[Análise] R-Type Final 2 [NSW]



R Type é para mim como um irmão gêmeo: nascemos em 1987, adoramos shmups e continuamos aqui para as curvas a jogar!

A série R Type já dispensa apresentações, sendo provavelmente o shoot’m up mais conhecido de todos desde o tempo das Arcadas. Uma série que acompanha a evolução dos videojogos e que vê agora, em 2021, lançado o mais recente título: uma sequela do R-Type Final da Playstation 2.



Anunciado a 1 de Abril de 2019 e inicialmente pensando-se ser uma brincadeira do dia das mentiras, cedo ficou claro que era bem real. Deram então inicio a uma campanha de angariação de fundos que arrecadou mais de 1 milhão de dólares e assim o jogo ficou com novas ambições para ser um excelente tributo a franquia.

O gameplay mantém-se fiel tanto ao gênero como à série R-Type, por isso aqui não existe nenhuma novidade. A nave move-se livremente num sidescroll horizontal 2D podendo disparar e adquirir novos power ups para o disparo. O primeiro melhoramento ao nosso disparo que ganhamos é o mais importante de todos: o icônico Force. Este upgrade, quase que como um acessório, é uma esfera de energia que acompanha a nossa nave. Pode estar a frente, atrás, nos lados, servindo de escudo contra outras naves ou de arma de arremesso pelo cenário. Esta é  uma estratégia e mecânica tradicional da série, pois o controlo e posicionamento do force faz toda a diferença para passar determinados níveis.



Aparte disto contamos ainda no nosso arsenal com uma opção de “tiro rápido”, ou “tiro único” em que a nave dispara um tiro de cada vez e pode ficar a acumular energia saindo no fim um tiro mais poderoso. É de igual forma possivel ajustar a velocidade da nossa nave, o que dá bastante jeito, seja para facilitar a navegação ou tornar o jogo menos monótono.

Outra particularidade e já exclusiva da série Final é que temos acesso a um autêntico stand espacial. Inicialmente só temos acesso a 3 modelos diferentes, mas no fim de cada nível ganhamos dinheiro para depois ser utilizada na compra de várias naves ou equipamentos. A quantidade de naves e equipamentos é enorme mesmo que muitas delas sejam só variações, mas no fim podemos fazer dezenas de combinações. Isto tudo tem bastante peso na progressão da campanha, pois trocar de nave ou equipamento pode fazer toda a diferença. Este processo dá outra vitalidade ao jogo, incentivando-nos a repetir diversos níveis para conseguir o dinheiro ou equipamentos. Também é possível gastar dinheiro na personalização estética da nossa nave ou personagem, mas um pouco inútil pois quase não se nota durante as missões.



Visualmente o jogo está bastante atrativo com modelos 3D e cenários dinâmicos. Contamos com as habituais vagas de inimigos, bosses gigantes de impor respeito e muitas explosões. A partir de um certo ponto do jogo temos a possibilidade de escolher várias rotas e ter diferentes fins. Este aspecto é uma excelente novidade que incentiva a repetir a Campanhã. 



No departamento musical já temos uma experiência mais banal sem nada de memorizante, mas também com a acção e quantidade de explosões não faz muita diferença, pois neste título são os efeitos de som que ganham mais preponderância.

Para os amantes do colecionismo, podem contar com duas belas edições. A Inaugural Flight Edition é a versão básica do jogo, mas que trás uma banda sonora, um livro de arte e uma caixa de colecionador. Já a edição Limitada, que além de conter todo o conteúdo da edição anterior, trás ainda um modelo metálico da nave do jogo.



Conclusão
R-Type Final 2 é um regressar as origens tal e qual como uma arcada. Consequentemente, a dificuldade old school esta bem presente. Aos jogadores novos ao gênero, preparem-se para levar muita tareia! Ainda assim garantimos que irão adorar esta guerra espacial, que oferece o que melhor do género existe. Uma verdadeira ode aos velhos tempos da arcada e um título imperdível para os amantes.



Prós:
  • Grande variedade de naves e armas;
  • Gameplay fiel a saga R-Type;
  • Várias rotas alternativas.

Contras:
  • Difícil para os menos experientes no gênero;
  • Campanha só podes ser feita de uma só vez;
  • Muitas das naves são apenas repetições inúteis.



Pontuação do GameForces: 7.5/10


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Reef Entertainment.

Título: R-Type Final 2
Desenvolvedora: Granzella Inc
Publicadora: NIS
Ano: 2021


Artigo por: Sérgio Dias

[Análise] R-Type Final 2 [NSW] [Análise] R-Type Final 2 [NSW] Reviewed by Carlos Silva on maio 29, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.