Como Reduzir o Vosso Backlog




Backlog é um conceito que resulta do (violento) embate entre a nossa paixão por videojogos e a realidade da nossa vida. Assumindo-se esta cada vez mais social e de responsabilidades, torna-se difícil de dispensar o tempo que desejaríamos nesta actividade que de tanto prazer retiramos. O resultado é um acumular de títulos, às dezenas ou centenas em estantes digitais e físicas, que não conseguimos deixar de alimentar.

Este conceito assume uma nova gravidade, quando existe a seria probabilidade de nunca chegarmos a efectivamente disfrutar daquilo que pagamos. Sim, porque mesmo com o tempo necessário, haverão situações que simplesmente não teremos mais interesse no título que compramos (quer seja por mudarmos de gostos, ou simplesmente tornarem-se demasiado irrelevantes no panorama global da nossa biblioteca).

Assim sendo, investigamos um pouco sobre esta situação, refletimos naquilo é a nossa experiência própria e decidimos trazer-vos algumas dicas de como diminuir o vosso backlog. Vale a pena frisar que este é um empreendimento de longo-prazo, ou seja, não esperem abater o vosso backlog em meia dúzia de semanas. É um processo longo, de meses ou anos e que eventualmente pode até fazer confusão ou ser contra natura a jogadores e colecionadores de videojogos. Salientamos, de igual forma, que para conseguirem reduzir eficazmente o backlog, terão de realizar alguns compromissos perante a forma actual de jogarem. Vamos por pontos!

1º- Avaliar a Situação

Ao avaliar um backlog, a primeira coisa que precisam fazer é descobrir qual o desafio imposto. Conhecendo preliminarmente alguma informação de cada jogo, como por exemplo a sua duração, poderão elaborar um plano de acção mais eficazmente. Felizmente, existem muitos recursos que podem providenciar uma boa aproximação daquilo com que contar de cada título. Recomendamos, primeiro, que confiram o site de videojogos de vossa eleição para ler analises e noticias sobre cada jogo e conhecer melhor aquilo com que contar. Por vezes uma determinada experiência não é exactamente aquilo que procuram de momento e é preferível adiar a sua conclusão para uma altura posterior.

Em seguida, podem avaliar no howlongtobeat.com a duração de cada título. Este site é um extenso compêndio de jogos, onde são indicados diversos tempos de conclusão. É apresentada uma estimativa aproximada de quanto tempo leva para: atingir os créditos passando somente a aventura principal; vencer o jogo, enquanto fazendo algumas actividades secundárias;  chegar ao fim do jogo realizando todas as actividades secundárias e atingindo a platina. Deixamos a nota que, embora o site tenha valores bastante aproximados, é da nossa experiência que estes estão um pouco subestimados (principalmente nos tempos para atingir as platinas, onde é frequente demorarmos mais tempo que o indicado).




2º - Planear e Criar uma Lista, Intercalando Jogos Longos com Curtos

Contrariamente ao que seria de senso comum, devem objectivar a conclusão dos títulos de maior dimensão, intercalados com alguns mais curtos para evitar a fadiga e promover um sentimento de realização. 

Para esta recomendação baseamo-nos num estudo de Harvard. Neste estudo, embora seja referente a actividades laborais (portanto, diferentes de actividades de lazer, nas quais os videojogos se inserem), é indicado que existe uma maior satisfação em realizar tarefas de curta duração. Contudo, esta é associada a um falso sentido de progresso ao estarmos a despachar diversos actividades curtas, quando na verdade estamos somente a procrastinar a verdadeira carga do trabalho. Na altura que, efectivamente, pegarmos nesses títulos de maior peso, então já não teremos energia para esse empreendimento.

Portanto, é imperativo que planeiem de acordo com as horas despendidas em cada título, ao invés do conceito de “vou despachar o maior número de jogos assim que possível”. Por isso recomendamos que:
  • Não se foquem exclusivamente em jogos de curta duração;
  • Evitem gastar mais de mais de 100 horas consecutivas em jogos de longa duração;
  • Planeiem o vosso progresso, com vista a misturar ambos os géneros e equilibrar o tempo despendido. Talvez intercalando 2 ou 3 jogos curtos com um maior.

A título de exemplo, diríamos que uma estrutura similar à abaixo indicada seria uma boa opção:

- Elden Ring – 90 horas

- Spiderman Miles Morales - 10 horas
- Kirby and the Forgotten Land – 15 horas
- Life Is Strange True Colors – 12 horas

- Persona 5 - 100 horas

- Donkey Kong Country Tropical Freeze – 15 horas
- Uncharted Lost Legacy – 10 horas
- A Plague Tale: Innocence – 12 horas



3º- Evitar Ver as Promoções

Vamos ser sinceros. Todos nós já gastámos os nossos últimos tostões naquele jogo que não queremos assim tanto, mas como estava barato até achámos que seria boa ideia comprar. Pois bem, para o bem do nosso backlog, devemos evitar estar a par dessas mesmas promoções e somente comprar o jogo ou procurar um respetivo título quando o queremos mesmo jogar do início ao fim. Ideologias do tipo "Vou comprar, porque mais tarde posso ter interesse e assim aproveito-o em promoção" são o maior aliado dos backlogs de maior extensão. Para mais, quando as promoções tendem a ser cíclicas. Como tal, a melhor maneira de evitar esta tentação é simplesmente evitar procurar nas centenas de promoções que tendem a estar disponíveis nas lojas virtuais e físicas diariamente .




4º - Evitar os Troféus/Achivements e Qualquer Missão Secundária Irrelevante

Este é um dos primeiros compromissos que devem assumir e que procura optimizar/minimizar o tempo dispendido em cada título. Nomeadamente, devem focar-se em jogar a história principal do jogo, assim, evitando perder horas sem fim de conteúdo secundário e que muitas vezes não traz nada de relevante para a experiência. Missões que nos levam a procurar todos os colecionáveis devem ser evitadas para que consigamos terminar os jogos de forma mais rápida, mas sem perdermos a diversão dos mesmos. Fundamentalmente, deveremos ponderar o troféu "Platina" somente em títulos que objectivam um saudável equilíbrio Esforço/Recompensa e não como uma forma de artificialmente extender a experiência.



5º - Incluir o Tempo de Jogo na Nossa Rotina Diária

Ora bem, este assunto é certamente subjectivo. A noção de “tempo livre” é bastante dependente da nossa disponibilidade e compromissos pessoais ao nível profissional, familiar ou quaisquer outras actividades fora de horário de trabalho. Contudo, é essencial que tenhamos pelo menos 1/2 horas por dia para nos dedicarmos aos jogos. Se conseguirmos fazer uma boa gestão do nosso tempo, o nosso backlog vai começar a diminuir progressivamente. Mais uma vez, é um processo que requer paciência e tempo.





6º - Ter Sempre um Plano B

Quando estamos concentrados e entretidos num jogo é natural não termos interesse em saltar para o próximo, contudo é recomendável termos sempre um plano B, ou seja, um outro jogo para equilibrar as emoções. Principalmente quando estamos naquele Boss que não conseguimos passar, ou naquele nível que não conseguimos descobrir o puzzle de saída. O facto de abordar um problema ou desafio, com uma cabeça fresca é meio caminho andado e permite a longo prazo ser mais eficaz. Este aspeto leva-nos também a outro aspeto que é...



7º - Saber Quando Desistir

Um dos compromissos mais difíceis do nosso orgulho engolir, mas que necessita mesmo de ser ponderado. Quantas vezes não ficamos presos numa parte do jogo e perdemos horas (e até mesmo dias) a insistir naquela fase ou boss e sem estarmos a retirar qualquer prazer da experiência? Nessas alturas é preferível largar e seguir para o próximo jogo ao invés de estar a definhar num jogo que não nos apresenta nada de significativo para nós. 

Não estamos a a referir a jogos tipo Souls, pois esses assumem a dificuldade, mas consideram mecânicas e sistemas que permitem o jogador retirar prazer em suplantar a dificuldade imposta. Estamos a mencionar títulos completamente desequilibrados naquilo que caracteriza um videojogo. Quer seja pelos problemas indicados anteriormente, uma jogabilidade com falhas, enredo enfadonho ou puzzles absurdos e insípidos, inúmeras são as situações sobre as quais permanecemos agarrados a um título, somente por uma falsa sensação de obrigatoriedade de ter de terminar todos os títulos que comecemos.  





8º- Simplesmente deixar de comprar jogos!

Eficaz, mas não assim tão simples. Já falamos, no ponto 2, na necessidade de evitar a febre dos saldos. Aqui mencionamos claramente a necessidade de comprar somente os títulos que, para vocês, são um must (em promoção ou não). Evitar seguir as tendências e modas mais recentes, a não ser que sejam mesmo do vosso interesse e ganhar hábitos saudáveis de somente comprar um jogo quando acabam 4 ou 5 do backlog. Acreditem que até a vossa carteira agradece!




 

Como Reduzir o Vosso Backlog Como Reduzir o Vosso Backlog Reviewed by Carlos Cabrita on abril 28, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.