Todas as Novidades da Splatoon 3 Direct – Agosto 2022


O mês de agosto está geralmente associado a férias, a descanso, a relaxamento. Isto costuma aplicar-se também à indústria dos videojogos, mas a Nintendo decidiu não alinhar neste hábito. Depois da uma Pokémon Presents da semana passada, hoje fomos brindados com uma Direct especial, completamente dedicada ao tão aguardado shooter na terceira pessoa multijogador, Splatoon 3. Deste evento digital que durou cerca de 30 minutos, saíram várias novidades, que resumimos de seguida.


Depois de uma breve reintrodução aos Inklings e Octolings, bem como de uma recapitulação das suas habilidades básicas, a apresentação focou-se no primeiro modo de jogo que poderemos encontrar em Splatoon 3. Falamos de Turf War, o modo de 4 contra 4 onde o objetivo de cada equipa é pintar o máximo possível do mapa com a cor da nossa equipa. Foi revelado que no dia de lançamento, este modo de jogo irá apresentar 12 mapas distintos, entre os quais: Scorch Gorge, um mapa localizado no meio de um deserto; Undertow Spillway, uma área subterrânea previamente inundada; Hagglefish Market, um mapa rodeado de pequenas bancas de venda; o regressado Museum D’Alfonsino, um mapa localizado no centro de um museu moderno com plataformas rotativas; e o regressado Mahi-Mahi Resort, localizado no meio de uma piscina gigante na qual o nível da água vai subindo e descendo, alterando a morfologia do mapa. Para além dos 12 mapas disponíveis inicialmente, mas irão sendo adicionados em atualizações futuras.

A apresentação passou depois para as armas. Primeiro, foi anunciado que todas as armas base presentes nos jogos anteriores estarão de regresso em Splatoon 3. Depois, foram apresentadas duas novas armas: uma arma estilo arco e flecha chamada Stringer, referida noutros eventos prévios da Nintendo, e a Splatana, que funciona como uma Katana e através da qual se podem realizar ataques rápidos ou ataques mais carregados, sendo uma arma sobretudo mais eficaz corpo a corpo. Quanto às armas especiais, foram várias as novidades: o Tacticooler, que distribui bebidas que nos conferem, e à nossa equipa, várias melhorias; o Wave Breaker, que larga ondas na sua área imediata, danificando oponentes enquanto assinala as suas localizações; e o Reefslider, uma bomba que poderemos montar e conduzir para perto de oponentes e cuja explosão desferirá bastante dano. Como nos títulos anteriores, cada arma virá com uma arma especial já equipada, pelo que teremos de encontrar a combinação que mais se adequará ao nosso estilo de jogo.


Depois, a apresentação virou-se para as várias lojas em Splatsville, a cidade de Splatoon 3. Teremos uma nova loja de armas, onde poderemos trocar licenças por novas armas. Estas licenças são obtidas ao passar de nível ou ao usar consistentemente as mesmas armas. À medida que passamos de nível, mais armas ficarão disponíveis na loja, sendo até possível que o dono da mesma nos permita comprar uma arma antes do tempo se oferecermos mais licenças do que o normal. De resto, teremos várias lojas nas quais poderemos adquirir várias peças de roupa para equipar na nossa personagem. Tal como antes, estas roupas irão conferir melhorias a várias habilidades, como, por exemplo, mais velocidade. Para o caso de gostarmos mesmo do aspeto de uma peça de roupa, mas não tanto das suas habilidades, haverá um novo habitante em Splatsville que nos permitirá equipar diferentes habilidades em cada peça de equipamento. De resto, será possível gravar diferentes combinações de armas e equipamentos, de modo a trocarmos entre elas com maior facilidade.

As atenções foram depois viradas para o Lobby, onde poderemos escolher os modos de jogo nos quais queremos participar. Para além do modo Turf War, teremos o modo Anarchy Battle, no qual se compete por pontos de ranking. Este modo irá conter 4 jogos diferentes que irão rodando ao longo do tempo: Splat Zones, onde o objetivo é pintar totalmente parcelas do mapa de modo a conquistar várias zonas; Tower Control, onde teremos de defender uma plataforma de modo que esta chegue ao outro lado do mapa; Rainmaker, onde teremos de carregar connosco um objeto até ao seu destino; e Clam Blitz, onde teremos de atirar mexilhões contra alvos de modo a ganhar pontos. Será possível participar neste modo de jogo a solo ou com um grupo de amigos, sendo também possível criar encontros privados. Mais detalhes acerca destes modos de jogo serão disponibilizados no site oficial do jogo em breve.


O Lobby incluirá novamente uma arena de prática, na qual poderemos testar várias armas, sendo possível entrar nesta arena enquanto esperamos que a nossa sala de jogo fique cheia. Vários fantasmas dos nossos amigos online também estarão presentes pelo Lobby, e interagir com estes permitir-nos-á entrar nos jogos em que estejam a participar, ou formar automaticamente equipa com estes. Também será possível enviar convites aos nossos amigos diretamente a partir do Lobby. Aqui, encontraremos também um computador que nos permite rever partidas anteriores, tanto na nossa perspetiva como na de qualquer outro jogador que tenha participado, sendo também possível partilhar estas partidas com outros jogadores.

No Lobby poderemos ainda encontrar uma zona de cacifos, um dos quais será nosso com os restantes a pertencerem a outros jogadores com os quais nos tenhamos cruzado recentemente. O nosso cacifo será totalmente personalizável, podendo o seu interior ser decorado com vários itens ou réplicas de armas, e o seu exterior decorado com diversos autocolantes. Todos os itens com o quais poderemos decorar os nossos cacifos poderão ser comprados numa nova loja em Splatsville. Também será possível personalizar o nosso cartão de jogador, com Splatoon 3 a oferecer diversos estandartes, crachás e títulos por onde escolher, bem como os nossos emotes depois de uma vitória. Tudo isto poderá ser obtido através de um catálogo obtido nesta nova loja, com um novo catálogo a ser lançado trimestralmente durante os primeiros dois anos de vida do jogo.

Depois tivemos a primeira grande novidade da apresentação – o novo minijogo Table Turf Battle. Este pequeno spin-off do modo Turf War colocará dois jogadores frente a frente num jogo de cartas, onde cada carta pintará um padrão específico de uma área de jogo. Os jogadores jogarão uma carta por turno, e no final o jogador que tiver mais área de jogo pintada da sua cor ganha o confronto. No total, haverá mais de 150 cartas por onde escolher, e teremos de contruir o nosso próprio baralho para podermos enfrentar vários oponentes, incluindo habitantes de Splatsville.


Depois, foi anunciado o novo modo Salmon Run, um modo de jogo cooperativo no qual uma equipa de 4 jogadores terá de trabalhar em conjunto para se defender de vários Salmonoids, derrotando-os e recolhendo ovos dourados. Para além de pequenos inimigos comuns, enfrentaremos vários Boss Salmonoids, incluindo novos adversários: o Slammin’ Lid, um salmonete num disco voador que cria barreiras para proteger os seus aliados e que nos tentará esmagar caso nos coloquemos debaixo de si; o Big Shot, um salmão que dispara projéteis pesados e altamente destrutivos a partir de longas distâncias; e ainda novos King Salmonids, inimigos gigantes e imponentes que podem atacar aleatoriamente no final de uma ronda de Salmon Run. Splatoon 3 incluirá ainda um modo Big Run, no qual os Salmonids tentarão invadir a cidade onde Inklings e Octolings residem. Este modo poderá ser jogado uma vez, com vários meses de intervalo.

Splatoon 3 incluirá ainda um modo de história chamado Return of the Mammalians, acessível através de uma tampa de esgoto em Splatsville. Este modo colocar-nos-á na pele de um recruta chamado Agent 3, teremos de enfrentar o exército dos Octarian, os eternos inimigos dos Inkling, que agora se encontra recheado de criaturas cobertas com pelo. Este modo será composto por vários níveis repletos de puzzles, desafios de plataformas e instâncias de combate, sendo apontado como um modo perfeito para um novo jogador se ambientar às mecânicas de jogo de Splatoon 3 antes de se aventurar nos modos competitivos ou cooperativos online.


Depois disto, a apresentação passou a um disparo rápido de outras funcionalidades e características de Splatoon 3. Primeiro, será possível criar e partilhar ilustrações através de uma caixa de correio em Splatsville. Segundo, poderemos comprar comidas e bebidas numa loja da cidade, cada qual nos conferirá bónus como, por exemplo, aumentar a experiência ganha no final de um encontro. Terceiro, teremos um terminal onde poderemos tentar reunir jogadores que se encontrem nas nossas proximidades para encontros dos vários modos de jogo. Quarto, um modo de fotografia que nos permite captar imagens para enviar para dispositivos móveis ou para usar como decoração nos cacifos. Quinto, um modo de reconhecimento, no qual poderemos explorar à vontade os vários mapas de jogo. E sexto, o Splatnet 3, uma secção da app móvel da Nintendo Switch Online que nos permitirá rever as estatísticas de jogo, encontra equipamento exclusivo, ou encontrar wallpapers exclusivos para os nossos telemóveis.

Splatoon 3 também será compatível com Amiibo, sendo possível associar diferentes combinações de armas e equipamentos a Amiibo específicos, facilitando ainda mais a troca de loadouts. Os Amiibo permitirão ainda desbloquear peças de equipamento exclusivas, e poderão ser usados para tirar fotografias diferentes. Foi também anunciado que 3 novos Amiibo relativos a Splatoon 3 estão a caminho, chegando no final deste ano às lojas de retalho.

No que toca a atualizações, a apresentação reiterou o lançamento de um novo catálogo a cada três meses, durante dois anos. Com os novos catálogos, novas armas também serão acrescentadas a Splatoon 3. Também foram anunciados dois modos de jogos que chegarão mais tarde: X Battle, um modo exclusivo para os jogadores que tenham atingido níveis elevados no modo de Anarchy Battle, e League Battle, um modo no qual se pode participar a cada 2 horas, jogando em equipas formadas de acordo com os nossos resultados no modo Anarchy Battle. Splatoon 3 receberá também expansões de larga escala pagas, não sendo adiantado qualquer detalhe acerca do conteúdo destas expansões.


Antes de terminar, este evento foi interrompido, e assumido, pela Deep Cut, a nova equipa de apresentadores de Splatoon 3. Esta é composta por Shiver, Frye e Big Man, que serão os responsáveis por anunciar os níveis que estarão disponíveis em cada modo de jogo, o que acontecerá através de um talk-show semelhante ao que encontramos no título anterior, ou através de notificações recebidas nos telemóveis que a nossa personagem traz consigo.

Foi confirmado que os eventos Splatfest estarão de regresso em Splatoon 3, cada qual apresentará uma temática diferente e no qual os jogadores terão agora de se alinhar com uma de três equipas. Desta vez, os eventos estão divididos em duas partes cada. Na primeira parte, as equipas defrontar-se-ão em encontros normais de Turf War, com cada vitória a significar mais pontos para a sua equipa. A segunda parte será composta por encontros de Turf War tripartidos, com a equipa que está na liderança a colocar 4 jogadores na área centra do terreno, e as duas equipas em desvantagem a colocarem dois jogadores em cada extremidade do mapa. O objetivo da equipa central será defender-se dos ataques de ambas as equipas adversárias, enquanto estas tentarão retirar a equipa central da liderança do evento.

Esta Splatoon 3 Direct termina com o anúncio da primeira Splatfest, que terá lugar ainda antes do lançamento do jogo. Esta chamar-se-á Splatfest World Premier, e decorrerá no dia 27 de agosto deste ano, entre as 9h e as 21h no fuso horário PDT (costa oeste dos EUA) – fica por confirmar se em Portugal será um horário equivalente ou se teremos de nos reger às diferenças de fuso horário aqui anunciadas. O tema deste evento será Pedra, Papel ou Tesoura, com os jogadores a terem de escolher uma equipa e a descarregar um demo gratuito para poderem experimentar Splatoon 3 antes do seu lançamento oficial.

Splatoon 3 chegará exclusivamente à Nintendo Switch no dia 9 de setembro de 2022.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da Splatoon 3 Direct – Agosto 2022 Todas as Novidades da Splatoon 3 Direct – Agosto 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on agosto 10, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.