Gran Turismo 7 [PS5] - Uma Relação de Amor e Ódio


Sempre que pensamos em jogos de corridas de carros, realistas e com uma qualidade acima da média, o primeiro nome que surge é Gran Turismo, um título que tem acompanhado o crescimento da PlayStation desde a velhinha PlayStation 1 em 1997. Passados 25 anos e a fim de comemorar essa mesma data, é-nos apresentado Gran Turismo 7, o primeiro título destra franquia para a consola da Sony da 9ª geração.

Para os menos informados, os jogos Gran Turismo consistem em simuladores de condução, ou seja, em experiências que vão para além das corridas normais de carros e atribuem um foco redobrado numa vertente mais realista e com diversas atividades para além dos eventos de competição em pista.




Mal iniciamos o jogo somos confrontados com um novo modo de jogo, o "Rally Musical." Este coloca-nos a percorrer o maior número de quilómetros ao som de inúmeras músicas clássicas, algumas das quais regressam dos restantes jogos da franquia. Assim que a música termina, de acordo com a distância que percorremos somos premiados com um troféu de bronze, prata ou ouro.

Apesar de este novo modo de jogo bastante inovador, o foco principal de Gran Turismo 7 passa pelo colecionismo de carros, que obtemos através de diversas missões (ou ementas como são chamadas no jogo). Para tal, teremos de fazer diversas corridas que nos são propostas no Café (um dos locais que podemos visitar no mapa mundo). Contudo, para além destas ementas, temos ainda outras atividades como por exemplo tirar as diversas cartas de condução, experimentar o modo fotografia do jogo ou até mesmo melhorar o desempenho de um carro.



Cada ementa é constituída por conjuntos de 3 carros da mesma marca, categoria ou país. Esses carros são adquiridos sempre que formos bem-sucedidos em concluir uma corrida especificada na ementa, ou, em alternativa, ao comprarmos os mesmos através dos diferentes stands espalhados pelo mundo (sendo esta última mais demorada). Em pelo menos metade das ementas somos recompensados com um voucher. Este poderá ser utilizado para recebermos ofertas de forma aleatória que podem variar entre um carro, uma peça para melhorarmos o carro, créditos (moeda corrente do jogo) e um bilhete para podermos comprar certos carros.

Este modo de jogo, apesar de se tornar um pouco repetitivo e de apresentar uma curva de dificuldade algo desajustada, está muito bem conseguido na sua generalidade. É aqui que sentimos uma alegria imensa desde o primeiro instante em que vamos ao stand de carros usados e escolhemos o nosso primeiro carro dentro de 3 opções possíveis (sentimento bastante semelhante à escolha do nosso primeiro Pokémon), até olharmos para a nossa garagem e repararmos que temos mais de 50 carros disponíveis e mais 400 por colecionar.




A jogabilidade continua muito idêntica à que a série sempre nos proporcionou. Ao longo da corrida temos o controlo total do carro e uma liberdade absoluta de como queremos conduzi-lo. Encontram-se disponíveis as tradicionais quatro opções de visualização do carro: na primeira pessoa, na qual conseguimos ver o interior do carro; vista sobre o vidro da frente; vista na terceira pessoa e ecrã inteiro. No canto superior direito temos o mapa do percurso e em baixo todas as informações, como a condição dos pneus, a mudança em que estamos, velocidade instantânea, quantidade de gasolina disponível e outros alertas que por norma aparecem nos painéis de instrumentos dos carros. No canto inferior direito podemos escolher entre um radar do circuito, um segundo mapa, um cronómetro com os tempos que demorámos a fazer as voltas, um radar com as condições meteorológicas, o controlo da tração e, caso tenhamos um certo equipamento, conseguimos também controlar se queremos concentrar a travagem nas rodas da dianteiras ou nas traseiras.

Para além disso, o jogo contém também ao longo da via uma risca amarela que se designa pelo percurso recomendado para fazermos as melhores curvas e tempos e umas riscas vermelhas que aparecem momentos antes das curvas para nos lembrar que temos de travar. É possível também ativar uma opção que faz o nosso carro travar automaticamente nessas riscas vermelhas e também efetuar as curvas automaticamente, algo bastante bom para os principiantes.

Todas as condições atmosféricas e estados da via dificultam a condução, tanto pela pouca aderência que os pneus convencionais têm ao piso molhado, como em termos de visibilidade, com as gotas da chuva a caírem sobre o vidro da frente. Para facilitar a nossa condução tanto na chuva como em terrenos compostos por terra, devemos adquirir pneus específicos.




Para além do café, o mapa contém ainda muitos outros diversos locais. Destes, destacamos os três stands, cada um vendendo um tipo de carro diferente (carros usados, carros mais recentes e carros clássicos). De igual forma a escola de condução também é um dos locais de maior referência, onde teremos de cumprir diversos desafios a fim de conquistarmos as diferentes cartas de condução. Salientamos ainda as missões/desafios locais, onde temos de superar diversos desafios - como ultrapassar o máximo de carros em apenas uma volta, percorrermos a maior distância possível com pouco combustível no depósito, entre outros.

Todos estes desafios e cartas de condução são divididas por dificuldades e compostas por conjuntos de 7/8 desafios. Cada um irá premiar-nos com as classificações de bronze, prata ou ouro dependendo do nosso desempenho. Se conseguirmos bronze ou ouro em todas as provas seremos premiados com 1 ou 2 carros respetivamente.



Salientamos adicionalmente o Sport, local onde podemos participar em diversos eventos online que apenas surgem em determinadas horas do dia e com diversos filtros que temos de seguir para ser uma corrida justa. De forma igualmente importante, poderemos visitar a oficina de Tuning e a GT Auto, onde podemos melhorar, modificar e fazer a manutenção dos nossos carros ou alterar a roupa ao nosso piloto ao nosso gosto. Mais tarde podemos, inclusive partilhar para a nuvem estes elementos para que toda a comunidade veja e quem sabe utilize as nossas modificações nos seus carros e nos seus pilotos.

Por fim, temos também o Scapes, com a possibilidade de tirar fotos dos nossos carros em diversos locais do mundo e editá-las com imensas opções. Vale salientar que Portugal está incluído! Para além destes temos também a garagem, onde podemos ver a nossa coleção de carros e ver a lista completa de carros disponíveis no jogo, assim como as suas histórias tanto do carro em si como da marca.




Não podíamos deixar de lado, obviamente, os Circuitos Mundiais, local onde somos introduzidos às inúmeras pistas de corridas. Este é composto por mais de 30 circuitos diferentes e tem as mais variadas pistas e campeonatos. Cada pista tem as suas características, desde a música de fundo ao seu foco. Exemplificando, as americanas são mais focadas na velocidade e no todo o terreno, as asiáticas vais focadas no drift e corridas urbanas, já as Europeias mais focadas nos circuitos complexos repletos de curvas apertadas. É também importante mencionar que, neste modo, apenas poderemos usar um carro que corresponda ao continente onde vamos correr, ou seja se formos fazer uma corrida numa pista espanhola, só podemos usar carros europeus.

De uma forma geral o jogo está bem constituído, com bastantes carros, marcas, diversas coisas para se fazer e acima de tudo com gráficos lindos, que deixam qualquer pessoa achar que está a ver realmente uma corrida em direto. O Ray Tracing presente é bastante notável nos reflexos do sol nos carros o que nos deixou imensas vezes encadeados e com vontade de colocar os óculos de sol. De igual forma, o ruído que os carros fazem está muito realista e consegue perceber-se a diferença dos barulhos antes e depois de os melhorar e afinar (inclusive, a quantidade incontável de melhoramentos disponíveis, são pormenores que nos deixam de boca aberta)!




Poderíamos, efetivamente, continuar a mencionar inúmeros outros aspetos que fazem o deleito de qualquer aficionado do género e que estão contemplados. Desde a qualidade da chuva, o facto de por vezes começarmos uma corrida durante o final do dia e acabarmos de noite, as milhares de opções que o jogo nos oferece nas modificações dos carros, desde pinturas, jantes e outros pormenores, tudo está presente neste jogo.



Contudo, vale a pena salientar, e porque infelizmente nem tudo é perfeito, que o jogo apresenta inúmeras microtransações que rondam entre os 5€ e os 20€ e nos "oferecem" créditos para conseguirmos comprar inúmeros automóveis. Um dos grandes motivos de encararmos este aspeto como imperfeito prende-se, entre outras coisas, com o facto de vários veículos apresentarem um valor bastante inflacionado, podendo levar os mais impacientes de nós a ter de abrir bastante os cordões à bolsa para adquirir apenas um dos carros mais desejáveis. 

A título de exemplo, uma ilustração deste defeito é o facto da opção mais cara atribuir-nos 2 milhões de créditos, com o carro mais caro a custar 14 milhões - ou seja, se quisermos comprar rapidamente este carro, temos de comprar 7 vezes o conjunto de créditos mais caro. Também temos de mencionar que recentemente o jogo diminuiu a quantidade de créditos que cada corrida e os cupões oferecem, algo que também não ajuda, tanto para a aquisição de novos automóveis como para melhorar os nossos.




Outro aspeto crucial do jogo é o multijogador. Apesar do online ser bom, esta opção foi muito pouco trabalhada. Para quem procura jogar com a sua cara metade, ou com os amigos em casa, fica a nota que o jogo apenas nos permite correr com 13 carros e em corridas de apenas dois carros, os nossos.

Para terminar, o jogo necessita de uma ligação estável à internet. Caso não a tenhamos, o jogo apenas nos deixa fazer corridas a solo com os já mencionados 13 carros. Muitas vezes aconteceu acabarmos uma corrida e por alguma razão a ligação aos servidores ir abaixo. Nestas ocasiões todo o nosso progresso é perdido e teremos de repetir a corrida que efetuámos anteriormente.




Conclusões

Gran Turismo 7 é sem dúvida uma obra-prima, tanto visualmente, como em termos de inovação. O jogo não fugiu às origens e sem dúvida alguma, dá uma boa continuidade ao bom nome que a franquia tem. A variedade de veículos é bem impressionante, a quantidade de conteúdo que o jogo nos apresenta é bastante desafiadora, entretém bastante e acima de tudo a jogabilidade é incrível. Conduzir em Gran Turismo 7 é sem dúvida uma experiência única e recomendável a toda a gente… principalmente se tiverem acesso a um volante e headphones.

Contudo são inaceitáveis certas decisões tomadas por esta entrada. Sendo este o 8º jogo da franquia, seria de esperar melhores escolhas por parte dos desenvolvedores, acima de tudo considerando os erros que cometeram no título anterior (Gran Turismo Sport). A impossibilidade de jogar sem estarmos ligados à internet, os veículos que, mesmo com as microtransações, são quase impossíveis de se adquirir e o fraco foco dado ao multijogador local são restrições que podem fazer qualquer pessoa legitimamente "torcer o nariz" ao olhar para este jogo.

Se ignorarmos esses pormenores, Gran Turismo 7 é sem dúvida um jogo obrigatório para os amantes de carros e sem dúvida um título recomendado por nós!
 

O melhor:

  • Os melhores gráficos desta nova geração;
  • Uma jogabilidade muito inovadora e bem conseguida;
  • Uma lista enorme de carros para colecionarmos e conduzirmos;
  • A quantidade enorme de conteúdo que o jogo nos oferece tanto em missões como em personalização e melhoria dos carros.

O pior:

  • A impossibilidade de jogar sem uma ligação à internet;
  • Ausência de um multiplayer local em condições;
  • Microtransações agressivas.

Pontuação GameForces: 8.5/10



Título: Gran Turismo 7
Desenvolvedora: Polyphony Digital
Publicadora: Sony
Ano: 2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo, através de um código para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela LastLap/Sony.


Autor da Análise: Carlos Cabrita
Gran Turismo 7 [PS5] - Uma Relação de Amor e Ódio Gran Turismo 7 [PS5] - Uma Relação de Amor e Ódio Reviewed by Carlos Cabrita on março 21, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.