Notícias PlayStation da Semana – 30 Jul. 2022


Sony Oferece Mais Detalhes da PlayStation VR2 (via blog.playstation.com)

A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou esta semana mais detalhes sobre a próxima iteração do seu periférico de realidade virtual, a PlayStation VR2 (ou PSVR2). Numa publicação de Yasuo Takahashi (gestor de produtor sénior da SIE) no blog oficial da PlayStation, foram apresentadas 4 funcionalidades novas face ao periférico original, não tendo ainda sendo avançada uma data para a chegada da PSVR2 ao mercado.

Primeiro, Takahashi apresentou a funcionalidade de visão transparente. Esta permitirá aos jogadores ver o que se passa no mundo ao seu redor sem ter de retirar o headset da PS VR2, graças a umas pequenas câmaras na dianteira do equipamento que podem ser rapidamente acionadas através de um botão no mesmo. Isto será útil para, por exemplo, encontrar os comandos sem ser necessário retirar o headset, não permitindo, no entanto, gravar imagens captadas neste modo de visualização.

Depois, foi apresentada uma nova opção de transmissão, que permitirá aos jogadores gravarem-se através da câmara HD da PS5. Para tal, esta câmara terá de estar ligada à consola, permitindo gravar os movimentos dos jogadores enquanto estão imersos nos ambientes de realidade virtual, de modo a partilhar com outros estas imagens em tempo real.

De seguida, Takahashi revelou que, com a PSVR2, os jogadores poderão personalizar a área de jogo. Usando os comandos deste periférico juntamente com as câmaras integradas, os jogadores poderão analisar o espaço onde se vai jogar e definir os limites da área de jogo, sendo sempre possível mexer nestas definições durante as sessões de jogo.

Por fim, foi anunciado que a PSVR2 incluirá dois modos de visualização: um modo VR e um modo cinemático. No modo VR, os jogadores poderão visualizar conteúdo em realidade virtual em 360º, em formato de vídeo HDR de 4000x2040 e em 90Hz/120Hz. O modo cinemático servirá para visualizar o sistema de PS5, a sua interface de utilizador, bem como todos os conteúdos de jogo e multimédia que não estejam em realidade virtual, num formato de vídeo HDR de 1920x1080.

Takahashi termina a publicação a prometer “partilhar mais detalhes acerca do conjunto de realidade virtual de próxima geração que dá grandes passos em frente do que toca a inovação de jogabilidade,” incluindo uma data de lançamento e novos jogos para a plataforma. Ainda não há qualquer janela de lançamento para a PSVR2, que já tem confirmada a chegada de um jogo passado no universo Horizon, chamado Horizon: Call of the Mountain.


Nova Atualização da PS5 em Fase Beta, Introduzirá Diversas Funcionalidades Pedidas Pelos Jogadores (via blog.playstation.com)

A SIE começou a lançar esta semana a versão beta da próxima grande atualização, com alguns jogadores a receberem o convite para fazer parte desta fase de experimentação. Esta atualização implementará funcionalidades que os jogadores da PS5 pedem há muito tempo, não havendo, no entanto, ainda uma data de chegada da mesma para o público geral.

Numa publicação levada a cabo por Hideaki Nishino, vice-presidente sénior da SIE, no blog oficial da PlayStation, foram apresentadas algumas das novas funcionalidades presentes neste beta. Primeiro, o destaque vai para a introdução da resolução de 1440p, passando a permitir jogar os títulos da PS5 neste output em televisões ou monitores que o suportem.

Depois, Nishino apresenta a funcionalidade das listas de jogos. Através desta, os jogadores poderão ir à biblioteca de jogos e criar até 15 listas diferentes, cada qual suporta a inclusão de até 100 jogos. No entanto, ao contrário do que acontecia na PS4, esta funcionalidade parece estar presa nesta aba específica da PS5, e não parece que será possível criar pastas ou listas de jogos no menu principal da consola de nova geração.

Várias outras funcionalidades foram também referidas por Nishino. As definições de som incluirão uma opção para comparar o funcionamento do áudio em estéreo ou em 3D dos headphones do jogador, permitindo depois escolher a opção preferida. Também será possível resumir uma atividade de jogo de forma mais direta no centro de jogos. Por fim, várias funcionalidades sociais foram também referidas, como a possibilidade de enviar um pedido de partilha de ecrã, a possibilidade de receber automaticamente notificações que permitem juntar ao jogo de um amigo do mesmo grupo, a possibilidade de ver os perfis de jogadores cujos pedidos de amizade sejam aceites, ou a possibilidade de enviar mensagens de voz ou autocolantes para os grupos.

Assim, ficamos a conhecer melhor as novidades que poderemos esperar encontrar na próxima grande atualização de sistema a PlayStation 5. Esta encontra-se agora em fase de teste beta, não havendo ainda uma data de chegada prevista para o público em geral.


Sony Apresenta Comando Para Jogar em iPhones (via blog.playstation.com)

A SIE apresentou esta semana um comando oficialmente licenciado para se jogar títulos da PlayStation via jogo remoto em telemóveis iPhone. O comando chama-se Backbone One – PlayStation Edition, e será produzido pela Backbone, uma empresa especializada em desenhar e produzir periféricos de gaming para dispositivos móveis.

Este produto foi apresentado no blog oficial da PlayStation, através de uma publicação com a assinatura de Maneet Khaira, CEO da Backbone. Este explica que o design deste novo periférico se inspira diretamente no do comando oficial da PlayStation 5, o DualSense, e que o headset Pulse 3D poderá ser ligado diretamente ao Backbone One – PlayStation Edition.

Khaira explica que bastará aos jogadores ter uma ligação a internet de banda larga e acesso a uma PS4 ou PS5 para começar a jogar títulos da PlayStation num iPhone com este comando e através da app de jogo remoto. Explica também que este comando funcionará com outros jogos na App Store que suportem a utilização de comandos.

Por fim, Khaira explica que a app da Backbone incorporará uma experiência PlayStation personalizada. Esta incluirá uma fila dedicada a apresentar novos lançamentos e atualizações relacionadas com a PlayStation, e permitirá pesquisar centenas de jogos da mesma.

Assim, ficamos a conhecer este novo comando que permitirá jogar mais rápida e facilmente jogos da PlayStation em iPhones. Ainda não há uma data definida para a chegada do Backbone One – PlayStation Edition ao mercado, tendo sido, no entanto, anunciado que o comando não chegará de imediato a Portugal quando for lançado.


Revelados o Alinhamento de Jogos da PS Plus Essential de Agosto de 2022 (via blog.playstation.com)

A SIE anunciou o alinhamento de jogos que serão oferecidos aos subscritores da PS Plus Essential, o primeiro nível do reestruturado serviço da PlayStation Plus. No total, serão três os jogos da PlayStation 4 e/ou PlayStation 5 a serem oferecidos:

Yakuza: Like a Dragon [PS4 ePS5] (Ryu Ga Gotoku Studio) é um RPG com combate por turnos e a oitava entrada principal da série Yakuza. Quando Ichiban Kasuga regressa à sociedade após cumprir uma pena de prisão por um crime que não cometeu, descobre que a sua família e o seu clã foram destruídos pelo homem que mais respeitava, partindo numa demanda para desvendar a verdade dos acontecimentos. Com um novo protagonista e uma nova jogabilidade, esta entrada mudou bastantes dos elementos que tornaram a série Yakuza tão amada e aclamada, refrescando a fórmula enquanto ofereceu uma experiência de enorme qualidade tanto para novos jogadores como para fãs dos títulos anteriores.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 [PS4 e PS5] (Activision-Blizzard) é um conjunto de remakes dos primeiros dois títulos da série de jogo Tony Hawk’s Pro Skater. Depois de vários anos sem uma nova entrada de qualidade, este jogo voltou às origens da série e ofereceu uma experiência nostálgica e, ao mesmo tempo, moderna e responsiva. Com gráficos vastamente melhorados e com o regresso de vários modos de jogo clássicos, os fãs deste desporto radical poderão encontrar aqui um regresso cativante a este género.

Little Nightmares [PS4] (Tarsier Studios) é um jogo de plataformas e puzzles com elementos de terror à mistura. Quando uma criança chamada Six se encontra presa abordo de um navio habitado por seres violentos e grotescos, teremos de a ajudar a navegar os ambientes sinistros, a resolver puzzles ambientais e usar os poucos recursos de que dispomos para conseguir escapar com vida. Com uma sinistra narrativa para desenterrar, e direções visuais e sonoras que geram uma atmosfera arrepiante, estamos perante um jogo com um interessante misto de géneros, que deverá apelar a jogadores de diferentes gostos.

Estes três jogos passarão a estar disponíveis para descarregar ou para adicionar às bibliotecas de jogos a partir da próxima terça-feira, dia 2 de agosto de 2022. Até lá, os jogadores com uma subscrição PS Plus (de qualquer nível) ainda poderão adquirir ou descarregar os títulos correspondentes ao mês de julho: Crash Bandicoot 4: It’s About Time e Arcadegeddon tanto para a PS4 como para a PS5, bem como The Dark Pictures Anthology: Man of Medan para a PlayStation 4.

Poderão encontrar todos os detalhes acerca deste serviço no nosso guia completo da PS Plus, já atualizado com as informações acerca desta atualização da PS Plus Essential.


Toda a Série Yakuza Chegará aos Vários Níveis da PS Plus em 2022 (via blog.playstation.com)

Na sequência do anúncio do alinhamento da PS Plus Essential, a SIE anunciou ainda que toda a série Yakuza chegará ao novo serviço da PS Plus no decorrer deste ano. No total, e a contar com a oferta de Yakuza: Like a Dragon através do primeiro nível do serviço em agosto, serão 8 os jogos desta aclamada série de RPGs a chegar aos vários níveis da PS Plus no decorrer de 2022.

Em agosto, serão mais três os jogos desta série produzida pela Ryu Ga Gotoku Studio a chegar à PS Plus Extra:

Yakuza 0 [PS4] é o RPG de ação que serve de prequela deste aclamado franchise. A narrativa acompanha um Kazuma Kiryu novato a viver os seus primeiros anos no mundo do crime organizado japonês, bem como um Goro Majima desesperado para regressar a esse mesmo mundo. Ambos os carismáticos protagonistas vêem-se arrastados para uma conspiração à volta de um milionário negócio imobiliário, cujas repercussões abalarão toda a estrutura dos clãs Yakuza. Com a jogabilidade clássica de exploração e de combates frenéticos em tempo real, esta é uma das entradas mais aclamadas e bem-conseguidas de toda a série.

Yakuza Kiwami [PS4] é o remake do primeiro jogo desta série, originalmente lançado para a PlayStation 2 em 2006. Depois de cumprir uma pesada pena de prisão para proteger o seu melhor amigo, Kiryu regressa às ruas de Kamurocho e vê-se engolido por uma conspiração que tem como protagonistas aqueles que mais ama e uma criança órfã chamada Haruka. Com o mesmo sistema de combate em tempo real e uma das narrativas mais complexas e fora da caixa, este remake oferece uma experiência obrigatória para os fãs da série.

Yakuza Kiwami 2 [PS4] é o remake do segundo jogo desta série, originalmente lançado para a PlayStation 2 em 2008. Um ano depois dos eventos do primeiro jogo, Kiryu é chamado de volta para a ação quando o presidente do seu antigo clã Yakuza é assassinado por uma aliança criminosa rival. Com uma jogabilidade de combate em tempo real retrabalhada e mais simplificada, e com um dos vilões mais memoráveis de toda a série, este é um dos jogos mais bem cotados de todo o franchise.

Depois disto, há mais um jogo deste franchise a chegar à PS Plus Extra em data a anunciar:

Yakuza 6: The Song of Life [PS4] é o sétimo jogo no total, e o último que acompanha a história do carismático Kazuma Kiryu. Depois de mais uma temporada passada na prisão, Kiryu volta à liberdade para descobrir que a sua filha adotiva, Haruka, se tornou mãe e se encontra em coma, partindo em busca da verdade acerca do pai da criança e dos acontecimentos que levaram Haruka àquele estado. Ostentando a mesma jogabilidade em tempo real retrabalhada, este jogo é a conclusão emocional da história do lendário Kiryu, e uma experiência que os fãs do protagonista quererão viver.

Por fim, os restantes três jogos desta série chegarão à PS Plus Premium, em data ainda por anunciar:

Yakuza 3 Remastered [PS4] é a versão remasterizada do jogo originalmente lançado para a PlayStation 3 em 2010. Depois de desistir da vida do crime organizado, Kiryu abriu um orfanato em Okinawa, vendo-se inadvertidamente arrastado para uma nova conspiração relacionada com uma família de crime organizado dessa região. Com algumas melhorias visuais face ao original, esta não é a melhor história deste franchise, mas é uma experiência essencial para se compreender a evolução do seu adorado protagonista.

Yakuza 4 Remastered [PS4] é a versão remasterizada do jogo originalmente lançado para a PlayStation 3 em 2011. Desta vez, os jogadores assumirão o papel de 4 personagens: Kazuma Kiryu, Shun Akiyama, Taiga Saejima e Masayoshi Tanimura. Com histórias interligadas, e estilos de jogabilidade distintos, os jogadores terão de ajudar os quatro protagonistas a desvendar mais um mistério que envolve a liderança do antigo clã de Kiryu. Com uma jogabilidade mais variada e a introdução de personagens memoráveis, esta é uma das entardas mais importantes de toda a série.

Yakuza 5 Remastered [PS4] é a versão remasterizada do jogo originalmente lançado para a PlayStation 3 em 2015. Com o regresso de Kiryu, Akiyama e Saejima, a introdução de Tatsuo Shinada e a possibilidade de se jogar como Haruka, teremos de ajudar estes 5 protagonistas a manter a paz entre os dois maiores clãs de Yakuza de Tóquio. Com uma jogabilidade ainda mais variada, esta é mais uma experiência de qualidade que os fãs da série quererão jogar.

Estas informações já foram colocadas no nosso guia completo da PS Plus, que será novamente atualizado assim que forem confirmadas as datas concretas da chegada de todos estes títulos à PS Plus Extra ou PS Plus Premium.


Lançamentos Marcantes Desta Semana

Digimon Survive [PS4] (Banda Namco) é um RPG tático com elementos de novelas gráficas. Quando Takuma Momozuka se perde durante uma visita de estudo, e é transportado para um mundo de criaturas hostis, terá de se aliar aos seus colegas e a vários Digimon de modo a encontrar o caminho de volta para casa. Com uma narrativa envolvente que gira em torno da amizade e da sobrevivência, um sistema de ligações sociais que afeta a relação com várias personagens e Digimon e um sistema de combate por turnos em grelha repleto de opções estratégicas para dominar, os fãs deste franchise criado por Akiyoshi Hongo podem ter aqui o jogo ideal para este verão.

MultiVersus [PS5 e PS4] (Player First Games) é um jogo de lutas de plataformas free-to-play no estilo de Super Smash Bros. Com um elenco com mais de uma dezena de adoradas personagens, entre as quais Batman, Tom e Jerry, Bugs Bunny, Shaggy ou Arya Stark, teremos de participar em batalhas animadas e exageradas até derrotarmos os nossos adversários. Com um elenco que continuará a crescer ao longo do tempo, vários mapas com cenários icónicos das várias séries aqui reunidas, e a possibilidade de jogar localmente e online quer a solo quer em equipas de dois jogadores, este é um título que promete entreter os fãs deste subgénero e de todas as personagens aqui presentes.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 30 Jul. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 30 Jul. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on julho 30, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.