Prata da Casa #11 - Um Grande Passo para a Indústria

 

DeVuego Portugal - Nova Base de Dados de Jogos Portugueses

Sempre quiseram conhecer melhor o panteão de videojogos portugueses, mas não sabem como o explorar? Agora, esta busca torna-se mais fácil, graças à criação da DeVuego Portugal. Nascida de uma parceria entre a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses) e a DeVuego (de Espanha), esta base de dados dos videojogos portugueses destina-se a preservar, catalogar e divulgar o património da indústria de videojogos em Portugal. 

No momento da inauguração, a base de dados conta com:

  • 2181 Videojogos
  • 1210 Créditos
  • 568 Criadores/as
  • 220 Estúdios
  • 132 Editoras
  • 2631 Lançamentos
  • 80 Lojas
  • 92 Preços
  • 1458 Capturas
  • 247 Vídeos
  • 2308 Capas
  • 252 Fichas técnicas
  • 1582 Referência média/comunicação social
  • 46 Prémios
  • E muito mais!

Na navegação da DeVuego Portugal, podem contar com varias ferramentas, auxiliares de pesquisa e tipologias de conteúdo, nomeadamente:

  • Categorização por vários critérios: géneros, plataformas, etc.
  • Calendário de lançamentos
  • Videojogos em desenvolvimento
  • Pessoas da indústria
  • Fichas de Lojas
  • Mapa de estúdios e empresas
  • Estatísticas e gráficos (Jogos por ano, Publicados por formato, Publicados por loja, etc).
  • Classificações (Mais vendidos, Melhor valorizados, etc.)
  • Recursos para profissionais
  • Notas de imprensa
  • Ficha detalhada de videojogo: Capturas de ecrã, Vídeos, Lançamentos, Créditos, Dados técnicos, Análises, Imprensa, Vendas, Onde Comprar, Capas

A DeVuego PT começou a germinar durante uma road trip de Filipe Veiga e Jesús Fabre desde Porto para Barcelona - ganhando força num encontro fortuito com Yova Turnes e o trabalho da DeVuego em Espanha. A APVP descreve esta colaboração como sendo "mais do que um esforço de preservação; é sobre construir uma base sólida para compreender a evolução do desenvolvimento de jogos em Portugal, permitindo-nos medir o crescimento enquanto homenageamos a criatividade que nos trouxe até aqui." Aos interessados, é deixado um convite: usufruam desta base de dados e, acima de tudo, participem ativamente na sua construção.



Beyond the Board - Demo Disponível 

No dia 25 de maio, mais de 50 jogos indie foram mostrados na OTK Games Expo. Entre os títulos exibidos, destacamos a presença de Beyond the Board, o jogo de Guilherme Gama e Bruno Mascarenhas que transformará xadrez numa experiência liminar imersiva.

Para além de nos presentear com novos vislumbres da jogabilidade, este trailer trouxe também o lançamento surpresa de uma versão demo do jogo. Assim, através da Steam, já podem tirar a prova do algodão a esta experiência de puzzles com toques de metroidvania inspirada em Monument Valley e Limbo, descobrindo um gostinho das paisagens em transformação, quebra-cabeças desafiantes e mistérios silenciosos que definirão o jogo.



Hell Maiden - Primeiro Trailer de Jogabilidade

Desde a revelação de Hell Maiden em janeiro, as novas informações reveladas pelo estúdio português AstralShift sobre o seu próximo jogo chegaram-nos a conta-gotas, não indo além de algumas descrições e retratos de personagens. Porém, no dia 23 de maio, finalmente ficamos a conhecer mais profundamente esta continuação da Divina Comédia de Dante, graças à divulgação do seu primeiro trailer de jogabilidade.

Hell Maiden combina mecânicas de construção de baralho com o combate contra hordas de demónios: após ver-se de novo no inferno e privada das suas memórias, Dante precisará de colecionar, organizar e fundir uma miríade de cartas para construír mãos vencedoras e dizimar legiões de demónios de modo a reconquistar os 9 Círculos do Inferno. Nesta missão, Dante estará novamente acompanhada pelo poeta romano Virgílio e protegida por Beatriz e, pelo caminho, resgatará poetas, filósofos e artistas lendários da Antiguidade, como Homero, Ovídio, Horácio e Lucano - numa história que os criadores de Little Goody Two Shoes e Pocket Mirror asseguram que partilhará o brilhantismo narrativo e o voice acting esmerado dos seus lançamentos anteriores. Do mesmo modo, os visuais da aventura revisitarão o estilo nostálgico dos animes dos anos 2000 com um toque moderno e expressivo, englobando cenários pintados à mão, animações 2D deslumbrantes e dinâmicas e ataques supremos visualmente impactantes.

A coincidir com a revelação da jogabilidade de Hell Maiden, a AstralShift inaugurou a página Steam do título. Nela, não só podem encontrar informações adicionais (como os idiomas de texto e vozes), como podem adicionar o projeto à vossa lista de desejos para serem notificados das suas próximas novidades. Numa fase inicial, Hell Maiden será lançado em acesso antecipado, e contará com os seguintes conteúdos:

  • Dois níveis inspirados nos Círculos do Inferno, cada um com os seus inimigos e bosses, missões, e poetas clássicos.
  • Mais de 40 habilidades para utilizar, combinar, e empregar em estratégias distintas.
  • 5 novas habilidades por cada poeta resgatado e 2 por cada boss derrotado.
  • Uma narrativa envolvente e abrangente que move a jornada pelo inferno.
  • 4 poetas clássicos para resgatar e conhecer ao longo dos dois Círculos do Inferno.

À data de publicação, desconhece-se a data de lançamento de Hell Maiden e a possibilidade de um lançamento do jogo em plataformas além da loja Steam.



Folly of the Wizards - Edição de Colecionador Revelada

Como noticiamos em fevereiro, o projeto português Folly of the Wizards foi apadrinhado pela editora Numskull Games, que prontamente anunciou um lançamento do título em formato físico.

Em antecipação do lançamento deste roguelike de ação 2D ainda em 2025, a Numskull Games revelou os conteúdos da edição premium do jogo da Upfox Labs. Os utilizadores da Nintendo Switch e PlayStation 5 que optem por esta versão terão direito ao jogo completo, a um livro de arte de 72 páginas, a um baralho temático de 54 cartas ilustradas e a um CD com a banda sonora do jogo.

Recordamos que Folly of the Wizards contará também com uma versão física standard nestas mesmas plataformas e que estará disponível na Steam, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series em formato digital.



Gloomy Juncture - Novo Trailer

Beyond the Board não foi o único jogo português constante da OTK Games Expo. Gloomy Juncture, de Filipe Rodrigues, também marcou presença na apresentação com um trailer inédito, no qual podemos conhecer trechos nunca antes vistos da jogabilidade do thriller psicológico neo-noir. Na sequência desta estreia, o desenvolvedor solo nas rédeas do estúdio Subtales foi convidado para uma entrevista na RTP Arena. Ao longo de duas horas de transmissão, Filipe comentou uma jogatina da demo de Gloomy Juncture (disponível para todos os jogadores na Steam) e expôs de forma detalhada e pessoal o desenvolvimento do projeto, desde uma visão sumária do nascimento do jogo e do seu processo de criação às decisões e arduidades na preparação do mais recente trailer.

Prata da Casa #11 - Um Grande Passo para a Indústria Prata da Casa #11 - Um Grande Passo para a Indústria Reviewed by Tiago Sá on maio 27, 2025 Rating: 5

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