Análise | Xenoblade Chronicles 3 Future Redeemed - Pôr os Pontos nos Is




Creio não ser surpresa afirmar que Xenoblade Chronicles é uma das séries de JRPGs que mais atividade e desenvolvimento tem recebido na última década. Passou de um jogo (quase que) standalone para a Wii, para todo um universo de diferentes realidades e conceitos de criação ou evolução. Sim, é complicado compreender esta frase sem conhecer o enredo da serie, mas é este mesmo o sentimento com que ficamos ao jogar Future Redeemed, a quarta e última expansão de Xenoblade Chronicles 3. Por isso, já avisamos: é essencial que tenham jogado os anteriores para conseguirem interiorizar tudo aquilo que apresenta.

Não entendam mal. Quem somente jogou Xenoblade Chronicles 3, certamente irá desfrutar um pouco este DLC, mas o ponto assente é que este serve principalmente para acertar algumas linhas narrativas e integrar melhor os títulos anteriores com os eventos do terceiro. Mas este DLC consegue fazer mais que isso. Para os maiores fãs da série, existem também breves referências a outros jogos da editora que até agora não tinhamos a perfeita noção em como encaixam na narrativa imensa de Xenoblade Chronicles 1, 2 e 3.



Considerando estas premissas, é complicado justificar a afirmação que este DLC poderia apresentar-se com um jogo independente, mas é este mesmo o sentimento com que ficamos. Começando pela duração, podem contar com cerca de 25 a 30 horas de jogo, para passar a missão principal, explorar e completar as missões secundárias quase todas… Nada aquém dos RPGs mais atuais. Mas mais importante que a vertente temporal, é a composição de conteúdos do título. Quer seja o enredo, as personagens, as mecânicas de combate e exploração, ou o world setting, tudo está extremamente bem preparado e capaz de captar a atenção do jogador do início ao fim e deixando a desejarmos por mais.

Se porventura quiséssemos apontar uma oportunidade de melhoria seria que este DLC merecia uma melhor evolução narrativa e de desenvolvimento de personagem. É notória em diversas ocasiões a elevada cadência na introdução de elementos da história e algumas personagens mereciam ser apresentadas numa forma mais estruturada e integrada com os eventos dos jogos. Compreendemos que estes são aspetos que necessitaram de ser ponderados, com vista a condensar tudo no conceito de "DLC" a um título principal. Portanto, em Future Redeemed, contem com uma história compacta e sem grandes espaços para conteúdo adicional ao enredo principal ou caracterização das personagens.



E é mesmo sobre as personagens que agora iremos falar um pouco. Como podem conferir no trailer de apresentação da DLC, alguns nomes pesados da série estão de volta. Este é o principal aspeto, provavelmente mais que a história do protagonista do DLC, que o arco narrativo nos vai clarificar: qual o motivo da ausência destas personagens na história principal de Xenoblade Chronicles 3. Certamente muitos outros pontos, por exemplo a origem da cidade e a história dos seus fundadores, são elementos significativos para a narrativa. Contudo, dei comigo a ficar mais interessando em observar o desenvolvimento dessas duas personagens, que não sendo secundárias, também não são as principais do DLC.

Não obstante, a Monolith conseguiu apresentar um enredo que nos vai prender. Seguimos a aventuras de Matthew, na sua procura pela sua irmã Na’el, após um visceral ataque de Moebius N à sua cidade Natal. A aventura leva-nos a ponderar um aspeto importante da nossa condição humana, principalmente no que se refere à nossa vontade em evoluir, apesar de parecer que nada o que façamos seja significativo no panorama geral da humanidade. A Matthew juntam-se, mais uma vez, alguns elementos de fações opostas que terão de colocar de lado as suas divergências por um objetivo maior. Em particular destacamos a excelente caracterização de Glimmer ou Nikol que ajudam não somente a fazer a ponte a importantes elementos narrativos do jogo base, como aos anteriores. Tudo isto, enquanto conseguem impor-se como elementos essenciais à nossa equipa, desenvolver o enredo e mecânicas de jogo. Não sei se conseguiria afirmar serem melhores que as personagens de Xenoblade Chronicles 3, mas certamente diferentes e refrescantes.



Portanto, Future Redeemed serve de prequela ao título base, apresentado os primórdios desse mundo e como foi atingido o conhecido Status Quo. Ainda assim, consegue introduzir alguns elementos interessantes e que são remanescentes dos dois primeiros títulos da série. Não somente, as personagens, como também os cenários, banda sonora ou mecânicas de jogo que iremos observar nesta DLC, são uma fusão de diversos elementos que caracterizavam esses títulos. Em particular destacamos o regresso dos ataques em conjunto ou as músicas nos diversos ambientes. Ambos os elementos estão bem incorporados quer nas mecânicas, que no enredo da história, mas não podemos deixar de dar um destaque especial ao excelente trabalho efetuado na vertente sonora. A sua banda sonora, é simplesmente épica e verdadeiramente arrebatadora!

Abordando um pouco agora a jogabilidade, na generalidade é bastante similar a Xenoblade Chronicles 3, sendo somente ajustadas alguns pontos que mereciam ser melhorados. Diríamos que, fundamentalmente, estamos perante o pináculo deste modelo de jogo que viu diversas iterações ao longo dos diversos jogos da saga. Certamente o mais intuitivo, mais prazeroso (no que se refere aos momentos de combate com os inimigos únicos, principalmente) e mais refinado em termos de equilíbrio de dificuldade.




Um dos grandes problemas que sempre notei foi a dificuldade de Monolith balancear a dificuldade nas retas finais dos seus jogos, com o evoluir natural da nossa sessão de jogo. Eventualmente sempre surgia algum inimigo ou área com o degrau de dificuldade demasiado elevado que acabava por menosprezar todas as horas de conteúdo opcional que realizamos para estarmos mais preparados para as batalhas que se avizinhavam. Em Future Redeemed não senti isso, muito provavelmente pela redefinição dos elementos de exploração, onde somos recompensados com pontos à medida que exploramos os cenários e realizamos diversas ações que já nos saem tão naturalmente durante este processo (por exemplo batalhar inimigos “normais” ou apanhar itens). Com estes pontos poderemos melhorar ou desbloquear habilidades e ataques que fortalecem a nossa personagem, para alem do seu nível de pontos de experiência. Este especto, aliado à possibilidade em definir os acessórios e ataques a utilizar, providencia uma enorme possibilidade de personalização que permite otimizar mais facilmente o que pretendemos de cada personagem.



Existe claramente uma limitação da quantidade de ataques e demais acessórios em relação ao jogo base, sem falar na falta de possibilidade de mudar de funções (entre atacante, defesa ou suporte). Naturalmente estes elementos dariam ainda mais possibilidade de personalização, mas o sentimento com que ficamos é que somente se tornariam mais variáveis a adicionar à equação, que iriam começar a ser mais cansativos de gerir e por consequência, mais aborrecido para nós jogadores!

Por fim, temos de deixar uma palavra sobre alguns elementos de qualidade de vida considerados nesta DLC. Em particular no ecrã do mapa, onde agora temos informação disponível mais intuitivamente. Não somente será possível confirmar a evolução da exploração de cada área, como os diversos tipos de elementos que ainda nos faltam completar. As actividades secundárias são também mais fáceis de encontrar através do menu da comunidade (à semelhança do existente no DLC Torna), indicando o estado com cada NPC e até a sua localização.

A introdução do X-Reader ajudará imenso a exploração. Este equipamento, associado ao nosso mapa, irá providenciar um “ping” muito à semelhança de um radar, sempre que nos aproximamos de itens importantes no cenário. Desta forma evitaremos perder aquele baú especial escondido atrás de um arbusto ou debaixo de umas escadas!




Conclusão

Future Redeemed serviu primordialmente para “por os pontos nos is”, mas seria injusto afirmar que isso é tudo o que este ultimo DLC de Xenoblade Chorincles 3 é. Acima de tudo é um culminar de diversos elementos e mecânicas desta serie que nos deixa a ponderar sobre o seu futuro com uma expectativa bastante positiva. Para os mais atentos e conhecedores do enredo global, o capítulo final deste DLC abre imensas possibilidade, tornando impossível não ficar ansioso com o que poderá vir no futuro. Se são fãs de JRPGs esta é uma série que não podem deixar escapar!




O melhor:
  • Regresso de diversos elementos de Xenoblade Chronicles 1 e 2;
  • Refinamento de diversas mecânicas de jogo;
  • Introdução de diversos elementos de qualidade de vida, verdadeiramente úteis;
  • Banda Sonora de excelência.


O pior:
  • Alguns elementos narrativos ou caracterização de personagens mereciam um trabalho mais profundo;
  • Alguns elementos narrativos ficam inexplicavelmente por abordar.


Pontuação do GameForces – 9/10


Título: Xenoblade Chronicles 3 - Future Redeemed
Desenvolvedora: Monolith Software
Publicadora: Nintendo
Ano: 2023



Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
Análise | Xenoblade Chronicles 3 Future Redeemed - Pôr os Pontos nos Is Análise | Xenoblade Chronicles 3  Future Redeemed - Pôr os Pontos nos Is Reviewed by Carlos Silva on maio 03, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.