[Análise] Grime [PC]



Se és da velha guarda, adoraste a saga Castlevania e procuras um desafio ao nível da saga “Souls”, então Grime é o jogo ideal para ti. Este é um titulo lançado para o PC que nos introduz um personagem chamado Aklhan, um ser intitulado como divino que vagueia pelo submundo enquanto derrota diversos inimigos e supera todos os obstáculos que se atravessam.

O jogo não traz uma história em concreto, no entanto, conseguimos perceber que existe um simples enredo por detrás de tudo o que se passa. Este é transmitido através dos diálogos, (estes somente por texto) que vamos tendo com as outras criaturas, à medida que vamos explorando. Porém é percetível o progresso do jogo através do nivel de dificuldade do mesmo, uma vez que não existe opção de escolha da mesma. No início todos os inimigos são inofensivos, fáceis de derrotar e não dão qualquer tipo de problemas. Contudo, rapidamente damos por nós a lutar contra grandes quantidades de inimigos cada vez mais rápidos, fortes e inteligentes. Quanto aos bosses a história mantém-se, sendo que o primeiro é bastante acessível, mas os seguintes conseguem dar umas ligeiras dores de cabeça.




Relativamente ao combate, consideramos que este é um dos pontos fortes do jogo. A nossa personagem, para além das ações comuns neste tipo de jogo, como esquivar e atacar sempre com atenção à barra de stamina, podemos equipar armaduras e duas armas que se diferenciam em tamanhos e danos. Aqui, as maiores são mais lentas, mas causam mais dano e as armas pequenas vice-versa. Para além disto se nos defendermos dos ataques no momento certo, Aklhan absorve o inimigo derrotando-o de imediato. Sempre que absorvemos um inimigo, uma barra ao lado da nossa vida sobe, que podemos usar para nos curar assim que cheia. Se conseguirmos absorver diversas vezes o mesmo inimigo, recebemos um “trait” que pode ser utilizado para melhorar abilidades que nos irão ajudar nas diversas lutas, como melhorias nos ataques e na mobilidade.

À medida que vamos derrotando os inimigos vamos recolhendo massa, esta serve para melhorar os atributos da nossa personagem ou trocar com vendedores para adquirirmos equipamentos. Estes atributos são: “Vida, Vigor, Ressonância, Destreza e Força”. Sempre que melhoramos algum atributo o custo para os seguintes aumenta. Algumas armas só podem ser equipadas se tivermos alguns destes atributos melhorados a certo nível. Todos estes upgrades só podem ser feitos em locais determinados, que servem de igual forma, para a função de checkpoint. Ao contrário dos outros “soulslike”, Grime introduz um aspeto bastante interessante no qual o jogo nos dá a possibilidade de fazermos todos estes upgrades logo após renascermos no checkpoint.



O mapa é gigante com inúmeros caminhos, colecionáveis, locais para explorar, enormes monstros para se caçar (sempre que derrotamos um inimigo deste género recebemos um trait) e diversos obstáculos ao estilo dos famosos jogos de plataformas 2D, que requerem alguma paciência. Isto tudo num ambiente simples, mas bastante dinâmico que traz algum movimento e vida ao jogo, tudo isso ao som de uma música que encaixa perfeitamente com a situação que estamos a experienciar no momento. Esta é bastante calma durante toda a exploração pelo enorme mapa, porém quando encontramos um dos inúmeros bosses, esta rapidamente acelera e torna-se mais agressiva.

O jogo funciona bem não apresenta nenhum tipo de bug. Contudo a falta de checkpoints pelo mapa, faz-nos fartar um bocado de repetir inúmeras vezes os mesmos trajetos até conseguirmos derrotar os bosses, que por sua vez não são nada fáceis. Para piorar, a nossa personagem move-se de forma bastante lenta e sem a possibilidade de melhorar.

 


Conclusão

Este é um título que facilmente consegue despertar o interesse a qualquer jogador, mesmo quem não seja fã do género. Grime consegue agarrar no melhor de diversos géneros e apresentar um resultado excelente para os dias de hoje.

Graças à sua dificuldade este é sem dúvida um jogo recomendado a todos os que procuram um desafio e merece sem dúvida um lugar ao lado da saga souls e todos os outros “soulslike”.

 




O melhor:
  • Excelente trabalho na qualidade gráfica e sonora;
  • Mundo aberto a cada nível que passamos;
  • Inimigos e Bosses variados e desafiadores;
  • Diversidade de armamento e items.


O Pior:
  • A movimentação lenta da personagem juntamente com a falta de checkpoints;
  • Variação de dificuldade bastante repentina e injusta.


Pontuação GameForces: 9/10

 




Título: Grime
Desenvolvedora: Clover Bite
Publicadora: Akupara Games
Ano: 2021





Artigo Por: Carlos Cabrita

[Análise] Grime [PC] [Análise] Grime [PC] Reviewed by Carlos Cabrita on agosto 21, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.