[Análise] Disgaea 4: Complete + [PS4]



Disgaea 4: Complete +, baseado no jogo originalmente lançado para a Playstation 3 em 2011, é um RPG de estratégia (SRPG), que teve direito a diversas expansões e relançamentos em outras plataformas (Vita).  Ainda que com uma estética, caracterização e discurso muito peculiares, é um jogo que não será para todos, devido à sua jogabilidade mais estratégica.


Felizmente esta compilação para as plataformas mais recentes traz novidades que motivam a experimentação e entrada neste mundo. Para começar, estamos perante a versão completa do jogo, com todo o conteúdo DLC previamente lançado e numa resolução 1080p, para ir de encontro com os ecrãs actuais. O produtor considerou ainda a inclusão de diversas especificidades para facilitar a experiencia de jogo e renovar um pouco o conteúdo já previamente lançado. Destacamos principalmente o aspecto social expandido do jogo (permitindo entrar no jogo de outros jogadores), mapas personalizados e um novo level cap. Estamos portanto, perante a versão mais completa do jogo, com cerca de 30 personagens desbloqueáveis, missões extra e uma experiência mais polida no seu geral.





A história segue as aventuras do vampiro Valvatorez, um tirano que jurou nunca mais beber sangue e vive pacatamente os seus dias em Hades, treinando Prinnies (uma espécie de Mínimos pinguins!). Esta promessa fez também com que a personagem tenha perdido a vasta maioria dos seus poderes.
Contudo, devido à intervenção do governo de Hades denominado jocosamente de “Corruptment”, existe uma mudança drástica do Status Quo e Valvatorez necessita de voltar ao activo. Sob a influência de Fenrich, o seu mais dedicado e ambíguo servo, a personagem delineia um plano para retornar à sua velha glória e derrubar o corrupto governo, pela audácia de exterminar os seus preciosos Prinnies.


A evolução da história é simples e consistente, contudo no âmbito do enredo, o que possibilita captar efectivamente numa primeira instância a atenção do jogador a este título a horas a fim, é a caracterização das personagens. As personagens apresentam um excelente delineamento, sendo divertidas, dinâmicas e com um diálogo espirituoso e agradável de seguir. O recorrente uso de, à falta de melhor termo, piadas secas é uma mecânica que o jogo consegue implementar muito bem para captar a nossa atenção.




O segundo ponto mais característico deste jogo é a própria jogabilidade. Disgaea 4: Complete + segue as típicas características de um SRPG, onde as batalhas ocorrem numa grelha, com diversos níveis de altura e onde existem áreas que influenciam a prestação de diferentes personagens ou facções. O jogador terá um conjunto de ordens que poderá emitir a cada personagem, como por exemplo Lift, Throw, Atack, Etc., que possibilitam navegar e interagir com os mapas. Com vista a dar uma maior profundidade ao gameplay, o título considera ainda habilidades especiais, algumas associadas às personagens, outras mais genéricas que permitem caracterizar melhor a prestação de cada unidade durante o combate. Naturalmente, ainda contamos com os tradicionais elementos de suporte, como per exemplo o equipamento, as armas e os itens com os quais podemos singularizar as nossas personagens.


Outro aspecto que permite uma maior profundidade da jogabilidade passa pela possibilidade de empilhar personagens com vista a chegar a diferentes níveis ou realizar um ataque massivo. Efectivamente o jogo fornece muita liberdade ao permitir pegar em inúmeros elementos do campo de batalha. 




Entre missões, os jogadores retornam à sua base, onde existe todo um conjunto de lojas que permitem comprar equipamento, melhorar habilidades, curar aliados, etc. Uma adição bem-vinda é a reintrodução da Cheat Shop (previamente presente no Disgaea 2), que possibilita que os jogadores mais novatos ajustem a sua quantidade de vida, experiência ou dinheiro ganho no final de cada combate.


Por fim, no que toca ao âmbito da jogabilidade, temos o Item World. Este modo de jogo é caracterizado pelo conceito de que que cada item do jogo tem um mundo que podemos desafiar. Ao passar as missões destes mundos, poderemos melhorar as características do item em particular, assim como servir para aumentar o nível da nossa equipa, permitindo uma facilidade muito maior quando atacamos as missões da história principal. No fundo é a forma que o jogo encontrou para possibilitar o grinding, de uma forma interessante e verdadeiramente recompensadora (os itens obtidos e experiencia são muito superiores aos da história principal). Algo que outros RPGs actualmente também já seguem, por exemplo com Persona 5 e a masmorra Mementos!




Para caracterizar a “cereja no topo do bolo”, podemos abordar finalmente sobre o aspecto gráfico do jogo. O aspecto visual levou uma actualização generalizada para os 1080p, que faz com que todos os efeitos gráficos e ambientes tenham um óptimo aspecto. Durante as batalhas, a visualização dos efeitos das habilidades de ataque de cada personagem é gratificante prazer de observar.


Uma banda sonora mais distintiva poderia ter sido uma boa adição, pelo que a sua ausência é notória, mas no fundo não é problemática. A vocalização está óptima e as vozes bem interpretadas e incorporadas no jogo. 



Resumo

Efectivamente estamos perante a versão definitiva deste jogo, ainda que a falta de novos conteúdos de história possa ser desanimadora, é uma experiência bastante sólida e uma boa aposta para quem gosta do género. A vivacidade, humor e dinâmica entre personagens é um óptima razão para voltar a experimentar este título ou simplesmente entrar neste mundo.

Ainda que a jogabilidade possa afastar alguns jogadores, devido à sua própria natureza, é um dos mais sólidos títulos do género nos últimos anos.


O Melhor:
  • Versão mais completa do jogo;
  • Caracterização e humor associado das personagens;
  • Os gráficos actualizados;
  • Novos conteúdos, incluindo mapas personalizados e interacções sociais expandidas.



O Pior:
  • Banda sonora, para além do tema de abertura, básica.



Pontuação do GameForces – 8.5/10




Título: Disgaea 4: Complete +
Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
Publicadora: Nippon Ichi Software
Ano: 2019


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela NIS America.


Autor da Análise: Carlos Silva

[Análise] Disgaea 4: Complete + [PS4] [Análise] Disgaea 4: Complete + [PS4] Reviewed by Carlos Silva on dezembro 04, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.