10 Jogos Xbox a Ter em Conta em 2021


A geração passada não correu propriamente bem à Xbox, não há que ter medo em admiti-lo. Mas o lançamento das novíssimas consolas Series X|S pode ser o virar de uma página e um regresso ao topo da cadeia alimentar, sobretudo depois da aquisição de grandes estúdios – ou até grupos de estúdios, como os da Bethesda – e com a aposta no fantástico serviço que é o Game Pass.

Para voltar a consolidar a Xbox nesta indústria cada vez mais competitiva, 2021 terá de ser um ano em grande, e recheado de experiências memoráveis. À primeira vista, o alinhamento de jogos da Microsoft para o este ano parece o mais sólido da história recente, com uma boa quantidade de experiências que podem levar muitos jogadores a espreitar o relvado do vizinho. Vejamos então 10 dessas experiências a manter debaixo de olho este ano:
 
1. Halo Infinite (343 Industries)
 
Mesmo com algumas entradas menos sólidas, e com uma primeira impressão não particularmente positiva, o que há a dizer? É Halo, é mais da fenomenal e envolvente experiência de shooting na primeira pessoa que tem cativado os jogadores desde o início deste século, e é impossível não sentir um entusiasmo especial perante a perspetiva de voltar a envergar a armadura do icónico Master Chief. Com uma nova ameaça para enfrentar e com a promessa de ambientes mais expansivos que nunca, mal podemos esperar para deitar as mãos a Halo Infinite.
 
Mas não é só pela promessa de ser maior e melhor que existe este entusiasmo – é também pela impressão do regresso de mecânicas e filosofias do passado. A mística que alegadamente esta série tem perdido perece estar de volta nesta entrada, com o regresso de uma sensação de jogabilidade simultaneamente nostálgica e moderna. Claro que tudo isto são impressões com base no que tem sido mostrado, mas se a vertente visual for realmente melhorada, esta promete ser uma experiência marcante. Halo Infinite ainda não tem uma data de lançamento concreta, mas chegará algures no decorrer de 2021 tanto às Xbox Series X|S como à Xbox One.


2. Microsoft Flight Simulator (Asobo Studio)
 
Certo, está na hora de fazer a primeira pequena batota desta lista com Microsoft Flight Simulator. A novíssima entrada desta aclamada série de simuladores de voo já está disponível para PC, e as reações indicam que este é um regresso triunfal. O leque de aviões que se pode pilotar é variadíssimo, o realismo do mundo é sem precedentes, e o detalhe visual de cada aeronave ou dos vários ambientes exploráveis é minucioso.
 
A Microsoft promete que tudo isto estará imediatamente disponível aos jogadores que queiram viajar pelo mundo nas suas consolas Xbox, bem como todas as atualizações e pacotes de conteúdos adicionais que, entretanto, cheguem à versão para PC. Numa altura em que parece que voltaremos a ter de passar muito tempo fechados em casa, é com bastante antecipação que aguardamos pela chegada deste realista, e potencialmente catártico, jogo. Microsoft Flight Simulator aterrará na Xbox Series X|S no próximo verão.


3. Psychonauts 2 (DoubleFine)
 
Sim, vamos à nossa segunda batota desta lista, e prometemos que é a última. Tecnicamente, Psychonauts 2 não é um exclusivo Microsoft, e chegará a consolas rivais. Mas sendo produzido por um estúdio da família Xbox, é impossível não aproveitar esta lista para dar relevo ao tão aguardado regresso de Razputin e deste tão amado franchise de plataformas e aventura. Perante uma ameaça que tenta trazer de volta um poderoso assassino psíquico, caberá ao jovem recruta da organização de espionagem por fim a estes planos malévolos.
 
Armado com as suas capacidades acrobáticas e com novas poderosas habilidades psíquicas, os jogadores mergulharão novamente neste animado, louco e sempre bem-humorado mundo, explorando mentes distorcidas tanto de aliados como de inimigos. Com uma premissa que continua a ser apelativa, e a promessa de uma experiência ainda mais divertida que a do antecessor, podemos esperar que Psychonauts 2 chegue à Xbox One e Xbox Series X|S no decorrer deste ano.


4. The Medium (Bloober Team)
 
Passemos agora ao único jogo da lista com uma data de lançamento concreta, e aquela pela qual teremos de esperar menos tempo – The Medium. Da aclamada produtora de experiências sinistras, chega-nos agora um jogo de terror psicológico jogado na terceira pessoa, na qual encarnaremos Marianne, uma médium que viaja para uma localidade abandonada e com uma atmosfera pesada para resolver um sombrio mistério.
 
O grande aspeto diferenciador desta experiência é o facto de controlarmos Marianne simultaneamente em duas realidades distintas, tendo de recolher provas e resolver puzzles numa dessas realidades de cada vez, enquanto temos em conta as limitações ou obstáculos presentes na outra. Esta gestão de dois ambientes distintos apresenta-se como potenciadora de uma experiência única e que nos aguça a curiosidade. The Medium chegará à Xbox Series X|S já nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro.


5. CrossfireX (Remedy & Smilagate)
 
Com mais de uma década de existência, e várias centenas de milhões de contas registadas, Crossfire é um dos shooters na primeira pessoa online gratuitos mais populares de sempre. Agora, com novos recursos, os jogadores poderão vivenciar novos conflitos globais entre as fações paramilitares Black List e Global Risk nas consolas Xbox com a chegada do novíssimo CrossfireX.
 
Prometendo uma jogabilidade acelerada e variada, os jogadores poderão participar em vários modos de jogo multijogador clássicos, bem como alguns novos. Para além desta componente, que ficará disponível em formato free-to-play, este título introduzirá uma campanha a solo original e cinemática em formato episódico, para os jogadores que encontrem valor na jogabilidade e queiram trazê-la para uma experiência mais narrativa. Ainda não há uma data concreta, mas o lançamento de CrossfireX na Xbox One e Xbox Series X|S está apontado para 2021.


6. ExoMecha (TwistedRed)
 
E por falar em experiências free-to-play, olhemos agora para uma que se apresenta diferente e intrigante. Falamos de ExoMecha, um shooter na primeira pessoa online e focado na experiência competitiva. O que distingue este título de outras experiências deste género, até já descritos nesta lista? A premissa que enquadra esta orientação competitiva, que colocará os jogadores num planeta longínquo onde várias espécies de entidades robóticas lutam pela supremacia.
 
Com isto, os trailers do jogo revelam uma experiência frenética, explosiva e visualmente estonteante, prometendo oferecer uma jogabilidade variada e intrigante contra seres semelhantes ou contra entidades gigantes e destrutivas. É verdade que ainda não se mergulhou em tudo o que ExoMecha terá para oferecer, mas o pouco que foi mostrado deixou-nos com água na boca e com vontade de saber mais. Não há ainda uma data de lançamento específica, mas espera-se que este título chegue à Xbox Series X|S neste ano.


7. Scorn (Ebb Software)
 
Sedentos por mais uma experiência de terror? Olhemos então para o opressivo Scorn. Trata-se de um título de terror atmosférico jogado na primeira pessoa, no qual os jogadores terão de explorar um mundo descrito como decadente e indutor de pesadelos. Os jogadores serão largados neste mundo grotesco e terão de o explorar e resolver vários puzzles pelo caminho.
 
Os produtores prometem oferecer uma experiência inquietante e não linear, com as várias áreas do mundo a apresentarem uma temática própria, mas com interligações coerentes entre si. As imagens mostradas revelam ainda um sistema de combate algo lento, mas meticuloso usando armas tão grotescas quanto os inimigos que se enfrenta. Por tudo isto, estamos curiosos para compreender melhor este mundo, quando Scorn chegar à Xbox Series X|S no decorrer deste ano.


8. The Gunk (Thunderful)
 
Vamos para algo de diferente, e olhemos para The Gunk, o próximo jogo dos produtores do aclamado jogo SteamWorld. Trata-se de um jogo de aventura na terceira pessoa no qual aterramos num planeta em busca de recursos para extrair e vender. No entanto, rapidamente nos apercebemos que este planeta aparentemente morto tem visto a sua fauna e flora ser coberta por um parasita viscoso que tem corrompido toda a vida lá existente.
 
Ao explorar este planeta, os jogadores terão de resolver vários puzzles, derrotar vários inimigos imponentes e combater contra esta viscosidade para salvar aquele que, pouco a pouco, se vai revelando ser um planeta exótico. Muito pouco foi especificado acerca da jogabilidade e das ferramentas que os jogadores terão de utilizar para alcançar este objetivo, mas as primeiras impressões causadas pelas imagens mostradas são bastante positivas. Não sabemos exatamente quando The Gunk chegará às consolas Xbox, sabendo apenas que o lançamento será no decorrer de 2021.


9. Warhammer 40,000: Darktide (Fatshark)
 
Regressemos a uma experiência jogada na primeira pessoa e com componentes online, mas, desta vez, focada na cooperação entre jogadores. Trata-se de Warhammer 40,000: Darktide, a próxima entrada na aclamada série de jogos do amplo universo Warhammer. Neste jogo, até 4 jogadores enfrentarão hordas de inimigos grotescos, mas perigosos, no combate contra a corrupção e a escuridão lançada sobre a cidade-colmeia de Tertium.
 
Este título promete um equilíbrio entre o sistema de combate corpo a corpo de Warhammer: Vermintide 2 e a utilização de armas de fogo que aproximam este jogo do género FPS, prometendo também uma jogabilidade profunda, impactante e intensa. Sem uma data de lançamento concreta, espera-se que Warhammer 40,000: Darktide chegue à Xbox Series X|S no decorrer deste ano.


10. Echo Generation (Cococucumber)
 
Numa lista repleta de experiências intensas, pesadas e sombrias, fechemos este artigo com um jogo mais ligeiro, mas não menos apelativo por isso. Trata-se de Echo Generation, um animado RPG com combate por turnos com uma vibrante direção artística cúbica. No decorrer do verão de 1993, um grupo de miúdos começa a investigar uma série de acontecimentos sobrenaturais da sua cidade natal.
 
Com uma variedade de ambientes para explorar, de personagens com as quais interagir e de misteriosas criaturas para enfrentar, esta parece ser uma aventura relativamente descontraída, mas intrigante, dando a impressão de ser inspirada em obras como Stranger Things. Não se sabe exatamente quando, mas Echo Generation está a caminho da Xbox One e da Xbox Series X|S.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
10 Jogos Xbox a Ter em Conta em 2021 10 Jogos Xbox a Ter em Conta em 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 25, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.