[Análise] Marvel's Spider-Man [PS4]



Sem duvida alguma que a personagem do Homen Aranha, é uma da mais carismáticas do universo Marvel, muito devido á sua irreverência e capacidade de identificação como um herói urbano e familiar. Este aspecto levou a que inúmeros videojogos e filmes tenham sido criados  aos longos dos anos, mas sem duvida alguma que a interpretação da Insomniac Games foi uma das mais fieis e recompensadoras para os fãs.
Este jogo, lançado em 2018, segue as aventuras do familiar  herói, introduzindo as diversas personagens já reconhecidas pelos fãs de uma forma sustentada e interessante. Não sendo um jogo associado a uma sequência de filmes/jogos em particular, como um titulo “Stand alone”, foi desenvolvido um trabalho excelente em conseguir comprimir toda a experiência “Homem Aranha” em um único titulo. Toda a caracterização das personagens, a cidade de Nova York e o comportamento dos personagens, estão no ponto. Não existem demasiadas extensões de história ou enrolar do enredo, no sentido de prolongar a história.


A jogabilidade é definitivamente um dos pontos mais graciosos do jogo, roçando a perfeição, numa personagem com uma infinitude de movimentos e possibilidades, que dificilmente seriam possíveis de passar para um tradicional comando. Não obstante a produtora fez um trabalho exímio e a incorporação de todos os movimentos está muito bem adaptada e intuitiva, tornado a simples actividade de balanças “teia em teia” pela cidade um prazer. No que toca aos conflitos com vilões, é possível seguir diversas vias, desde uma abordagem mais “stealth” a um ataque mais frontal. No final não existem grandes diferenças nas recompensas por qualquer um dos modos, por isso parte do interesse de cada jogador a maneira que mais lhe agrada abordar o jogo.
No que toca ao desenvolvimento da personagem, existem todo um menu de caracterização, onde podemos escolher diversos fatos, habilidades de combate ou de associação aos fatos. Para isso é preciso que passemos pelas actividades que ocorrem na cidade, no sentido de obter pontos para desbloquear estas características todas. Naturalmente, que as mais avançadas necessitam de pontos que só aparecem em actividades para o final do jogo. Esta  mecânica incentiva  exploração e aprofundamento da historia e background das personagens, fornecendo ao jogo uma nova profundidade.


Visualmente, o jogo está bastante atraente com modelos de personagem muito detalhados, ambiente envolvente cativante e um jogo de luzes nas horas intermédias excelentes que elevam a realidade do jogo a novos patamares. Não é o jogo mais atraente visualmente da PS4, mas certamente um dos que estão no topo.
Alguns problemas gráficos e prestação gráfica, principalmente relativos a sobreposição de modelos, foram notados durante o jogo, que poderiam ser tratados com simples updates. Também alguns problemas de repetibilidade das actividades na cidade tornam-se aborrecidos para quem quer completar a totalidade do jogo, mas nada que torne inviável a apreciação desta obra.


Conclusões
Spiderman pela Insomniac é facilmente o melhor jogo do Homem Aranha, cativando desde o primeiro instante com o seu grafismo e jogabilidade intuitiva. Para os fãs de banda desenhada, ou casuais, é um jogo que se torna quase obrigatório. Não obstante da repetibilidade para o final, com a quantidade de sidequests similares, não podemos deixar de recomendar que adquiram este titulo. Estão garantidas aventuras cativantes e desafiadoras para quem gosta de procurar por todos os desafios. Nova York e todos os jogadores no geral tem aqui um Homem Aranha que faz jus ao seu nome.



O Melhor
  • Boa adaptação da personagem a um videojogo;
  • Excelente equilíbrio entre história, gráficos e jogabilidade;
  • Dinâmicas intuitivas e bem adaptadas ao estilo do herói.


O Pior
  • Saturação de sidequests muito similares, levando a que se torne algo repetitivo para o final.



Pontuação do GameForces - 9/10


Título: Marvel's Spider-Man
Desenvolvedora: Insomniac Games
Publicadora: Sony Interactive Entertainment
Ano: 2018
Autor da Análise: Carlos Silva
[Análise] Marvel's Spider-Man [PS4] [Análise] Marvel's Spider-Man [PS4] Reviewed by Carlos Silva on agosto 30, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.