Notícias PlayStation da Semana – 13 Jan. 2021

Sony Revela Novas Janelas de Lançamento Para Vários Jogos PS5 na CES 2021 (via youtube.com)
 
Decorreu esta semana mais um evento CES, e a Sony voltou a ser uma participante nesta feira de tecnologia, este ano totalmente em formato digital. Numa apresentação por vídeo, Jim Ryan refletiu sobre o lançamento da PlayStation 5 e a expansão da marca PlayStation, revelando depois várias janelas de lançamento mais específicas para vários dos jogos a caminho das consolas da Sony.

Após Jim Ryan concluir que o lançamento da PlayStation 5 foi o maior até hoje, e indicar que a PlayStation “acredita em contar histórias”, destacando a orientação criativa da empresa e a expansão da mesma para outros meios como o cinema e televisão, um curto vídeo promocional de vários jogos foi mostrado. Nenhuma das imagens vista foi nova, mas os frames finais do vídeo revelam várias novidades quanto a janelas de lançamento.
 
Começando pelos jogos de estúdios mais pequenos: o jogo de ação e aventura Kena: Bridge of Spirits foi apontado para março deste ano; o visualmente estonteante Solar Ash recebeu a indicação de ser lançado em junho de 2021; a intrigante aventura de Little Devil Inside chegará em julho; e a aventura felina de Stray será lançado em outubro deste ano.
 
Olhando agora para os jogos de estúdios mais estabelecidos no mercado: o intrigante jogo de ação na primeira pessoa Ghostwire: Tokyo foi apontado para o próximo mês de outubro; o jogo da Square Enix apelidado de Project Athia chegará dentro de um ano, em janeiro de 2022; e o misterioso e surreal Pragmata foi adiado para o ano de 2023.
 
Na lista de outros jogos mostrados incluem-se Hitman III e Returnal (cujas datas de lançamento já eram conhecidas), bem como Horizon Forbidden West e Ratchet & Clank: Rift Apart, que continuam a ser apontados apenas para este ano, não havendo nova informação acerca do mês de lançamento. Entre as ausências notáveis contam-se Gran Turismo 7 - cujo lançamento já havia sido apontado para este ano -, e a nova sequela de God of War – para o qual um lançamento em 2021 é rumorado.
 
Parece que o futuro da PlayStation continua a ser luminoso, com tantos e tão variados títulos já agendados para este ano e para o próximo. Esta semana lançámos uma lista dos 10 jogos PlayStation a ter em conta em 2021, cujas informações já atualizámos com as revelações aqui detalhadas.
 

Algumas Funcionalidades DualSense em Ratchet & Clank: Rift Apart Detalhadas (via gamesradar.com)
 
Ratchet & Clank: Rift Apart foi um dos primeiros jogos exclusivos da PlayStation 5 a ser anunciado e a mostrar como será a sua jogabilidade. Com essa demonstração, os fãs deste duo ficaram entusiasmados, e têm-se questionado como este título implementará as funcionalidades inovadoras do comando DualSense.
 
Agora, em entrevista à GamesRadar.com, o diretor do projeto, Mike Daly, avançou com alguns detalhes da implementação das capacidades do novo comando da PlayStation 5. Daly explicou que o DualSense fornece à equipa de produção “poderosas novas ferramentas para elevar a personalidade única de cada arma” presente nesta nova aventura.
 
“Os gatilhos adaptativos dão-nos não só outra maneira de dar uma sensação única às armas, mas desbloqueiam novas funcionalidades em alguns casos”, começa por indicar Daly. “Pressionar parcialmente ou levemente o gatilho dá-nos a oportunidade de adicionar nuance às funções da arma.” Daly utiliza a “Burst Pistol” como exemplo, explicando que pressionar parcialmente o gatilho ajudará os jogadores a disparar com maior precisão, enquanto que pressionar totalmente o mesmo gatilho resultará num disparo mais frenético, mas menos preciso.
 
Daly explica também que este acumular de funções no mesmo botão é uma vantagem. “É muito mais intuitivo ter a função secundária diretamente no gatilho do que pedir aos jogadores para a associarem a diferentes botões, é muito mais fácil entrarem no ritmo do combate e executarem estratégias avançadas se não tiverem que pensar nos controlos,” argumenta o produtor. Daly terá também indicado que, nos testes, os jogadores têm sido bem-sucedidos em acompanhar o feedback háptico mesmo quando o combate se torna frenético, algo habitual em jogos Ratchet & Clank.
 
Esta parece ter sido apenas uma amostra do que nos espera quando tivermos este título nas mãos, no que a funcionalidades do DualSense diz respeito, e ficaremos atentos a mais novidades acerca deste tão aguardado jogo de ação e aventura. Ratchet & Clank: Rift Apart chegará à PlayStation 5 este ano, em data ainda por anunciar.
 

Site Oficial de Killzone Encerrado e Alguns Serviços de Jogos São Afetados (via killzone.com)
 
O website oficial de Killzone, a série de shooters na primeira pessoa produzida pela Guerrilla Games e exclusiva da PlayStation, foi encerrado. Este fecho acaba por afetar alguns serviços dos mais recentes jogos deste franchise.
 
Quem tentar aceder ao site oficial de Killzone é confrontado com uma mensagem da produtora deste franchise, a anunciar que o mesmo “foi retirado”, e que os visitantes serão redirecionados para o site oficial da PlayStation. De seguida, a mensagem esclarece que funcionalidades de Killzone: Mercenary (lançado para a PS Vita em 2013) e de Killzone: Shadow Fall (lançado para a PS4, também em 2013) continuarão ou deixarão de estar presentes.
 
“Enquanto esta mudança não afeta os modos multijogador online, estatísticas de jogadores ou dados de rankings de Killzone Mercenary e Killzone Shadow Fall, não será mais possível criar ou gerir clãs em Killzone Shadow Fall”, pode ler-se na mensagem. A Guerrilla Games acaba por pedir desculpa por quaisquer inconvenientes que isto possa causar, e termina por agradecer o apoio de todos os fãs e visitantes do website deste franchise.
 
Para além de afetar o mais recente jogo deste franchise, o fecho deste website pode indicar que a Guerrilla não planeia voltar a produzir jogos Killzone num futuro próximo. De recordar que a produtora lançou em 2017 o fenomenal Horizon Zero Dawn, e tem agendado para este ano o lançamento da sua sequela, Horizon Forbidden West.
 
Entretanto, os fãs de Killzone ainda poderão jogar Killzone: Shadow Fall, jogo de lançamento da geração de consolas anterior, tanto na PlayStation 4 como através da retrocompatibilidade na PlayStation 5.
 

Atualização de Star Wars Jedi: Fallen Order Implementa Várias Melhorias Para Jogadores na PlayStation 5 (via ea.com)
 
Star Wars Jedi: Fallen Order marcou o regresso em grande dos jogos a solo dentro do tão amado universo Star Wars, vendendo vários milhões de cópias, mesmo contra as expectativas da editora EA. Agora, o jogo recebeu uma atualização que implementa várias melhorias para quem lançar o jogo na PlayStation 5.
 
Numa publicação no site oficial da EA podemos encontrar as melhorias implementadas com a nova atualização já disponibilizada. De um modo geral, a publicação indica que as melhorias se prendem com o desempenho, com as funcionalidades HDR e com o processamento das resoluções.
 
Em relação às melhorias que poderemos encontrar especificamente na PlayStation 5, a EA indica que a framerate foi aumentada de 45 para 60 fps. A EA indicou depois que a resolução dinâmica foi desativada, com o jogo a renderizar em 1200p, e que o processamento foi aumentado para 1440p, o que deverá resultar numa imagem de resolução geral notavelmente mais elevada.
 
Assim, os jogadores poderão experienciar melhor do que nunca a apaixonante aventura de Cal Kestis, um jovem Padwan sobrevivente à impiedosa “ordem 66.” Star Wars Jedi: Fallen Order foi lançado em novembro de 2019, sendo retrocompatível com a PlayStation 5.
 

Ubisoft Prepara-se Para Produzir um Jogo Star Wars (via pushsquare.com e twitter.com)
 
Dando seguimento às notícias de jogos passados numa galáxia muito distante, foi anunciada uma parceria entre a recém-formada Lucasfilms Games e a Ubisoft. Desta parceria, resultará um novo jogo Star Wars.
 
Apesar deste anúncio, o jogo não terá entrado ainda em produção, com a produtora e editora francesa a iniciar o processo de contratações para o projeto. No entanto, sabe-se já que Julian Gerighty (produtor de The Division e The Crew) será o diretor criativo deste novo jogo Star Wars, que utilizará o motor de jogo Snowdrop.
 
Quanto à EA, que detinha até agora os direitos de exclusividade sobre a produção e publicação de jogos Star Wars, a editora já anunciou no Twitter que continuarão a ser parceiros da Lucasfilms Games, e que continuarão a produzir jogos deste universo. Isto foi corroborado pela própria Lucasfilms Games, que disse o seguinte: “A EA tem sido e continuará a ser uma parceria estratégica muito importante para nós, tanto agora como daqui para a frente.”
 
A partilha da licença e dos direitos de produção sobre jogos Star Wars poderá ser uma excelente notícia para os fãs deste franchise, não só pela quantidade, mas também pela variedade de jogos que poderão vir a ser lançados nos próximos anos. Até sabermos mais sobre futuros projetos, os jogadores podem espreitar o mais recente jogo deste universo, Star Wars Squadrons, lançado em outubro do ano passado.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Scott Pilgrim vs the World: The Game – Complete Edition [PS4] (Ubisoft) é o tão aguardado regresso do beat ’em up em 2D lançado originalmente em 2010 e retirado de circulação em 2014. Baseado nas bandas desenhadas de Bryan Lee O'Malley, até 4 jogadores controlarão uma de várias personagens do universo Scott Pilgrim e terão de combater vários inimigos até todos os ex-Malvados de Ramona serem derrotados. Esta edição inclui ainda todas as expansões lançadas para a versão original, fazendo desta uma oferta bastante apelativa para todos os fãs de Scott Pilgrim ou de jogos de luta arcada em geral.
 
MXGP 2020 - The Official Motocross Videogame [PS4 & PS5] (Milestone) é um simulador do desporto de corridas motocross. Este título desafia o jogador a participar em corridas contra todos os pilotos e equipas da temporada 2020 de motocross, tanto em modos offline como online. Apresenta ainda uma nova profundidade de personalização e a possibilidade de criar e editar pistas e percursos novos. Fãs deste desporto ou deste género de simuladores têm aqui uma oferta potencialmente interessante.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 13 Jan. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 13 Jan. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 13, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.