[Análise] Urban Flow [NSW]



Apesar de frequentemente associado a um factor de aumento do stress da população das cidades mais cosmopolitas do mundo, ora aqui temos uma situação que nunca se tinha visto antes em termos de videojogos. Tal como indica o nome o próprio jogo, Urban Flow é um jogo de puzzles no qual assumimos o papel de coordenador do ritmo de tráfego em vários cruzamentos e intercepções de cidades fictícias.

Produzido e publicado pela BaltoroGames, Urban Flow é um jogo de puzzles em 3D que pode ser experimentado por até 4 jogadores na mesma consola, no qual deveremos gerir o ritmo e movimentação de todos os transportes nas cidades (neste caso cruzamentos, pois este será o nosso plano de jogo) que nos são apresentados. Fundamentalmente esta pode ser considerada como uma típica experiência, na qual ficaremos agarrados durante horas devido à imersão para a qual a mesma nos transporta.




Utilizando um estilo visual mais cartoonesco e contando uma banda sonora calma e relaxante, ainda que por vezes um pouco repetitiva, Urban Flow transporta-nos para uma abordagem diferente de como pode ser gerido o tráfego. Existem dois modos de jogo, campanha e endless, os quais podem ser jogados por até 4 jogadores em simultâneo. No modo endless, poderemos escolher, de entre o leque de cruzamentos disponíveis, um e aproveitar o mesmo indefinidamente. No fundo uma óptima forma de prolongar a longevidade do título.

Apesar de poder parecer simples, conforme avançamos nos níveis, o jogo consegue proporcionar-nos novos desafios, pois não dependemos apenas dos sinais de tráfego que podemos controlar com os botões que temos à nossa disposição na consola. Existe também todo um conjunto de fatores, como por exemplo veículos especiais que poderão não respeitar o sinal de tráfego aplicado por nós ou inclusive a câmara (tipo de vista que teremos sobre o nível) que poderá ser encontrada em diferentes formas. Poderemos para além das situações indicadas anteriormente ser presenteados com dificuldades durante a sessão de jogo, como por exemplo, veículos avariados no meio da via pública ou inclusive resíduos que possam cair de um camião do lixo em andamento. 




Ainda assim, este título não apresenta somente dificuldades. Á medida que avançamos nos níveis, vamos sendo presenteados com os tão conhecidos power-ups, como por exemplo uma vida extra ou até um temporizador de slow motion, que por vezes poderão até se tornar na chave que nos faltava e salvar-nos de algumas situações apertadas.
Como indicando anteriormente, apesar de para alguns jogadores parecer repetitivo, falando da parte gráfica e sonora do próprio jogo, o conjunto funciona bastante bem uma vez que o que realmente nos interessa é evitar a ocorrência de acidentes “durante o nosso turno no controlo de tráfego”. 




Ainda sobre este tema, toda a experiência gráfica facilita a melhor compreensão do que se passa ao nosso redor, por existem cores e exclamações que nos auxiliam a compreender o que nos rodeia. Em termos sonoros também somos bem presenteados, uma vez que o estilo jazzy e de chill out foram os escolhidos para formar esta banda sonora que torna este todo um belo conjunto.
No final de contas o jogo acaba por servir o seu propósito uma vez que em junção com o grafismo e sonoridade poderemos ser transportados para largas horas de diversão e até relaxamento. Para além disso, para os mais persistentes existe sempre a possibilidade de tentarem a pontuação máxima de três estrelas por nível, que podem ser obtidas evitando colisões de veículos. Para ajudar a prorrogação da experiencia de jogo, existe ainda um sistema de desbloqueáveis e objetivos que nos ajudarão a tornar o jogo muito mais desafiante.


Para quem procura uma experiência extendida deste título, existe ainda disponivel um DLC com um novo modo de desafio e 20 novos niveis. Neste modo, ao invés de estrelas, o jogador deve collecionar barras de desafio para conseguir avaçar ao ongo dos niveis.



Conclusão
Todo o título apresenta uma “aventura” imersiva, divertida e na medida do possível desafiante. Nesta experiencia podemos observar uma junção de jogabilidade simples, com grafismo e banda sonora bastante bem conseguidas. O jogo em si torna-se intuitivo proporcionando ao jogador umas boas horas de diversão e entretenimento com a sua pitada de dificuldade e concentração requeridas. Não podemos de deixar de aproveitar para afirmar que o mesmo poderá inclusive ajudar-nos a sermos melhores decisores na altura de pegarmos nos nossos carros! 


O Melhor:
  • Grafismo e banda sonora imersiva;
  • Satisfação variada, quando tudo circula da forma devida;
  • Multiplayer divertido e desafiante.

O Pior:
  • Níveis um pouco repetitivos;
  • Apenas apresenta um tipo de dificuldade;


Pontuação do GameForces – 8/10




Título: Urban Flow
Desenvolvedora: Baltoro Games
Publicadora: Baltoro Games
Ano: 2020

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Baltoro Games.



Autor da Análise: Bruno Ferreira




[Análise] Urban Flow [NSW] [Análise] Urban Flow [NSW] Reviewed by Carlos Silva on julho 31, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.