Todas as Novidades da Nintendo Indie World – Dezembro 2021


Preparados para o último grande evento da Nintendo em 2021? Sim, a gigante japonesa anunciou há cerca de 24 horas mais uma apresentação dedicada exclusivamente a jogos independentes e, como habitual, a expectativa era muita. No total, foram 18 os jogos que marcaram presença nesta mais recente edição da Nintendo Indie World. Mas terão estes sido 20 minutos que ajudam a terminar este ano em beleza? Vejam o nosso resumo desta apresentação e tirem as vossas conclusões!


Começamos com Sea of Stars (Sabotage Studio), que foi o primeiro jogo apresentado. Trata-se de um colorido RPG pixelizado em 2D dos mesmos criadores de The Messenger. Este título pretende oferecer uma experiência evocativa de RPGs clássicos, e segue a história de dois filhos do solstício, um rapaz com o poder do sol e uma rapariga com o poder da lua. Apresentará um combate por turnos e um expansivo mundo cheio de monstros para enfrentar e segredos para desvendar. Sea of Stars chegará à Nintendo Switch no final de 2022.
 
Aliisha: The Oblivion of Twin Goddesses (Underscore) foi o jogo que se seguiu. Trata-se de um jogo de puzzles em 3D, passível de ser jogado a solo ou em cooperação, onde poderemos assumir o papel de uma de duas irmãs. Os quebra-cabeças deste título tentarão tirar partido das várias maneiras de jogar com uma Nintendo Switch e respetivos inputs da consola. Este jogo apresentará ainda uma belíssima e animada direção artística e promete oferecer uma história sentida para acompanhar os desafios dos puzzles. Aliisha: The Oblivion of Twin Goddesses chega exclusivamente à Nintendo Switch na primavera de 2022.
 
De seguida, Loco Motive (Robust Games) foi o jogo focado. Este jogo point and click em 2D passa-se a bordo de um comboio nos anos 30, e centra-se no mistério do assassinato da extravagante Lady Unterwald. Assumindo o papel de um advogado, de um detetive e de uma agente secreta, teremos de ir recolhendo várias provas, demonstrar a inocência de cada personagem, interagir com um elenco de passageiros vivazes e encontrar o culpado. Loco Motive chegará à Nintendo Switch no verão de 2022.
 

A seguir, tivemos Afterlove EP (Pikselnesia), um título narrativo com uma direção artística altamente estilizada que mistura os géneros de visual novel, aventura e jogo de ritmo. A história foca-se num jovem músico que está de luto pelo falecimento da sua namorada, e  que iremos acompanhar na sua demanda para voltar a conseguir escrever música e voltar a estabelecer relações com outros. Este jogo promete oferecer uma emotiva história de amor e de luto com vários finais diferentes, e uma jogabilidade bastante variada. Afterlove EP chegará à Nintendo Switch no decorrer do verão de 2022.
 
Depois, foi a vez de Dungeon Munchies (Chorus Worldwide), é um RPG de ação em 2D com um estilo visual pixelizado. No papel de um morto-vivo, exploramos um mundo recheado de perigos com o objetivo de caçarmos monstros de modo a cozinhá-los. Podemos preparar centenas de pratos, cada qual nos confere habilidades específicas para utilizar na nossa aventura. Dungeon Munchies chega à Nintendo Switch no decorrer do dia de hoje.
 
Figment 2: Creed Valley (Bedtime Digital Games) foi o próximo jogo a marcar presença. Trata-se de um jogo de aventuras e puzzles jogado a partir de um ponto de vista isométrico passado dentro de uma mente humana. Com os pesadelos a espalharem-se neste colorido mundo, teremos de manipular o ambiente e ir combatendo vários inimigos imponentes ao ritmo de uma cativante banda sonora, podendo fazê-lo a solo ou em cooperação. Figment 2: Creed Valley chegará à Nintendo Switch em fevereiro de 2022, com um demo a ficar disponível na eShop ainda hoje.
 

Seguiu-se Let’s Play! Oink Games (Oink Games), uma compilação de quatro jogos inspirados em jogos de tabuleiro reais. Com um jogo de exploração subaquática, um jogo de investimentos em start-ups, um jogo de desenhos e um jogo de sobrevivência na lua, este título pretende oferecer experiências diversas, mas fáceis de compreender. Com a possibilidade de se jogar com outros tanto online como offline, este título promete ainda ir adicionando mais jogos no futuro. Let’s Play! Oink Games chega hoje, sendo um exclusivo temporário da Nintendo Switch.
 
O jogo seguinte foi Endling: Extinction is Forever (Herobeat Studios). Este é um jogo de aventura no qual assumimos o papel da última raposa, mãe de três bebés. O nosso objetivo é atravessar um mundo devastado pela ação humana, e chegar a um local onde nós e as três raposinhas possamos ficar em segurança. Este jogo apresentará mecânicas de furtividade e de sobrevivência, onde teremos de nos esconder de humanos e de ensinar as nossas crias a caçar e a sobreviver. Endling: Extinction is Forever chegará à Nintendo Switch na primavera de 2022.
 
A apresentação continuou com o regresso de OlliOlli World (Roll7), presenteando-nos com um olhar mais aprofundado a este jogo de arcada que simula a prática de skate. Neste trailer, foi evidenciado o bizarro e colorido mundo no qual este novo título se inserirá, bem como vários outros aspetos da jogabilidade, como a possibilidade de encontrar rotas alternativas nos níveis, interagir com obstáculos ambientais, a personalização da nossa personagem e a possibilidade de criar e partilhar percursos únicos. OlliOlli World chegará à Nintendo Switch no dia 8 de fevereiro de 2022, passando a estar disponível para pré-reserva já hoje. De notar que a pré-reserva oferecerá itens de personalização exclusivos como bónus.
 

River City Girls 2 (WayForward) foi o anúncio seguinte. Trata-se da sequela do aclamado título de beat ‘em up originalmente lançado em 2019. No papel de uma de seis personagens, teremos de atravessar vários níveis e derrotar a miríade de oponentes que se atravessarem no nosso caminho. Este título promete oferecer níveis mais expansivos, novas combinações para dominar, e a possibilidade de jogar em cooperação com outro jogador, quer localmente quer online. River City Girls 2 chega à Nintendo Switch no verão de 2022.
 
De seguida, tivemos direito à já típica compilação de jogos com apresentações mais curtas. Os títulos incluídos nesta compilação foram:
  • Parkasaurus (Washbear Studio), um animado simulador de construção de parques temáticos com dinossauros, que chega à Switch na primavera de 2022;
  • Don’t Starve Together (Klei Entertainment), um aclamado jogo de sobrevivência cooperativo, passado num mundo opressivo totalmente desenhado à mão, que chega à Switch na primavera de 2022;
  • Chicory: A Colourful Tale (Team Chicory), um colorido jogo de aventuras em 2D, no qual vamos avançado através do modo como pintamos o mundo à nossa volta, que chega hoje à Switch;
  • Baby Storm (Baby Corp), caótico jogo no qual temos de tomar conta de bebés a solo ou em cooperação com outros jogadores, que chega à Switch no dia 21 de janeiro de 2022;
  • GRIME (Akupara Games), um sombrio RPG de ação em 2D no qual teremos de atravessar grutas cheias de inimigos e perigosos obstáculos, que chega à Switch no verão de 2022;
  • Gerda: A Flame in Winter (DONTNOD), um RPG isométrico narrativo no qual assumimos o papel de uma mulher de uma vila ocupada durante a segunda guerra mundial, que chega à Switch em 2022;
  • Timelie (Urnique Studio), um jogo de puzzles furtivo no qual controlamos o tempo de modo a levar uma rapariga e o seu gato a resolver problemas, que chega hoje à Switch, juntamente com um demo;
  • Behind the Frame: The Finest Scenery (Akupara Games), um jogo narrativo e de puzzles, no qual ajudamos uma artista a completar a sua obra-prima, que chega à Switch na primavera de 2022.
Para terminar, o último anúncio prendeu-se com Omori (Omocat). Trata-se de um bizarro RPG desenhado à mão, no qual vamos viajando entre dois mundos coloridos para conhecer amigos e oponentes de modo a desvendar um passado esquecido. Este jogo promete uma história envolvente e pouco convencional, sem medo de ir ao encontro de temas pesados, e um complexo, mas apelativo, sistema de combate por turnos. Tendo já sido lançado (e aclamado) para PC, Omori estreia-se na Nintendo Switch no decorrer da primavera de 2022.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da Nintendo Indie World – Dezembro 2021 Todas as Novidades da Nintendo Indie World – Dezembro 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on dezembro 15, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.