Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles - [PS5]




Depois do enorme sucesso que foi a franquia Naruto Storm, a CyberConnect2 traz-nos o jogo inspirado no anime Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba). Intitulado de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles, este que foi um dos animes com maior sucesso de 2019 e que terá a sua continuação no final deste ano de 2021.

O jogo segue muito aproximadamente os eventos do enredo da primeira parte do anime, de uma forma detalhada o suficiente, ao ponto de ser capaz de se comparar com a própria série. Demon Slayer conta-nos a história de Tanjiro Kamado, um rapaz do campo, que certo dia após o trabalho encontra a sua família morta. A única sobrevivente foi a sua irmã mais nova, Nezuko, que foi transformada em demónio. Consequentemente, Tanjiro decide treinar e juntar-se a uma legião de caçadores de demónios a fim de se vingar e curar a sua irmã. Estes demónios por sua vez, são criaturas que foram humanos outrora, apresentando um poder de regeneração incrível e imensa força. Porém contam com duas fraquezas significativa: a sua fraqueza face à luz do sol; a única forma de os derrotar é cortando as suas cabeças.



Começando pelo modo história, este é o ponto mais alto deste jogo. Neste, podem contar com diversas cenas de deixar qualquer um de boca aberta, gráficos esteticamente atraentes e uma arte muito fiel ao que nos foi apresentado no anime. Apresentado através de um sistema por capítulos (semelhante ao que foi introduzido em Naruto Ultimate Ninja Storm 4, outro jogo da CyberConnect2), teremos momentos de aventura/exploração no qual iremos controlar a nossa personagem numa área limitada, enquanto interagimos com alguns objectos e NPCs. Contudo, este modo tende a torna-se repetitivo e bastante linear, pois as opções de exploração revelam-se bastante limitativas e em pouca quantidade.

No sentido inverso, o modo online deixou um pouco a desejar. Com apenas a opção de jogar partidas “Ranked” e servidores um pouco lentos, é frequente haver dificuldades em arranjar sessão, devido ao reduzido número de jogadores online. Os nossos personagens serão escolhidos antes de procurarmos uma partida e no que se refere à modificação da nossa carta de jogador, esta não apresenta nada de novo ao que nos foi entregue pela franquia Naruto Storm. Neste título contamos apenas com a possibilidade de mudarmos a nossa imagem e colocarmos uma frase que nos inspire vinda de alguma personagem do jogo.


Quanto ao combate, este é um ponto bastante positivo (algo que a CyberConnect2 sempre nos trouxe), com uma mecânica bastante simples, porém bastante eficiente. Apesar de notarem-se semelhanças a diversos outros jogos da mesma desenvolvedora, podem contar aqui com algumas novidades. Durante os combates existem três barras a considerar: Barra de saúde; Barra de stamina; Barra de ataques derradeiros.

A barra de saúde explica-se a si própria. Já a barra de stamina, localizada por baixo da nossa barra de saúde, esvazia-se sempre que usamos ataques especiais. Estes podem ser utilizados pressionando apenas um botão e vão variando dependendo se estamos a meio de um combo ou parados.

A barra de ataques derradeiros encontra-se na parte de baixo do ecrã e vai enchendo à medida que vamos atacando e sendo atacados (podendo encher até ao limite de três vezes). Sempre que a já mencionada barra estiver cheia, cabe ao jogadores decidir se queremos utilizar o “ultimate attack”, ou ativar a fúria. Com a fúria activa, a nossa stamina é restaurada de imediato, os nossos ataques causam mais dano e os combos tornam-se maiores.

Salientamos a possibilidade de fazer lutas de 2V2, no qual o nosso companheiro pode assistir através de ataques especiais, salvar-nos de combos ou podemos até controlá-lo.



Apesar do jogo apresentar apenas a primeira parte do anime, sentimos que faziam falta algumas personagens jogáveis. Isto porque somente estão disponíveis 18 personagens jogáveis, onde 7 são variações de personagens e algumas contam com os mesmos combos (mudando somente o visual e o “ultimate attack”). Portanto existem jogabilidades repetidas para diferentes personagens e isso é algo que não se objectiva num jogo de uma importante componente focada nas lutas.

Adicionalmente, nenhuma delas é um demónio ou qualquer inimigo. Contudo, uns dias antes do lançamento do jogo, foi revelado que dois dos demónios seriam personagens jogáveis via DLC. Acreditamos que esta é uma óptima oportunidade perdida por parte da CyberConnect2, em incluir personagens diferenciadas no pacote base do jogo, ajudando a melhorar a variedade de opções iniciais ao jogador.



Contudo não podemos deixar de elogiar a qualidade e empenho que os desenvolvedores tiveram em trazer um jogo lindo, tanto graficamente, como no que se trata à banda sonora. Esta revelou-se bastante envolvente, especialmente nos momentos de grande ação onde faz parecer até que estamos realmente a assistir o anime ao invés de jogar ao jogo. Definitivamente uma valencia que ajuda a potenciar a experiencia apresentada ao jogador, apostando fortemente no sentimento de gratificação em experimentar este título.

Demon Slayer é por si próprio um anime que apresenta uma animação linda, algo que sempre foi elogiado. O jogo não fica atrás, fazendo até um possível “braço de ferro” em qual deles apresenta melhores animações!




Conclusão

Demon Slayer podia ser sem dúvida um dos melhores jogos inspirados em animes dos últimos tempos. Podem contar com uma história 100% fiel ao anime e bastante detalhada, gráficos e animações lindos, uma banda sonora cativante e um combate simples, bastante empolgante e desafiante. Porém perde imensos pontos no que se refere à insipida vertente de exploração, no modo online desinteressante e especialmente na pequena diversidade de personagens.

As oportunidades de melhoria são significativas, mas se forem fãs de anime e em particular de Demon Slayer, podem contar com uma experiencia que faz jus ao nome.


O Melhor:
  • Uma mecânica de combate simples porém bastante empolgante;
  • Gráficos lindos e animações de outro mundo;
  • Uma história muito bem apresentada.


O Pior:
  • A quantidade insuficiente de personagens jogáveis;
  • A preferência de lançar personagens importantes via DLC;
  • Um modo exploração muito mal conseguido;
  • Modo online pouco trabalhado.




Pontuação do GameForces 6,5/10


Título: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - The Hinomaki Chronicles
Desenvolvedora: CyberConnect2
Publicadora: SEGA
Ano: 2021


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão física do jogo para a PS5.




Autor da Análise: Carlos Cabrita







Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles - [PS5] Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - The Hinokami Chronicles - [PS5] Reviewed by Carlos Cabrita on outubro 30, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.