Análise | Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk – Regresso da Irritação e da Alegria


Se eu fosse um mau profissional, começaria esta análise com um enorme suspiro. Não por não gostar de Pokémon, ou por não gostar do que a nona geração ofereceu até aqui. Mas por gostar tanto, que me sinto frustrado como o que poderia ter sido. Mas como até sou um profissional mais ou menos, apenas lancei um enorme suspiro quando a minha Switch me informou que o jogo tinha acabado de atualizar, e que The Indigo Disk estava finalmente disponível para ser jogado. Entro para esta derradeira experiência da nona geração de Pokémon com uma sensação agridoce. Por um lado, é mais Pokémon Scarlet & Violet, o que me entusiasma como poucas outras coisas! Por outro, não espero nada de substancialmente melhor do que já vi no jogo base e em The Teal Mask. Será esta expansão uma adição indispensável para quem adorou o jogo base, ou será meramente uma situação de “gira o disco e toca o mesmo”?


Raichu me partam, não queria mesmo nada voltar a começar esta análise assim, não dá para o evitar. Sim, sim, The Hidden Treasure of Area Zero Part 2 - The Teal Mask volta a corer horrivelmente mal. Pior do que o jogo base e – pasmem-se! – pior até do que The Teal Mask. É verdadeiramente impressionante. Tanto que quase quero contar isto como um dos pontos positivos da experiência naquele pequeno resumo ao fundo da página. A impressão que dá é que os produtores leram as minhas palavras nas análises anteriores, apenas para se virarem uns para os outros a rir e a dizer “segura-me a cerveja.”

O novo mapa volta a ter cerca de 20% da área do total do jogo base, mas é ainda menos complexo do que o que encontramos na primeira expansão. É composto por quatro biomas diferentes, separados por paredes esbranquiçadas. Cada bioma está meramente decorado com amplas planícies, com uma montanha a atravessar dois deles, e sem um sistema de grutas minimamente complexo. Ah, e as texturas ambientais são todas, sem exceção, inacreditavelmente feias. Enlameadas, insípidas, completamente desprovidas de nitidez. Parecem mesmo retiradas de um qualquer jogo da Nintendo 64 – e não de uma maneira gira e nostálgica, mas antes de uma maneira que me leva a questionar se este jogo está verdadeiramente associado ao franchise de entretenimento mais rentável e lucrativo do mundo.

E mesmo com tudo isto, dei por mim a perguntar se esta era a mesma consola capaz de correr Tears of the Kingdom (quase) na perfeição. O desempenho do jogo é o pior que joguei nos últimos anos, talvez na última década. Mesmo que quisesse, não vos conseguia dizer quantas vezes a taxa de fotogramas baixou para níveis inadmissíveis – mais perto dos 5 FPS do que nos 10 FPS. E os breaks? Havia (imensos, demasiados) momentos na nova área aberta em que o jogo sofria de mini congelamentos de 5 em 5 segundos. Em geral, o jogo corria de forma mais vagarosa do que o raciocínio de um Slowpoke.

E no entanto… voltei a ficar Rapidash-amente apaixonado pelo jogo. Outra vez. Mesmo sendo mais pequeno e desinteressante, foi um prazer andar e voar pelo mundo e reencontrar alguns dos Pokémon mais acarinhados deste franchise. Vê-los a passear, a reagirem à minha presença no mundo, e ir ao encontro deles para os capturar voltou a encher-me de alegria. Daquela alegria jovial e inocente que apenas um jogo Pokémon consegue dar a alguém como eu, que acompanha estes títulos desde a escolha entre Bulbasaur, Charmander ou Squirtle.


Mas não foi só por ser mais Pokémon numa fórmula de mundo aberto que voltei a ficar enamorado pelo jogo – calma, ainda não fui diagnosticado com Síndrome de Saffron City. Mas foi porque os Pokémon que aqui regressam são alguns dos mais entusiasmantes, alguns dos favoritos dos mais de mil bichos e monstros: lendários, starters e pseudo-lendários de várias ou todas as gerações anteriores. E os novos Pokémon aqui introduzidos também são interessantíssimos, com versões Paradox de lendários adorados, novas evoluções que quererei experimentar em equipas e gerações futuras, e ainda um novo Pokémon lendário com uma lore interessantíssima para toda a história da região de Paldea.

Por falar em lore, temos de conversar sobre o quão boas todas as narrativas desta nona geração foram. As quarto narrativas do jogo base, bem como as três narrativas começadas e concluídas em ambos os DLCs são todas bastante boas. Tanto que quase me quero zangar com a GameFreak por me ter sujeitado a mais de duas décadas de histórias que, no máximo, apenas posso qualificar como “giras, vá.” A sério, toda a equipa narrativa que tenha sequer contribuído com uma vírgula para a nona geração de Pokémon merece um aumento.

Voltando a The Indigo Disk, a história começa com o reitor da Blueberry Academy, uma escola na região de Unova, a deslocar-se até a Paldea para nos convidar a participar numa espécie de programa Erasmus, e passar uma temporada nessa escola estrangeira. Lá, reencontramos os irmãos com quem travámos uma boa amizade em The Teal Mask, Carmine e Keiran. Mas a Carmine está bastante preocupada com o seu irmão mais novo, que tem andado obcecado em ser o melhor treinador nas redondezas desde que foi sucessivamente derrotado por nós em Kitikami. O jovem treinador é agora o campeão do clube de batalhas da sua escola, impondo padrões exageradamente altos para todos os que pretendem participar no mesmo, desdenhando de todos os que são mais fracos do que ele.


Partimos, então, para a área aberta de Blueberry Academy de modo a encontrar os quatro membros da Elite Four deste clube, cumprir os seus desafios, derrotá-los em batalha e, no fim, teremos um Keiran sedento de provar que nos superou à espera. Depois disto, voltamos a encontrar Briar, uma professora desta academia que vive obcecada com a Area Zero de Paldea. Ao finalmente receber permissão para a visitar, somos convidados a acompanhá-la juntamente com Carmine e Keiran, em busca do tesouro escondido nas profundezas desta perigosa área da nossa terra natal: o Pokémon lendário Terapagos.

As linhas narrativas começadas em The Teal Mask foram concluídas com qualidade, e mesmo alguns mistérios que haviam sido vagamente mencionados no jogo base acabaram por ser resolvidos. Os arcos narrativos das personagens são fechados com muita qualidade, mas fica a impressão de que se estava a preparar uma revelação mais impactante acerca de Terapagos e os fenómenos de Terastal. As sementes são plantadas, e mesmo algumas referências no pós-jogo fomentam a ideia de que um twist maior estava nos planos, mas este acaba por não acontecer. A ameaça final é enfrentada e travada, e pronto, vamos para casa. O final sabe a pouco, mas não mancha o quão bem os vários arcos narrativos foram estabelecidos e resolvidos pelo caminho.

Durante esta expansão, temos muita coisa nova para fazer. Temos mini missões secundárias que podemos ir fazendo para ganhar pontos e para irmos recebendo itens que nos permitem caçar antigos Pokémon lendários por parte de um NPC. Essas caças consistem na resolução de pequenos e divertidos enigmas, que nos sugerem onde encontramos cada monstro imponente no amplo mapa de Paldea. E os pontos ganhos nessas mini missões podem ser usados numa série de pequenos brindes como, por exemplo, adquirir novas animações de arremesso das Pokéballs. Há ainda um pequeno minijogo que nos permite encarnar um Pokémon da nossa equipa e andar pelo mundo na sua pele, no seu pêlo, nas suas escamas, nas suas penas, e afins, o que é… estranho e inconsequente. E no fim, desbloqueamos a capacidade de voo ilimitado em Koraidon ou Miraidon, o que é bastante libertador e divertido.


Mas a grande “novidade” que esta expansão introduz – no sentido em que é uma novidade para Scarlet & Violet, e não para a série de jogos Pokémon – é o facto de todas as batalhas na Blueberry Academy serem duplas, de 2vs2 Pokémon. Mais do que isso, são batalhas duplas muitíssimo bem pensadas e desafiantes. Todos os adversários que enfrentamos nesta academia de Unova, lançam duplas de Pokémon com ataques, habilidades e itens equipados muitíssimo bem pensados, que me obrigaram a olhar para a equipa que fui construindo ao longo das quase 80 horas de jogo anteriores a esta expansão e, pela primeira vez, a pensar estrategicamente.
 
Qul o melhor emparelhamento de Pokémon? Qual o melhor ataque a ensinar a cada monstro? Que manobras defensivas é que vale a pena usar? Vale a pena mudar o Tera Type de algum dos meus Pokémon? Todas estas foram questões que me passaram pela cabeça em cada batalha. Se conseguia passar por toda esta nona geração (e por todas as seis ou sete gerações anteriores) usando meramente força bruta sem grande esforço mental, aqui senti-me genuinamente desafiado. Honestamente, não me sentia tão desafiado desde o confronto final com Red em Mt. Silver, na segunda geração. E quero mais disto, quero que mais jogos Pokémon me desafiem a preparar mais do que seis monstros e a treiná-los a até nível 100, quero que me forcem a considerar todas as mecânicas ativas e passivas de jogo para poder ultrapassar um desafio particularmente difícil. Que divertido que isto foi, e que isto pode ser em futuras entradas!

E deixem-me terminar esta análise, de toda a minha análise da nona geração de Pokémon, com algo que me deixa genuinamente feliz. Em Pokémon Scarlet & Violet: The Hidden Treasure of Area Zero Part 2 - The Indigo Disk, a banda sonora volta a atingir os padrões de qualidade gerais da série. Sim, sim, nesta expansão, a qualidade geral da banda sonora dá finalmente um salto qualitativo notório. Nada atinge o auge e o entusiasmo que a trilha sonora que acompanha a batalha contra o boss final do jogo base, mas as trilhas que acompanham as batalhas contra outros trinadores e contra bichos selvagens dá um claro passo em frente face ao que ouvíamos em Paldea. Ah, e lembram-se dos Pokémon lendários anteriores? Quando os encontramos aqui, a música é sempre uma versão remasterizada das trilhas sonoras utilizadas para estes confrontos nas respetivas gerações. É uma decisão tão simples, mas tão genial que não consigo evitar louvar.


Conclusão
Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk é a melhor expansão de jogos Pokémon até à data. A história é boa, os arcos narrativos das personagens são excelentes, as batalhas são (finalmente) desafiantes, e os Pokémon que (re)encontramos são empolgantes. Tal como o jogo base, fica a dever a uma decisão ou outra e a inúmeros (e graves) problemas técnicos o estatuto de experiência obrigatória e intemporal. Mas se são fãs de Pokémon, e já provaram conseguir usufruir da alegria desta geração apesar de tudo o que aqui está de irritante e frustrante, então vale a pena dar este derradeiro mergulho no mundo de Paldea.

O Melhor:
  • Volta a oferecer uma história cativante e personagens com arcos narrativos interessantes
  • Pokémon novos e retornados são alguns dos mais entusiasmantes de toda a geração
  • Batalhas duplas são as mais desafiantes dos últimos 15 anos do franchise
  • A banda sonora geral é a melhor de toda a nona geração

O Pior:
  • Consegue estar ainda menos bem otimizado que o jogo base e o primeiro DLC
  • Final algo abrupto ao qual parece faltar uma grande revelação
  • Nova mecânica de encarnar Pokémon é redundante, desinteressante e desnecessária

Pontuação do GameForces – 7/10
 
Título: Pokémon Scarlet & Violet: The Hidden Treasure of Area Zero Part 2 - The Indigo Disk
Desenvolvedora: Game Freak
Publicadora: Nintendo
Ano: 2023

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital deste DLC para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Autor da Análise: Filipe Castro Mesquita
Análise | Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk – Regresso da Irritação e da Alegria Análise | Pokémon Scarlet & Violet: The Indigo Disk – Regresso da Irritação e da Alegria Reviewed by Filipe Castro Mesquita on dezembro 22, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.