[Análise] Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche [NSW]


Dia 1 de Abril é por tradição o dia das mentiras, mas eis que WayForward decide realizar um plot twist e tornar a sua mentira em realidade. 

A história deste jogo remonta até meados de Março de 2013, quando Cat Girl Without Salad apareceu pela primeira vez num anúncio como novo título para um Humble Bundle do Steam e uma semana depois (no 1 de Abril), apresentam então a imagem do jogo e que iria estar disponível para todas as plataformas. Contudo, para tristeza de muitos tudo não passou de uma brincadeira de 1 de Abril.

Imensos fãs da WayForward ficaram tristes e pediram para que o jogo se tornasse real, mas depressa se criou um ambiente de que seria um sonho impossível de se concretizar. Contudo, passados 3 anos, em Maio de 2016, o jogo foi realmente anunciado como Humble Original exclusivo desse mês num novo Humble Bundle.

Regressamos agora a 2020, quando a 1 de Abril WayForward decide pregar outra partida anunciando o jogo para a Nintendo Switch como lançamento imediato, mas que com o historial de Cat Girl quase ninguém acreditou. A indiscutível verdade é que o jogo estava mesmo na eShop, a 7,10€!


Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche conta a história de Kebako, uma caçadora de prémios intergaláctica e do seu parceiro Squiddie que juntos viajam pelo espaço caçando valiosos prémios e comem muita fastfood.

Toda a história tem uma escrita extremamente cómica, desenrolando-se em viagens pelo espaço nas quais vamos matando várias ondas de inimigos. Para facilitar a leitura, cada personagem tem o seu diálogo com uma cor única mas este por vezes perde-se no meio da ação, pois ou se está atento a ler ou a matar os imensos inimigos que nos atacam.

A ação desenrola-se num tradicional Shooter 2D, no início do qual nos é apresentado um tutorial quase que desnecessário de tão simples que o jogo é. Apenas controlamos Kebako nas diferentes direcções e usamos um único botão para disparar. Ao longo dos únicos 3 níveis que o jogo nos oferece podemos apanhar vários novos tipos de disparos, nomeadamente uns cartuchos que representam vários géneros de videojogos como RPG, jogos de desporto ou jogos de Puzzles. É aqui que encontramos o aspecto mais característico deste Shooter, mas infelizmente, também o mais frustrante. A maioria destes disparos são horríveis de se usar, o que nos leva muitas vezes a ignorá-los e combater as ondas de inimigos com o disparo base bastante mais fraco. Além deste aspecto, o título peca também por não existir a tradicional bomba ou ataque especial para eliminar vários inimigos ao mesmo tempo. Os 3 níveis apesar de poucos são bastante longos, cada um com uma arte própria, cheios de inimigos únicos e estranhos, contando no final com um Boss desafiante que explora o passado de Kebako. Cat Girl conta ainda com uma barra de energia em forma de corações, sendo que a forma de a restaurar passa por comer muita fast food. Contudo, se comer uma salada perdemos um coração.


Apesar de curto o jogo ainda oferece alguns motivos para se repetir várias vezes. Após terminarmos o jogo pela primeira vez temos a possibilidade de escolher um cartucho para um disparo especial logo desde o início. No fim de cada nível após derrotar o Boss temos duas hipóteses de diálogo para explorar melhor a história e passado de Kebako com os Bosses e o tradicional sistema de pontuação para cada nível. Na vertente sonora todas as acções têm o seu som distinto e a banda sonora apesar de curta é bem adaptada para cada nível, contando ainda com um voice acting esplêndido e animado para cada personagem.

Cat Girl Without Salad: Amuse Bouch foi uma espetacular surpresa, pois apesar do jogo já ter sido lançado num Humble Bundle estava praticamente impossível de se jogar para quem não tivesse comprado o bundle. Deste modo, na Nintendo Switch fica acessível a qualquer um e um jogo destes não merecia estar escondido, apesar de curto tem bastante futuro e mesmo a WayForward já admitiu que será uma série a explorar no futuro.



Resumo
Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche nasceu de uma mentira, que felizmente se tornou numa verdade. Um tradicional Shooter 2D que explora as aventuras de Kebako, uma caçadora de prémios que viaja pelo universo a comer muita fast food, a destruir dezenas de inimigos e a capturar valiosos prêmios que interferem com o seu passado. Um excelente e hilariante jogo para passar uma boa tarde de fim de semana.

O melhor:
História bastante cômica
Banda sonora agradável
Surpresa de 1 de abril
Actualmente a única maneira de jogar Cat Girl Without Salad

O pior:
Sistema de disparos bastante frustrante
Curto com apenas 3 níveis


Pontuação do Gameforce: 6.0/10


Título: Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche
Desenvolvedora: Way Forward
Publicadora: Way Forward
Ano: 2020

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Way Forward.

Autor da Análise: Sérgio Dias

[Análise] Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche [NSW] [Análise] Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche [NSW] Reviewed by Carlos Silva on abril 06, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.