cair no mar. Diferente e sinceramente muito menos Dig!


Super Xevious

Xevious saiu no primeiro volume e aqui temos uma sequela mas que se trata mais de uma versão melhorada. É praticamente tudo igual apenas com novos inimigos que tornam o jogo um pouco mais difícil. É também uma estreia no ocidente e fica um registo mais pela curiosidade.


Mappy—Land

Este é uma verdadeira sequela, em Mappy Land mantemos o mesmo personagem, um rato que foge dos gatos mas em níveis mais coloridos e com um levei design muito melhorado. Retiraram o sistema de portas e adicionaram um botão para saltar. Provavelmente o jogo mais divertido desta coleção.


Legacy of the Wizard

Lançado em 1987 Legacy of the Wizard é um jogo de ação 2D. Controlamos 5 personagens diferentes por túneis de uma caverna gigante, cada personagem tem características únicas que ajudam na progressão do jogo em que o objectivo é encontrar uma espada mágica. Uma autentica perola para os amantes do género Metroidvania.


Rolling Thunder

Já bem conhecido das dezenas de coleções da Namco e por isso tinha de aqui estar também incluído. Lançado em 1989 vestimos a pele de um agente enquanto nos escondemos dos inimigos e disparados sobre eles, podemos ainda apanhar diferentes armas e munições para tornar tudo ainda mais divertido.


Dragon Buster II

Outro exclusivo Famicom a chegar ao ocidente pela primeira vez. Ligeiramente diferente do seu antecessor, aqui podemos escolher entre diferentes masmorras até chegar a última e derrotar o Boss final. Um jogo bastante arrojado para a sua época.


Mendel Palace

Esta adição é bem curiosa, pois trata-se do primeiro jogo produzido pela Game Freak, normalmente conhecida pela série Pokemon e no Japão foi distribuído pela Namco. É um jogo de puzzle onde temos de mover o chão para derrubar os inimigos para fora do cenário.


Galaga & Gaplus

Tal como o primeiro volume, em volume 2 também temos a estrela desta coleção. Enquanto Galaga é um sucessor básico do Galaxian é em Gaplus que caem as atenções. Infelizmente não é tão ambicioso como Pac Man Championship Edition que saiu mais de 10 anos depois da NES acabar. Gaplus é um port de um jogo arcada que nunca saiu numa consola. Podia ser bem mais trabalhado mas depois do que se viu com o eletrizante Pac Man Championsship Edition num demake 8 Bit esperava-se bem mais.

Conclusão

Tal como o primeiro volume a apresentação é a mesma, uma série de sequelas de jogos da velha guarda onde se conta algumas novidades no ocidente e um exclusivo. Para os mais novos será uma coleção estranha mas para os mais velhos será certamente um reviver de boas memórias. Mappy Land e Gaplus serão os que mais vale a pena nesta modesta complicação.

O melhor:

·         Um conjunto de sequelas do VOL1;

·         Algumas novidades no ocidente e um exclusivo em consolas;

·         Ports bem adaptados e com boa banda sonora 8 bit.

O pior:

·         Gaplus para Estrela da coleção deveria ser bem mais trabalhado;

·         Coleção dividida em duas partes;

·         Falta de conteúdo extra para um “museu”.

 

Pontuação do Gameforce: 6.0/10

 

Artigo por: Sérgio Dias.

 












































[Análise] Namco Museum Archives - Vol 2 [NSW] [Análise] Namco Museum Archives - Vol 2 [NSW] Reviewed by Carlos Silva on julho 10, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.