[Artigo] Tales of Arise: O que já sabemos e aquilo que esperamos

 


Tales of Arise foi anunciado na E3 2019, com uma data prevista de lançamento de 2020 para o PC, PlayStation 4 e Xbox One. Contudo, em junho de 2020 foi adiado indefinidamente, muito devido à situação de pandemia que o planeta atravessa. Se vocês são fãs como nós e estão ansiosos pela 17ª entrada desta série, aproveitem este artigo para matar algumas saudades!

Tales of Berseria é na minha opinião pessoal uma das grandes gemas da geração anterior, onde a Bandai conseguiu entregar uma história, personagens e enredo dos mais cativantes de toda a série. Depois do desaire de Tales os Zesteria, poucos foram os que acreditavam ser boa ideia retornar a este mundo (ainda que numa longínqua prequela), mas a verdade é que resultou em cheio. Com um conjunto de personagens memoráveis, enredo cativante e uma jogabilidade desafiante a acompanhar, foi a apoteose daquilo que a serie no seu formato actual poderia apresentar. Por este motivo, as expectativas em torno de Tales of Arise e no que a generalidade da série reserva no seu futuro são bastante elevadas.


 

Convenhamos que a série “Tales” nunca foi um peso pesado da indústria. Ainda assim consegue para os devotos do género e mesmo alguns do mais casuais apelar pela sua jogabilidade mais intuitiva, animação cativante e enredos diferenciados. Pelo que é possivel confirmar nos trailers apresentados e sinopse oficial, parece que Tales of Arise aparenta apostar muito no desenvolvimento destas três vertentes.

Vejam a sinopse oficial:

"Tales of Arise decorre num sistema solar que contém os dois planetas vizinhos: Dahna e Rena. Os habitantes de Dahna sempre veneraram a seus vizinhos planetários em Rena - um planeta que eles podem ver claramente no céu – como que uma onde habitam os justos e divinos. Para o povo de Dahna, as lendas sobre Rena e seus habitantes foram transmitidos por inúmeras gerações e, com o tempo, tornaram-se factos absolutos nas suas mentes mascarando uma realidade cruel para o povo de Dahna.

"Por 300 anos, o povo de Rena governou Dahna, pilhando o planeta de seus recursos e privando seu povo de sua dignidade e liberdade. Tales of Arise começa com duas pessoas, nascidas em mundos diferentes, cada uma com o desejo de mudar seu destino e criar um novo futuro para si próprios e talvez para o seu povo. Apresentando um elenco original de personagens, um enredo dramático, combate dinâmico, ambientes de tirar o fôlego, com alguns elementos clássicos de Tales Of incluídos; Tales of Arise marca um novo começo para a famosa franquia JRPG."

Por estas palavras, é notório a grande aposta em criar um setting diferenciado, ainda que suportado numa história Shakespeariana. Também a aposta na caracterização das personagens e jogabilidade, é pelas palavras de Yusuke Tomizawa, um dos seus grandes objectivos. Até lá as informações mais recentes apontam para novidades em breve, durante a primavera de 2021.

 


Do nosso lado, aqui na GameForces e enquanto fãs da saga, gostaríamos de ver uma reformulação da jogabilidade e dos Skits de conversação. Estes dois elementos tão caracterizadores da série, são também os mais estagnados ao longo do tempo. Contudo, pelo que Tomizawa mencionou em entrevista, aparentemente o estúdio pretende seguir a velha premissa de “em equipa que se ganha não se mexe”. Sendo efectivamente uma aposta mais segura recorrer a uma mecânica já por si bem refinada, a série está claramente a crescer na sua vertente audiovisual e no que se refere à caracterização de personagem, pelo que sentimos algum receio de que as restantes vertentes prendam demasiado a serie e tornem o combate aborrecido ou repetitivo face às entradas anteriores. Certamente que os action-RPGs vieram para ficar, mas é necessário encontrar uma forma coesa de amadurecer ou reformular um sistema, que é bastante simplicista quando comparado a outras séries.

Fonte: Bandai Namco Entertainment Inc.


Por outro lado, a editora tomou o gigantesco passo de deixar de lado o motor de jogo in-house da Bandai Namco e apostaram tudo no mais recente Unreal Engine 4. Isto permitirá ter uma maior liberdade de modelação e facilidade em portar para diversas plataformas. Também os inimigos em si estão mais complexos e maiores de acordo com as palavras do próprio produtor. Estes dois aspectos em conjunto abrem portas a novas mecânicas de jogo para as batalhas mais complexas, um pouco como Final Fantasy 7 Remake, onde as batalhas com os bosses eram dos melhores momentos de toda a experiência, levando inclusive os jogadores ao limite das suas habilidades.

Tales of Phantasia foi lançado em 1995, à 26 anos, pelo que esperamos que Tales of Arise consiga traze-la a novos patamares. Não somente entregar uma experiência nova, mas algo que caracterize o novo destino de toda a série, similar ao que muitos remakes ou reboots tem feito às séries mais conhecidos…e claro sem nunca perder a sua identidade!

 

Fonte: Bandai Namco Entertainment Inc.


 





[Artigo] Tales of Arise: O que já sabemos e aquilo que esperamos [Artigo] Tales of Arise: O que já sabemos e aquilo que esperamos Reviewed by Carlos Silva on março 29, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.