Notícias PlayStation da Semana – 8 Set. 2021

PlayStation Showcase 2021 Anunciada Para Amanhã (via blog.playstation.com)
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou a PlayStation Showcase, na qual apresentará várias novidades da PlayStation 5. Este evento decorrerá no YouTube e no Twitch da PlayStation amanhã, dia 9 de setembro, pelas 21 horas (Portugal Contintental).

Esta apresentação terá a duração aproximada de 40 minutos, durante os quais receberemos atualizações relacionadas com jogos dos Estúdios PlayStation e de produtores mundiais parceiros. Todos os jogos anunciados serão lançados até ao final deste ano ou durante 2022, com Sid Shuman, diretor sénior da SIE, a adiantar que a próxima geração da PS VR não marcará presença neste evento.
 
Assim, poderemos esperar novidades relacionadas com grandes e muitíssimo aguardados jogos, como Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7 e, possivelmente, o próximo God of War, e talvez até alguns anúncios de novos e surpreendentes projetos. A PlayStation Showcase decorrerá amanhã, dia 9 de setembro, às 21 horas.


Horizon Forbidden West Com Atualização Gratuita da PS4 Para a PS5 Após Confusão Com Anúncio das Edições Especiais (via blog.playstation.com)
 
Os jogadores que adquirirem a versão base de Horizon Forbidden West para a PlayStation 4 terão direito a uma atualização gratuita para a versão PlayStation 5. Esta informação foi confirmada após um primeiro anúncio em contrário e consequente onda de críticas por parte dos jogadores.
 
No anúncio original, Bo de Vries, gestor de comunidade da Guerrilla Games, anunciou todas as edições da tão aguardada sequela de Horizon Zero Dawn. Nos detalhes destas edições, podia ler-se a seguinte nota: “Os jogadores que queira ter acesso tanto à versão PS4 como PS5 de Horizon Forbidden West, por favor adquiram a edição Digital Deluxe, de colecionar ou Regalla. O duplo direito não se aplica às edições base nem especial.” Ou seja, o direito a uma atualização automática para a versão PS5 do jogo apenas estava disponível através das edições que custam, no mínimo, €89,99.
 
Esta informação não foi bem recebida pela comunidade de jogadores PlayStation, que apontaram a uma promessa inicial de atualizações para versões PS5 sem custos adicionais. Recuperando uma publicação de setembro do ano passado de Jim Ryan, presidente e CEO da SIE, podemos encontrar a indicação de que “as versões PS4 digitais de jogos de lançamento incluirão uma atualização gratuita para ambas as consolas PS5, enquanto as versões PS4 em disco destes jogos incluem uma atualização gratuita para a PS5 com o leitor de Blu-Ray Ultra HD.” Embora Horizon Forbidden West se encontre agora fora do período de lançamento da PlayStation 5, é um dos jogos referidos nesse mesmo parágrafo, e ainda que não tenha sido diretamente indicado que o jogo seria alvo desta oferta, a falta de clareza dessa publicação levou à crença de que este seria um dos títulos com atualização gratuita para a nova geração.
 
A reação a tudo isto veio por parte do próprio Jim Ryan, que atualizou a publicação original de de Vries com a seguinte afirmação: “No ano passado comprometemo-nos em oferecer atualizações gratuitas dos nossos jogos de lançamento cross-gen, que incluía Horizon Forbidden West. Embora o profundo impacto da pandemia tenha empurrado Forbidden West para fora da janela de lançamento que tínhamos pensado, vamos manter a nossa oferta: os jogadores que comprem Horizon Forbidden West para a PlayStation 4 poderão atualizar gratuitamente o jogo para a versão PlayStation 5.”
 
Depois disto, Ryan esclarece também que, depois de Horizon Forbidden West, todos os exclusivos PlayStation que sejam lançados para ambas as gerações de consolas, deixarão de ter atualizações gratuitas da anterior consola para a mais recente. Assim, os jogadores que adquiram títulos como Gran Turismo 7 ou o próximo God of War para a PS4 apenas poderão atualizar os mesmos para a versão PS5 mediante o pagamento extra de €10.
 
Assim, Horizon Forbidden West será o último exclusivo PlayStation lançado tanto para a PlayStation 4 como para a PlayStation 5 com a opção de atualização gratuita da consola mais antiga para a mais nova. Horizon Forbidden West chega a ambas as consolas PlayStation no dia 18 de fevereiro de 2022.
 

Alan Wake Remastered Anunciado Para a PS4 e PS5, Chega Neste Outono (via alanwake.info)
 
Um dos mais aclamados títulos da produtora Remedy Entertainment, Alan Wake, vai ver uma remasterização lançada no outono deste ano. Alan Wake Remastered vai chegar tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5, marcando a sua estreia em consolas da gigante japonesa, depois de o original ter sido lançado como exclusivo da Xbox em 2010.
 
O anúncio foi feito por Sam Lake, diretor criativo da Remedy, através de uma publicação num site de fãs associado ao jogo. “Estou mais do que feliz por vos anunciar que Alan Wake Remastered está próximo de estar completo,” começa Lake. “Confirmado, anunciado, a caminho em parceria com a editora Epic Games. Multiplataforma. PC através da Epic Games Store, Xbox e, pela primeira vez, PlayStation, para esta geração e a anterior.”
 
“Isto é para vocês. Alan Wake saiu há mais de 11 anos, e ao longo desse tempo têm-nos dito uma e outra vez o quão adoram o jogo, a narrativa, as personagens e a história do mundo,” continua Sam Lake. “Esta remasterização está a chegar por causa do vosso apoio a Alan Wake durante estes anos.”
 
Sam Lake termina a publicação abordando as mudanças com esta versão remasterizada. “Alan Wake Remastered é a experiência original pela qual se apaixonaram todos estes anos atrás. Não queríamos mudar isso. Mas a vertente visual em geral, incluindo o modelo de personagem do próprio Alan Wake e as sequências cinemáticas, foi tudo atualizado e melhorado, com algumas melhorias de nova geração específicas.”
 
Assim, Alan Wake Remastered chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no decorrer do outono deste ano.
 

Anunciados os Jogos PS Now Para Setembro de 2021 (via blog.playstation.com)
 
Chegado o mês de setembro, chegou também o momento de sabermos o alinhamento de jogos que serão adicionados ao serviço de streaming PS Now. São 6 os jogos adicionados a este serviço neste mês:
 
Final Fantasy VII (Square Enix) é o aclamadíssimo e tão amado JRPG que definiu o seu género e marcou toda uma geração de jogadores. Quando Cloud Strife se junta ao grupo de eco terrorismo chamado Avalanche, vê-se mergulhado numa trama profunda e emocional que o levará a combater contra o temível Sephiroth de modo a salvar o planeta da destruição. Com algumas das personagens mais memoráveis, uma narrativa que continua a ser tão envolvente como era há mais de duas décadas, e um sistema de combate por turnos profundo e estratégico, este título lendário e a sua narrativa icónica continuam a ser uma experiência bastante recomendável e que deve ser experimentada por todos e quaisquer fãs de videojogos.
 
Tekken 7 (Bandai Namco) é a mais recente entrada principal nesta adorada série de jogos de luta. Depois dos eventos do jogo anterior, o mundo continua a ser devastado pela guerra entre a Mishima Zaibatsu e a G Corporation, guerra essa que resultará no confronto final entre Heihachi e Kazuya. Com um sistema de combate retrabalhado, que introduz mecânicas que ajudam a jogabilidade a ser mais amiga de iniciados, um enorme elenco de personagens novas e regressadas com as quais podemos entrar em combates de 1 contra 1, e diversos modos de jogo offline e online nos quais participar, os fãs desta série e de jogos de luta em geral têm aqui uma oferta bastante cativante. Tekken 7 ficará disponível na PS Now até ao final de fevereiro de 2022.
 
Killing Floor 2 (Tripwire Interactive) é um shooter na primeira pessoa, passado na Europa continental depois de um surto causado por uma experiência fracassada se ter espalhado. Assumindo o papel de um sobrevivente do surto, teremos de combater hordas de seres semelhantes a zombies, tanto a solo como em cooperação com outros jogadores. Com uma jogabilidade violenta e impactante, uma boa variedade de personagens com as quais podemos jogar, um sistema de personalização das nossas habilidades e um variado arsenal de armas para utilizar contra as hordas implacáveis, os fãs do género ou de experiências cooperativas poderão encontrar aqui uma experiência apelativa.
 
Windbound (5 Lives Studios) é um jogo de construção e sobrevivência na terceira pessoa. No papel de um guerreiro chamado Kara, somos apanhados pelo mar e naufragamos numa ilha desconhecia, tendo de a explorar e recolher recursos de modo a adaptarmo-nos ao ambiente hostil e construirmos as ferramentas necessárias para escapar. Com uma miríade de segredos por descobrir, uma série de criaturas selvagens com as quais interagir e uma direção artística animada e colorida, esta oferta pode ser do agrado dos fãs de jogos de sobrevivência.
 
Pathfinder: Kingmaker – Definitive Edition (Owlcat Games) é um RPG jogado a partir de um ponto de vista isométrico baseado no conceituado jogo de tabuleiro Pathfinder. Passado numa região conhecida como as Terras Roubadas, o nosso objetivo é construir um novo reino nesta região que há muito é contestada por outras nações. Inspirado em grandes clássicos como Baldur’s Gate, Fallout e Arcanum, temos a possibilidade de personalizar profundamente a nossa personagem, as suas capacidades e habilidades, como acharmos melhor, de combater ao lado de personagens memoráveis para conquistar territórios e de afetar o mundo à nossa volta com as nossas escolhas. Os fãs de RPGs estratégicos têm aqui uma oferta potencialmente interessante e cheia de sumo.
 
Moonlighter (Digital Sun) é um RPG de ação com elementos de progressão roguelike. No papel de Will, um comerciante que tem o sonho de se tornar um herói aventureiro, teremos de gerir a nossa loja, escolhendo os itens que vendemos e quais os seus preços, enquanto exploramos uma escavação recheada de inimigos, bosses e, acima de tudo, riquezas por descobrir. Com um sistema de combate exigente que requer precisão, uma comunidade de personagens memoráveis, um sistema de construção profundo, e uma direção artística pixelizada bastante apelativa, os fãs destes géneros podem ter aqui uma oferta extremamente cativante.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Life Is Strange: True Colors [PS4 & PS5] (Square Enix) é o novo jogo de aventura com um foco narrativo. No papel de Alex Chen, uma jovem com o poder de experienciar, absorver e manipular as emoções dos outros, teremos de desvendar a verdade sombria por detrás de um suposto acidente que matou o seu irmão. Com a promessa de mais uma narrativa emocionante, como tem sido hábito desta série, de um grau de liberdade ampliado, um sistema de decisão e consequências expandido e uma banda sonora memorável, este parece ser um jogo que agradará os fãs de jogos deste género.
 
Sonic Colours Ultimate [PS4] (SEGA) é a versão remasterizada de um dos mais bem recebidos jogos de aventura e plataformas em 3D do ouriço-cacheiro Sonic. Quando o malvado Dr. Eggman abre um parque diversões interestelar que funciona à base da energia forçosamente fornecida pelos Wisps, caberá a Sonic enfrentar as forças robóticas do vilão para salvar estes seres capturados. Com uma jogabilidade retocada, uma vertente gráfica aprimorada, uma banda sonora remasterizada e misturada de novo, e um novo modo de jogo, os fãs deste franchise têm aqui a oportunidade de jogar este título pela primeira vez numa PlayStation.
 
Tales of Arise [PS4 & PS5] (Bandai Namco) é o novo JRPG de ação da aclamada série Tales. Quando um mundo conhecido como Renan utiliza o seu avanço tecnológico e mágico para escravizar e roubar os recursos naturais das terras de Dahna, caberá a Alphen juntar-se a uma misteriosa rapariga e revoltar-se contra as forças opressoras. Com uma vertente visual que salta à vista, um mundo meticulosamente construído e cheio de vida, e um sistema de combate dinâmico e explosivo, os fãs de JRPGs têm aqui mais uma oferta bastante interessante.
 
F.I.S.T. Forged in Shadow Torch [PS4 & PS5] (Bilibili) é um jogo de ação em 2.5D com um sistema de progressão metroidvania. Seis anos depois da legião das máquinas ter invadido e colonizado Torch City, um antigo soldado da resistência chamado Rayton recupera o seu punho mecânico e recomeça o seu combate contra as forças opressoras. Com um mapa interligado e rico em segredos para desvendar, um sistema de combate estilo arcada e simples de entender, mas complicado de dominar, e uma apelativa direção artística inspirada pela estética de diselpunk, este jogo independente pode ser uma oferta cativante para os fãs deste género.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 8 Set. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 8 Set. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on setembro 08, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.