Notícias PlayStation da Semana – 10 Fev. 2021

Remake de Prince of Persia: The Sands of Time Novamente Adiado (via twitter.com)
 
O tão aguardado regresso dos jogos de ação e plataformas Prince of Persia vai demorar um pouco mais do que estávamos à espera, visto que Prince of Persia: The Sands of Time Remake foi novamente adiado, desta vez indefinidamente.
 
O anúncio foi realizado através da conta de Twitter oficial da série de jogos, com a publicação de uma imagem com a mensagem desta decisão. “Desde o anúncio de Prince of Persia: The Sands of Time Remake em setembro, vimos um jorro de feedback vosso acerca deste amado franchise,” começa a mensagem. “É a vossa paixão e apoio que motiva as nossas equipas de desenvolvimento a fazer o melhor jogo possível.”
 
“Com isto, tomámos a decisão de mudar o lançamento de Prince of Persia: The Sands of Time Remake para uma data posterior. Este tempo de desenvolvimento extra vai permitir às nossas equipas oferecer um remake que se sinta fresco enquanto se mantém fiel ao original.” A mensagem termina com a equipa a agradecer o apoio continuado dos fãs e a prometer atualizações em relação ao progresso com o jogo.
 
Assim, Prince of Persia: The Sands of Time Remake já não chegará em março deste ano, não se sabendo ao certo quando o jogo será lançado.
 

Final Fantasy XIV Online com Versão PS5 e Nova Expansão a Caminho (via blog.playstation.com)
 
Final Fantasy XIV Online, o fenómeno do género MMORPG baseado no universo Final Fantasy, está a caminho da PlayStation 5. Primeiro, será lançada no dia 13 de abril deste ano uma versão beta do jogo, com a versão final a chegar pouco depois.
 
O anúncio foi levado a cabo por Matt Hilton, diretor de comunidade da Square Enix, através de uma publicação no blog oficial da PlayStation. “Novos aventureiros e veteranos poderão jogar a experiência completa (com todas as atualizações até Shadowbringers) com todas as melhorias que os utilizadores da PS5podem esperar,” indica Hilton.
 
Hilton avança, de seguida, para os detalhes dessas melhorias da versão PS5 do jogo. “A versão PS5 terá frame rates significativamente melhoradas, tempos de carregamento mais rápidos, suporte de resoluções 4K, e mais!” Para mais, é indicado que os jogadores que tenham uma licença registada para a versão PS4 de Final Fantasy XIV Online, poderão adquirir a nova versão do jogo sem qualquer custo adicional. No caso de um jogador querer experimentar o jogo sem se comprometer com uma compra, poderá usufruir de um período experimental gratuitos que incluirá todo o conteúdo de A Realm Reborn e de Heavensword.
 
Para além do anúncio desta versão PS5, uma nova expansão também foi anunciada por Matt Hilton nesta publicação. A expansão chama-se Endwalker, e verá os jogadores regressar para enfrentar uma nova calamidade, fechando o arco narrativo de Hydaelyn e Zodiark. “Para além da nova história, os aventureiros podem antecipar múltiplos novos trabalhos, um limite de nível mais elevado, vastas áreas novas, ajustes ao sistema de batalha, bem como uma variedade de novas batalhas,” explica Hilton.
 
Assim, Endwalker, a quarta expansão robusta da experiência de Final Fantasy XIV Online, chegará no outono deste ano. Ainda antes disso, o jogo chegará à PlayStation 5, sob a forma de um beta aberto no dia 13 de abril e na sua forma completa numa data posterior.
 

WB Games Patenteia Sistema de Némesis Presente nos Jogos Middle-Earth (via ign.com)
 
Uma das grandes inovações apresentadas na geração de consolas passada foi o sistema de Némesis, introduzido em Middle-Earth: Shadow of Mordor e continuado na sequela. Agora, parece que este sistema não se tornará uma mecânica habitual na indústria, uma vez que a WB Games a conseguiu patentear.
 
Foi o departamento de patentes e marcas registadas dos Estados Unidos quem confirmou a aquisição da patente do sistema de Némesis por parte da WB Games, entrando a mesma em vigor no dia 23 de fevereiro deste ano. A patente torna a editora a detentora exclusiva de mecânicas apelidadas de “personagens Némesis, fortes Némesis, vinganças e perseguidores sociais” em videojogos. Ou seja, apenas jogos publicados por esta editora ou desenvolvidos por produtoras sob a alçada da mesma é que poderão apresentar um sistema desta natureza até ao fim da patente, que consta poder durar até 2035.
 
O sistema Némesis foi, de facto, o que diferenciou ambos os jogos Middle-Earth de outros títulos de ação em mundos abertos. Ao enfrentar um exército de Orcs, cada qual com uma personalidade e um conjunto de habilidades gerados processualmente, o jogador podia ver essa hierarquia ser alterada consoante as suas ações e o seu desempenho em combate. Por exemplo, um Orc que nos matasse era promovido nessa hierarquia, e recordava-se de encontros passados connosco, proferindo insultos e provocações adequadas ao historial.
 
Assim, qualquer mecânica que envolva um NPC ou uma rede de NPCs ser afetada pelo historial que tem com o jogador não poderá surgir fora de jogos da WB Games. Esta iniciativa da editora não tem caído bem na indústria, nem entre produtores nem entre jogadores, sobretudo porque, como muitos apontaram, várias mecânicas dos jogos Middle-Earth são baseadas em anteriores trabalhos de terceiros, e porque este sistema não é utilizado pela WB Games desde 2017.
 
Tanto Middle-Earth: Shadow of Mordor como Middle-Earth: Shadow of War estão atualmente disponíveis para a PlayStation 4, tendo sido lançados, respetivamente, em 2014 e 2017. Ambos os jogos são compatíveis com sistemas PlayStation 5.
 

Versão PS5 de Crash Bandicoot 4: It’s About Time Chega em Março (via blog.playstation.com)
 
Crash Bandicoot 4: It’s About Time, jogo que marcou o regresso em grande estilo do marsupial favorito desta indústria, está agora a caminho da PlayStation 5. O jogo de aventura e plataformas em 3D chegará à nova consola da Sony no dia 12 de março.
 
O anúncio foi levado a cabo por Daniel Noel, argumentista da Activision, através de uma publicação no blog oficial da PlayStation. “Crash, Coco e amigos estão de volta melhores que nunca, com novos poderes, novos mundos para explorar, marcantes batalhas contra bosses, e bastante mais: bem-vindos a Crash Bandicoot 4: It’s About Time, que será lançado na PlayStation 5 no dia 12 de março,” começa a publicação.
 
Após apresentar um pouco a narrativa e a jogabilidade geral do jogo, Noel aborda as melhorias que poderemos esperar desta nova versão PS5. “A PlayStation 5 eleva It’s About Time para novos patamares (…), suportando 4K em 60 FPS,” indica Noel. O autor da publicação destaca ainda a tecnologia de áudio 3D, bem como a implementação da funcionalidade de gatilhos adaptativos do DualSense, sobretudo na utilização de algumas armas ou habilidades das várias personagens jogáveis.
 
Parece, portanto, que a já excelente experiência oferecida por Crash Bandicoot 4: It’s About Time será ainda melhor quando chegar à PlayStation 5 no dia 12 de março. Quem já tiver adquirido a versão PS4 do jogo terá direito a uma atualização gratuita, ganhando acesso à versão PS5 sem qualquer custo adicional.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Little Nightmares 2 [PS4] (Tarsier Studios) é o jogo de puzzles e plataformas com elementos de terror, e a sequela do aclamado jogo lançado em 2017. No papel de Mono, teremos de nos juntar a Six – o protagonista do jogo antecessor -, e mergulhar no ambiente sombrio e opressor de Pale City, resolvendo vários puzzles e desafios ambientais enquanto escapamos aos habitantes deformados e decadentes desta metrópole. A adição de um NPC companheiro nesta aventura traz consigo o potencial de acrescentar quebra-cabeças mais complexos e desafiantes, o que deverá ser do agrado dos fãs do primeiro jogo. De notar que uma versão PS5 chegará mais tarde este ano.
 
We Were Here [PS4] (Total Mayhem Games) é um jogo de puzzles cooperativo e jogado na primeira pessoa. Quando duas pessoas se encontram presas e perdidas num castelo, os jogadores terão de assumir o papel de uma das duas personagens e resolver problemas em conjunto, resoluções essas que exigem uma comunicação clara e inteligente entre os intervenientes. Com o primeiro episódio deste jogo disponível gratuitamente, e com ambientes atmosféricos e tensos, os jogadores podem pegar num amigo e passar um bom bocado com esta experiência.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 10 Fev. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 10 Fev. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on fevereiro 10, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.