Notícias PlayStation da Semana – 21 Out. 2020

Interface do Utilizados para a PS5 Revelado (Via blog.playstation.com) 

O lançamento da consola de próxima geração da Sony aproxima-se rapidamente e com isso algumas das anterior questões começam a ser respondidas. Uma das que apresentavam maior relevo estava relacionada com a interface com o utilizador. Felizmente a marca apresentou um evento exclusivamente dedicado a este tema onde podemos ver em detalhe diversas valências, assim como o expecto final do que será para muitos um lar para os próximos anos! Podem confirmar o vídeo abaixo! 



Com um novo aspecto simplificado e mais intuitivo, foi através de vários jogos que a Sony foi apresentando a sua nova interface. Começando de imediato a meio de um jogo, rapidamente notamos a rapidez e facilidade absurda (à falta de melhor termo!) com que iniciamos um jogo que se encontre em stand-by na consola. Naturalmente resultante do disco SSD que vem com a consola, mas também bastante devido ao novo interface que somente com um toque de tecla nos coloca de volta ao jogo. 

Ainda assim, a novidade mais importante passa pela inclusão de um centro de controlo (tradução literal do inglês “Control Center”), onde podemos facilmente utilizar as diversas novidades possíveis deste interface. Caracterizado por um conjunto de “cartas”, muito similar a diversas actividades ou aplicações que podemos usufruir no título em particular que estamos a jogar. No geral são valências de foro social e de incremento da qualidade da experiencia de jogo, tais como por exemplo convidar amigos, fazer streamming, concretizar desafios/actividades dentro do jogo ou recorrer a ajudas incorporadas dentro do próprio jogo. Estas valências foram apresentadas uma a uma durante sessões de diversos jogos, onde mais uma vez confirmamos a facilidade e rapidez em mudar entre aplicações. 

Outro aspecto interessante passa pela incorporação da Playstation Store no ambiente de funcionamento da consola. Ao contrário do que acontecia até agora, onde a Store era uma aplicação independente, providenciando desta forma uma rapidez muito maior no seu acesso, onde a sua utilização torna-se bastante mais intuitiva e englobada na experiencia para o jogador. 






Funcionalidade de Chat por Voz na PS5 (Via blog.playstation.com) 

Qualquer jogador multiplayer online conhece o estigma associado a esta vertente relativa ao abuso verbal durante as suas sessões de jogo. Resultante de uma panóplia de condições, desde pura e simplesmente das condicionantes do jogo, dos resultados, de problemas técnicos, da má educação ou falta de maturidade dos jogadores é natural que uma grande fatia dos utilizadores já tenha passado por essa situação. 

Com a actualização mais recente da Playstaiton 4 e o lançamento da Playstation 5 para breve, a Sony decidiu investir numa ferramenta que permite aos jogadores apresentarem uma queixa verbal dos abusos confirmados. O funcionamento é o seguinte: O jogador que se sente ofendido pode gravar até 40 segundos de áudio a apresentar a sua queixa, dos quais 20 segundos são relativos à conversação e ofensa “principal”. Os restantes 20 segundos podem ser divididos em segmentos de 10 segundos antes e depois dessa conversação. Somente os últimos 5 minutos de conversação são gravados e estarão disponíveis para o jogador utilizar na sua reclamação. 

A preparação destes relatórios de má conduta são realizados directamente através da consola, sendo enviados posteriormente para a equipa da Sony da experiencia do consumidor para avaliação. Naturalmente aquelas reclamações confirmadas válidas terão um seguimento caso a caso e conforme o melhor entendimento da marca. Também as reclamações inválidas serão sujeitas a um processo de orientação e educação. 

Um dos aspectos principais é que a gravação do voice chat passa a ser obrigatória e todas as consolas, pelo que se não o pretendem, o melhor é mesmo desligar o chat na função associada no título em particular que estejam a jogar. 

Troféus adquiridos na Playstation 5 poderão reverter recompensas digitais (Via MP1ST.com)

Durante a apresentação do novo interface da sua próxima consola, a Sony introduziu o novo conceito de um sistema de cartas dento do denominado centro de controlo. Ainda que não tenha mencionado verbalmente, conforme foi denotado por MP1ST, a dada altura do vídeo uma das cartas apresenta a frase em inglês “Earn an S rank recognition… ”, seguido de “Profile Avatar”. Isto indica que este troféu em particular providencia um avatar customizado e seguro de dizer, associado ao jogo em particular.

Esta dificilmente é uma novidade no “ecossistema” Playstation, pois na geração actual já existem troféus que permitem aos jogadores receber códigos por correio electrónico para desbloquear temas, avatares, etc. Contudo a integração destas recompensas no centro de controlo, permitirá muito mais intuitivamente utilizar os benefícios dos trofeus. Certamente uma novidade muito bem recebida para aqueles que procuram coleccionar todos os troféus dos seus títulos favoritos!


Detalhes sobre a versão PS5 de Destiny 2 (Via Bungie.net) 

Com a entrada em cena das novas consolas da próxima geração, também a Bungie abordou as novidades que poderíamos contar no seu título de bandeira, Destiny 2. 

As melhorias serão bastantes, principalmente ao nível da performance gráfica e no cross play entre gerações: 
  • Resolução: 4K 
  • Taxa de fotogramas: 60 FPS 
  • Definição do Campo de Visão: Sim 
  • Tempos de carregamento mais rápidos: Sim 
  • Jogabilidade entre gerações: Sim 
  • Upgrade gratuito para versão PS5: Sim 

A definição do campo de visão objectiva a possibilidade de ter uma amplitude similar ao observado no PC. A Bungie encontra-se de momento a testar esta ferramenta, no sentido de garantir a boa estabilidade na performance gráfica do título. 

Enquanto diversas actividades, como por exemplo o carregar do jogo/areas e visualização do inventário da nossa personagem, estão bastante mais rápidas, outras verificam-se que mantem aproximadamente o mesmo tempo. Exemplos dessas situações são as dependentes da rede e do match making. 

Por enquanto o cross play é somente entre gerações da mesma plataforma. Portanto entre a PS4 e PS5. O cross play entre plataformas (XBOX e PC) ainda não está nos planos futuros da empresa. 




Adiamento do DLC e versão Playstation 5 de Marvel’s Avengers (Via videogameschronicle.com) 

O DLC the Marvel's Avengers, Kate Bishop, estava planeado para este mês, enquanto uma versão do jogo estaria planeada para ficar disponível para a Playstation 5 algures em Novembro. Contudo Scot Amos, da Crystal Dynamics, veio agora através de uma publicação em um blog onde era discutido o estado actual deste título, solicitar desculpa por um “ligeiro” atraso destes conteúdos. Nenhuma informação concreta foi apresentada, para além de um “próximo ano”. 

O lançamento, enquanto algo “bem sucedido” comercialmente, foi bastante atribulado ao nível da experiencia providenciada. Pelas palavras do próprio director do estudo, trata-se de uma situação em que a empresa não se reflecte no produto final, nem tão pouco na sua politica e ideais que pretendem atingir. 

Durante as últimas semanas, tem sido continuo o esforço que a empresa tem tido em melhorar os diversos bugs e desadequada jogabilidade. Para os jogadores, estas são boas noticias e acende em parte alguma esperança que a versão PS5 seja uma definitiva e a qual os jogadores possam tirar o proveito devido dessa experiência. 




Lançamento Fisico de Final Fantasy VIII Remastered para a Playstation 4 (Via Playstaiontrophies.org) 

O desejo de muitos jogadores da década de 90 e inícios de 2000 tornou-se realidade. Depois do lançamento exclusivamente digital de Final Fantasy VIII Remastered no inicio deste ano, a Square Enix decidiu preparar uma versão física para venda em loja este título. 

As funcionalidades mantem-se idênticas às da versão digital, portanto podem contar com: 
  • Assistência em Batalha: Podes ter HP e ATB aotumaticamente no máximo e assim activar a Limit Breaks sempre que quiseres; 
  • Sem Confrontos: Os jogadores podem desligar os encontros aleatórios e assim disfrutar somente da história; 
  • Velocidade de jogo 3X: Para fazer farm ou level up, não precisam agora de horas a andar às voltas! 

Como no exclusivo digital, analisado por nós aqui, fica a sensação que poderia ser feito algo mais. Como por exemplo uma biblioteca de arte conceitual, dos vídeos do jogo ou da sua banda sonora. Ainda assim é sempre uma boa opção ter a possibilidade de adquirir fisicamente um título acarinhado por muitos.






Artigo por: Carlos Silva 
Notícias PlayStation da Semana – 21 Out. 2020 Notícias PlayStation da Semana – 21 Out. 2020 Reviewed by Carlos Silva on outubro 21, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.