Análise | WWE 2K23 - A mesma sopa, mas com um pouco de sal

 


    Se estão a ler esta análise significa duas coisas, a primeira é que a 2K, ainda, não deixou de produzir os jogos da série WWE e em segundo, que a série continua a ser anual como nos velhos tempos. Surpreende-me ainda mais é realmente sentir-me feliz a escrever esta análise para vocês e de extremo agrado pelo produto final que nos foi concebido, que apesar de estar praticamente igual ao anterior, consegue estar melhor em bastantes aspetos. 

    Para vos explicar de uma forma mais simples e resumida a comparação entre este e o título anterior aqui vai. Imaginemos o WWE2K22 como uma sopa de creme de legumes delíciosa, com uma textura cremosa e uma temperatura perfeita. Já o WWE2K23 é exatamente a mesma sopa, com a mesma textura e a mesma temperatura, simplesmente colocaram-lhe bocados de cenoura e umas pitadas de sal para dar mais sabor à coisa. De uma forma menos figurativa, o jogo é basicamente o mesmo ao do ano passado, com gráficos um pouco melhores, uma gameplay mais rápida, e mais trabalho envolvido no desenvolvimento dos diferentes modos de jogo. 



    Começamos então pelo mais importante no jogo, o combate. Este sofreu algumas ligeiras alterações na sua velocidade que agora é notóriamente mais rápida e fluída. A dificuldade dos mesmos também aumentou e isso é vísivel quando os NPCs conseguem defender-se de ataques e de pins mesmo com a vida a níveis bastante baixos, algo que em jogos passados não acontecia. Foram acrescentados novas mecânicas como efetuar o pin ao adversário quando estamos deitados ou efetuar um ataque surpresa também quando estamos deitados (estes só acontecem quando temos a barra de "momentum" a mais de 75%). Outra novidade é um novo sistema de pin no qual o jogo nos obriga a testar as nossas habilidades de timing e precisão, o que traz mais adrenalina e dificuldade ao jogo. 

    Quanto ao resto do combate, encontra-se tudo muito semelhante ao que nos foi oferecido no ano passado. A existência de combos que ajudam a dar "stun" aos adversários e a aumentar a nossa barra de momentum, os reversals contínuam desafiadores e obrigam-nos (jogadores) a adivinhar que ataque vão utilizar contra nós e a a barra de vida e as três de finisher continuam presentes e a funcionar como antes. Contudo, foi adicionado um novo modo de luta! Sim! A 2K decidiu ouvir finalmente os pedidos dos fãs e trouxe pela primeira vez o WARGAMES ao mundo dos videojogos. 



    Para quem está fora do mundo do wrestling, o WARGAMES trata-se de um combate de 3 para 3 ou 4 para 4 dentro de uma cela que ocupa dois ringues. De inicio começam apenas dois lutadores em campo, um de cada equipa, porém de x em x tempo um membro de uma das equipas pode entrar nos ringues e levar consigo tudo o que quiserem. O combate somente pode terminar quando todos os elementos de ambas as equipas estiverem dentro da jaula, antes disso não existe forma de parar o combate. Apesar da imagem e do design de ter os wrestlers a lutarem em cima de dois ringues ser uma ideia nova, a 2K fez um excelente trabalho e incluiu bastantes animações, possibilidades de combate, possibilidades de ataque e acima de tudo, trouxe o que há muito os fãs lhes pediam.

WWE 2K SHOWCASE

    Falamos agora então do tão aclamado 2K Showcase que este ano representa a carreira do derradeiro, do único e do tão aclamado, rapper, wrestler, estrela de HollyWood, John Cena. Contudo, ao contrário do que aconteceu com a história de Rey Mysterio, não vamos relembrar as grandes lutas e rivalidades da nossa estrela, mas sim as suas grandes derrotas... não vocês não estão a ler mal! Isso porque o John Cena sempre transmitiu uma ideia de persistência e força no seu lema "Never Give Up" (que em português significa "Nunca Desistas"), durante toda a sua carreira e com isto, a 2K tentou transmitir a ideia de que para alcançarmos certos objetivos, também temos de saber perder e com isto, saber levantar e voltar a tentar até conseguirmos.



    Agora falando sobre o modo de jogo em si, em comparação ao do ano anterior senti um pouco mais fraco e aborrecido, com diversas lutas enfadonhas e outras com objetivos opcionais (estes que devem ser feitos durante os combates) muito repetitivos. Outro aspeto de notar foi no aumento de dificuldade significativo,  que é bastante saliente neste modo de jogo mesmo em dificuldades médias. Muitas vezes estava  a lutar contra uma das inúmeras versões do John Cena (sim, neste modo de jogo lutamos contra o protagonista) e mesmo após derrubá-lo com 3 finishers, ele era capaz de se levantar, defender-se dos meus ataques e até mesmo derrotar-me. Para além disso, durante o combate temos, tal como no ano passado, excertos reais dos combates que estamos a retratar, contudo desta vez não temos o próprio Cena a descrever o que sentia naquele momento em questão. 

GM MODE

Após muita luta e muitos pedidos pelos fãs, a 2K finalmente fez renascer o modo General Manager, o modo em que nos tornamos o resposável pelos shows e fazer com que as audiências subam, os lutadores fiquem felizes e acima de tudo o dinheiro continue a entrar. Em relação ao ano passado houveram inúmeras melhorias em relação ao ano passado. Começando pelos modos de combates disponíveis que este ano aumentaram drásticamente, com inúmeras opções de escolha. Agora é possível jogar em modo co-op local com 2 até 4 pessoas ao mesmo tempo o que nos permite competir com os nossos amigos e ver quem consegue ter o show com mais sucesso. Para além disso, a dificuldade do modo também foi aumentada assim como os acontecimentos ocasionais durante o desenrolar dos eventos, o que transmite uma ideia de maior responsabilidade e possibilidades nas nossas mãos.

De uma forma geral os restantes modos, MYRISE, UNIVERSE MODE e MYFACTION, mantiveram-se todos muito idênticos ao título anterior, somente com algumas melhorias e algumas alterações para variar um bocado em comparação ao título do ano passado. Saliento alguns aspetos mais visiveis como a mais aflência de acontecimentos no UNIVERSE MODE e as histórias representadas no modo MYRISE deste ano representam bastante o que muitos lutadores sofrem nas suas carreiras profissionais e com algumas sátiras e momentos de comédias no meio.



Outro aspeto que vale salientar foi o regresso das entradas avançadas, algo que foi retirado no título anterior. Este aspeto permite-nos criar entradas para as nossas personagens reais ou inventadas completamente ao nosso gosto fazendo até um mix entre sequências de diferentes entradas, alterar a iluminação do pavilhão entre outros aspetos. Todos os outros aspetos de criação continuam praticamente iguais com diversas possibilidades e escolhas para os diferentes gostos.

Quanto à sua performance, o jogo peca um bocado. Durante algumas entradas são visíveis algumas quedas de frame-rate, existem alguns bugs durante os combates, especificamente com a moldagem dos lutadores que por vezes parecem uns bonecos e ficam todos "tortos" em certos locais e em determinadas posições. Adicionalmente é notável algumas falhas nas músicas e imagens de cenário (titatrons) dos lutadores durante as suas entradas. Nada de muito relevante ou que prejudique a nossa gameplay, mas são alguns aspetos que podem facilmente ser melhorados com algumas atualizações. Fora esses casos o jogo funciona lindamente durante os combates. Os gráficos são lindos e consigo dizer até que conseguiram melhorar mais ainda em comparação com o ano passado (algo que achava impossível). 



Outro aspeto negativo do jogo, mas desta vez não relacionado com bugs, são os modelos de algumas personagens que não estão atualizados revelando alguns idênticos ao do jogo anterior sem razão plausível. Um exemplo em concreto é o modelo do lutador Shawn Michaels que no WWE2K22 era o de quando ele lutou em 2005 após o falecimento de Eddie Guerrero e no qual é visível uma braçadeira preta no seu braço com as iniciais "EG" em homenagem ao lutador falecido e cujo foi utilizado no modo 2K Showcase desse título. Contudo, neste jogo o Shawn Michaels aparece com exatamente o mesmo modelo e exatamente com a mesma braçadeira ao braço. Algo que poderia ter sido facilmente trabalhado e alterado para um novo modelo mais recente ou até mesmo mais antigo. 

Gostaria também realçar a jogada que a 2K mais uma vez utilizou para fazer com que os jogadores comprassem o Season Pass do jogo. Este ano muitos lutadores atuais (e alguns deles até campeões recentemente), não se encontram presentes no jogo. Contudo, ainda antes do lançamento do jogo, a 2K anunciou os packs de temporada incluirá essas mesmas personagens. 

Conclusão

Mais uma vez, assim como o disse há exatamente 346 dias atrás, WWE2K23 não é perfeito, contudo está a melhorar gradualmente a cada ano que passa. Possivelmente este é o melhor jogo da série dos últimos 15 anos e não surpreenderia se muita gente o aclamasse como o melhor de sempre. O gameplay melhorado e mais rápido, o elenco de personagens que apesar de ter alguns em falta, ainda consegue ultrapassar os 240 lutadores e lutadoras e toda a beleza do jogo desde os seus menús até às entradas das personagens deixa qualquer pessoa encantada com o que está a ver na televisão. Quem jogou ao anterior, gostou e consegue comprar este é um jogo obrigatório para colocarem na vossa prateleira.


O melhor:

  • WARGAMES!;
  • Modo General Manager melhorado;
  • Gráficos mais lindos em comparação ao título do ano passado;
  • Sistema de combate melhorado e mais desafiante...

O pior:

... contudo essa dificuldade aumentada é notável no modo 2K SHOWCASE e de uma forma bastante frustrante;
A ausência de alguns lutadores;
Algumas personagens ainda têm os modelos do ano passado sem justificação;



Pontuação do GameForces – 9/10


Título: WWE2K23
Desenvolvedora: Visual Concepts
Publicadora: 2K Sports
Ano: 2023

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão física do jogo para a PlayStation 5.

Autor da Análise: Carlos Cabrita







Análise | WWE 2K23 - A mesma sopa, mas com um pouco de sal Análise | WWE 2K23 - A mesma sopa, mas com um pouco de sal Reviewed by Carlos Cabrita on abril 27, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.