Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 7: Steve & Alex

Mais um trimestre, mais um lutador de Super Smash Bros. Ultimate. Estamos perante a adição ao mesmo tempo mais lógica e inesperada de todas: Steve, de Minecraft – a segunda personagem da Microsoft a juntar-se aos combates. À semelhança do que fizemos após o lançamento de Min Min, iremos hoje falar um pouco do anúncio desta personagem, e dar uma olhada naquilo que a torna uma ótima adição a este enorme crossover de videojogos.


O Anúncio

Parece que passou uma eternidade desde que Min Min chegou a Smash em junho. Desde então, tivemos de aguardar a quente passagem do verão para podermos conhecer a personagem seguinte. Com a chegada de outubro, chegou o novo anúncio. Desta vez, para desvendar o mais recente lutador, a Nintendo optou por transmitir o trailer de revelação numa apresentação de três minutos dedicada ao mesmo.

Foi assim que Steve foi apresentado ao mundo como a nova personagem DLC de Smash Ultimate, juntamente com as skins Alex, Zombie e Enderman. Após a revelação, Sakurai teceu alguns comentários sobre a sua inclusão, mais uma vez a partir da sua casa. Segundo o produtor, a inclusão desta personagem foi um projeto extremamente ambicioso: apesar dos visuais, animações e efeitos sonoros da personagem estarem em linha com outros lutadores do jogo, o desenvolvimento do moveset implicou retrabalhar os mais de 100 cenários presentes em Ultimate. Porquê? Veremos mais adiante…

Apesar de, para nós, Steve ser a mais recente novidade na série, esta adição já estava em cima da mesa há muito tempo. Segundo o co-fundador da Mojang (a desenvolvedora de Minecraft), conversações com a Nintendo já se tinham iniciado "há pelo menos cinco anos" – antes de Minecraft ter aparecido em quaisquer consolas da gigante japonesa, e possivelmente antes mesmo do lançamento de Super Smash Bros. for 3DS e Super Smash Bros. for Wii U.



A Personagem

A particularidade mais interessante de Steve como personagem é que ele não foi visionado como uma personagem. Sem quaisquer traços de personalidade, Steve nasceu da necessidade de representar o jogador no mundo de Minecraft, funcionando essencialmente como um avatar, ao qual o jogo se referia como “Player”. O nome Steve nasceu como uma piada de Notch (o criador de Minecraft), mas acabou por ser oficializado em versões futuras do jogo. Alex possui um papel semelhante a Steve, embora não seja tão icónica como ele, tendo sido adicionada a Minecraft em 2014 como uma variante feminina do avatar. Tanto uma personagem quer a outra pode ser alterada utilizando skins ou o Character Creator adicionado ao jogo em 2019 – o que significa que, para muitos jogadores, Steve/Alex apenas faz da experiência durante alguns breves momentos. Mesmo assim, a Mojang utiliza recorrentemente Steve e Alex nas suas artes, trailers e em ações de marketing, pelo que estas duas figuras continuam a ser os rostos de Minecraft.

Minecraft dispensa apresentações: este é o jogo mais vendido de sempre, com mais de 200 milhões de cópias vendidas. Apesar de ter sido lançado originalmente em 2009 pela Mojang, na altura uma desenvolvedora indie, esta experiência sandbox manteve-se relevante graças a um continuado suporte por parte dos desenvolvedores e ao lançamento de inúmeros ports para uma carrada de plataformas, incluindo a Nintendo Switch, New 3DS e Wii U. Tão grande foi o sucesso do jogo que Minecraft recebeu cameos em jogos como Super Meat Boy e Borderlands 2, e que a Microsoft acabou por comprar a Mojang em 2014 por 2,5 biliões de dólares. Apesar de, até hoje, o jogo original ser o maior apelo da marca, este êxito da Mojang teve direito a spin-offs, como Minecraft Earth e Minecraft Dungeons.

Mas afinal o que fazemos neste título? Minecraft é essencialmente um jogo sandbox, em que os jogadores têm a liberdade de explorar e interagir com um mundo feito de blocos, composto por todo o tipo de ambientes e povoado por uma variedade de inimigos – incluindo Creeper e Enderman, as duas outras skins do lutador. Utilizando uma diversidade de ferramentas, é possível extrair recursos do meio ambiente e usá-los para criar novos blocos e objetos, bem como moldar o mundo como desejarmos. Tecnicamente, o jogo tem um objetivo: alcançar uma dimensão denominada The End e derrotar o Ender Dragon. Contudo, esta missão é inteiramente opcional e a aventura não pressiona o jogador no sentido de o realizar; o verdadeiro propósito de Minecraft é deixar os jogadores criar a sua própria diversão recorrendo à sua criatividade.


O Lutador

Steve é talvez uma das adições mais ambiciosas de Smash. Mais do que adaptar Steve a Smash, a sensação que temos é de que incorporaram os sistemas base de Minecraft em Smash para acomodar esta nova personagem. Para uma boa porção dos seus ataques, Steve usa as suas ferramentas base com durabilidade limitada: o machado, picareta e espada. No começo da partida, estas são de madeira; contudo, o jogador pode construir versões de pedra, ferro, ouro ou diamante.

É aqui que entra o grande diferencial de Steve, aquilo que obrigou Sakurai a retrabalhar todos os cenários do jogo: Steve é capaz de minar o solo de qualquer mapa para obter cada um destes materiais, sendo que aquilo que obtemos está em concordância com o solo em que estamos. Portanto, um cenário como Corneria é principalmente fonte de ferro, enquanto que em Jungle Japes a madeira é o material dominante.

Para jogar eficientemente com Steve, não podemos descurar o ato central de minar. Não só este é a base para a melhoria das nossas armas, mas também é necessário para posicionar blocos pelo cenário, usar um minecart e construir os seus trilhos e para fazer detonar TNT. No entanto, alguns ataques não requerem materiais, incluindo a Elytra que Steve usa para voar e a cana de pesca usada para agarrar os oponentes.

O Final Smash de Steve é a House of Boom: ao usá-lo, Steve emprega um pistão para projetar os adversários. Um dos infortunados que foram apanhados pela arma ver-se-á preso numa casa obscura decorada com TNT e atacada por vários Creepers e Zombies. O resultado desta situação é previsível, e o ícone de Minecraft assiste a tudo enquanto desfruta de um delicioso bife.

Alguns detalhes puramente cosméticos foram adicionados à personagem, para enriquecer as referências ao jogo original. Por exemplo, quando Steve adormece no jogo, ele coloca uma cama vermelha no cenário, e guarda-a no inventário assim que recuperar desse status. Além disso, quando realizamos um perfect shield, o lutador equipa momentaneamente um escudo, semelhante aos usados em Minecraft. Por fim, quando seguramos o analógico em direção ascendente, Steve olha para cima, tal como faz no jogo original.

Como já discutimos mais cedo, Steve dispõe de skins de Alex, Creeper e Enderman. Para além destas personagens, quatro skins de Steve e Alex estão disponíveis: Tennis Steve, Tennis Alex, Scottish Steve e Swedish Alex. Estes quatro estilos para o duo de avatares foram importados do jogo original, onde constituem skins alternativas para o jogador. Segundo PushDustIn, a escolha das variantes escocesa e sueca dos protagonistas é uma referência à localização dos estúdios da Mojang e 4J Studios.


O Cenário

O novo stage que acompanha Steve é Minecraft World. Nele, existem estruturas destrutíveis, que não reaparecem uma vez destruídas. Este cenário apresenta seis biomas distintos, cada um dos quais com paisagem e estruturas diferentes. Quando selecionamos este mapa, um dos biomas é escolhido aleatoriamente, mas a conta japonesa de Smash Bros. no Twitter revelou que é na verdade possível escolher o bioma que desejamos, usando uma das seguintes combinações de botões no ecrã de escolha de cenário:


Neste mapa será possível ouvir sete músicas baseadas em Minecraft, das quais seis constituem arranjos originais para Smash. Uma vez que a grande maioria das composições de Minecraft têm um estilo calmo e relaxante, a equipa liderada por Sakurai optou por apenas incluir Clockwork Crafter no seu estado original e incluir principalmente novos arranjos baseados em minijogos do jogo original ou nos seus spin-offs. Para se enquadrar com o ciclo dia/noite do stage, o tom dos novos temas variará de acordo com o momento do dia. 



De todos os novos lutadores de Super Smash Bros. Ultimate, Steve é sem dúvida a inclusão que mais cimenta Smash Bros. como o maior crossover dos videojogos. É por isso com agrado que vemos o quão fiel o seu moveset é à jogabilidade central de Minecraft, e temos interesse em assistir às peculiares estratégias que os jogadores utilizarão com este conjunto de ataques peculiar.

Agora, já só faltam quatro novos lutadores para concluir o segundo Fighters Pass de Smash Ultimate. Deste lado, ficamos atentamente a aguardar o próximo anúncio para continuarmos esta série de publicações!


Nota: este artigo foi realizado com base num código para o Fighters Pass Vol. 2, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 7: Steve & Alex Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 7: Steve & Alex Reviewed by Tiago Sá on outubro 22, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.