Análise | Metroid Prime: Remastered - O Regresso Triunfante de Samus!




Na mais recente Nintendo Direct, todos fomos surpreendidos com o anúncio de uma versão remasterizada de Metroid Prime - ainda para mais com a sua disponibilidade imediata em formato digital. Metroid Prime foi originalmente lançado há mais de 20 anos pela Retro Studios na Nintendo GameCube e, desde o anúncio do quarto título da saga, muitos ansiavam ports dos 3 anteriores na Nintendo Switch. Não estamos, contudo, perante uma remasterização de toda a trilogia, mas somente do primeiro título. Não obstante, a qualidade do trabalho realizado conseguiu a proeza de fazer-nos colocar de lado a omissão das sequências.

Metroid Prime Remastered vai muito além do comum remaster, contando com um esquema de controlos actualizados, gráficos completamente refeitos, em adição a renovação de efeitos visuais e filtros. Toda a aventua está mais viva e corre na Nintendo Switch sem o mínimo de problemas, mesmo em momentos de maior ação e inimigos no ecrã. Foram ainda adicionados conteúdos de outras versões regionais, como a possibilidade de ouvir a narração nas cinemáticas e algumas legendas. Um verdeiro mimo para os fãs!




No que toca aos controlos, a grande novidade é vai para o novo esquema Dual Stick, actualizado para os padrão actuais nos jogos FPS, onde com o analógico esquerdo controlamos a personagem e com o analógico direito a câmara... algo que, juntamente com a mira automática, faz com que nada nos escape! Adicionalmente, para os mais puristas, existem outros modos de controlo: o Classic, que é igual ao original da GameCube, o Pointer, que utiliza os Joy-Con para igualar os controlos por movimentos da versão Wii, e o Hybrid, que adiciona ao esquema Classic controlos por movimento na mira. Confesso que tentei jogar com o original e não consegui, de tão desactualizado que está. 
Para além disto, ainda foram adicionados vários modos de ajuste de cores, para melhorar a experiência dos jogadores com daltonismo!




No que toca a história e enredo, previsivelmente nada foi alterado. A aventura começa com Samus Aran a responder a um sinal de emergência para uma estação espacial na orbita de Tallon IV. Lá, descobre que algo correu mal com várias experiências feitas pelos piratas do espaço e depressa tem de fugir enquanto a estação explode. 

Esta primeira fase servirá essencialmente como tutorial enquanto exploramos a pequena estação sem grandes perigos para lidar. Aqui aprenderemos a utilizar a maioria das mecânicas do jogo, como a Morph Ball (onde a Samus se transforma numa bola para explorar espaços mais apertados e pequenos tuneis), o gancho ou o duplo salto (para chegar a locais mais difíceis). Infelizmente, durante a fuga da estação em chamas o fato especial da Samus é danificado e perdemos a maioria dos upgrades do Power Suit.




Ainda assim, Samus não desiste e vai para o Planeta Tallon IV para descobrir o que se passa e é aqui que a aventura realmente começa. Num incrível Metroid 3D que ainda hoje poucos metroidvania conseguem igualar, exploramos a superfície de um planeta cheio de perigos e diferentes regiões, como as ruinas de um povo extinto, cavernas de lava e diferentes bases dos piratas do espaço. Felizmente, durante a exploração conseguiremos recuperar os upgrades perdidos, assim como adquirir novos para irmos progredido na exploração e levar a cabo a exploração completa de Tallon IV e finalização da nossa aventura.

Todas estas componentes estão aprimoradas ao máximo, transmitindo uma experiência de qualidade ao jogador. Mas o que realmente engrandece todas estas qualidades é a banda sonora. Em Metroid Prime: Remastered as músicas encaixam como uma luva em cada ambiente diferente do planeta. De igual forma, durante os combates com os inimigos e bosses, as batidas são extraordinárias e os efeitos sonoros uma delícia. 




Ainda no que se refere a mecânicas presentes no jogo, durante a nossa aventura temos ainda uma série de itens e upgrades para recolher. À medida que o fazemos, aumentamos a percentagem de exploração do jogo, que eventualmente nos recompensas com uma galeria de música e outra de arte. Por isso, a nossa exploração é recompensada e encorajada como em todo o bom jogo Metroid, e a possibilidade de consultar a nossa percentagem permite-nos ir gerindo o nosso progresso.

Um aspecto que notamos ficar de fora deste lançamento foi o extra de se puder jogar com o Power Suit do jogo Metroid Fusion. No lançamento original de Metroid Prime, era necessário ligar a GameBoy Advance com um cabo e assim desbloquear o fato exclusivo. É pena que, na remasterização, não tenham de alguma forma reintroduzido este bónus.






Conclusões

Um jogo que estava quase perfeito tornou-se ainda melhor. Sem grande alvoroço, apenas com um tratamento estético e controlos melhorados, estamos perante uma experiência que em nada fica atrás dos lançamentos mais recentes. Estamos verdadeiramente perante um excelente Metroid 3D, com uma desafiante componente de exploração e suspance, perante um planeta cheio de perigos e mistérios. 

Um jogo altamente recomendado para os amantes do género e todos aqueles que possuem uma Nintendo Switch.



O Melhor:
  • Visuais renovados;
  • Controlos actualizados;
  • Excelente jogo de exploração;
  • Dificuldade acessível;
  • Banda sonora e level design de excelência.

O Pior:
  • Exclusão do fato de Metroid Fusion.


Pontuação do GameForces – 10/10


Título: Metroid Prime - Remastered 
Desenvolvedora: Nintendo
Publicadora: Nintendo
Ano: 2023

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.


Autor da Análise: Sérgio Dias
Análise | Metroid Prime: Remastered - O Regresso Triunfante de Samus! Análise | Metroid Prime: Remastered - O Regresso Triunfante de Samus! Reviewed by Carlos Silva on fevereiro 24, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.