Segunda Opinião | Overwatch 2 – Carne Para Canhão


Quem me conhece ou quem acompanha os títulos que analiso para o GameForces saberá bem qual a minha praia no que se refere a géneros de experiencias vídeo-jogáveis. Não será de estranhar, portanto, quando afirmo que first person shooters competitivos são definitivamente algo que não se encontra no topo das minhas preferências!

A verdade é que nem sempre foi assim. Relembro com alguma saudade as LAN parties que participei no Instituto Superior Técnico, jogando os velhinhos Quake, Unreal Tournament ou Medal of Honor. Então porque deixei de jogar este tipo de jogos? Simplesmente porque um homem somente consegue aguentar tanta humilhação de malta 20 anos mais nova que nós!

Então a título comemorativo do 4º aniversário decidi escolher um título que vai contra a evolução natural da minha carreira gamer: O shooter competitivo do momento “Overwatch 2”.





É verdade, tenho jogado este título desde o seu lançamento à cerca de um mês, sem nunca ter jogado um minuto que seja do anterior. É nesta premissa que a minha experiencia varia significativamente da do Carlos Cabrita (que é alguém da nossa equipa com uma larga experiencia no género e neste título em particular!). Portanto, fica aqui um debate de opiniões, sobre Overwatch 2, nas perspectivas de Iniciado versus Veterano.

Não tenho duvidas algumas que o Carlos limparia o chão comigo, por isso começo por dizer que concordo com 99% da sua análise (olha eu aqui a tentar cair nas suas boas graças!). Posto isto de lado, existem alguns pontos que um principiante como eu apercebeu-se e que gostaria de expor aqui também.

Creio que a forma mais cativante será faze-lo por tópicos, ou melhor... perguntas. Talvez mesmo resvalando para o erro de misturar um artigo de segunda opinião com um guia para iniciados! Desta forma aqui fica:

1. Vale a pena jogar Overwatch 2, sendo iniciado? Não serei completamente trucidado pelos veteranos?
2. Quais as técnicas para evoluir mais rápido no jogo?
3. Que dificuldades tenho de superar a mais que os jogadores de longa data?
4. Qual a melhor personagem para mim?
5. Existe um Deus?
6. Qual o significado da minha existência?
7. Devo continuar a ler os artigos do GameForces depois deste?


Ora bem, se se sentirem prontos, vamos a isto!





Vale a pena jogar Overwatch 2, sendo iniciado? Não serei completamente trucidado pelos veteranos?

Não não joguem Overwatch 2 por favor! Já tenho dificuldades suficientes com a malta que por lá anda. MAS… não posso deixar de recomendar o jogo. Portanto, se o fizerem, não deixem de adicionar-me ao vosso grupo de amigos para efectuarmos algumas partidas em conjunto! Na verdade não há motivo algum para não experimentar o jogo. Para além de ser gratuito, a Blizzard apresenta uma experiencia bem sólida e que consegue nivelar os combates mesmo para quem não tenha grande experiencia. 

Não tenha ilusões! Vão perder, vão perder muito! Mas com o tempo começarão a ganhar algumas partidas e apanhar algumas técnicas! E seguindo esta exposição, creio que poderemos começar já a falar sobre o segundo ponto!


Quais as técnicas pata evoluir mais rápido no jogo?

Querem a resposta curta ou longa?

A curta? Muito bem, aqui vai: Joguem! Joguem! Continuem a Jogar! Joguem e não desistam! Desistiram? Limpem as lágrimas e voltem a Jogar!

Agora a longa… Overwatch 2, como qualquer shooter competitivo fundamenta-se em conhecer o jogo, os seus mapas, personagens, habilidades e mesmo alguns dos truques. Por isso é essencial que joguem bastante e eventualmente terão ganho essas capacidades, o que permitirá desfrutar de um título bastante divertido e gratuito. Ainda assim, fica o aviso, ao inicio vão sentir-se bastante frustados!

Em particular recomendo que se foquem em 3 personagens no máximo, mas não tenham medo de utilizar outras. Peguem numa personagem que tenham alguma afinidade, confirmem as suas habilidades e fiquem com essa durante pelo menos 10 horas de jogo. Em breve estarão a surgir no top da partida e a mostrar a jogada da partida como uma vossa. A Blizzard fez um óptimo trabalho em facilitar a entrada de novatos neste título, mas ainda assim necessitam de jogar para desbloquear items, personagens e novas skins.

Completar alguns dos desafios diários também é uma óptima forma de acumular pontos de experiência para subir o vosso nível de battle pass e receber itens adicionais. Existem inúmeros e alguns bem fáceis para um iniciado!





Que dificuldades tenho de superar a mais que os jogadores de longa data?

Mas será possível para um mero novato superar os jogadores mais antigos? Perguntam vocês...

Bem, a verdade é que é difícil, mas se estiverem numa equipa com amigos, tem meio caminho andado para vencer uma partida… desde que comuniquem uns com os outros! Ao jogar Overwatch 2, é (dolorosamente) claro quando uma equipa comunica entre si. São diversas as vezes que notamos uma paragem no frenesim da partida, somente para notar que estão a atacar todos em simultâneo e por diversos flancos!

Quem já jogou o anterior, conhecerá já uma grande parte das personagens e mapas, pois são os mesmos. Por isso, terão de ultrapassar este obstáculo, se quiserem estar ao nível dos restantes. Esta é uma das principais dificuldades enquanto jogador novato e sem equipa.

O jogo também permite utilizarmos todas as personagens e não existem habilidades trancadas por trás de uma paywall, pelo que a experiencia em si tenderia a ser niveladora… Deveria, mas nem sempre assim é, pois algumas personagens estão claramente mais fortes que outras, mas ai cabe-vos escolher qual desses se encaixa melhor no vosso estilo de jogo (*hint hint*)! E isto leva-nos à próxima pergunta…


Qual a melhor personagem para mim?

Da minha experiencia recomendo a DVA, Symetra, Soldado 76 ou Torbjorn. Todos estes têm uma generosa quantidade de vida, possuem ataques de longo e curto alcance e alguns tem forma de recuperar energia. Ainda assim fica a nota que nem todos estarão disponíveis no início. Terão de ir jogando algumas partidas para os desbloquearem. Não se preocupem, não as precisam de vencer… embora cada vitoria conte por dois!

Se por ventura forem jogadores que tenham já alguma proficiência em jogos do género e não tenha 40 anos como eu (pff, I wish!), personagens como Reinhardt, Roadhog, Sojourn ou Hanzo conseguem distribuir uma maior quantidade significativa de dano, mas requerem mais coordenação pois na sua generalidade são personagens que surgem no meio de combates e mais a curto alcance.



Existe um Deus?

Sim, existe. É o jogador que utilizar o Roadhog. O homem demora 3 anos, 7 meses e 25 dias para morrer! Blizzard, pelo amor de Deus (ou digamos pelo amor de Roadhog), nerfa esta personagem! 


Qual o significado da minha existência?

Servir de carne para canhão em Overwatch 2! Pelo menos é isso que sentirão nos primeiros tempos! Eventualmente vão aperceber-se que Overwatch tende, como muitas coisas da vida, a tornar-se repetitivo.  

Felizmente a editora conta com eventos e um plano de longo curso para evoluir o jogo. Este aspecto potencia a que os jogadores novos experimentem novos modos de jogo e novas personagens. Não deixem de participar naquilo que vai sendo disponibilizado e adicionado! 


Devo continuar a ler os artigos do GameForces depois deste?

Claro que sim. Aqui na GameForces procuramos sempre apresentar artigos baseados nas experiencias de cada redactor e o mais objectivos possíveis (não se viu neste?). Para mais, não há outro site com uma equipa mais dedicada que a nossa!

O nosso compromisso para este próximo ano passa por continuar a crescer, introduzindo novos tópicos nos artigos mais recorrentes do site e continuar a desenvolver o canal de Youtube. Se procuram um site onde encontram tudo sobre os videojogos mais recentes, não necessitam certamente de procurar mais!




Segunda Opinião | Overwatch 2 – Carne Para Canhão Segunda Opinião | Overwatch 2 – Carne Para Canhão Reviewed by Carlos Silva on novembro 05, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.