#9 As crónicas de... um jogador - Nostalgia.. Ver 2.0



Ora viva pessoal dos videojogos, como é que estão?

Também estou ótimo, obrigado por perguntarem.

Sei que os ávidos leitores desta crónica, notam recorrentemente que falo de tempos passados com jogos antigos até para fazer pontes para momentos presentes. Será que é isso que vou fazer novamente? Pois lá terá que se ser.

Pentium II, é um nome que para muitos  não diz patavina, mas para mim é um nome que me é bastante querido. O meu primeiro PC. E começou assim as minhas aventuras pelo mundo dos videojogos. No Pc, não sei precisar os primeiros jogos, mas lembro-me do Tomb Raider 2, com a Lara Croft com formas.... quadradas, Broken Sword 1 e 2, X-Com, são assim os que me veem primeiro à memória. Depois tive oportunidade de ter um  modem 56k e abriram-se "portas" para um novo leque de jogos.

Mas falando ainda do modem, quem sabe do que falo, tem imortalizado no cérebro o barulho que este fazia sempre que se ligava (que podem ouvir aqui para perceberem bem o que falo. Pagava-se por impulso e levei vários ralhetes por a fatura de telefone ser mais avultada do que os meus pais estavam à espera no final do mês. Aproveitava ter acesso à internet para, entre coisas (não sejam maldosos) introduzir-me a jogos com uma vertenteonline. Os que mais me marcaram foram first person shooters,  como Counter-Strike, Unreal Tournament e o seu rival direto Quake!

E era de uma satisfação imensa, limpar mapas aos saltinhos sem nunca parar, uma adrenalina única até o meu pai desligar o cabo do modem (sim para ligar o modem tinha que se desligar o telefone fixo da casa, que muitos também já não sabem o que é, e já nem falo nos telefones com disco) e ter que ir dormir porque bem.. já era tarde.

E chegou a ponte que vocês esperavam. Apareceu meio de surpresa tanto para PS4/PS5 como para a Nintendo Switch uma versão remasterizada de Quake 2! E se isto não é um apelo à nostalgia deixo de saber o que é!

Poder jogar todas as expansões, com gráficos melhorados e mesmo o modo Deathmatch, Team Deathmatch e inclusive arranjar mais 3 amigos e jogar em ecrã dividido (sim muitos também já nem sabem o que isso é) é mesmo voltar uma (talvez mais mas não interessa, vá) década atrás.

Em ambas as lojas (Nintendo e PlayStation) está a 9,99€ que é, na minha opinião um preço baixo a pagar para reviver esses tempos. 


(Foi um jogo de Capture the... Toy.. a pequena ganhou, mas ele ficou o Higher Ground)


Aconselho, até para perceberem qual foi a base de muitos first person shooters de hoje em dia!

Até lá


Boas Jogatanas,

Um jogador.









#9 As crónicas de... um jogador - Nostalgia.. Ver 2.0 #9 As crónicas de... um jogador -  Nostalgia.. Ver 2.0 Reviewed by Filipe Martins on agosto 14, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.