15 Jogos Curtos Para Jogar Num Fim de Semana

Na sequência do nosso artigo anterior sobre os “15 Jogos a Solo que nos Divertem Durante Centenas de Horas”, surgiu-nos a ideia sobre um artigo do mesmo género, mas desta vez decidimos inverter a moeda e iremos mencionar alguns jogos que conseguem ser terminados em apenas 2 dias ou, neste caso, num fim-de-semana.

Para muitos, um jogo apenas é bom se for grande e necessitar de diversas horas de insistência para ser terminado, tanto para um simples walkthrough ou para quem procura o 100%. Contudo, iremos provar o contrário e mostrar para vocês 15 extraordinárias experiências que conseguem ser terminadas em menos de 10 horas... pois nem sempre um jogo precisa de ser enorme para ser excelente!


Journey
(Aprox. 3 horas)

A nossa lista começa com Journey, este vencedor de diversos prémios em 2012, trata-se de um jogo de aventura repleto de puzzles, no qual a nossa personagem percorre diversos locais todos diferentes numa ambientação bastante simples, contudo que nos deixa com brilho na vista. Apesar de ser um excelente jogo com mecânicas únicas, uma banda sonora excelente e aspetos gráficos lindos, o mesmo consegue ser terminado em aproximadamente 3 horas.

Contudo, para além da história e da aventura principal os jogadores poderão fazer uma segunda volta pelo jogo em busca de alguns colecionáveis, porém, a duração de tal não irá ultrapassar as 6 horas. O grande bónus desta experiencia passa pela mensagem transmitida e em como é importante passa-la com alguém ao nosso lado (algo que o jogo faz, emparelhando-nos com outro jogador de qualquer parte do mundo).

 


Portal
(Aprox. 3 horas)

De seguida temos Portal, o jogo produzido pelos mesmos que nos trouxeram Half-Life, apresentando-nos mecânicas nunca antes vistas num vídeo jogo, não foi afim que recebeu inúmeros prémios de melhor jogo do ano em 2007. Apesar do seu gameplay diferente do normal com diversos puzzles e uma história interessante, o mesmo é possível de ser terminado em pouco mais de 3 horas.

Tal como o título que mencionámos anteriormente, este também contém diversos colecionáveis e para quem procura os 100%, irá consegui-lo com apenas 10 horas de insistência.


Oxenfree
(Aprox. 5 horas)

Este enigmático indie com um foco narrativo foi um dos grandes destaques deste vértice da indústria em 2016, um feito por si só de louvar que se torna ainda mais impressionante tendo em conta que Oxenfree foi o primeiro jogo produzido e publicado pela Night School Studio. Nesta aventura em 2.5D controlamos Alex, uma adolescente que visita Edwards Island com o seu grupo de amigos, quando sem querer uma força paranormal é despoletada, colocando a vida de todos em risco.

Ao aparecer nesta lista, não será estranho afirmar que esta é uma experiência curtinha, muito facilmente jogada do início ao fim numa tarde bem passada, cerca de 5 horas. O argumento está muitíssimo bem escrito, os desempenhos de vozes são de elevadíssima qualidade, todas as vertentes audiovisuais são belas e a possibilidade de influenciar as relações entre as personagens, e o próprio desfecho da narrativa, através de escolhas e consequências deixam-nos incrivelmente ligados aos acontecimentos. É um jogo curto no qual rapidamente se atinge os créditos, sim, mas não garantimos que não terão vontade de voltar a mergulhar para ver tudo o que Oxenfree tem para oferecer!






Resident Evil 3
(Aprox. 6 horas)

Após o sucesso do remake do segundo título da série, a Capcom não descansou e anunciou pouco tempo depois o remake do terceiro título, este originalmente intitulado de "Resident Evil 3: Nemesis". As mecânicas são bastante idênticas aos jogos anteriormente lançados com animações bastante bem feitas, armas muito bem desenhas, gráficos lindos, puzzles que nos vão fazer dar inúmeras voltas ao mundo em nosso redor e uma criatura gigante que passa grande parte da aventura a assombrar-nos quando menos esperamos. Contudo, apesar da experiência final ser bastante boa, a mesma ficou bastante curta com apenas 6 horas de jogo... muito à semelhança do título original para a PlayStation!

Para quem procura o 100% tem de ter mais paciência porque graças aos inúmeros desafios, diferentes níveis de dificuldade e colecionáveis o mesmo pode chegar às 21 horas.



A Way Out
(Aprox. 6 horas)

A Way Out, veio introduzir o conceito de co-op obrigatório, algo que antes nunca tinha sido feito. A aventura coloca-nos na pele de dois reclusos com personalidades completamente distintas que têm um objetivo em comum: fugir da prisão. A interação entre as duas personagens e todo o seu ambiente, assim como o gameplay inovador foi uma grande inspiração para um novo título desta produtora, sendo esse o famoso It Takes Two vencedor do prémio Jogo do Ano de 2021.

A história pode ser terminada em apenas 6 horas e quem procura todos os pormenores pode encontrá-los todos em mais ou menos 7 horas.





What Remains of Edith Finch 
(Aprox. 2 horas)

Lembram-se quando a discussão à volta dos "walking simulators" dominava a agenda mediática e de opinião no que respeita à indústria dos jogos? Ah, éramos tão ingénuos, bons velhos tempos. E por falar em velhos tempos, chegamos a um desses simuladores de elevadíssima qualidade onde o foco é a história de toda uma família e seus membros. No papel da titular Edith, teremos de andar pela gigantesca casa de família e desvendar porque esta é a última Finch viva. À medida que vamos encontrando diários e outros registos que digam respeito a membros da família que já faleceram, vamos vivendo aventuras mirabolantes na perspetiva das mesmas.

Cada história apresenta um tom único e algumas mecânicas de jogo distintas, contribuindo para que esta seja uma experiência surpreendentemente variada, sobretudo tendo em conta a pouca longevidade. Portanto, é um jogo no qual se mergulha facilmente e rapidamente se vê o seu desfecho, numa qualquer tarde em que não se tenha algo para fazer. Apenas um pequeno aviso, este é um jogo que anda à volta de temáticas "pesadas", pelo que talvez seja melhor não ser jogado caso já se estejam a sentir mais tristonhos ou estejam a ter um dia mau. Guardem What Remains of Edith Finch para um dia geralmente bom e no qual sintam que têm mais capacidade de encaixe emocional, para aproveitar melhor esta fantástica narrativa.




Hotline Miami 
(Aprox. 5 horas)

Um gameplay inovador, adrenalina, muito sangue e música são as quatro palavras que melhor definem esta obra prima. Numa experiência single-player e com visão isométrica, Hotline Miami leva-nos a uma experiência no qual o nosso objetivo é "somente" matar toda a gente que se encontre numa certa área com as diversas armas que formos apanhando pelo caminho, claro sem ser atingido primeiro pois um único golpe e GAME OVER. Um jogo que nos obriga a melhorar as nossas estratégias e ter reações muito rápidas sobre os disparos inimigos e sempre num estilo, em toda a sua vertente artística, que nos faz lembrar os clássicos jogos arcade dos anos 80.

 Este título pode ser terminado em cerca de 5 horas e para quem procura o 100% pode encontrar um jogo que chegue até às 15 horas.
Marvel's Spider-Man: Miles Morales veio trazer tudo o que os fãs tanto desejavam, que era uma aventura do novo aprendiz de Peter Parker. Este foi um pulo do universo Spiderman para a nova geração de consolas e com ele trouxeram-nos uma aventura totalmente nova, personagens novos, armas e animações que dão personalidade ao nosso protagonista. 

Apesar deste ser mais curto que do primeiro título, não conseguimos conseguir deixar de parte a incrível experiência que este nos trouxe, pois apesar da história principal apenas durar 8 horas, a mesma encontra-se muito bem representada e única. Para além disso o jogo apresenta também inúmeras missões extras, e para quem procura o 100% pode até mesmo chegar às 18 horas de jogo.



Metal Gear Solid V: Ground Zeroes 
(Aprox. 2 horas)

Com um novo título da série Metal Gear Solid a caminho, a Kojima Studios decidiu então lançar Metal Gear Solid: Ground Zeroes, um jogo em forma de prólogo que veio introduzir aos jogadores as novas mecânicas e o nível gráfico que estaria presente no anteriormente dito futuro título. O "jogo" em si trata-se de apenas uma curta e simples missão principal na qual temos de salvar um prisioneiro, contudo essa mesma ramifica-se para diversas outras secundárias (também simples por si próprias).

De uma forma geral a missão principal consegue ser terminada em cerca de 2 horas, contudo para quem quer fazer tudo o que há disponível nesta experiência, pode chegar às 20 horas de jogo. Que diferença enorme!





Toree 3D & Toree 2 
(Aprox. 40 minutos cada)

Vamos lá aos jogos mais curtos desta nossa lista que não deverão ultrapassar a hora e meia de longevidade entre o começo do primeiro jogo e os créditos do segundo. Ambos são jogos de plataformas em 3D com um estilo gráfico (e sonoro) que fazem lembrar a era da PlayStation original. Controlamos um pequeno e fofo pintainho, sendo o nosso objetivo ajudá-lo a chegar ao fim dos 9 bizarros níveis (por jogo), enquanto colecionamos todas as estrelas. Mas nem tudo é o que parece, e ambos os jogos vão apresentando alguns elementos de terror muito subtilmente nos ambientes animados e nos panos de fundo dos níveis.

Se esta perturbante (e inesperada) mistura de elementos não vos cativa, então a jogabilidade fá-lo-á. Controlar Toree é sempre divertido, com as movimentações a apresentarem-se sempre rápidas e com os elementos ambientais a darem um toque distintivo a cada nível. Ah, e ainda nem mencionámos que cada jogo custa €1 na Nintendo eShop! E ainda menos na Steam! Sim, estes jogos quebram o estigma do demasiado barato ser mau, e nem nos teríamos importado de pagar mais por mecânicas de jogo tão bem conseguidas. Portanto, Toree 3D e Toree 2 valem bem a pena o vosso (pouco) tempo e o vosso (pouco) dinheiro.





Uncharted Lost Legacy 
(Aprox. 7 horas)

Após os acontecimentos do quarto título da série, sentiamos que a história da série Uncharted tinha terminado e que seria muito complicado haver mais algum título decente, contudo a Naughty Dog veio provar, mais uma vez, que consegue lançar jogos excelentes completamente vindos do zero e foi o que fez. Uncharted Lost Legacy trata-se de uma aventura em forma de expansão Stand Alone no qual controlamos Chloe Frazer uma das personagens presentes na segunda e terceira aventuras de Nathan Drake, que tal como este, é uma especialista em tesouros e uma excelente ladra. A aventura leva-nos em busca de tesouros da mitologia Indica e coloca-nos em experiências que até à data ainda não tínhamos vivido. Por outras palavras podemos dizer que esta era a aventura que não sabíamos que precisávamos até jogarmos.

Contudo, uma vez que se trata de uma aventura Stand Alone a mesma pode ser terminada em apenas 7 horas, porém para quem procura encontrar todos os tesouros escondidos pode chegar às 9 horas.


Sayonara Wild Hearts 
(Aprox. 2 horas)

Surpresa, surpresa, mais um indie! Desta vez, olhamos para o colorido, vibrante e estiloso Sayonara Wild Hearts. Este é um jogo difícil de definir e de categorizar, mas vamos cá tentar. No papel de uma jovem cujo coração é partido, teremos de viajar por vários níveis até o conseguirmos reparar. Nestes níveis, teremos de voar (por vezes literal, outras metaforicamente) enquanto colecionamos corações e enfrentamos outras personagens ao ritmo de uma banda sonora bombástica.

Jogo de ritmos? De arcada? De aventura? Um pouco de cada? Bem, não interessa, o importante é que é um jogo divertido, único e um constante deleite para os olhos e para os ouvidos em igual medida. Podem sentar-se à frente de um PC ou de uma consola e terminar este jogo num ápice, sem sequer darem pelo tempo a passar.




Demon Slayer- Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 
(Aprox. 8 horas)

Demon Slayer ou Kimetsu no Yaiba é um dos animes com maior sucesso nos tempos atuais e era óbvio que o mesmo iria ser lançado para as consolas. Após diversas falhas no que se trata a transportar os animes para o universo dos videojogos, este não foi o caso trazendo-nos uma aventura muito fiel à primeira temporada e filme do anime, um sistema de combate simples mas ao mesmo tempo complexo, que funciona bastante bem e gráficos e animações lindas, estas também bastante fieis ao anime.

Uma vez que a história do jogo apenas ronda a primeira temporada e filme do anime a mesma não ultrapassa as 8 horas, porém para quem quiser aventurar-se e concluir todos os outros modos que o jogo tem e procurar a melhor pontuação em todas as lutas pode chegar às 15 horas.



InFamous First Light 
(Aprox. 4 horas)

O universo de InFamous não precisa de explicações, mas para quem nunca ouviu falar este trata-se de uma aventura no qual diversas pessoas adquirem super-poderes com o passar do tempo. Nesta aventura controlamos Fetch, uma personagem que se encontra também presente no título lançado antes deste (InFamous Second Son). Em First Light conseguiremos conhecer melhor a sua história pessoal e como recebeu os poderes.

Os jogos da série InFamous nunca foram precisamente grandes, contudo este é sem dúvida um dos mais curtos com apenas 4 horas para ser terminado e para quem procura terminar todos os desafios e explorar cada canto de Seatle pode demorar cerca de 9 horas.



Little Nightmares 
(Aprox. 4 horas)

Little Nightmares, somos colocados na pele de um minusculo ser enquanto tentamos sobreviver contra diversos inimigos que, digamos, não gostam muito da nossa existência. Numa aventura de plataformas 3D com uma ambientação sombria e um pouco assustadora, teremos de correr e fazer de tudo para não sermos vistos ou mortos.

O jogo consegue ser terminado em cerca de 4 horas e para quem procura desvendar todos os mistérios, pode demorar cerca de 7 horas.





15 Jogos Curtos Para Jogar Num Fim de Semana 15 Jogos Curtos Para Jogar Num Fim de Semana Reviewed by Carlos Cabrita on janeiro 27, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.