Notícias PlayStation da Semana – 24 Jun. 2020


Cyberpunk 2077 Adiado Novamente, Lançamento Será em Novembro (via twitter.com)

Cyberpunk 2077, um dos jogos mais aguardados do ano e da geração, voltou a ser adiado. Numa mensagem publicada na conta oficial do jogo no Twitter, e assinada por elementos da chefia da CD Projekt Red, foi confirmada a nova data de lançamento, que passa a ser 19 de novembro de 2020.

“Aqueles familiarizados com o modo como produzimos jogos sabem que não lançamos algo quando não está pronto”, começa a mensagem da CDPR. “Estamos cientes que tomar uma decisão destas nos custa confiança, e trocar confiança por mais tempo é uma das decisões mais difíceis que um produtor pode tomar. Mas apesar de acreditarmos que é a decisão mais acertada para o jogo, queremos pedir desculpa por terem de esperar mais tempo. A nossa intenção é tornar Cyberpunk 2077 em algo que ficará convosco durante anos. No final, esperamos que compreendam porque fizemos isto.”

A mesma mensagem adianta que o jogo está terminado no que toca ao conteúdo e à jogabilidade, mas que há muitas arestas por limar. “As missões, as cutscenes, as habilidades e os itens; todas as aventuras que Night City tem para oferecer – está lá tudo. Mas com tamanha abundância de conteúdo e de complexos sistemas interligados entre si, precisamos de rever tudo, equilibrar mecânicas de jogo e resolver uma série de bugs. Um mundo enorme significa uma enorme quantidade de coisas para passar a pente fino, e vamos passar o tempo adicional a fazer precisamente isso.”

Com este anúncio, muito se tem especulado que Cyberpunk 2077 terá o seu lançamento a coincidir (ou até ultrapassar) o lançamento das consolas da próxima geração, levantando questões quanto ao seu lançamento para as mesmas. Nisto, a CD Projekt Red confirmou que o jogo será compatível com as próximas consolas através da retrocompatibilidade no dia de lançamento. “Estamos contentes por confirmar que Cyberpunk 2077 será compatível com ambas as consolas da próxima geração! A vossa cópia da PS4 irá funcionar na PS5 no dia de lançamento.” Quanto a melhorias, a CDPR anunciou que uma atualização que “permitirá tirar total partido do hardware” ficará disponível mais tarde e sem qualquer custo adicionado.

Assim, Cyberpunk 2077 será lançado para a PlayStation 4 no dia 19 de novembro deste ano, sendo imediatamente compatível com a PlayStation 5.



Diretor de Horizon Forbidden West Aponta a Lançamento em 2021 (via youtube.com)

Mathijs De Jonge, diretor de Horizon: Forbidden West, falou sobre a tão aguardada sequela num vídeo publicado pela PlayStation, no seu canal oficial do YouTube. Neste, De Jonge revelou mais informações sobre o jogo, incluindo o período esperado de lançamento, apontado como sendo o ano de 2021.

O diretor começa por explicar o significado do título, que aponta para onde a ação de Horizon: Forbidden West irá decorrer. Em termos de mundo real, a história desta sequela vai passar-se entre o Utah e a costa dos Estados Unidos com o Oceano Pacífico, no que será um mapa ainda maior do que o do primeiro jogo. Mas não se trata apenas do tamanho, com De Jonge a indicar que querem “criar um mundo tão bonito que teremos vontade de lá estar”, e que com as capacidades da PlayStation, este mundo será “mais detalhado, mais vibrante e mais imersivo.”

Tirando partido do novo SSD da PlayStation 5, a experiência de Horizon: Forbidden West decorrerá “virtualmente sem ecrãs de carregamento”, com o “fast travel e o recomeço a partir de um checkpoint a serem super-rápidos.” De Jonge também indica que “quando se começa o jogo, está-se logo lá, no centro da ação”, em mais uma indicação do potencial da nova consola.

O vídeo prossegue com De Jonge a explicar que os “cenários estonteantes” estarão repletos de perigosas máquinas que habitam estas terras, incluindo algumas novas. “Os jogadores irão descobrir dezenas de novas máquinas ao explorar o Forbidden West, com cada uma das máquinas a ter de ser examinada e estudada para poderem ser eficazmente combatidas.” Neste título, Aloy irá também cruzar-se com novas tribos, “algumas pacíficas, outras hostis”, com uma das hostis a ser capaz de reprogramar as máquinas para proveito próprio.

Quanto à narrativa em si, iremos acompanhar Aloy na sua demanda de salvar estas terras de uma misteriosa ferrugem vermelha, que tem vindo a infetar a biosfera e a criar perturbações meteorológicas perigosas. De Jonge não adiantou muito mais a este respeito, uma vez que “o jogo foi construído e desenhado na base do mistério”, deixando a garantia de que têm “trabalhado duramente para criar uma sequela digna.”

O vídeo termina esta apresentação extremamente promissora com De Jonge a anunciar que a equipa está a apontar para 2021 como o ano de lançamento de Horizon: Forbidden West. Este jogo será um exclusivo PlayStation 5.


Crash Bandicoot 4: It’s About Time Anunciado Para Este Ano (via pushsquare.com)

O próximo jogo da adorada série de jogos Crash Bandicoot foi oficialmente anunciado pela Activision num evento promovido pela Summer Game Fest. O novo título chama-se Crash Bandicoot 4: It’s About Time, estará ao encargo da Toys for Bob (responsável pelos remake da trilogia Spyro), e será lançado no dia 2 de outubro para a PlayStation 4.

Num curto trailer lançado pudemos ver Crash a navegar por diversos mundos, retendo a jogabilidade de plataformas em 3D que se viu em Crash Bandicoot: N.Sane Trilogy. No entanto, foi possível ver que a direção artística será algo diferente da dos remakes, com o mundo e as personagens a terem um aspeto mais próximo de cartoons. Também foi possível ver Crash a utilizar novas habilidades, tais como a manipulação da gravidade ou da velocidade do tempo, bem como outras personagens jogáveis em ação: Coco e o vilão Neo Cortex. Quanto à história, esta vai passar-se imediatamente a seguir a Crash Bandicoot 3: Warped, com Neo Cortex a regressar do passado com um novo plano para derrotar o seu némesis.

Ester será o primeiro jogo novo e original da série Crash Bandicoot em 12 anos, com Crash:  Mind Over Mutant a ter sido último título a ser lançado antes da trilogia retrabalhada. Crash Bandicoot 4: It’s About Time será, assim, lançado para a PlayStation 4 no dia 2 de outubro, sendo expectável que possa ser jogado na PlayStation 5 quando esta chegar.


Marvel’s Avengers Será Título de Lançamento da PS5 Com Upgrade Gratuito Para Quem Comprar Versão PS4 (via playstationtrophies.org)

A Square Enix anunciou que o jogo baseado no popular grupo de super-heróis, Marvel’s Avengers, será um título de lançamento das consolas da próxima geração. Enquanto o jogo ainda será lançado para as consolas atuais, uma versão melhorada estará disponível para a PlayStation 5, não havendo custos adicionais para os jogadores que adquirirem a versão PS4.

A editora confirmou que a versão PS5 de Marvel’s Avengers irá apresentar tempos de carregamento bastante reduzidos, bem como gráficos melhorados ao nível de texturas, resolução, fidelidade visual e efeitos luminosos. Esta versão de próxima geração irá apresentar ainda mais opções de jogo, como a possibilidade de investir o poderio da PS5 em melhores gráficos ou num melhor desempenho. A Square Enix também referiu o novo SSD, as capacidades do DualSense e o áudio 3D como características potenciadoras da experiência.

Quanto à transição entre consolas, a Square Enix garante que quem comprar Marvel’s Avengers para a PS4 receberá uma cópia para a PS5 sem custos adicionais. Todo o progresso dos jogadores na atual consola poderá ser levado para a PlayStation 5, não sendo necessário criar um novo perfil ou começar o jogo de novo. Também a possibilidade de jogar entre gerações estará garantida, com jogadores da PS4 e da PS5 a poderem jogar juntos em modos cooperativos. Já o cross-play com consolas Xbox não foi referido, não havendo a confirmação da sua implementação ou não.

Assim, a aquisição da versão digital do jogo levará a um desbloqueio fácil da cópia para a próxima geração. A questão das versões físicas levanta ainda algumas dúvidas, sobretudo pela possibilidade de adquirir uma cópia PS5 gratuita e depois de vender a cópia física em segunda mão. Este é um assunto cujo esclarecimento esperamos ter em breve, mas, para já, esta é uma prática bastante amiga do consumidor que esperamos ver adotada por outros títulos, produtoras e editoras.

Marvel’s Avengers chegará à PlayStation 4 no dia 4 de setembro de 2020, com a versão PlayStation 5 a ser lançada no dia da chegada da nova consola.


Estúdio Ready At Dawn Comprado Pelo Facebook (via pushsquare.com)

A Ready At Dawn, estúdio responsável pelo exclusivo PlayStation 4 The Order 1886, foi adquirido pela gigante rede social Facebook. A produtora irá juntar-se à equipa de estúdios da Oculus, produzindo jogos para o periférico de realidade virtual. Este estúdio já havia lançado vários jogos para a Oculus, entre os quais Lone Echo, Echo Arena e Echo Combat, estando agora a desenvolver Lone Echo II

Quanto à PlayStation, a Ready At Dawn foi responsável pelo jogo The Order 1886, um título com uma receção mista por parte de críticos e de fãs. Enquanto a sua jogabilidade foi bastante louvada, particularmente no que às mecânicas de disparo diz respeito, muitos consideraram a experiência algo desapontante por conter uma narrativa notoriamente incompleta e encontros com bosses demasiado repetitivos. Contudo, uma potencial sequela não fica descartada, uma vez que a Sony retém os direitos de produção do franchise.

Assim, The Order 1886, o último título lançado para consolas desta produtora, encontra-se atualmente disponível, tendo sido lançado em 2015 exclusivamente para a PlayStation 4.


Lançamentos Marcantes da Semana (via blog.playstation.com)

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom Rehydrated (THQ Nordic) é o remake do jogo de plataformas em 3D baseado nos desenhos animados criados por Stephen Hillenburg. Com a possibilidade de se controlar personagens icónicas da série, com gráficos modernos e resplandecentes, novos modos de jogo e conteúdo previamente cortado agora restaurado, este título promete ser uma divertida aventura fiel ao clássico de culto adorado por tantos jogadores.

Star Wars Episode I: Racer (Aspyr) é a versão reeditada e remasterizada do clássico jogo de corridas e ação baseado no desporto mostrado no episódio 1 de Star Wars. Em modos online ou offline, os jogadores poderão escolher um de 25 pilotos, incluindo Anakin Skywalker, e participar em corridas ferozes em pistas espalhadas pela galáxia. Este clássico de culto regressa com a promessa de oferecer uma divertida experiência para amantes do género e do universo Star Wars.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 24 Jun. 2020 Notícias PlayStation da Semana – 24 Jun. 2020 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 24, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.