Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2023




Ano novo, vida nova, diz-nos o ditado popular sempre que mais uma volta ao sol fica concluída. Ano novo, jogos novos, dizemos cheios de entusiasmo nós, os que encontramos centenas de horas de prazer e diversão no mundo dos videojogos. E se 2022 foi um ano em grande, 2023 promete ser um adversário à altura, com remakes de elevado gabarito, sequelas que nos deixam a salivar de antecipação e novas propriedades intelectuais que podem muito bem ser disparados para os tops dos nossos jogos preferidos das atuais gerações de consolas. Como tal, voltamos aqui a fazer o nosso pequeno exercício de recolha e apresentação de quatro mãos cheias de jogos tão antecipados aos quais deitaremos as mãos nos próximos 12 meses!

Sim, vamos olhar para 20 dos jogos mais aguardados para o novo ano de 2023, e tentar perceber porque é que os queremos tanto instalados nas nossas plataformas de jogos. Convém referir que títulos incluídos no artigo do ano passado, como é o caso de Hogwarts Legacy ou Forspoken, não marcarão aqui presença… com uma exceção, porque quero continuar a poder andar pela rua sem levar com fruta podre na cara. Claro que não estarão aqui todos os grandes jogos deste ano (vários dos quais podem ainda nem ter sido anunciados), por isso convidamos-vos, aos leitores, a partilharem connosco quaisquer outros títulos cujas páginas de pré-reserva fiquem a olhar horas sem fio a conter a saliva e que não tenhamos abordado aqui.

Sem mais demoras, vamos então para os 20 jogos que escolhemos para esta lista, e que não se encontram por qualquer ordem em particular – qualquer coisa que não gostem acerca da colocação do vosso jogo preferido, culpem o randomizador que usámos.


1. Dead Space Remake

Produtora / Editora: Motive Studios / EA
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 27 de janeiro de 2023

Comecemos da forma mais apropriada – com o primeiro jogo desta lista a chegar às nossas mãos. Trata-se de Dead Space Remake, o regresso triunfal (esperamos nós) do engenheiro Isaac Clarke e da sua demanda pela sobrevivência aos horrores que se apoderaram da nave de mineração USG Ishimura. Este clássico de terror e sobrevivência na terceira pessoa apresentar-se-á completamente refeito de raiz, prometendo melhorar amplamente a experiência dos pontos de vista técnico e gráfico. Mas não só... sabemos também que o protagonista deixará de ser silencioso neste regresso às origens desta série, o que deverá dar-nos a possibilidade de nos relacionarmos melhor com Isaac.

Os fãs de jogos de terror quererão certamente manter este lançamento debaixo de olho, sobretudo se forem grandes adeptos da trilogia Dead Space original. Ou vá, dos dois primeiros jogos originais. Estamos a rezar para que este remake seja excelente, pelo menos bom o suficiente para que um remake de Dead Space 2 também possa, um dia, a vir parar-nos às mãos. Alguns membros da nossa equipa até dariam um braço ou uma perna para isso.


2. Final Fantasy XVI

Produtora / Editora: Square Enix
Plataformas: PlayStation 5, PC
Data de Lançamento: Verão de 2023

Quando a Square estava prestes a falir e, em 1987, lançou o primeiro Final Fantasy achando que seriam, de facto, o seu derradeiro projeto, ninguém poderia adivinhar que 36 anos depois ainda estaríamos a aguardar por mais fantasias finais. E que estaríamos todos sedentos de antecipação e expectativa. A verdade é que esta série de JRPGs nunca esteve em tão boa forma, depois do êxito de Final Fantasy XV, do regresso apaixonante de Final Fantasy VII, e do continuado sucesso do MMO Final Fantasy XIV, é difícil conter o entusiasmo por Final Fantasy XVI.

Passado num mundo de fantasia medieval, teremos de ajudar Clive Rosefield a proteger os que ama numa trama de vingança e de luta implacável pelo poder. Pensem numa espécie de Game of Thrones, mas com criaturas, evocações e outros elementos reconhecíveis do universo Final Fantasy. Explosivo, empolgante, emocional, belo, trágico. Tudo adjetivos que prometem caracterizar fielmente o que teremos nas nossas mãos quando começarmos a jogar Final Fantasy XVI.


3. Pragmata

Produtora / Editora: Capcom
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 2023

A seguir, temos Pragmata, um jogo sobre o qual sabemos muito… pouco. Sabemos que os produtores são os mesmos responsáveis pela criação de séries icónicas como Devil May Cry ou Resident Evil, portanto dentro da Capcom deve haver poucas equipas com melhores mãos. Sabemos que a história se passará num futuro distópico, com temáticas de ficção científica metidas ao barulho. Supomos que a Terra tenha sido devastada por algo ou por alguém, pelo que o primeiro trailer dá a entender. Sabemos que visualmente é incrivelmente detalhado e belo, mesmo quando sugere ser algo arrepiante. E… é isto.

Então com tão pouca coisa adiantada, e ainda menos esclarecimentos por cima disto, porque é que estamos a aguardar antecipadamente por Pragmata? Intriga pura. Não podemos deixar de estar intrigados com o que a Capcom nos vai propor com este novo jogo, um pouco como ficámos todos incrivelmente intrigados com o que seria Death Stranding. Esperemos que seja mais consensual e menos instigador de reações extremadas do que a mais recente oferta de Kojima. Mas quer seja, quer não, estamos todos impressionados com o aspeto do jogo, e estamos estupidamente curiosos para saber mais sobre o que esta aventura será. Vá lá Capcom, dêem-nos umas migalhas em breve!


4. Marvel’s Spider-Man 2

Produtora / Editora: Insomniac Games / PlayStation Studios
Plataformas: PlayStation 5
Data de Lançamento: Outono de 2023

Ok, vamos lá ao grande exclusivo PlayStation do ano, e um dos jogos da PlayStation 5 que mais nos tem entusiasmado desde que foi revelado – Marvel’s Spider-Man 2. Ainda sabemos pouco sobre o que nos aguarda nesta nova aventura no universo do herói aracnídeo da Marvel, mas o pedigree dos dois jogos anteriores já seria o suficiente para nos deixar com água na boca. Para além disso, a perspetiva de poder jogar tanto com Peter Parker como com Miles Morales no mesmo título é uma à qual não conseguimos dizer que não. E a cereja no topo do bolo é o vilão (ou um dos vilões) já confirmados para este jogo: Venom.

É pouco, mas já é o suficiente para me deixar com os pelos do braço eriçados. De entusiasmo, não por ter o sexto sentido aracnídeo. (Embora eu nunca tenha sido visto na mesma sala que qualquer um dos Homens Aranha, vou só deixar isto no ar). É daqueles jogos sobre os quais não podemos aprofundar assim tanto, mas certamente vamos saber mais em breve, e novidades ser-nos-ão dadas no decorrer do ano. Se este jogo conseguir pegar nas mecânicas de navegação de Marvel’s Spider-Man e no sistema de combate expandido de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, melhorar ambos nem que seja apenas um pouquinho, e voltar a oferecer uma história memorável, terá tudo para ser verdadeiramente fantástico.


5. Sea of Stars

Produtora / Editora: Sabotage Studio
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: Verão de 2023

Ahh, vamos ao primeiro indie, e a um jogo que tenho mantido debaixo de olho já há alguns anos. Sea of Stars será um RPG por turnos produzido pelos mesmos criadores do brilhante e inventivo jogo de plataformas e ação The Messenger. Sea of Stars parece continuar a senda deste estúdio em oferecer títulos com inspirações retro e dar-lhes um toque e um polimento moderno. Desta vez, a roda da sorte nostálgica recaiu sobre títulos como Chrono Trigger ou Secret of Mana, prometendo uma narrativa profunda e mecânicas de jogo interessantes que misturam ideias destes JRPGs clássicos num pacote igualmente apelativo para miúdos e graúdos.

A história acompanhará dois filhos do Solstício capazes de utilizar uma magia única que é a chave para derrotar um feiticeiro do mal. A jogabilidade por turnos tem um toque dinâmico, onde o timing dos nossos cliques afeta o desfecho, entre outras nuances estratégicas. O mundo pixelizado é vibrante, colorido, amplamente explorável e está recheado de personagens vivazes. E a banda sonora promete ser fenomenal, sobretudo tendo em conta a participação do lendário compositor Yasunori Mitsuda. A sério, o jogo tem um aspeto lindíssimo, a jogabilidade parece ser profundíssima, e toda esta oferta parece ser divertidíssima. Se se conseguir aproximar minimamente das minhas expectativas, garanto-vos que eu ficarei contentíssimo.


6. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Produtora / Editora: Nintendo
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 12 de maio de 2023

Sim, sim, sim, a inevitável batota que tinha de fazer para o artigo deste ano é a sequela de Breath of the Wild que foi adiada para 2023. Estão a ver o inferno que seria a minha vida se não falasse de The Legend of Zelda: Tears of the Kindom, não estão? À semelhança do jogo que falámos anteriormente, ainda sabemos muitíssimo pouco acerca de uma das sequelas mais aguardadas da história da Nintendo, eventualmente dos videojogos. Sabemos que Link e Zelda terão de enfrentar Ganon uma vez mais, depois de pôr fim à sua forma Calamity. E sabemos que o mundo explorável passará a incluir ilhas que flutuam por cima de Hyrule, o que deverá tornar a exploração ainda mais vertical.

Se gostaríamos de saber mais, ainda para mais acerca de um jogo que está a escassos 4 meses de chegar às nossas Nintendo Switch? Claro que sim, até para justificar ainda mais a única reincidência deste artigo. Mas há algo que é inegável: este jogo tem a duríssima tarefa de suceder a um dos mais amados jogos de todos os tempos. Precisa de ser perfeito ou de abalar completamente o loop de jogabilidade que fez tantos de nós morrer de amores por Breath of the Wild? Não, nem seria justo exigi-lo. Basta usar a mesma fórmula, aprimorar umas coisas aqui e ali e introduzir duas ou três mecânicas novas e divertidas, e garanto-vos que em 2024, por esta altura, ainda estaremos todos a falar maravilhas desta sequela. Façamos figas para que Tears of the Kingdom seja, pelo menos, quase tão bom quanto o seu antecessor.


7. Like a Dragon: Ishin

Produtora / Editora: Ryu Ga Gotoku Studio / SEGA
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC
Data de Lançamento: 22 de fevereiro de 2023

Com vários fãs das séries Yakuza e Judgment na equipa, claro que este spin-off não podia faltar. Sim, para vários de nós Like a Dragon: Ishin é um dos jogos que mais antecipamos este ano. Se não estão familiarizados com estas séries, são RPGs de ação passados no submundo do crime organizado japonês, onde todas as personagens são exageradas, a ação é ridiculamente louca, os argumentos são sempre cativantes e emocionantes, e o conteúdo secundário varia entre o profundamente impactante e o estupidamente idiota. E adoramos cada segundo destes jogos. Por isso, um spin-off onde somos enviados para o final do período Edo para viver uma narrativa louca com espadas e revolveres é incrivelmente apelativo.

Neste jogo, assumiremos o papel de Sakamoto Ryoma, tendo de pegar na sua katana e explorar Quito em busca do assassino no seu nosso pai, não só para nos vingarmos do patife, mas também para limparmos o nosso próprio nome. Claro que tudo isto tomará proporções exageradas muito para lá da vingança, e acabaremos por desempenhar um papel fundamental no final da época dos samurais. Com caras familiares, um robusto sistema de combate, ação estupida e louca, e uma história que certamente nos fará rir e chorar (por vezes ao mesmo tempo), mal podemos esperar para viver mais um jogo de uma das produtoras mais consistentes da última década.


8. Redfall

Produtora / Editora: Arkane Studios / Bethesda Softworks
Plataformas: Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: Primeira metade de 2023

Se há algo em que a Xbox costuma ser muito boa é em dar-nos uma experiência multijogador. E se há algo em que a Arkane costuma ser igualmente muito boa é em dar-nos jogos estilosos na primeira pessoa com muita personalidade. Como juntar o melhor de dois mundos? Esperamos mesmo que seja com Redfall! Num animado mundo onde uma cidade foi conquistada por uma legião de vampiros, teremos de assumir o papel de um dos heróis improváveis que resultam de experiências científicas falhadas e usar os seus poderes psíquicos únicos para desvendar os mistérios desta invasão sobrenatural e pôr um fim à mesma.

A direção artística é memorável, as personagens estão todas cheias de atitude, as mecânicas de disparos e de utilização de poderes parecem incrivelmente divertidas, e há uma miríade de maneiras de ir cumprindo os nossos objetivos e explorando o mundo aberto da cidade de Redfall. Ou seja, parece ser mais uma oferta estupendamente sólida por parte da Arkane. E agora, aplicar tudo isto a uma experiência desenhada de raiz para poder ser jogada a solo ou em cooperação com amigos pode muito bem elevar este título para o topo das ofertas desta aclamada produtora, e estamos incrivelmente curiosos para ver o resultado final deste trabalho e deitar-lhe as mãos. Sempre com um dente de alho num bolso no um crucifixo no outro, claro.


9. Forza Motorsport

Produtora / Editora: Turn 10 Studios / Xbox Game Studios
Plataformas: Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 2023

Se no ano passado a PlayStation jogou a cartada do Gran Turismo 7 no jogo dos simulares de corrida, em 2023 a Xbox terá o direito de resposta com o novíssimo Forza Motorsport. A tarefa é difícil, e a fasquia é elevada, mas se há série de jogos de corrida capaz de superar expectativas é esta. E a primeira impressão é excelente. Desde que vimos o jogo em ação no evento da Xbox no verão do ano passado que percebemos que está aqui um peso pesado no que toca a fidelidade gráfica, atenção ao detalhe e direção visual. Desafiamos qualquer um a ir ver o majestoso trailer deste jogo e a dizer que não é das coisas mais graficamente impressionantes que já viram, quer sejam fãs deste género quer não, quer prefiram outra das consolas à Xbox.

Mas claro que um franchise com o historial deste não se dará por satisfeito ao conseguir “apenas” oferecer o jogo mais bonito da atual geração. Também as expectativas para a jogabilidade são elevadas, esperando-se uma sensação de corrida extraordinária, desafios emocionantes até ao último fôlego, centenas de veículos para adquirir e conduzir, dezenas de pistas únicas, e modos de jogo competitivos que nos prendam ao volante, ao comando e ao ecrã durante horas e horas a fio. Ainda seja um pouco mais sério que Forza Horizon 5, sem dúvida que os fãs de corrida ficarão vidrados com Forza Motorsport, quer sejam apreciadores casuais, quer sejam fanáticos ao ponto de saber como afinar cada pequeno detalhe de um carro de corrida.


10. Wo Long: Fallen Dynasty

Produtora / Editora: Team Ninja / Koei Tecmo
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC
Data de Lançamento: 3 de março de 2023

Nioh foi uma boa série de implacáveis RPGs de ação soulslike onde levámos na boca uma, e outra, e outra, e outra vez. Que boas memórias que temos de ser completamente humilhados com demónios que assolavam o Japão feudal. Mas isso está no passado, agora está na hora de levarmos na boa uma, e outra, e outra e outra vez, mas na China antiga, durante a dinastia Han. Vá, vá contenham os aplausos porque, e agora fora de brincadeiras, Wo Long: Fallen Dynasty tem tudo para ser mais uma oferta bem especial por parte da Team Ninja.

Um império prestes a colapsar devido a uma invasão demoníaca, um herói anónimo com poderes especiais, um sistema de combate variado, desafiante, gratificante e no qual cada ação tem de ser bastante bem pensada e muito bem medida, um grande leque de armas, magias e evocações para equipar no nosso herói e uma grande diversidade de opções de evolução do mesmo. Tudo isto compõe uma fórmula que a Team Ninja pretende que seja de sucesso na nova geração de consolas. Se os jogos Nioh servem de exemplo, e se o que vimos até agora for representativo do que podemos esperar com o produto final, o sucesso é uma aposta seguríssima.


11. Starfield

Produtora / Editora: Bethesda Softworks
Plataformas: Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: Primeira metade de 2023

Cá está ele. O Golias espacial. O Mastodonte estelar. O Adamastor galáctico. Starfield, o jogo que TEM de ser especial, que TEM de ser excelente, e que TEM de ser um marco desta geração. O all-in da Bethesda e da Xbox vai finalmente chegar este ano, e a pressão para ser um sucesso esmagador está lá todinha. E o potencial está todo lá. Centenas e centenas de mundos para explorar numa vasta galáxia, incontáveis personagens e missões para cumprir, um profundíssimo sistema de desenvolvimento da nossa personagem, e combates entre naves espaciais. Tudo isto a uma escala nunca vista e sem paralelo.

Starfield procura ser muito mais do que The Elder Scrolls ou Fallout no espaço, almeja também em ser algo único nesta indústria, algo de especial que apenas uma das produtoras de RPGs ocidentais mais experientes consegue proporcionar. É o culminar de todas as lições aprendidas com os sucessos e os falhanços das últimas gerações de consolas, e um verdadeiro candidato antecipado a jogo do ano. São muitas promessas para cumprir, muitas expectativas para alcançar, mas estamos convencidos que vai ser algo verdadeiramente especial. E sim, já temos uma playlist de músicas para ocasião, e claro que a “Rocketman” do Elton John e a “Starman” do David Bowie estão a encabeçá-la. Duh.


12. Octopath Traveler II

Produtora / Editora: Acquire / Square Enix
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 24 de fevereiro de 2023

Há histórias com um só protagonista, há histórias com dois. Há até histórias com três protagonistas, imaginem só. Que argumentistas maluquinhos. Mas esta entrada apresenta-nos 8 (oito) protagonistas. Mas acreditem que o facto de ter muita quantidade não significa que se tenha sacrificado na qualidade dos protagonistas. Nem do jogo, já agora. Sim, nesta sequela de uma das mais agradáveis surpresas dos últimos anos no que a JRPGs diz respeito, voltamos a acompanhar as viagens, as histórias, as vitórias e as derrotas de 8 (oito) novíssimos protagonistas num mundo, também ele, novíssimo.

8 (oito) protagonistas, com 8 (oito) habilidades únicas, 8 (oito) motivações diferentes e 8 (oito) arcos narrativos distintos, mas igualmente memoráveis partem de diferentes cantos de um mundo que varia entre o frutífero graças aos avanços industriais e o desespero da guerra, da doença e da pobreza. Poderemos começar com qualquer um dos 8 (oito) e ir conhecendo os restantes até partirem todos numa aventura que irá mudar este mundo para sempre, explorando ao nosso bel-prazer ambientes incrivelmente belos graças ao estilo visual 2D-HD e participando em combates por turnos recheados de opções estratégicas e mecânicas profundas que serão sempre um prazer de dominar. Em suma, tem tudo para ser mais um JRPG impecável e apelativo no qual quereremos passar imensas horas. Pelo menos umas 80 (oito-enta).


13. Resident Evil 4 Remake

Produtora / Editora: Capcom
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 24 de março de 2023

Vamos ao segundo (e último) remake desta lista? Melhor ainda, vamos ao segundo (e último) remake de um adorado jogo de terror desta lista? Depois de dois remakes e de duas novas entradas originais de grande sucesso, e apenas no espaço de quatro anos, chegou a vez de sermos brindados com Resident Evil 4 Remake. O mais aclamado e consensualmente excelente jogo desta série de terror e sobrevivência, e que revolucionou mecanicamente a mesma, apresentar-se-á refeito de raiz e em todo o seu esplendor.

De volta à pele de Leon Kennedy, vários anos depois de escapar ao inferno de Raccoon City, teremos de embarcar numa missão secreta cujo propósito é resgatar Ashley Graham, a filha do presidente americano que foi raptada por uma misteriosa e macabra seita. Mas claro que nada nesta missão é simples, e novas armas biológicas sob a forma de infeções parasíticas estão metidas ao barulho. Será interessante ver como um destes remakes lida com o facto de, mecanicamente, não ser uma autêntica revolução face ao original que o inspira, mas será certamente um regresso memorável a esta região rural e a todos os sustos e terrores que lá se escondem.


14. Horizon: Call of the Mountain

Produtora / Editora: Firesprite, Guerrilla Games / PlayStation Studios
Plataformas: PS VR2
Data de Lançamento: 22 de fevereiro de 2023

Ainda que não estejamos a ser expostos a campanhas de marketing marcantes ou insistentes, a verdade é que 2023 marca a estreia de um novo sistema de jogos, neste caso de realidade virtual: a PlayStation VR2 (ou PS VR2, para me facilitar a vida). Como tal, não podíamos ter uma lista destas sem dar destaque a um dos jogos de lançamento da nova plataforma, pois não? E olhando para os nomes dos jogos que, nesta altura, sabemos estarem a chegar no mesmo dia que a PS VR2, há um que salta à vista: Horizon: Call of the Mountain. Depois do melhor novo franchise original na PS4, e de uma sequela de grande sucesso no início do ano passado, chegou a vez de Horizon se aventurar no mundo da realidade virtual.

Deixando Aloy com as suas aventuras onde o futuro do mundo está em jogo, Call of the Mountain levar-nos-á para uma aventura com menos pressão, mas talvez mais assustadora. Assumindo o papel de um antigo soldado caído em desgraça, teremos de desvendar novos mistérios relacionados com as máquinas que habitam a Terra de modo a salvarmos a nossa antiga tribo, os Carja. Onde entra a parte assustadora? Bem, imaginem ter os monstruosos Thunderjaw ou Snapmaw a meros milímetros das vossas caras, e aí têm. O mundo onde mergulhamos promete ser incrivelmente detalhado para um jogo VR, a jogabilidade promete tirar bem partido das novas funcionalidades da PS VR2, e há ainda a expectativa de nos cruzarmos com caras familiares nesta aventura. Se for comprar uma PS VR2 no dia de lançamento, podem crer que este é o primeiro jogo que terei na minha biblioteca.


15. Hollow Knight: Silksong

Produtora / Editora: Team Cherry
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X|S, Xbox One, PC
Data de Lançamento: Primeira metade de 2023

Uma pequena curiosidade: este artigo não está a ser escrito necessariamente pela ordem que aparece. Outra curiosidade: Hollow Knight: Silksong é um dos primeiros jogos sobre os quais estou a escrever para este artigo. O motivo é simples: QUE HYPE!!! … Bem, depois de me recompor um pouco, há poucos jogos nesta listam que façam vários membros da nossa equipa gritar de entusiasmo como este pequeno, gigante indie. Se vissem o nosso grupo no WhatsApp quando a Xbox revelou no verão passado que Silksong iria chegar no espaço de 12 meses (agora reduzidos a 6), talvez nem fosse preciso escrever muito sobre o porquê de esta sequela estar no topo de tantas das nossas listas de previsão de melhor jogo do ano para 2023.

A direção artística belíssima, o combate incrivelmente desafiante e implacável, mas que é sempre divertidíssimo, um amplo mapa que se vai expandindo à medida que adquirimos habilidades e derrotamos inimigos, ou a quantidade de segredos entusiasmantes que contribuem para contar a história de um mundo fascinante. Sim, estou a enumerar *algumas* das virtudes do Hollow Knight original. No novo jogo controlaremos Hornet, uma princesa protetora do mundo do primeiro jogo, e teremos de enfrentar centenas de novos inimigos, explorar um reino totalmente novo, dominar novas mecânicas de combate mais velozes e graciosas, e voltar a deixarmo-nos levar por um mundo tão belo quanto perigoso. A sério, eu grito de entusiasmo sempre que me lembro que este jogo está aí à porta. Mas que não demore muito, para que os meus vizinhos não tenham de voltar a chamar a polícia.


16. Gunbrella

Produtora / Editora: Doinksoft / Devolver Digital
Plataformas: Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 2023

Se há algo que se mantém consistente ao longo dos anos, é a Devolver Digital. Sabemos que desta editora se pode esperar duas coisas: uma boa disposição incrivelmente divertida, e jogos independentes de boa qualidade. E para este ano, um dos jogos no catálogo é Gunbrella. Sim, eu também estou a ouvir a voz da Rihanna na minha cabeça, faz parte. Este é um jogo de ação e aventura em 2D e com um estilo visual pixelizados num mundo que está a deteriorar rapidamente por estar demasiado dependente de um recurso natural prestes a esgotar-se. E o que é mais importante quando toda a civilização está à beira do colapso? A vingança do nosso protagonista, claro.

Como o nome do jogo indica, a arma eleita pelo personagem principal de Gunbrella é um estiloso chapéu de chuva, que nos protege da precipitação e, ao mesmo tempo, dá-lhe um ar sofisticado e de estatuto. E que rebenta com tudo e todos os que se atravessem na sua frente, porque também é uma mortífera arma de fogo. E ainda serve de utensílio extremamente útil no que toca à navegação pelo mundo, ajudando-nos a planar, a mergulhar, ou a baloiçar-nos. A premissa é gira, o mundo parece bastante interessante, há aqui um misto de realismo deprimente e de estranhos elementos sobrenaturais, e a jogabilidade parece ser desafiante e divertida. Mais um indie para manter debaixo de olho certamente, e prometo não estar a escrever isto só porque tenho um chapéu de chuva apontado à têmpora.


17. Star Wars Jedi: Survivor

Produtora / Editora: Respawn Entertainment / EA
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 17 de março de 2023

Quem nunca pôs a mão semifechada à frente da boca e começou a respirar pesadamente enquanto dizia “Luke, I am your father” com amigos? Ou sozinho quando se está muito aborrecido? Mesmo sabendo que essa linha de diálogo está errada, graças a uma estranha falsa memória coletiva (obrigado, Mandela), já todos o fizemos, certo? E é por isso que Star Wars Jedi: Survivor está na nossa lista. Porque todos adoramos Star Wars, mesmo aqueles de nós que adoram odiar (ou odeiam adorar, fica à vontade do freguês). Ah, e porque Fallen Order foi uma das mais agradáveis surpresas da geração passada, claro.

O regresso de Cal Kestis, um dos últimos Jedi vivos e há anos em fuga do Império, promete pegar em tudo o que o antecessor fez de bom e elevar a fasquia. Novos ambientes para explorar pela galáxia fora, novos poderes da Força para aprender e usar em combate contra Stormtroopers e Inquisidores, mais uma aventura empolgante no sempre fascinante universo Star Wars – é tudo isto que Jedi: Survivor promete. E sabres de luz, mais sabres de luz. Juntamente com mais efeitos sonoros daqueles que definitivamente fazemos sempre que vamos às compras e agarramos num comprido rolo de papel de embrulho. Sim, estou na casa dos 30 anos, que raio de pergunta.


18.Pikmin 4

Produtora / Editora: Nintendo
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 2023

Vamos a mais um jogo sobre o qual sabemos pouquíssimo e cuja inclusão nesta lista *definitivamente* não foi feita sob chantagem emocional por parte de outro(s) elemento(s) da nossa equipa. Não que não aprecie a série Pikmin, tudo o que faz incrivelmente bem e por ser bastante distinta, talvez única, na indústria dos videojogos. Mas sim porque me ia passando completamente ao lado que a Nintendo tinha finalmente anunciado o lançamento do jogo para este ano. Depois de em 2015 ter sido anunciado que estava quase terminado, e em 2017 se ter dito que estava quase, quase, quase terminado, em setembro do ano passado um curtíssimo teaser de 34 segundos revelou que Pikmin 4 iria chegar à Nintendo Switch em 2023.

Basta ver os comentários nesse vídeo de anúncio da data do jogo para perceber o quão emocionante foi a revelação de um período de lançamento para muitos jogadores, sobretudo tendo em conta a espera de 10 anos desde a última entrada principal. Apesar disto, ainda é difícil saber exatamente o que esperar. Bem, quer dizer, naturalmente que se espera que a jogabilidade base que mistura elementos de plataformas com resolução estratégica de puzzles, através das ordens que damos aos vários Pikmin multicolores e com habilidades específicas, se mantenha similar ao que conhecemos. Mas no que toca a novidades, como eventuais novas mecânicas ou twists narrativos, ainda é muito difícil prever como Pikmin 4 irá inovar a fórmula. Ainda assim, é mais um jogo ao qual estaremos bastante atentos e que certamente nos voltará a apaixonar quando chegar algures este ano.


19. Street Fighter 6

Produtora / Editora: Capcom
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, PC
Data de Lançamento: 2 de junho de 2023

Nada como passar de um jogo que nos põe em contacto com a natureza e que nos leva a redescobrir o quão bela esta pode ser, para um jogo todo ele à base de andar à batatada. Falo de Street Fighter 6, a próxima entrada principal neste histórico e geralmente aclamado franchise de jogos de luta. Num ano que pode muito bem ser marcante para o género, com a NetherRealm a trabalhar em algo e com Tekken 8 a caminho em breve, é o regresso de Ryu, Chun-Li e tantos outros lutadores icónicos que se afigura como o lançamento mais promissor para quem gosta de combinações vistosas e devastadoras. Isto com base em tudo o que temos visto sair de ambos os testes beta que o jogo já teve, que levaram os fãs de lutas a gritar de desespero por terem de parar de jogar.

Para além da nova direção artística baseada em street art vistosa e animada, tudo indica que este é um jogo que dá incríveis passos em frente no que toca às mecânicas de jogo, sendo simultaneamente estimulante para veteranos de longa data que têm crescido com cada nova entrada como fácil de aprender para o mais novato dos principiantes. Explorar o espaço online comum para encontrar novos amigos ou novos rivais (ou ambos) parece estar impecavelmente bem pensado e desenhado. Até a história parece ter bastante substância, com o alinhamento de lutadores clássicos claramente mais envelhecidos e experientes a acolher uma boa dose de novos lutadores novos mais jovens, numa possível passagem de testemunho a uma nova geração. Enfim, uma entrada que promete ser entusiasmante, envolvente e mais inclusiva que nunca que muitos começarão a jogar em junho deste ano, e do qual retirarão centenas de horas de diversão durante anos, e anos.


20. Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon

Produtora / Editora: Platinum Games / Nintendo
Plataformas: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 17 de março de 2023

E terminamos com um dos anúncios que mais surpreendeu na mais recente edição dos Game Awards, sobretudo depois do que pensámos ser o fim da história carismática bruxa conhecida como Bayonetta. Se em Bayonetta 3 vimos a conclusão da história e das aventuras da carismática protagonista, em Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon voltamos… bem, às suas origens. Antes de ser uma lutadora feroz, a pequena Cereza era uma mera aprendiz com apetência para estabelecer relações próximas com demónios. E é precisamente aqui que esta história se foca, na aventura de Cereza juntamente com o seu primeiro demónio Cheshire, que possuiu um peluche da pequena bruxinha.

Mas a maior surpresa passa mela mudança radical de jogabilidade. Bayonetta Origins não é um hack and slash frenético e explosivo como a trilogia original de jogos foi, com o foco a passar muito mais pela exploração de vários níveis abertos que compõem  a floresta de Avalon e a utilização de habilidades específicas de Cereza em conjunto com as de Cheshire para resolver quebra-cabeças ambientais. O combate não desaparecerá completamente, mas também sofrerá grandes mudanças com cada joy-com a controlar uma das personagens, de modo a que Cereza prenda inimigos com a sua magia e Cheshire os despache com o seu poder. Ah, e não nos esqueçamos da belíssima direção artística inspirada em ilustrações de livros infantis, que dará a este jogo um aspeto bastante distinto dos jogos anteriores. Lá está, é uma entrada diferente em praticamente tudo, e se juntarmos isso à qualidade que esperamos sempre que falamos de um jogo Bayonetta, é impossível não querer deitar as mãos a este título e esperar que a curiosidade dê lugar a várias horas de diversão pura.

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2023 Os 20 Jogos Mais Aguardados Para 2023 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 11, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.